segunda-feira, 11 de abril de 2022

Crónica de Fim-de-semana no Feminino – 43 – 2021 / 2022

Crónica de Fim-de-Semana, relativa aos jogos da PO09, que se disputaram este Fim-de-semana, relativos à 19.ª jornada, e os jogos da 20.ª Jornada das equipas insulares que realizam jornada dupla.

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos.

14.ª Jornada

Dia 10-04-22

AD Academia SPS 23 – 18 SIR 1.º Maio/CJB

15.ª Jornada

Dia 16-04-22

SIR 1.º Maio/CJB – Alavarium (17H00)

17.ª Jornada

Dia 15-05-22

Colégio Gaia – Maiastars (18H00)

19.ª Jornada

Dia 09-04-22

CS Madeira 32 – 26 Maiastars

Madeira SAD 29 – 20 ABC

ARC Alpendorada 24 – 22 Juventude Lis

SIR 1.º Maio/CJB 25 – 17 Almeida Garrett

Alavarium 34 – 28 Colégio Gaia

AD Academia SPS 20 – 20 CA Leça

Benfica 34 – 20 Porto Salvo

20.ª Jornada

Dia 10-04-22

CS Madeira 17 – 19 ABC

Madeira SAD 32 – 29 Maiastars

Felizmente que no jogo transmitido pela Andebol TV, se registaram comentários, esperamos que não seja apenas neste pavilhão.

Alavarium 34 – 28 Colégio Gaia

Jogo realizado no pavilhão do Alavarium, e que terminou com a vitória da equipa da casa, que assim retificou o resultado ocorrido na jornada homologa da 1.ª Volta. Este encontro foi caracterizado na nossa opinião pelo excesso de falhas técnicas, em especial no ataque cometidas pela equipa do Colégio Gaia, o que deu origem a vários ataques serenamente concretizados pelo Alavarium. Podemos ainda caracterizar este encontro com alguns momentos decisivos, o primeiro dos quais deve ser referido foi o time out da equipa do Alavarium usado aos 6 minutos de jogo quando perdia por 5-2, e que resultou numa excelente recuperação da equipa que aos 10 minutos já vencia por 8-7, momento que deve ser igualmente referido, pois foi nesta altura que saiu do jogo Helena Soares do Colégio Gaia, com uma lesão que a impediu de dar o seu contributo à equipa durante um largo período de jogo, ela que é uma referência no ataque da sua equipa, de tal forma que aos 25 minutos de jogo o Alavarium vencia por 17-10, quando a defensiva do Colégio é alterado para um 3:3, que resultou em pleno, chegando ao intervalo com a equipa da casa a vencer por 17-15, de referir ainda a excelente prestação na baliza do Alavarium de Andreia Costa. No segundo tempo pouco se alterou, com o Colégio a tudo tentar desde atacar com 7 jogadoras de campo até às várias alterações no sistema defensivo, incluindo a utilização de Carolina Nogueira na baliza onde nem esteve mal, tendo Helena Soares regressado ao jogo aos 37 minutos quando o Alavarium vencia por 21-17, mas as falhas continuavam a persistir, e o Alavarium aos 54 minutos de jogo chega aos 31-23, e aqui mais nada havia a fazer pois algumas das jogadoras começavam a dar mostras de esgotamento físico como Daniela Mendes (7 golos) e melhor marcadora do Colégio Gaia, juntamente com Maria Santos com o mesmo número de golos, com a equipa do Alavarium ater os seus golos mais distribuídos, e a confirmar a sua superioridade, com Eulália Silva (6 golos), Constança Sequeira (5 golos), e mais 10 atletas a concretizarem golos. Dirigiu este encontro a dupla de Braga constituída por César Carvalho, e Alberto Alves, que realizaram uma arbitragem bem positiva.

No Pavilhão da Escola Bartolomeu Perestrelo, o CS Madeira, defrontou o Maiastars, jogo que venceu tal como na 1.ª volta, não sentido grandes dificuldades de tal forma que ao intervalo já vencia por 19-10, para permitir alguma reação da equipa maiata no segundo tempo, onde tentou gerir o seu plantel, tendo na experiente Cláudia Silva com 8 golos, co Catarina Ascensão a chegar aos 6 golos e Jéssica Gouveia aos 5 golos, sendo as suas melhores marcadoras, na equipa maiata como vem sendo normal Luciana rebelo com 8 golos, foi a sua melhor marcadora, acompanhada por Cláudia Moreira com 5 golos. No segundo encontro da jornada dupla, disputado com o ABC, perdeu, com a equipa minhota a retificar o resultado ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, num encontro de grande equilíbrio, com o resultado ao intervalo a ser uma igualdade a 10 golos, e com a equipa do ABC a superiorizar-se nos segundos 30 minutos. Jogo com poucos golos, tendo na equipa insular Cláudia Aguiar com 6 golos, a ser a sua marcadora de referência, e com Ester Marques no ABC a marcar 5 golos, e a ser a sua melhor marcadora.

