segunda-feira, 9 de maio de 2022

Crónica de Fim-de-semana no Feminino – 48 – 2021 / 2022

Crónica de fim-de-semana, relativa aos jogos que se disputaram no regresso desta prova, com os jogos em falta, relativos á 22.ª Jornada (9.ª da 2.ª Volta).

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos.

17.ª Jornada

Dia 15-05-22

Colégio Gaia – Maiastars (18H00)

20.ª Jornada

Dia 12-05-22

Juventude Lis – AD Academia SPS (21H30)

22.ª Jornada

Dia 01-05-22

Almeida Garrett 23 – 36 CS Madeira (J/Comentado)

ARC Alpendorada 28 – 31 Madeira SAD (J/Comentado)

Dia 07-05-22

AD Academia SPS 18 – 34 Benfica

Porto Salvo 35 – 42 Colégio Gaia

Juventude Lis 22 – 23 CA Leça

SIR 1.º Maio/CJB 18 – 17 Maiastars

Alavarium 27 – 20 ABC

Insistimos mais uma vez que sem qualquer explicação por parte da entidade competente, temos transmissões pela Andebol TV, omissas de qualquer comentário, provavelmente porque a entidade máxima da modalidade entende que esta é a melhor forma de divulgação da modalidade.

Alavarium 27 – 20 ABC

Jogo disputado no recinto do Alavarium e que teve um sentido único, terminando tal como na 1.ª volta com a vitória do Alavarium, iniciando esta o jogo com uma defesa 6:0 agressiva, contra um 6:0 do ABC, mas que não teve o rendimento que era esperado, em especial devido ao comportamento das guarda-redes, com Andreia Costa nos primeiros 30 minutos e Andreia Madail no segundo tempo a estarem num nível superior ao das suas adversárias, pois um ABC iniciou com Rosa Gonçalves, que foi substituída aos 20 minutos de jogo por Maria Costa. O Alavarium com um ataque mais eficaz, onde se destacavam Carolina Monteiro (5 golos) e Constança Sequeira (4 golos), e onde Catrina Soares (2 golos) na ponta fazia um bom jogo, e terminou com 11 jogadoras a marcarem golos, num ataque bem comandado por Diana Oliveira (2 golos) e Eulalia Silva (3 golos), vencia por 4-1 aos 9 minutos, para aos 23 minutos vencer por 13-7 (máximo diferencial no primeiro tempo), e chegar ao intervalo a vencer por 15-11, permitindo que o ABC se aproximasse no marcador aos 28 minutos quando o mesmo assinalava 13-11, após um parcial de 4-0 do ABC, que tinha em Inês Laranjeira (4 golos) uma das suas atletas mais produtivas, e ainda Joana Piçarra (6 golos) e dia sim, com Nádia Gonçalves (5 golos) no comando do ataque, que no entanto não evitou que aos 45 minutos o Alavarium vencesse por 21-14, e chegasse aos 57 minutos a vencer por 25-17 (máximo diferencial registado em todo o encontro). Jogo dirigido pela dupla feminina do Porto, constituída por Rita Machado e Sorais Lusquinos, que apesar de algumas lacunas em especial na aplicação da Lei da vantagem e na progressividade das faltas realizou uma arbitragem positiva na nossa opinião, é uma dupla que reúne todas as condições para melhorar e que a escola de arbitragem da AA Porto, deve trabalhar.

Em São Pedro do Sul, ocorreu o AD Academia SPS / Benfica, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória do Benfica, que assim continua a ser a única equipa que apenas regista vitórias, e que tê praticamente o Titulo Nacional à sua disposição. Neste encontro já vencia ao intervalo por 18-8, resultado completamente esclarecedor da forma como o encontro decorreu, Kassia Cesar com 6 golos, foi a jogadora mais produtiva do AD Academia SPS, enquanto na equipa do Benfica tivemos Molkova com 9 golos, Mariana Costa (8 golos) e Mariana Costa com 8 golos, juntamente do Denise Fernandes que marcou 6 golos a serem as melhores marcadoras do Benfica.

Na Marinha Grande realizou-se o SIR 1.º Maio/CJB / Maiastars, que terminou com a difícil vitória da equipa visitada, que desta forma obteve um resultado diferenciado do ocorrido na 1.ª Volta, Neste encontro a equipa da Marinha Grande construiu o resultado no primeiro tempo ao chegar ao intervalo a vencer por 11-6, para no segundo tempo ter de suportar a forte e positiva reação da equipa maiata. Maria Pereira com 10 golos, acaba por ser a principal responsável pela vitória da sua equipa, por sua vez a equipa do Maiastars, com maior diversidade nas marcadoras Teve em Luciana Rebelo com 4 golos a sua melhor marcadora.

No Pavilhão da Juventude Lis, disputou-se o Juventude Lis / CA Leça, em mais um encontro de grande equilíbrio, e que na nossa opinião é talvez a surpresa da jornada, pois terminou com a vitória pela diferença mínima do CA Leça, que assim repetiu a vitória registada na 1.ª volta da prova, e que neste encontro, ao intervalo se encontrava atrás no marcador por 10-8, mas um segundo tempo de grande qualidade e com uma boa garra e determinação, chega à vitória. Como é normal Barbara Ferreira com 7 golos foi a melhor marcadora da Juventude Lis, com Francinete Carneiro igualmente com 7 golos a ser a melhor marcadora do CA Leça.

No pavilhão da Escola Aquilino Ribeiro, tivemos o Porto Salvo / Colégio Gaia, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória do Colégio Gaia, num encontro de puro ataque e velocidade, e que teve os primeiros 30 minutos de algum equilíbrio, pois o Colégio Gaia, chegou ao intervalo a vencer por 19-16, construindo o diferencial no segundo tempo. Destaque para os 14 golos da experiente Cláudia Correia, bem acompanhada por Margarida Ribeiro, Joana Pires, e Miriam Almeida todas com 5 golos cada, e que foram as melhores marcadoras do Porto Salvo. Por sua vez destacasse os 11 golos de Daniela Mendes, e os 6 golos de Rita Borges e Maria Santos, e ainda os 5 golos de Bebiana Sabino no Colégio Gaia.

Classificação até ao momento – 1.º Benfica (65 pontos), 2.º Alavarium, e Madeira SAD (57 pontos), 4.º AD Academia SPS (-1 jogo) (50 pontos), 5.º ARC Alpendorada (49 pontos), 6.º Colégio Gaia (-1 jogo) (48 pontos), 7.º ABC, e CS Madeira (42 pontos), 9.º SIR 1.º Maio/CJB (40 pontos), 10.º CA Leça (37 pontos), 11.º Porto Salvo, e Maiastars (-1 jogo) (32 pontos), 13.º Juventude Lis (-1 jogo) (31 pontos), 14.º Almeida Garrett (26 pontos).

O Banhadas Andebol

Sem comentários:

Enviar um comentário