segunda-feira, 22 de maio de 2023

Crónica de Fim-de-Semana no Feminino – 59 – 2022 / 2023

 

Crónica de Fim-de-Semana relativa aos últimos jogos que se realizaram da PO09, já com a nova Campeã Nacional, definida, e será uma crónica resumida dos jogos, onde apenas, foram definidas as descidas de Divisão, e as qualificações para as provas de acesso.

Nota relativa á PO09 - As duas últimas classificadas, descem automaticamente de divisão, mas as equipas classificadas nos 9.º e 10.º Classificados com o 2.º Classificado da Fase Final da PO10, disputam uma prova de apuramento (Continuamos a afirmar, que apesar da FAP, informar do sorteio da mesma, Não Regulamentada) o segundo apuramento para a PO09, o que significa, que apenas existirá uma subida automática. Na próxima época, as não apuradas irão disputar a 2.ª Divisão de Honra (Prova nova, Não Regulamentada), as duas últimas classificadas, participam na próxima época na 2.ª Divisão de Honra. 

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos.

 BENFICA

BI -CAMPEÃO NACIONAL

(foto Facebook)

21.ª Jornada

Dia 20-05-23

CS Madeira 27 – 25 Alavarium

Madeira SAD 26 – 24 ARC Alpendorada

22.ª Jornada

Dia 21-05-23

Maiastars 29 – 30 ABC

Madeira SAD 33 – 26 Alavarium

Gil Eanes 22 – 22 Colégio Gaia

AD Academia SPS 33 – 30 CA Leça (16H00)

CS Madeira 16 – 20 ARC Alpendorada

Benfica 39 – 21 SIR 1.º Maio/CJB


CAMPEÃO NACIONAL – BENFICA

DESCEM DE DIVISÃO – CA LEÇA E MAIASTARS

DISPUTAM A PROVA DE ACESSO – CS MADEIRA E ALAVARIUM

 

Participações nas Competições Europeias 2023/2024:

EHF European League – Benfica.

EHF European CUP – Madeira SAD, AD Academia SPS e SIR 1.º Maio/CJB.

Indicações feitas com base no Ranking Feminino para 2023/2024 da EHF, e com a perspetiva existente no Regulamento da PO09, pois a Taça de Portugal não apura para nenhuma prova infelizmente.

Nestes jogos que se realizaram, destacamos a prestação da equipa do Benfica, que apesar de já ser Campeã Nacional, terminou de forma segura e sustentada, vencendo de forma clara a equipa do SIR 1.º Maio, por um diferencial forte, e terminou a prova, sagrando-se Bicampeã Nacional, sem derrotas. O Madeira SAD, que foi durante toda a prova o forte concorrente á homogenia do Benfica, realizou dois encontros, que venceu, embora a sua vitória diante o ARC Alpendorada, não tenha sido fácil, mas num segundo encontro ao vencer de forma mais evidente o Alavarium, consolidou o seu segundo lugar, encaminhando a equipa do Alavarium para a disputa dos jogos de acesso, pois terminou em igualdade pontual com o CA Leça, sendo apurado no sistema de desempate, e por apenas 1 golo, com esta equipa a perder os dois jogos na sua deslocação á Madeira, tendo na véspera perdido o seu encontro diante o CS Madeira num jogo de grande equilibrio, e que colocou imediatamente a salvo de uma descida automática o CS Madeira, que se qualificou para disputar a prova de acesso, apesar da derrota que sofreu na última jornada diante o ARC Alpendorada, que realizou excelentes jogos nesta sua deslocação á Madeira, para cumprir uma jornada dupla. No Municipal da Maia, a equipa do Maiastars, perdeu diante o ABC, pela diferença mínima, que reflete, o equilibrio com que o jogo foi disputado, e com esta derrota, a equipa do Maiastars desceu de Divisão. O Gil Eanes ao empatar com o Colégio Gaia, e diante a derrota sofrida sofrida pelo CS Madeira no seu segundo jogo, evitou a sua designação para os jogos da prova de acesso, mantendo-se na PO09, na próxima época. No jogo realizado em São Pedro Sul, a equipa da AD Academia SPS, venceu o CA Leça num encontro que ditou a descida de Divisão desta equipa, construindo o resultado no primeiro tempo, com uma boa reação do CA Leça no segundo tempo, de referir que em caso de vitória da equipa do CA Leça, esta equipa seria a apurada para a prova de acesso.

Classificação Geral neste momento – 1.º Benfica (65 pontos), 2.º Madeira SAD (63 pontos), 3.º AD Academia SPS (56 pontos), 4.º SIR 1.º Maio/CJB (47 pontos), 5.º Colégio Gaia (46 pontos), 6.º ABC (45 pontos), 7.º ARC Alpendorada (38 pontos), 8.º Gil Eanes (36 pontos), 9.º CS Madeira (35 pontos), 10.º Alavarium 33 pontos), 11.º CA Leça (33 pontos), 12.º Maiastars (31 pontos).   

