terça-feira, 21 de julho de 2020

Planeamento Desportivo – Época 2020/2021 - XIV


Não iremos repetir as introduções anteriores, apesar de pressupostos serem os mesmos, pois as atitudes continuam as mesmas em nada se alteraram, e a opacidade continuar a ser reinante.

Neste texto dedicar-mos-emos a uma analise da PO02 (Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina), embora todas as outras mereçam o natural destaque, e serão igualmente analisadas por nós, e daremos sempre a nossa opinião.

Em 29-04-20 (deliberação da Direcção da Federação de Andebol de Portugal – Competições Oficiais) na sua alínea 9 do ponto 3, escreveu o seguinte:
Ou seja era perfeitamente claro que eram apenas 8 as equipas que passavam da PO03 para a PO02, e que o apuramento (PO02 A), iria designar apenas duas equipas.

No CO N.º 73 de 12-05-20 (Clubes com direito desportivo) é publicada a confirmação de que apenas ascenderão da PO02 A, duas equipas.
Entretanto existe conhecimento não Oficial, pois a FAP, não publicou nenhuma lista definitiva sobre os clubes com Direto Desportivo, quando tinha colocado como data limite 31-05-20, e é do conhecimento, embora oficialmente nada tenha sido publicado, que o Passos Manuel, e a Zona Azul, não iriam participara na prova.

Surpreendentemente, surge no Regulamento da PO02 A, a possibilidade de subida de 2 equipas logo no seu artigo 1.º.
Num regulamento bastante confuso, e que contrariou, tudo o que anteriormente tinha sido deliberado, sem qualquer esclarecimento adicional.

Mas, haverá sempre um mas, teremos de esperar pelas datas limite das inscrições e da sua confirmação, para então termos uma verdadeira e consistente ideia de quem participa, e de quem abandona (esperamos que mais ninguém,) nas chamadas Provas Fixas.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina

A PO02, no seu formato competitivo, não sofreu alterações, apesar do aumento de participantes, passou de 30 para 36, aumentando o número de equipas (este aumento de equipas, não é eventual, pois no Regulamento da PO03, prevêem-se 6 subidas), dividindo a prova em 3 zonas de 12 equipas (1.ª Fase, TxT a 2 voltas), a Fase Final (Grupo A) passa a ser disputada por apenas 6 equipas (Bem), tendo como grande novidade o impedimento da participação das equipas B na fase Final, numa decisão de bom senso, tal na época anterior, as equipas apuradas, transportarão consigo os resultados dos jogos disputados entre si, Existindo uma outra grande novidade, é que apenas ascende de Divisão o vencedor da prova (aqui discordamos), e o 2.º classificado disputará um Play Off com 15.º Classificado da PO01. Não existe disputa do Grupo B, sendo despromovidos os 2 últimos classificados em cada zona, num total de 6 descidas, com todas as outras equipas a disputarem a PO02 na época seguinte.

Quanto á constituição das Zonas, a Federação mantêm o ponto 2 no Artigo 3.º (Modelo Competitivo), que lhe permite, sem qualquer discussão colocar as equipas insulares na zona que entender “A participação e colocação de Clubes da Regiões Autónomas nas zonas geográfica referidas serão definidas pela direcção da Federação”. Com a manutenção do Marítimo, continuará certamente a existir adiamento de jogos e jornadas duplas por parte desta equipa, resultante, especialmente dos problemas financeiros.

Uma outra novidade, foi a criação do Artigo 8.º (Sanções Disciplinares) neste regulamento, que não existia, ver imagem

Mantêm-se em relação á Fase Final (Grupo A), o sistema de que as equipas apuradas, transportarão, para esta Fase, os resultados e os pontos obtidos nos jogos disputados entre si, (nada temos a opor), não voltando a jogar entre si, pois é uma forma expedita de diminuir o número de jogos nesta Fase. Conforme já referimos-

Em termos de equipas B, continuam a existir (na nossa opinião) os pontos “aberrantes” e absurdas” e outras que apenas beneficiarão alguns dos intervenientes, pois todos sabemos quem possui equipas B nesta divisão, e que serão altamente beneficiados.

