domingo, 2 de fevereiro de 2020

Crónica de Fim-de-semana – 16 – 2019 / 2020 – II


A habitual crónica, dedicada á PO02, constituída por 3 Zonas.

Apuram-se para a Fase Final do Grupo A, a que dá acesso á 1.ª Divisão os 3 primeiros classificados de cada Zona, que transportam os resultados e pontos nos jogos entre si na 1.ª fase, não voltando a defrontar-se na Fase Final, que será disputada no sistema de TxT a duas voltas. Os 2 primeiros classificados da Fase Final ascendem ao Andebol 1.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

1.ª Fase

Zona 1
16.ª Jornada
Dia 01-02-20
Arsenal - AC Fafe (S/Boletim de Jogo - Adiado?)
Póvoa AC - Xico Andebol (Adiado - Piso)
CA Penafiel GC Santo Tirso (Adiado Piso)
Modicus 26 - 39 FC Porto B
CD Feirense 15 - 14 SP. Oleiros

Zona, onde infelizmente apenas se disputaram dois (2) jogos, sendo que um dos não realizados, nem Boletim de jogo têm elaborado o que se estranha no mínimo, quando estamos a entrar numa fase decisiva, para o apuramento para a Fase Final Grupo A. Registou-se uma alteração em relação ao ocorrido na jornada equivalente da 1.ª volta, tendo um dos encontros terminado com ocorrências disciplinares registadas, e onde a grande surpresa pela negativa foi o resultado verificado no Pavilhão da Lavandeira, no encontro entre o CD Feirense / SP: Oleiros (jogo com ocorrências disciplinares), os comentários, apenas poderão ser estes, que se estranha o resultado final, depois de ao intervalo, se verificar uma igualdade a 7 golos. Estas duas equipas a 2 jornadas do fim da disputa desta fase da prova, já se encontram fora da discussão pelo apuramento para o Grupo A, pelo que irão disputar o Grupo B, que define as descidas de divisão. O Outro encontro que se disputou, foi o Modicus / FC Porto B, jogo onde foi alterado o resultado ocorrido na 1.ª volta (uma igualdade a 31 golos), mas que desta vez pendeu para o FC Porto B, que ao intervalo já vencia por uns esclarecedores 24-17. A equipa do Modicus, com esta derrota, também já se encontra afastada, da discussão pelo apuramento para a Fase Final Grupo A. Com os jogos que não se realizaram, a discussão pelo apuramento para a Fase Final Grupo A, fica restrita a 4 equipas (FC Porto B, Póvoa AC, Xico Andebol, e AC Fafe).

Classificação, após estes encontros – 1.º FC Porto B (41 Pontos), 2.º Póvoa AC (-1 jogo) (39 pontos), 3.º Xico Andebol (-1 jogo) (37 pontos), 4.º AC Fafe (-1 jogo) (34 pontos), 5.º Modicus (33 pontos), 6.º GC Santo Tirso (-1 jogo) (32 pontos), 7.º CD Feirense (26 pontos), 8.º Arsenal (-1 jogo) (24 pontos), 9.º SP. Oleiros (22 pontos), 10.º CA Penafiel (-1 jogo) (20 pontos).

Zona 2
14.ª Jornada
Dia 12-02-20
São Bernardo - Juventude Lis (21H00)
15.ª Jornada
Dia 02-02-20
Juventude Lis 23 – 17 AC Sismaria (16H00) 23/19
16.ª Jornada
Dia 01-02-20
AD Sanjoanense 27 - 24 Alavarium
São Bernardo 24 - 25 Estarreja AC
AC Sismaria 8 - 7 AD Albicastrense (Interrompido - Piso)
ADC Benavente 23 - 24 Juventude Lis
CD Marienses 32 - 20 CD Mafra

Zona onde tal como na jornada anterior, teve apenas 4 encontros foram realizados, pois verificou-se que um dos encontros, foi interrompido, devido ao estado do piso (AC Sismaria / AD Albicastrense), e nos jogos relativos à 16.ª Jornada, apenas um dos encontros teve resultado diferenciado do ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, e tivemos a confirmação dos resultados nos restantes encontros, registando-se um encontro com ocorrências disciplinares. Tivemos os encontros disputados quase todos com relativo equilíbrio, o São Bernardo / Estarreja AC, um dos mais importantes encontros da jornada, voltou a terminar com a vitória do Estarreja AC, pela diferença mínima, e que ao intervalo já vencia por 12-8. Com esta vitória a equipa do Estarreja AC, ficou mais próximo do apuramento que ainda não está plenamente garantido, pois provavelmente poderá vir a ser decidido na última jornada. No AD Sanjoanense / Alavarium, que terminou com a vitória da AD Sanjoanense, que ao intervalo perdia por 17-13, e com esta vitória confirmou desde já o seu apuramento para a Fase Final Grupo A, não estando o Alavarium ainda totalmente afastado, embora não seja fácil. Em Benavente no ADC Benavente / Juventude Lis (jogo com ocorrências disciplinares), verificou-se o único encontro da jornada, com alteração do resultado, em relação à 1.ª volta, terminando com a vitória da equipa de Leiria, pela diferença mínima, e que ao intervalo perdia por 11-9, com esta vitória, e com os jogos que têm em atraso, a equipa de Leiria, poderá ter uma palavra a dizer acerca da sua presença na Fase Final Grupo A, assim como o ADC Benavente, ainda lá pode chegar, embora não seja fácil. Na região insular tivemos o CD Marienses / CD Mafra, que terminou com a vitória do CD Marienses, que ao intervalo já vencia por 16-12, e mesmo com esta vitória, o CD Marienses, e o CD Mafra irão discutir na próxima Fase da prova o Grupo B, tentando evitar a descida de divisão. No jogo da jornada 15.º que se encontrava em atraso, Juventude Lis / AC Sismaria, terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da Juventude Lis, num encontro de sentido único, e que ao intervalo já registava um resultado favorável à Juventude Lis por 12-8. Com esta vitória a equipa de Leiria, ainda poderá discutir um dos lugares de acesso ao Grupo A da Fase Final (ainda tem menos um jogo)

