segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Sorteios – PO02 - 2021 / 2022 - Sorteio

 

Embora a Federação não tenha realizado nenhuma publicação atempada, sobre as equipas que participam em definitivo nesta prova, depois da publicação do CO n.º 4 de 30-07-21, onde nem sequer é referido qual iria ser o provável enquadramento das Zonas, que apenas se soube durante a realização do Sorteio, que se realizou-se hoje (06-09-21). E que não teve transmissão pela Andebol TV conforme o divulgado.

Devemos recordar que esta prova é disputada em 3 Zonas com 12 clubes em cada zona, com um total de 36, criando certamente algumas dificuldades na constituição das zonas, conforme já por nós previsto, no texto de análise da prova. Sendo dado a conhecer que uma equipa que tinha descido de divisão (SC Espinho) se mantém na PO.02, sem qualquer explicação adicional, o que se lamenta, no entanto será muito provavelmente devido ao facto da obrigatoriedade de descida do Boavista FC B, e a FAP, teve de utilizar a matéria constante no Artigo 15.º do Titulo 8 do Regulamento Geral da Federação, mas se a explicação é esta, a mesma deveria ter sido dada pelo CO referido e não por nós. Mas neste momento até já existe a informação não Oficial de que o SC Espinho não participa, assim como o CD Mafra, sendo a AA Coimbra e o Vela Tavira os naturais substitutos, mas foi ainda dificultar mais os enquadramentos geográficos por Zonas.

Tal como prevíamos na sua analise a PO02, o seu formato competitivo, sofreu uma forte alteração não no números de participantes (36), com a 1.ª Fase a ser disputada da mesma forma prevista na época anterior, a 1.ª Fase em 3 zonas de 12 equipas (TxT a 2 voltas), a Fase Final (Grupo A) continua a ser disputada por apenas 6 equipas (Bem), mantendo-se e bem o impedimento da participação das equipas B na fase Final, numa decisão de bom senso (mas que não impede de influenciar os próprios apuramentos), nesta versão para 2021/2022, as equipas apuradas, deixaram de transportar consigo os resultados dos jogos disputados entre si, para a Fase Final Grupo A, o que vai aumentar o número de jogos, Existindo uma outra grande novidade, é que apenas ascende de Divisão o vencedor da prova (aqui discordamos), e o 2.º classificado disputará uma Prova de Apuramento (Não Regulamentada) com o 13.º e 14.º Classificados da PO01, o que significa que haverá uma possível diminuição do número de equipa da PO.01, na época que se seguirá. E foi criada a existência da Fase Final Grupo B, que será disputada pelas equipas não apuradas para o Grupo A, que ficarão nas mesmas zonas, e será disputada a 1 volta no sistema de TxT, partindo os clubes com 50% dos pontos alcançados na 1.ª Fase. E será após a disputa desta Fase que serão despromovidos os 2 últimos classificados em cada zona, num total de 6 descidas, com todas as outras equipas a disputarem a PO02 na época seguinte.

E tal como se previa as mexidas começam logo, na zona 1, com a colocação do Marítimo que transita da Zona 2 para a esta zona com a inclusão do Vitória SC, Póvoa AC B, CDC Santana, Boavista FC A, e saída previsível do SC Espinho. Verificou-se ainda que o CD Marienses transita da zona 3 para a Zona 2, e o AD Benavente transita para a Zona 3, sendo ainda incluídas nesta zona devido as equipas que subiram de divisão como a AA Avanca B, e Nazaré D. Fuas AC, ou que foram repescadas como a inclusão da AA Coimbra, foi das zonas que sofreram mais alterações, a zona 3 praticamente não sofreu praticamente alterações, a não ser as já referidas, e a inclusão do CCP Serpa e do Belenenses B, mantendo-se o Vela Tavira que tinha descido de divisão na mesma zona, em termos de formato teremos de dizer que não estamos de acordo, pois existem equipas a mais, mas finalmente e como já referimos deixou de ser permitido e bem (na nossa opinião) que as equipas B, estejam presentes na Fase Final.

Mais uma vez não resultou que o aumento do número de equipas, já verificada na época anterior, no nosso entender não significou, nem mais qualidade nem mais competitividade. Aqui existiu uma tentativa de a grande maioria dos clubes da PO01, ou pelo menos uma quantidade apreciável dos mesmos, apresentar equipas “B” (o que não resultou), esperando ainda, de que tal facto originasse um menor abandono de atletas, com um maior aproveitamento dos seniores de 1.º ano (que provavelmente irão competir no Nacional de Sub-20, Seniores Masculinos, mas apesar da alteração dos escalões que se verificou, constata-se que os objetivos, estão longe de serem atingidos. Com a adesão a continuar a ser um autêntico Fracasso.

Pensamos que a qualidade competitiva, apenas vai existir na chamada Fase Final Nacional

A 1.ª Fase terá início em 25-09-21 e terminará em 19-03-22.

Resultado do Sorteio:

PO02 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos da 2.ª Divisão

Zona 1Marítimo, Arsenal, AC Fafe, Vitória SC, Póvoa AC B, SP. Oleiros, São Mamede, CDC Santana, FC Porto B, Modicus, GC Santo Tirso, e Boavista FC A.

1.ª Jornada

Dia 25-09-21

Zona 2 – CD Marienses, AA Avanca B, Estarreja AC, Alavarium, (São Bernardo/AD Sanjoanense), Juventude Lis, Nazaré D. Fuas Andebol AC, Académica Coimbra, AD Albicastrense, CD Feirense, AD Academia Andebol SPS, e Académico Viseu FC.

1.ª Jornada

Dia 25-09-21

Zona 3ADC Benavente, Sporting B, Belenenses B, CF Sassoeiros, 1.º Dezembro, CDE Camões, Alto Moinho, CCP Serpa, Lagoa AC, Vela Tavira, Almada AC, e Évora AC.

1.ª Jornada

Dia 25-09-21

O Noticias

2 comentários:

  1. E lá fizeram a vontade aos chorões do Benavente. Agora vamos ver se conseguem ir a fase final...

    ResponderEliminar