O Banhadas Andebol

8 comentários:

  1. Com este treinador o Benfica vai ganhar sempre, está 20 anos a frente dos outros.

    ResponderEliminar
  2. Mas alguem duvida que o alavarium vai ficar na 1a e o cs desce?o marco ja sabe isso e comenta a boca cheia.a sad diz ser apenas competitiva se nao houver jornadas duplas.so assim se explica que o miseravel alavarium sestes ultimos meses nao ganhe um jogo e mesmo assim se safe.esta tudo feito.

    ResponderEliminar
  3. Com este treinador o Benfica vai ganhar sempre, está 20 anos à frente dos outros...
    Quem escreve uma barbaridade destas? É o próprio treinador?
    Que vai ganhar sempre em Portugal é provável se o cenário continuar igual. Escolhe as atletas que quer, umas para jogar, outras para não jogarem contra ele e assim vai ganhando. Até aqui nada de novo o problema é que as atletas que vão para o Benfica jogam bem nos primeiros tempos, com a bagagem que levam do seu clube e depois é vê-las a perder qualidade a cada dia que passa. Basta olhar para a Viktoriya, o que era e o que é agora; olhar para Unjanque, passou de boa a vulgar; a Constança que até o lugar na seleção perdeu, etc, etc, etc.
    Como é que um treinador com este plantel perde a taça da FAP e disputa jogos com resultado equilibrado até ao fim, quando devia ganhar a todas as equipas por mais de 10?
    E nas competições europeias? É melhor nem falar...
    O meu clube sempre foi bom a contratar treinadores quer no feminino, quer no masculino!

    ResponderEliminar
  4. E então os papagaios do Maia onde andam? Tanto palraram que descia o Alpendorada, o Alavarium, o CS, O CALE (este sim tenho pena que tenha descido) e afinal...
    Parabéns ao Tormenta, o homem da verdade desportiva, dos galardões, do reconhecimento de mérito que vai tendo. O Presidente da CM Lagos e do GIl Eanes mandam-lhe forte abraço pelo jeito que foi dar ao Algarve... Eu se tivesse a minha filha no colégio tinha vergonha, tal como a FAP, nomeadamente o seu Presidente, Dr Manuel Laranjeiro, e o seu Vice (da FAP e do norte, pena que não tenha conseguido evitar a descida da sua equipa Maiastars) devem ter, ao permitir que a primeira divisão feminina se jogue num pavilhão como o do colégio e depois implicam com outros...

    ResponderEliminar
  5. O Colégio de Gaia deu tanto jeito ao Gil Eanes que andou a marcar individual uma jogadora do Gil do princípio ao fim do jogo. Deve ter sido alguma encomenda... Vejam o jogo e não falem só por falar, o jogo esta disponível para todos.
    Não foram competentes durante a época e agora vêm branquear o seu insucesso com os outros, não sejam facciosos, ganhou o campeonato quem foi melhor, atingiram os lugares europeus as equipas que mereceram e a manutenção igualmente!
    O Gil Eanes era o principal candidato à descida de divisão ainda mais em ano de redução de equipas, mas felizmente conseguiu manter-se na 1.ª Divisão, no Algarve também se joga andebol e bom andebol, o Algarve também é Portugal!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 20:11

    O Colegio de Gaia foi na maxima força ao Algarve. A questão aqui é que o Gil Eanes fez uma época em crescendo e evoluiram a olhos vistos. Grande trabalho da Sofia Osório. Ela já é provavelmente a melhor treinadora do campeonato.

    O Gil Eanes era o maior candidato à descida de divisão. Praticamente competiu apenas com atletas da formação com idade de juniores e juvenis. No final conseguiram a manutenção directa e tiveram a melhor marcadora do campeonato. Simplesmente brilhante.

    ResponderEliminar
  7. Ao anonimo do dia 23 12,42. Você realmente sabe o que diz! Quando uma equipa marca 837 golos em 22 jogos com uma média de 38 golos por jogo! Realmente não sabe o que diz vá ver os resultados. Assim por alto lembro 31-52 ao Colégio e neste ultimo 39-21 ao Sir. Competições Europeias perdeu-se por um com o vencedor da prova, foi mau? Da próxima fale com critério não fale por falar...

    ResponderEliminar
  8. Fiquem com ele e façam-lhe uma estátua. Ainda o vamos vêr a treinar o PSG ou o Barcelona.
    Ganda máquina ele e a adjunta top... em terra de cegos....

    ResponderEliminar