Uma das normas completamente absurda, é a prevista na alínea c) do ponto 2, do Artigo 2.º que diz o seguinte: “ Em caso de a equipa A descer de divisão, a equipa B será automaticamente despromovida à divisão imediatamente inferior.”

Em 1.º Lugar na situação actual, dificilmente este texto terá aplicação pelo que poderá ser inócuo.
Em 2.º Lugar, estamos a criar uma dupla penalização, pois se a equipa A já desce, porque obrigatoriamente se aplica a mesma situação à equipa B.

Não se entende o porque destes textos não terem sido rectificados, pois já existe a previsão que um clube não pode ter duas equipas na mesma Divisão. 

Mantiveram-se e consideramos positivos as multas previstas nesta prova.

Continuam os pontos de que apenas irão beneficiar alguns, pois ao manter o número de jogadores com mais 23 anos, a poderem fazer jogos na equipa A, e que os atletas com mais de 23 anos pertencentes à equipa A, passam a poder fazer 5 jogos pela B, e inclui-se desta fez uma norma compensatória, que diz respeito aos atletas com mais de 26 anos, apenas poderão jogar 5 jogos pela equipa B.

Estas normas, podem permitir que equipas com poucos atletas realizem 3 provas em simultâneo, por exemplo PO01, PO02 e PO04.

Nesta prova, no capítulo dos horários registou-se o bom senso de não criar situações de excepção para a última jornada de cada Fase, o que se saúda.

Quanto aos CROM, que já estavam regulamentados, agora o Regulamento próprio o que não altera nada de substância ao Regulamento Desportivo.

Existem outras provas serão comentadas em próximos textos, pois são indicadores preciosos, do planeamento que se seguirá, mas esta época verificou-se uma forte alteração nas provas fixas, e não fixas (ver Anexo II ao CO N.º 1), pelo que a analise às provas fixas estão terminadas. No entanto apenas a partir de 31-08-20, data limite para confirmação da inscrição, poderemos confirmar todos os dados. 

O Banhadas Andebol

25 comentários:

  1. Planear uma equipa na segunda divisão é fácil: basta contratar um seleccionador de andebol de praia, que ele depois encarrega-se de levar os meninos para lá. Com mais dois ou três favores da federação e já está.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inveja...Depois de apresentada a equipa diga-nos quem foram os meninos que ele levou para lá e os tais favores.

      Eliminar
  2. Na PO2 se uma equipa desce de divisao e muito normal a equipa B descer automaticamente , ou queriam que joga a equipe A contra a equipa B , nao tem logica nenhuma

    ResponderEliminar
  3. Sobre as subidas na liguilha, é bom o Banhadas tentar perceber o que aconteceu antes de criticar. Como houve duas desisntencias de equipas que tinham assegurado a presença na 2a , a Federação achou por bem que essas duas vagas livres , devam ser preenchidas pelas equipas da liguilha. Nao vejo onde esteja a incoerencia, mas sim tentar perceber antes de se falar.

    ResponderEliminar
  4. 2ª divisão mais fraca de sempre e de todas as modalidades

    ResponderEliminar
  5. Será que a FAP vai continuar a vergonha de ceder à chantagem do Marítimo de só jogar na Zona Sul, prejudicando os clubes de Lisboa que com este alargamento têm de jogar na zona centro, indo jogar até ao Porto? Tenham vergonha...para o Marítimo até sai mais barato jogar no Norte pois as equipas são todas perto do aeroporto...como não conseguem manter-se na 2ª divisão fazem chantagem e a FAP vai na cantiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clubes que só no final de setembro vão saber se param no centro ou no sul... Tentem preparar uma época em que todos os clubes à volta ficam a 15 minutos ou meia hora e depois são os únicos a ir para a outra zona. Ter um orçamento de deslocações 3x maior que todos os clubes vizinhos. Impossível ter um orçamento que disponibilize as melhores condições de treino e competição em comparação. Duas séries ou 4 séries seria mais equilibrado para todo o país. Três séries com o marítimo no sul faz do centro um autêntico estouro orçamental para todos os envolvidos. Comparem as distâncias que todos os clubes do centro fazem com o do norte e pensem como é possível no norte não haver insulares. Todo o dinheiro investido em deslocações não é realmente investido em andebol. Se a divisão não é unicamente nacional as séries tem de ser o mais justo possível. Até séries com diferente número de equipas se tornaria mais equilibrado

