segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Europeu 2022 Seniores Femininos – XXXIV

15.º EHF EURO 2022

SENIORES FEMININOS – FASE FINAL

ESLOVÉNIA, MACEDÓNIA DO NORTE, E MONTENEGRO

NORUEGA – CAMPEÃ DA EUROPA

RENOVA O TITULO

(Foto EHF)

A Noruega termina como vencedora do EHF EURO 2022, depois de um jogo do final disputado com a Dinamarca, e que na nossa opinião foi impróprio para cardíacos, pois esteve quase se em desvantagem, chegando a ter 4 golos de desvantagem, por exemplo 14-10 (27 minutos), para chegar ao intervalo a perder por 15-12. A Dinamarca ainda continua a comandar o marcador, e aos 44 minutos vence por 22-18, e já com a veterana Katrine Lunde, na baliza, que chega aos 40% de eficácia, inicia uma extraordinária recuperação, perante uma Dinamarca a jogar com 7 jogadoras de campo, que na nossa opinião foi uma opção fatal para a equipa, com a Noruega a igualar a 22 golos aos 51 minutos, e consegue aos 54 minutos colocar-se pela primeira vez no comando do marcador (24-23), com Breistol (4 golos), e Reistad (3 golos) em bom plano, bem complementadas por Oftedal (3 golos), que não esteve no seu melhor, mas a figura foi mais uma vez Nora Mork com 8 golos, e considerada a MVP da Final.

O jogo do 3/4 Lugar disputado entre Montenegro e França, termina com a vitória de Montenegro, que com esta vitória salva a “honra” dos organizadores, e deve a sua vitória a u forte apoio do público afeto á equipa que estava disputar a medalha de bronze na sua própria “casa”, a França entrou bem no jogo e comandou o marcador até cerca dos 12 minutos, com a equipa de Montenegro chegar ao comando do marcador aos 15 minutos (7-6), com o jogo a ser equilibrado e a chegar ao intervalo com Montenegro na frente do marcador por 13-12, posteriormente entrou-se numa fase com Montenegro a dilatar a sua vantagem mas sempre com a França a responder, e a chegar ao fim do tempo regulamentar, com uma igualdade a 22 golos, que obrigou a prolongamento, onde a França claudicou, e Montenegro acaba por obter a Medalha de Bronze.     

Resultados Finais

Dia 20-11-22

3/4 Lugar

Montenegro 27 – 25 França (C/Prolongamento)

Final

Dinamarca 25 – 27 Noruega

Recordamos que o vencedor como organizador já estava apurado para o mundial de 2023, tal como a Dinamarca e a Suécia, assim apuraram-se para o Mundial, Montenegro, França e Países Baixos, com a Noruega a apurar-se ainda para os Jogos Olímpicos de 2024.

Classificação Final – 1.º Noruega, 2.º Dinamarca, 3.º Montenegro, 4.º França, 5.º Suécia, 6.º Países Baixos, 7.º Alemanha, 8.º Eslovénia, 9.º Espanha, 10.º Croácia, 11.º Hungria, 12.º Roménia, 13.º Polónia, 14.º Suíça, 15.º Sérvia, 16.º Macedónia do Norte.

Equipa “All Star”

(Site da Prova)
Melhor Guarda Redes – Cleopatre Darleux (França)

Melhor Ponta Esquerda – Emma Fris (Dinamarca)

Melhor Lateral Esquerda – Cristina Neagu (Roménia)

Melhor Central – Stine Oftedal (Noruega)

Melhor Pivô – Pauletta Foppa (França)

Melhor Lateral Direita – Katrin Klujber (Hungria)

Melhor Ponta Direita – Jovanka Radicevic (Montenegro)

Melhor Marcadora – Nora Mork (Noruega) 50 golos

Melhor Jogadora Defensiva – Kathrine Heindahl (Dinamarca)

Jogadora Mais Valiosa (MVP) – Henny Reistad (Noruega)

Arbitragem

A dupla portuguesa presente nesta Fase Final, constituída por Marta Sá, e Vânia Sá, dirigiram dois jogos na Ronda Preliminar, e dois jogos na Main Round, e igualmente o jogo que decidiu o 5/6 lugar, fechando a sua participação com 5 jogos dirigidos, menos 1 que no EURO 2020.

Dia 04-11-22 – Suécia / Sérvia (Grupo B)

Dia 06-11-22 – Suíça / Noruega (Grupo A)

Dia 10-11-22 – Hungria / Noruega (Grupo I)

Dia 16-11-22 – Croácia / Suécia (Grupo I)

Dia 18-11-22 – Suécia / Países Baixos (5/6 Lugar)

A representação portuguesa neste europeu, teve um comportamento que deixa satisfeitos todos os adeptos da modalidade.

O Noticias 

3 comentários:

  1. Pelo que vi neste europeu e pelo que conheço da nossa realidade vamos continuar a marcar passo! A Roménia é demasiado forte para a nossa frágil seleção.
    Pelo que ouvi dizer o campeonato nacional da 1ª divisão vai passar para 10 equipas. Se isso acontecer e se os clubes do feminino contratarem treinadores em vez de aprendizes de treinadores com grau 4, pode ser que tudo melhore.
    Os melhores treinadores não chegam ao feminino porque por 300, 400, ou 500€ ninguém de qualidade está disponível. Esse dinheiro não chega para combustível para treinos! As atletas não apostam numa carreira porque não há incentivos. Assim nada é possível! Podemos colocar o melhor treinador do mundo a treinar a seleção que o resultado será o mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Como Grau 4? Agora até já chega o Grau 2!

    ResponderEliminar
  3. Três paises da antiga Yuguslávia entre 4 de lideres!

    ResponderEliminar