sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Arbitragem – 2022/2023 - XI

 
FINALMENTE QUADROS DEFINITIVOS

APENAS ÁRBITROS

Eis uma questão premente, e que merece alguma reflexão pela parte de todos os intervenientes.

Em Tempo publicamos o seguinte texto. “Apesar de no dia 25-10-22, através da Circular N.º 12 do Conselho de Arbitragem, terem sido divulgadas as duplas para a corrente época, apenas analisaremos a mesma depois desta publicação. Agora que terminaram todas as ações relacionadas com o Inicio da época, incluindo a circular N.º 11 de 19-10-22, cuja introdução é de uma falta de “bom senso” na nossa opinião, e que não é mais do que uma justificação “bacoca” para justificar o injustificável, onde é dado conta dos resultados da dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, No entanto os resultados destas ações de formação (Incluindo uma ação e Agosto) apenas foi divulgada em 10-10-22, pela Circular N.º 09, e a Circular N.º 10 de 10-10-22, onde é dado conhecimento dos resultados das provas de ascensão ao quadro Nacional, o que na nossa opinião são divulgados demasiado tarde. Mas mais uma vez esta matéria não foi divulgada no Portal da FAP.”

Mas infelizmente as lacunas, não se referem apenas à forma de divulgação dos resultados, pois não se entende o motivo, da não divulgação dos resultados dos testes escritos dos Árbitros, Delegados e dos Observadores, será que os mesmos foram assim tão maus, que é preferível proceder à sua não divulgação, ou será que o próprio CA, não está interessado em ter uma total transparência em toda a sua atividade.

Mas na realidade as duplas divulgadas através da Circular n.º 12 de 25-10-22. E que só agora damos conhecimento, contêm muitas duplas constituídas por quadros com pendentes, o que não se entende. Porquê?

Sobre este tema, temos como exemplo a existência de uma dupla no quadro de Elite, que neste momento, não se entende a sua divulgação neste quadro, pois não existe por solicitação de dispensa do quadro Diogo Teixeira. Assim como se estranha a colocação da dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, em último lugar da categoria de Elite, sobre esta dupla cabe-nos perguntar qual o motivo da sua não nomeação para qualquer jogo Nacional? Voltaram a ser suspensos? Ou é algum capricho do CA?

Mas historiando, depois da divulgação:

Felizmente estão (pensamos nós) divulgadas as duplas definitivas, apenas se estranha que a divulgação seja concluída através da Circular N.º 12 do CA (datada de 25-10-22) onde são divulgada as duplas de todos os níveis, esperando nós que não existam replicações do divulgado pois as situações pendentes são muitas.

Existem quadros (19) que não se entende como surgem já com duplas constituídas, quando estão dependentes da realização de Observação, e da aprovação em testes físicos.

Lembramos, que somente em 25-10-22 é emitida (pelo menos é a data que lá está inscrita), mas não divulgada no Portal da FAP, as duplas definitivas, pois quanto ás restantes funções é completamente omissa, conforme já referimos, que lamentavelmente e apesar de a época já estar a decorrer à algum tempo, só surge e “camuflada” neste momento, será intencional?

Considerando os quadros divulgados, relembramos, que o nível Elite está completo com 16 duplas (sem qualquer informação acerca das descidas e descidas). Mas ultrapassa o número previsto no Regulamento Erradamente designado do Conselho de Arbitragem, nomeadamente na alínea a) do ponto 1 do Artigo 45 (Composição dos Níveis), onde apenas são contempladas 15 duplas, qual o motivo?

Relativamente ao quadro divulgado do nível Avançados, é mais uma vez preocupante, pois o número de duplas divulgadas é completamente diminuto (18 duplas, e 2 quadros se dupla), quando em 2020 / 2021, era de 28 duplas e 3 quadros isolados, mas o regulamento já referido diz que este nível pode ir até 60 árbitros, ou seja 30 duplas, mas não estamos perto, qual a razão? Não dá para entender porque nada é explicado….

Infelizmente temos a total inversão da pirâmide de formação e de evolução, pois o quadro divulgado do nível Nacional, o mais baixo da hierarquia, é mais uma vez preocupante, e desolador, apenas 12 duplas e pendente 9 pendentes. Este quadro é um completo reflexo do trabalho Não/Realizado a nível Regional, mais uma vez nada é justificado ou explicado.