Classificação, após estes encontros – 1.º AD Sanjoanense (45 pontos), 2.º São Bernardo (-1 jogo) (39 pontos), 3.º Estarreja AC (36 pontos), 4.º Alavarium, e Juventude Lis (-1 jogo) (34 pontos), 6.º ADC Benavente (32 pontos), 7.º AD Albicastrense (-1 jogo) (28 pontos), 8.º AC Sismaria (-1 jogo), CD Marienses (24 pontos), 10.º CD Mafra (16 pontos).

Zona 3
16.ª Jornada
Dia 01-02-20
Sporting B 25 - 22 1.º Dezembro
CDE Camões 26 - 26 CF Sassoeiros
Zona Azul 30 - 30 Almada AC
Lagoa AC 21 - 25 Alto Moinho
Marítimo 31 - 27 Vela Tavira

Única Zona onde se disputou a jornada completa, onde foram alterados 3 resultados em relação ao verificado na jornada homóloga da 1.ª volta, e tivemos apenas um encontro com o registo de ocorrências disciplinares. Mas registaram-se alguns resultados inesperados (na nossa opinião),e face aos resultados ocorridos os possíveis candidatos aos lugares de apuramento para o Grupo A da Fase Final, estão difíceis de identificar, pois o número dos mesmos é de 5 equipas (Alto Moinho, Sporting B, CDE Camões, Almada AC, e CF Sassoeiros), para 3 lugares, o que demonstra o forte equilíbrio com que a zona está a ser disputada. Um dos resultados mais inesperados e que rectifica o verificado na 1.ª volta, ocorreu no Zona Azul / Almada AC (jogo com ocorrências disciplinares), que terminou com uma inesperada igualdade, depois de ao intervalo a equipa do Almada AC estar na frente do marcador por 17-15, acabando por ceder uma igualdade, e alguns pontos que lhe poderão fazer alguma falta para atingir os seus objectivos, ou seja o Grupo A da Fase Afinal. Com a equipa do Zona Azul, já relegada para o Grupo B. Outro dos resultados este não tão inesperado, foi a igualdade ocorrida entre o CDE Camões e o CF Sassoeiros, resultado igualmente diferente do ocorrido na 1.ª volta, mas que pode substituir os objectivos das duas equipas, pois o CF Sassoeiros, ainda não está afastado da discussão do possível apuramento, tal como o seu adversário nesta jornada, para a fase Final Grupo A. O Sporting A ao vencer o 1.º Dezembro, rectificou o resultado ocorrido na 1.ª volta e curiosamente pela mesma margem o que significa que em caso de igualdade pontual entre as duas equipas, o desempate pelo número de golos, nos jogos entre si, também não desempata, aplicando-se outras alíneas, neste encontro, o Sporting já vencia ao intervalo por 12-9, com este resultado a equipa do Sporting, continua na discussão pelo apuramento para a Fase Final Grupo A, por sua vez o 1.º Dezembro, irá discutir o Grupo B. O Alto Moinho, ao ir vencer o Lagoa AC, num encontro em que ao intervalo já se encontrava na frente do marcador por 11-8, reforçou a sua forte candidatura ao apuramento para a Fase Final Grupo A, enquanto o Lagos AC, irá decididamente discutir o Grupo B. Na Madeira realizou-se o Marítimo / Vela Tavira, encontro que terminou com a vitória dos insulares, que ao intervalo já venciam por 17-11, encontro que definiu em definitivo, que as duas equipas, irão na Fase seguinte da prova, disputar o Grupo B.

Classificação, após estes encontros – 1.º Alto Moinho, e Sporting B (40 pontos), 3.º CDE Camões, e Almada AC (38 pontos), 5.º CF Sassoeiros (36 pontos), 6.º Marítimo (33 pontos), 7.º Lagoa AC (26 pontos), 8.º Zona Azul (25 pontos), 9.º 1.º Dezembro, e Vela Tavira (22 pontos).

O Banhadas Andebol

1 comentário:

  1. Podem explicar a lógica desta análise:

    "e curiosamente pela mesma margem o que significa que em caso de igualdade pontual entre as duas equipas, o desempate pelo número de golos, nos jogos entre si, também não desempata, "

    Como é possível a 2 jornadas do fim tal ser uma possibilidade, quando o Sporting "B" está em 1º lugar e o 1º Dezembro está em último...?

    ResponderEliminar