quarta-feira, 26 de julho de 2023

Planeamento Desportivo – Época 2023/2024 – XVII

Provas Nacionais Fixas - Época 2023/2024

CAMPEONATO NACIONAL

1.ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, e conforme já referimos a Federação, divulgou em 20-07-23 os Regulamento Desportivos de todas as provas.

No entanto a divulgação da PO09, cujo sorteio já realizou, no CO N.º 1 tem como data limite para conclusão dos procedimentos administrativos da inscrição na prova (Pontos 2.4.1) o dia 16-08-23, ora como é possível que isto aconteça quando o Sorteio da Prova já foi realizado, como se tudo já estivesse consumado.

PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.º Divisão

Esta foi uma das provas que em termos de formato competitivo, sofreu grandes alterações, na sua forma de disputa.

Continua-se a não entender bem a matéria constante do Ponto 4 do Artigo 1.º, ou seja “A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá de ser ratificada pela Direção da FAP, tendo em consideração as condições económicas, desportivas, de infra estruturas desportivas e de Marketing de cada um dos Clubes, podendo ser efetuadas substituições quando os clubes não cumpram objetivamente com tais requisitos.”, Com a supertaça a continuar a ser disputada pelo Campeão Nacional, não existe qualquer outra hipótese, e nos perguntamos e se o vencedor da Taça de Portugal for o mesmo.

A manutenção do texto referido sobre as condições de participação nas competições Europeias, confere em nossa opinião poder discricionário à Direção da FAP, na indicação dos Clubes às provas Europeias com o direito desportivo adquirido, texto a ter em atenção.

Constata-se que foram mantidas praticamente todas as verbas respeitantes a multas, mencionadas no respetivo Regulamento Desportivo, com a exceção das faltas por sanção disciplinar em campo que sofreram agravamentos em especial o Cartão Vermelho de 100%.

No entanto na alínea a) do ponto 5 do Artigo 9.º corrigido o seu texto e agora a multa já está colocada em 250€, corrigindo um erro que já vinha desde da Época 21/22.

No seu Artigo 8.º (Homologação de Campos), continua a estar previsto a obrigatoriedade de um regulamento de segurança (de acordo). Mas ao contrário dos outros Regulamentos Desportivos continua a obrigatoriedade de serem os clubes a apresentarem ou a fazerem os mesmos, mas levantamos a questão e quando os mesmos foram pertença de outras entidades como por exemplo Camaras Municipais, como vai ser? E Ainda quais as normas para os clubes criarem os seus próprios Regulamentos?

Extraordinário!!! Desapareceu o Artigo sobre Estatísticas, que esperávamos, que esta época fosse uma novidade a bem do desenvolvimento da modalidade, o que na nossa opinião é mais uma machadada na Modalidade…, embora continuemos a considerar de extraordinária importância para o andebol feminino.

Modelo Competitivo

1ª Fase - TxT a 2 voltas

Realizam 18 jogos

Fase Final - 2 grupos TxT a 2 Voltas

·       Grupo A - 6 primeiros classificados da 1ª Fase com 50% dos pontos

·       Grupo B - 7º ao 10º classificado da 1ª Fase com 50% dos pontos

A transição de 50% dos pontos da 1.ª Fase, é do total dos jogos no Grupo.

Nota interessante com este novo modelo competitivo, as equipas realizam mais 10 jogos, o que faz um total de 28 jogos, no Grupo A, ou seja mais 6 do que na época 2022/2023, e no Grupo B, mais 6 jogos com um total de 24 jogos mais 2 do que na época 2022/2023.

O que significa que tal como na PO01, que algumas das equipas se vão defrontar, em 4 jogos, esta é na nossa opinião uma boa decisão, pois a disputa do título nacional, será sempre mais equilibrada, assim como os jogos de descida de divisão, e a competição será certamente mais competitiva

Classificações finais

·       O 1.º Classificado da Fase Final Grupo A, é o Campeão Nacional

·       1º ao 4º Classificado da Fase Final Grupo A têm acesso às Competições Europeias 24/25 (Nota: estes apuramentos estão sempre sujeitos ao ranking da EHF e mapa de distribuição de lugares para a época 2024/2025)

·       3º e 4º Classificado da Fase Final Grupo B disputam Divisão de Honra (PO09 A) 24/25, Prova já Regulamentada.

Mantêm a norma de os seis primeiros classificados da 1.ª Fase da época, neste caso o Grupo A, são cabeças de série, não se defrontando entre si nos 1/16 da Taça de Portugal, na próxima época.

O Analista

Sem comentários:

Enviar um comentário