      Eliminar
  6. Para o profeta que escreveu: "2ª divisão mais fraca de sempre e de todas as modalidades". És bruxo? Sabes o que dizes? o teu comentário tem algum rigor? Chegas aqui, defecas, sobes as calças e vais embora. És do andebol? de Certeza? Porque não jogas no euro milhões? tens medo de ganhar?

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo ?????????? das21 de julho de 2020 às 22:37

    O caro amigo deve ser do tal clube que secava tudo à volta da formação dos outros clubes e depois dizia que tinham os melhores treinadores e que se queriam ir à seleção ou para o Benfica,tinham de jogar lá. Sou um dos pais que testemunharam isso ao vivo. Falar dos outros sem fundamentar é atirar areia para os olhos.Diga quais são os meninos que o tal selecionador foi buscar? Já agora publique as dezenas e dezenas de atletas que o seu clube "foi buscar " durante os últimos anos.Que surpresa seria.

    ResponderEliminar
  8. Aos anónimos de Leiria que andam a mandar bocas um ao outro, deixem lá que agora o vosso vizinho da Nazaré é que vai secar tudinhooooo. Tudo tudo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta saber é se a seguir às eleiçoes autárquicas na Nazaré o projeto tem pernas para andar e o FCP tem de continuar a dar alojamento e refeições aos atletas que o Prof. não consegue encavar em lado nenhum quando forem recambiados de volta para o Porto.

      Eliminar
  9. PO 04 será que alguém tem novidades. Haverá possibilidade de se realizar alguns jogos ou torneios antes de Outubro

    ResponderEliminar
  10. A Nazaré só vai secar o Sir 1ºMaio,o resto são os restos do Porto + filho do presidente da câmara + uns miúdos do D.Fuas. A ver vamos...Com o dinheiro que já se está a gastar podiam fazer igual ou muito melhor.

    ResponderEliminar
  11. Ah e tal o selecionador de andebol de praia..... Onde estavas quando este esteve na Marinha Grande????

    ResponderEliminar
  12. Estes anónimos são uma comédia. Então o pessoal dos açores, por mero acaso da seleção de andebol de praia, vem parar à equipa do selecionador por acaso? Quando era a seabra e o ulisses gritavam que não lhes selecionavam as miudas mas agora já está bom?
    Não façam os outros de parvos. E aposto que até ao início do campeonato mais selecionáveis vão la parar. Claro que ele não tem culpa nenhuma. Culpa tem a federação em deixar meter estas trapalhadas. Na altura da marinha foi fazer um protocolo para o selecionador poder levar as meninas todas para outro clube. Queixam-se da fraude dos treinadores estarem no banco, mas terem um clube fraude de pombal que joga e é pago na marinha já está bem. Por isso é que razão tem o Chicharro, e meter essa corja de Leiria a andar. Ninguém trabalha a sério, e só os de alcobaça se safam. É só roubar a formação aos outros e arranjar esquemas para ir buscar miudos e agora graúdos.

    ResponderEliminar
  13. VERGONHA FALAR EM "PLANEAMENTO" QUANDO SÓ ME INTERESSO POR JOGOS ENTRE GRANDES E UM CAMPEONATO COM 12!!! AMADORISMO PURO...

    ResponderEliminar
  14. De 36 equipas sobe apenas uma para um campeonato que tem equipas a mais..
    Ridículo.

    ResponderEliminar
  15. O Dom Fuas tentou agora fazer aquilo que andaram outros clubes anos a fazer a eles... irem buscar atletas, mas apenas os melhores.
    Soube de miudos que quiseram ir aos tais "treinos de captaçao" mas não tiverem hipotese... pois quem lá estava já sabia quem queria ver.
    Mas afinal o que é que prometem aos putos? Irem ver jogos ao FCP? Ou que todos vão ter lugar no FCP?
    Aiii ganhem mas é juizo....vamos ver quanto tempo isto dura....

