Escalões de Minis, Bambis, e Manitas
Regulamentos Pedagógicos
Documento Orientador
Através
do seu CO n.º 27 e seus anexos de 17-09-19, a FAP, emitiu um documento com
todas as orientações a ser seguidas nas provas a disputar por estes escalões, é
um documento em que no seu anexo, esclarece completamente todas as normas a
serem seguidas, mas que concede embora limitada autonomia às Associações, para
promoverem alguns ajustamentos que julguem convenientes, desde já endereçamos os nossos parabéns aos autores do
documento, embora nalguns pontos possamos ter ligeiras discordâncias, mas consideramos
o mesmo verdadeiramente positivo.
O
Documento encontra-se no seguinte Link.
Discordamos
de Balizas “Lastradas”, deveriam ser obrigatoriamente presas, aumentando a
segurança, tão necessária nestes escalões.
Estamos
de acordo com o tempo de referência para um único jogo, em todos os escalões,
mas não existe qualquer indicação, quando se realizarem mais do que um jogo por
dia.
Outra
das situações onde a redacção poderia ser melhorada, é a redacção para as medidas
do campo, pois a indicação de 1/3 do Pavilhão, está completamente errada, pois
além de referir pavilhão, significa que engloba no mínimo as chamadas zonas de segurança,
e ao dizer um terço se a referência forem as medidas de um campo oficial seria
13 por 6, na nossa opinião bastaria colocar as medidas, conforme é feito para
os outros escalões.
Uma
outra melhoria, é na referência, à área dos Minis, pois ao especificar “áreas reduzidas”,
e dizer “para 5 a 6 m (Circulares) ”, estamos a repetir a medida oficial que é
6 metros, bastaria dizer que pode ser reduzida aos 5 metros.
Todos os jogos são disputados sem árbitro
formal, completamente de acordo (até porque não existem, em número
suficiente), mas questionamos senão deveria haver formação adequada, face
aos regulamentos técnicos indicados, e aos sistemas de disputa, de forma
evitarem-se situações desagradáveis.
Face ao conteúdo do documento, aconselhamos a
bem do andebol, uma leitura atenta por parte de todos, em especial dos
formadores.
O
Analista
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