Lembramos mais uma vez, de que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP.

Por tal motivo é obrigatório dar cumprimentos nomeadamente em especial ao plasmado no Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que rectifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações), e da Lei 101/2017 que introduz novas alterações.

O Regras

13 comentários:

  1. Confesso que começo a ficar enojado com toda esta situação pelo qual nós árbitros estamos a passar.
    É muito mau o que se verifica atualmente onde somos questionados sobre a nossa solidariedade ao CA a todo o momento, num ambiente pesado e de cortar à faca. Nas ações que decorreram em Viseu foi-nos "vendida" uma verdade, sobre o Eurico e o Ivan, fomos coagidos a ser solidários com o CA, inclusive assinei o documento de livre vontade, para mais tarde verificarmos que a guerra não era CA com os árbitros, mas sim CA com a direção da FAP. Pela leitura do comunicado do CA certificamos isso mesmo que o CA negociou com a direção da FAP e chegaram a acordo, portanto a guerra era com a direção da FAP, porque o Eurico estava a trabalhar para a FAP e o Sr. Presidente não aceitava isso. Sendo assim, não se faz o que se fez aos nossos colegas. Isto é nojento! Eu pergunto ao Sr. Presidente do CA: pelo que se ouve o Sr. também é remunerado pela FAP para exercer a função de Presidente. O Sr, pode ganhar pela FAP e os outros não podem usufruir de trocos? A sua remuneração não condiciona a sua liderança? Só se zangou agora porque lhe cortaram no vencimento?
    Passado este tempo todo os nossos colegas continuam sem ser nomeados e se o forem vão levar com jogos de "chinquilho". Isto não está certo. Acha que está a agir bem? Acha bem não proteger uma dupla internacional?
    Fala-se muito em dinheiro e nas mordomias financeiras que o Presidente do CA perdeu, porque a direção da FAP retirou essas mordomias. E eu pergunto ao Sr. Presidente do CA: somos carne para canhão? Não acha que devia resolver os seus problemas com a direção da FAP sem nos meter ao meio e obrigar-nos a andar numa guerra que não é nossa? Eu estou-me a borrifar para a direção da FAP e para a direção do CA! Eu quero é paz para poder ser arbitro em consciência sem ter que ser metido em guerras que não são minhas.
    Sr Presidente, meta a mão na consciência e tente perceber que aquilo que nos está a obrigar, esta guerra surda, só prejudica a arbitragem. O senhor vai sair um dia destes mas por favor não nos arraste consigo como anda a tentar fazer. Pense em nós por favor!

    ResponderEliminar
  2. "Assim como se estranha a colocação da dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador, em último lugar da categoria de Elite, sobre esta dupla cabe-nos perguntar qual o motivo da sua não nomeação para qualquer jogo Nacional? Voltaram a ser suspensos? Ou é algum capricho do CA?"

    É, sem a mais pequena dúvida, um capricho do CA com a cortesia do Presidente da Federação.
    E não, não se percebe como uma dupla de elite não dirige encontros 'cá dentro'.

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Presidente do CA no seu melhor: sim já resolvi o problema do Eurico com a FAP, mas eu é que mando e não me apetece que eles arbitrem!
    Se não estiverem bem problema é vosso, aguentem que eu ainda tenho mais dois anos para enterrar isto tudo e ninguém me pode tirar daqui!
    Uma pergunta: porque tipo de pessoas é composta a direção do CA que assistem a isto tudo sem pestanejarem? São homens ou robôs?
    Ai meu Deus que gente com falta de espinha vertical!

    ResponderEliminar
  4. A dupla ign0rada... dará lugar a 0utra! E... p0rquê? P0is...
    A melh0r dupla que... alguém NUNCA quiz que f0sse...

    ResponderEliminar
  5. Incrível a rápida subida das manas Sa!!! Nada que se pudesse travar...
    Magia negra?! Talvez!... Quem está a empurrar as meninas?