No pavilhão do Funchal, o Madeira SAD, realizou igualmente jornada dupla, tendo defrontado o ABC, a quem venceu com alguma facilidade, num encontro de sentido único, chegando ao intervalo a vencer por 18-10, o que lhe permitia uma total gestão do plantel assim como um excesso de confiança que se veio a refletir nos segundos 30 minutos, onde apesar de tudo chegou aos 28-18. Sendo Maria Duarte com 6 golos, e Cristiane Silva com 5 golos as suas melhores marcadoras. No outro jogo da jornada dupla estranhamente ou talvez não a equipa insular que defrontou o Maiastars, sentiu maiores dificuldade diante esta equipa, ou talvez tenha sido excesso de confiança, pois apesar de chegar ao intervalo a vencer confortavelmente por 20-10, permitiu que a equipa do ABC realizasse em especial nos minutos finais do encontro uma recuperação inesperada, acabando por ser derrotada por apenas 3 golos de diferença. O Madeira SAD que teve 10 jogadoras a marcarem golos, sendo Greyce Santos com 6 golos, juntamente com Mariana Azevedo e Marilene Souza, ambas com 5 golos as suas melhores marcadoras. Na equipa maiata total destaque para Francisca João com 10 golos e melhor marcadora da equipa e do jogo, com estas duas vitórias a equipa insular confirmou o verifica na 1.ª volta da prova.

Face ao jogo em tarso da 1.ª jornada da 2.ª volta, mais duas equipas acabaram por realizar jornada dupla, assim em jogo relativo à 14.ª Jornada da prova, a AD Academia SPS defrontou e venceu tal como já o havia feito na 1.ª jornada da prova o SIR 1.º Maio/CJB, num jogo de algum equilíbrio, mas que chegou ao intervalo já com a equipa de São Pedro do Sul na frente do marcador por 13-9, para o equilíbrio se manter no segundo tempo apesar da vitória da AD Academia SPS. Valeria Santos com 7 golos, foi a melhor marcadora da equipa local, com as melhores marcadoras do SIR 1.º Maio/CJB a terminarem todas com 5 golos (Diana Ferreira, Joana Espinha e Maria Pereira). Surpreendentemente no jogo da jornada corrente, a equipa de São Pedro do Sul, cede uma igualdade diante o CA Leça, num encontro que chegou ao intervalo a vencer por 12-7, mas que a equipa de Leça da Palmeira com enorme galhardia e uma boa reação nos segundos 30 minutos chega a uma igualdade final. Mais uma vez é Valeria Santos com 5 golos a melhor marcadora da AD Academia SPS, mas as honras vão todas para Francinete Carneiro com os seus 9 golos, no CA Leça, que assim retificou o resultado ocorrida na 1.ª volta.

O SIR 1.º Maio/CJB, no seu segundo jogo do fim-de-semana, recebeu e venceu a equipa do Almeida Garrett, tal como já o havia feito na jornada homologa da 1.ª Volta, jogo que teve uns primeiros 30 minutos de grande equilíbrio, e que ao intervalo registava uma igualdade a 9 golos, para no segundo tempo a equipa da Marinha Grande puxar dos seus “galões” e então vencer o encontro de forma clara, na equipa da Marinha Grande as suas principais marcadoras foram Ana Gante com 6 golos, Joana espinha e Diana Ferreira, ambas com 5 golos cada.

Na nossa opinião um dos principais encontros da jornada realizou no Municipal da Várzea do Douro, onde jogaram o ARC Alpendorada e a Juventude Lis, jogo que tal como se previa foi de grande equilíbrio, e que terminou com a vitória do ARC Alpendorada, que desta forma retificou o resultado da 1.ª volta, e que ao intervalo vencia por 13-12, o que demonstra o forte equilíbrio com que o jogo foi disputado, para no segundo tempo terminar com o diferencial já verificado nos primeiros 30 minutos. Como normalmente Ana Silva com 7 golos, foi a melhor marcadora do ARC Alpendorada, acompanhada por Cristiana Alves com 5 golos, por sua vez na Juventude Lis foi Patrícia Mendes com 6 golos a sua melhor marcadora.

Por fim tivemos o líder do campeonato e fortíssimo candidato ao título, a realizar na luz o seu encontro com o Porto Salvo, encontro de sentido único, com o Benfica a chegar ao intervalo a vencer por 17-11, para consolidar o resultado no segundo tempo. O Benfica que terminou o jogo com 10 marcadoras diferentes Alina Molkova com 8 golos, Denise Fernandes com 6 golos, e Mariana Costa com 5 golos a serem as suas melhores marcadoras, no Porto Salvo Joana Pires com 7 golos, e Miriam Almeida com 5 golos foram as suas melhores marcadoras.

Classificação até ao momento – 1.º Benfica (56 pontos), 2.º Madeira SAD (+1 jogo (51 pontos), 3.º Alavarium (-1 jogo) (47 pontos), 4.º AD Academia SPS (46 pontos), 5.º ARC Alpendorada (42 pontos), 6.º Colégio Gaia (-1 jogo) (41 pontos), 7.º ABC (+1 jogo) (40 pontos), 8.º (+1 jogo) CS Madeira (38 pontos), 9.º SIR 1.º Maio/CJB (-1 jogos) (34 pontos), 10.º CA Leça, e Maiastars (30 pontos), 12.º Juventude Lis e Porto Salvo (27 pontos), 14.º Almeida Garrett (23 pontos).

O Banhadas Andebol

Sem comentários:

Enviar um comentário