domingo, 17 de abril de 2022

Campeonato do Mundo Masculino 2023 – XIV

 

PORTUGAL NO MUNDIAL SENIORES MASCULINOS

POLÓNIA E SUÉCIA

(JOGOS PLAY OFF 2)

 (2.º MÃO – PORTUGAL VENCE NOS PAÍSES BAIXOS)

 
(imagem FAP)

O Mundial Masculino de 2023, que será realizado numa organização conjunta da Polónia, e da Suécia (28.ª Edição), será disputado por 32 equipas, como de costume no mês de Janeiro (11 a 29)

Desta vez quem ficou de fora foi Manuel Gaspar, entrando para o seu lugar o Miguel Espina.

Países Baixos 28 – 35 Portugal

Portugal que disputou este encontro em Eindhoven, num pavilhão muito bem composto de Público que não de cansou de puxar pela sua equipa mesmos nos momentos menos bons. Portugal que entrou com Capdeville (31% de eficácia) na baliza e terminou com Miguel Espinha (47% de eficácia), foram duas “peças” chave na vitória da equipa portuguesa pois se um começou bem e de que maneira o outro terminou igualmente bem e dando garantias da vitória que já se adivinhava na altura, em especial quando Martim Costa (8 golos, 73% de eficácia) marcou o 34.º golo aos cerca dos 59 minutos, sendo o melhor marcador da equipa, o que já dava uma vantagem à equipa Nacional, pois em Portugal tinha sofrido 33 golos. Portugal foi uma equipa que defendeu sempre bem, e no ataque esteve melhor que nas últimas prestações. O Jogo teve praticamente um só sentido, pois Portugal entrou a fazer 2-0, e aos 22 minutos de jogo vencia por 14-9, maior diferencial nestes primeiros 30 minutos, com a equipa dos Países Baixos a sofrer uma enorme pressão que foi bem aproveitada pela equipa Nacional, que conseguiu chegar ao intervalo a vencer por 17-15, apesar da teatralização dos jogadores da equipa visitada cada vez que sofriam uma falta na tentativa de excluir jogadores da seleção Nacional. No segundo tempo apesar dos Países Baixos igualarem o marcador a 19 golos, quando estavam decorridos cerca de 36 minutos, Portugal nunca se perdeu, e não consentiu que alguma vez se colocassem na frente do marcador, e aos 52 minutos colocava novamente o marcador com um diferencial de 5 golos (30-25), através de Leonel (3 golos, 75% de eficácia), para chegarmos aos 59 minutos a vencer por 34-28, e ainda concretizarmos o 35.º golo, deve referir-se a prestação de Miguel Martins (2 golos, 67% de eficácia, e 6 assistências), que conforme já tinhas dito está muito mais adulto no seu jogo, temos ainda desta vez Alexis Borges (6 golos, 86% de eficácia) e Iturriza (4 golos, 100% de eficácia), duas das nossas “torres” defensivas, provavelmente em relação aos jogadores portugueses estaremos a ser injustos com alguns que não referimos, mas esta equipa provou que temos jovens á altura do que lhes é solicitado. Na equipa dos Países Baixos, apesar de não ter tantas facilidades Kay Smits (7 golos, 58% de eficácia, 3 em 5 de 7 metros), não teve as facilidades que esperaria, assim como Luc Steins (4 golos, 80% de eficácia, e 4 assistências), e Dani Baijens (5 golos, 50% de eficácia), foram os seus melhores marcadores. Com esta vitória por um diferencial que não estava na imaginação de muita gente, Portugal garantiu a sua presença no Mundial de 2023, enderençando da nossa parte os parabéns a todos os intervenientes, apesar de nem sempre estarmos de acordo. Dirigiu e bem com isenção este encontro uma dupla da Croácia, constituída por Matija Gubica, e Boris Milosevic..

Resultados do Play Off 2

1.ª Mão

Dia 14-04-22

Portugal 30 – 33 Holanda

2.º Mão

Dia 17-04-22

Holanda 28 – 35 Portugal

O Banhadas Andebol

1 comentário:

  1. Parabéns Portugal para passagem ao Mundial 2023 e Selecionador Prof. Paulo Jorge, Equipa Técnica e colaboradores assim como logicamente os Atletas que estiveram fantásticos!
    Os anónimos que tantas vezes tem comentado negativamente o Selecionador nas paginas do BH
    Vamos ver se se retratam, alguns sei quem são!!!!! quando convém se corrige as suas atitudes!
    Filipe Silva

    ResponderEliminar