    ResponderEliminar
  6. A novela vai continuar... Força Eurico e Ivan... Ainda vão voltar ao lugar que merecem

    ResponderEliminar
  7. Em vez de discutirem se estão em último lugar da Elite ou se são nomeados, deveriam questionar " O que mudou para os árbitros voltarem com a palavra atrás e em que condições foram reintegrados"

    ResponderEliminar
  8. Quem é que voltou com a palavra atrás, que ninguém entendeu?

    ResponderEliminar
  9. Todos aqueles que assinamos aquele papel fomos ultrajados por uma pessoa que nos quiz usar para seu proveito próprio, que infelizmente até nos amigos dá facadas nas costas, que o diga o pequeno da Madeira.
    Qualquer dia nem árbitros temos para arbitrar as competições Nacionais tal não é os sucessivos abandonos de quadros só aqui no Porto já foram mais de 20 quadros.
    Chegou a hora do Sr. do CA ir embora e levar os seguranças consigo.

    ResponderEliminar
  10. Ao anónimo ENCOMENDADO de 12 de novembro de 2022 às 20:58

    Não, não voltaram com a palavra atrás tanto que o EURICO esteve na organização da champions de andebol de praia a mando da FAP. tu fazes parte do CA ou és das duplas lambe botas para ter jogos, Uma vergonha op que CA anda a fazer... Sejam homens, demitam, dá dó ver o Dario com esta escumalha!!!
    á lá oh Tó Maria deixa isso, precisas dos trocos, mas isso n é Tudo na vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha o que o sr presidente anda a fazer a toda a arbitragem e a alguns árbitros em particular. Ele já demonstrou que é uma pessoa vingativa e com comportamentos de um ditador, para ele só funciona ou está comigo ou contra mim. Não permite que os árbitros tenham uma idéia diferente da sua. Ex: acabar com o cartão amarelo, quando se usa em todas as competições europeias; cartão azul, deixou de se usar, agora voltou a trás.
      Em relação aos restantes membros do CA, alguns já fugiram que nem ratos, arranjando desculpas para não estarem presentes. Em relação ao Sr Darío e Sr Carlos Paulo, só demonstram que não têm personalidade, um deles, estava sempre a dizer que com ele não havia reuniões em restaurantes, e agora anda sempre nas jantaradas.
      Enfim, a nossa arbitragem está entregue a estes "chulos "

      Eliminar
  11. O que tem move Tó Maria não achas que tantos escândalos já chegam, já te tiraram o tapete o cerco está a apertar, só tens uma saída é a Demissão, o teu plano de afrontar a Direção da FAP não resultou e muitos daqueles que te lamberam as Botas assinado aquele celebre documento, já andam por ai a dizer mal de ti e que foram traídos.
    Tens um ego tamanho do Mundo não caminhes para o cadafalso terás um grande futuro a Vender Casas porque lata não te falta.
    Sai antes que sejas empurrado.
    Um Conselho do teu amigo FR.

    ResponderEliminar
  12. Realmente é uma vergonha o que se está a passar e nesta altura já com a conivência da direção da FAP e das Associações. Será que ainda não perceberam que a continuidade deste CA levará a arbitragem do Andebol a um beco sem saída...
    Não serão só os quadros de arbitragem que sairão prejudicados, será o Andebol na generalidade e especialmente os clubes...
    A continuidade do Sr. António Marreiros e a sua equipa só está a trazer malefícios á modalidade...
    Os elementos que coadjuvam o presidente do CA, fazem o que ele manda e quer, não passam de uns "paus mandados" com medo de perder o "pequeno tacho", uma vez que se saírem minguem os quer, face á sua fraca competência...
    Digo "pequeno tacho", quando comparado com o "grande tacho" do Tó Maria, que eles estão a ajudar a suportar...
    Nesta altura parece-nos que a direção da FAP terá obrigatoriamente de tomar posição, condicionando de forma ativa (financeiramente) os elementos do CA, e especialmente explicar em AG aos sócios ordinários da FAP (Associações) o que na realidade se está a passar, sob pena de serem coniventes com a situação.
    Será que o Presidente do CA e os restantes elementos não terão incompatibilidades como as que foram detetadas ao presidente e direção da Federação de Judo?
    Será que a AG da FAP não deveria tomar posição sobre esta triste novela?

    ResponderEliminar