    ResponderEliminar
  16. Treinos de captação? Por convite? Já se sabe quem deu os contactos mas mesmo esse foi para a Sismaria. Pessoal dos Açores (1 atleta),isto é para rir de tanta asneira e dor de c....,a quem se refere roubar a formação aos outros? Enganaste-te na direção porque o clube que foi sempre buscar os melhores da formação dos outros é outro e toda a gente sabe,anda distraído. Quanto ao selecionador de andebol de praia,eu também defendo a exclusividade,mas companheiro continua distraído a começar no Paulo Jorge Pereira e acabar no João Varejão, todos estão ou estiveram ligados a projetos paralelos em clubes e vou ensinar-lhe mais,mais grave foi o desvio ,aconselhamento destes a jogadores ao serviço das seleções durante muitos anos. Já agora dizer-lhe que em Leiria somos uns meninos de fralda quando comparados com os grandes recrutadores nacionais da formação,apenas a Sismaria se aproxima dos melhores. Quanto ao sr. Walter Chicharro quero dizer-lhe que se os clubes de Leiria e fora de Leiria, tivessem o apoio financeiro que ele gasta há anos com o D.Fuas Roupinho sem qualquer resultado prático,sem conseguir no mínimo escalões mais velhos. Ainda agora, se soubessem o que já se gastou com o arranque do tal projeto D.Fuas/F.C.Porto. Um dia mais tarde virá tudo ao de cima e então ... Termino dizendo que ninguém acredita num projecto com um responsável técnico sem curriculum, sem passado de treinador e com técnicos da Nazaré que apenas são conhecidos por tratarem mal os adversários,os árbitros e ameaçarem tudo o que os rodeia. Os irmãos Florência envergonham a classe dos treinadores e por tudo isto ninguém acredita,mesmo que consigam ir buscar atletas ao 1º Maio /Cister/Juve/Sismaria. Tenho dito!

    ResponderEliminar
  17. Sim, é tudo muito lógico: o princípio é que não pagam a jogadores, mas vem um gajo do porto dos açores para leiria porque acredita no projecto. E quanto à formação, é o que se vê. São as nazarenas, as da marinha, o miudo do bac/sir que vai ser senior, os do pombal no ano passado, e até à sismaria foram. Nem vale a pena. Cister, Sismaria e agora D. Fuas pelo menos assumem, e não andam patrociandos pela federação para ir buscar jogadores. E repito que vamos ver se não vai aparecer mais alguém do andebol de praia na juve há conta do selecionador.

    ResponderEliminar
  18. Ao anónimo 26 de julho de 2020 às 14:58

    Há uma farmácia em Leiria onde tratam as dores de c.....Se quiseres podesver as contas, já agora as tuas podem se ver?????Falhados

    ResponderEliminar
  19. Mas qual é o problema um clube ter um treinador que é selecionador de andebol de praia?

    Alguém perde por causa disso?

    O treinador em causa até é um excelente treinador, a equipa senior masculina da Juve só tem a ganhar.

    Se formos falar do parceiro de leiria do andebol de praia (o coordenador), aí já havia muito para dizer….

    ResponderEliminar
  20. Será que a FAP vai continuar a vergonha de ceder à chantagem do Marítimo de só jogar na Zona Sul, prejudicando os clubes de Lisboa que com este alargamento têm de jogar na zona centro, indo jogar até ao Porto? Tenham vergonha...para o Marítimo até sai mais barato jogar no Norte pois as equipas são todas perto do aeroporto...como não conseguem manter-se na 2ª divisão fazem chantagem e a FAP vai na cantiga!

    ResponderEliminar
  21. Ruben Serrano, seleccionador de andebol de praia... tudo coincidências. É pelo projecto.

    ResponderEliminar
  22. Ao anónimo de 27 às 20:54

    Ruben Serrano na Juve Lis, se calhar é por causa do "não porjeto" do ACSismaria... digo eu talvez, sei lá...

    ResponderEliminar