sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Arbitragem – Formação - I

 
 ARBITRAGEM - FORMAÇÃO

Este texto aplica-se a todas as ações de formação (ou chamadas como tal), levadas a efeito pelo Conselho de Arbitragem (Ou pela Direção da Federação, uma incógnita), desde as sua convocatórias, até á divulgação dos resultados.

Agora que já existe (Por bem) a divulgação dos documentos do CA, que deixaram de ser Circulares e passaram a ser Informações, ainda não entendemos bem como uma Informação serve de convocatória, mas não é importante, o nome que se lhe dá.

No entanto existe algo de espantoso, pois existem convocatórias para ações de formação, sem ainda terem sido divulgados os enquadramentos dos Árbitros, se continuam a existir observadores de 1.ª e 2.ª, e se os delegados continuam a poder ser Presidentes de Associações (Ilegal), agora que a sua responsabilidade é da Direção da Federação pelo menos em termos Regulamentares.

Podemos dizer que em termos informativos conforme já afirmamos, mais uma vez passamos do 8 ao 80, e toda a gente está calada.

As duplas das diversas categorias continuam sem ser divulgadas, provavelmente quando já não interessar, então se procederá á sua divulgação.

Estranho muito estranho a forma como são divulgados os resultados das ações de formação, simplesmente com a palavra aptos, mas qual foram os resultados, em testes fossem eles escritos ou físicos, pois gostaríamos de saber os resultados em especial dos testes escritos, onde sabemos existiu alguma controvérsia, pois seria interessante saber por exemplo os resultados dos observadores.

Delegados

Para a 1.ª Ação foram convocados 19 delegados, apenas surgem como aptos 11, e os outros, faltaram ou foram N/Aptos... Eis algumas das questões que se podem levantar, mas nada nem ninguém esclarece

Observadores

Similar ao que passa com os Delegados, foram convocados 13 (na nossa opinião não chegam para as encomendas), apenas surgem como aptos 9, e os outros, faltaram ou foram N/Aptos, ou ainda abandonaram...

Para já não falarmos da duvidosa qualidade de alguns quer tecnicamente quer como relações humanas, ou prestigio, mas não nos compete denunciar as situações menos próprias, que são conhecidas o CA, deve fazer uma correta avaliação, e cortar a direito sejam quem forem.

Árbitros

Aqui ainda é pior, para não dizer mais grave, pois não existem quaisquer justificação para as diferenças encontradas entre os convocados, e os Aptos, onde nem se sabe a categoria dos aptos, porquê?

Agora vejamos, para a 1.ª ação foram convocados 33 árbitros, destes apenas compareceram 27, mas surgem como aptos 40, ou seja 13 dos aprovados nem convocados estavam, não estamos contra a sua presença ou contra as sua prestações ou que estamos completamente contra e para falta de informação e de lisura processual.

Mais gostaríamos de saber o que se passa com as duplas Duarte Santos / Ricardo Fonseca, e Vânia Sá / Marta Sá, que foram convocadas, mas pelo que nos é dado a ver apenas a dupla feminina, esteve presente. Em tempo oportuno falaremos sobre as situações criadas a estas duplas (algumas por culpa própria) e por quem, e o que pretendem fazer.

Continuaremos em breve

E assim vai a Arbitragem...

O Reticências

6 comentários:

  1. Este CA é para inglês ver porque quem decide é a direção da FAP. Então vejamos, o regulamento do CA é explícito sobre as nomeações vs categoria dos árbitros, mas a bagunça continua. Qualquer um que seja amigo da direção está apto a estar ao mais alto nível.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a falta de informação e transparência é criticável e confirma a incompetência e qualidade do atual CA...
    O pior é a trapalhada das circulares, informações...que têm um número, que entretanto, é alterado para outro... será por conveniência ou para justificar as datas... que nalguns casos nem existem...
    É completamente incompreensível que as competições já tenham começado e não se conheçam as categorias dos diversos árbitros... quem vai apitar o quê... etc...
    Isto é realmente falta de transparência e serve para efetivamente fazer alguns "fretes"... mas tem tudo para correr mal...
    É opinião generalizada que este CA é mesmo para "inglês ver"... quem comanda é um um tal senhor da direção "De Silva", que se está a preparar para tomar conta da arbitragem... já não pode concorrer á direção... e tudo fará para que estes elementos do CA... se espalharem ao cumprido e naturalmente justificarem serem corridos no próximo ato eleitoral..
    Estes para além de incompetentes... ainda são TÓTÓS...
    Abram a pestana...

    ResponderEliminar
  3. Ui Ui tanta dor corno que por aqui vai ....
    Chora Bebé Chora ..

    ResponderEliminar
  4. o Manuel que se ponha a pau, pois nem o partido o vai safar, mas o próximo elemento a tomar conta da arbitragem, será o informador do sr. da silva no CA, e que todos sabemos quem é

    ResponderEliminar
  5. Essas duplas estão a colher o que plantaram... só estão a ter o que merecem. Deviam deixar de ser burrinhos e acabar a carreira em bom... em vez disso é a tristeza que se vê. Que orgulho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o anónimo de 20 setembro 2023 às 14:36, e mais, não devia haver sequer árbitros. Os jogos apitados por dirigentes chega para o nível de andebol que temos.

      Eliminar