domingo, 3 de setembro de 2023

Competições Europeias – 2023 /2024 – XVI

 
EHF EUROPEAN LEAGUE - MASCULINA

(ÉPOCA 2023 / 2024)

ABC APURADO PARA A FASE DE GRUPOS

 ÁGUAS SANTAS – ELIMINADO

Esta jornada das Competições Europeias de Clubes, (EHF European League), começou bem para as cores Nacionais com o ABC, a apurar-se para a Fase de Grupos, ao vencer por 3 golos de vantagem, e o Águas Santas a ser eliminado ao perder por 3 golos.

Resultados

1.ª Mão

Dia 26-08-23

RK Trimo Trebnje (Eslovénia) 31 – 29 ABC

Águas Santas 24 – 22 Pfadi Winterthur (Suíça)

2.ª Mão

Dia 02-09-23

ABC 29 – 26 RK Trimo Trebnje

Dia 03-09-23

Pfadi Winterthur 22 – 19 Águas Santas

Constituição do Grupo do ABC

Grupo D

RK Nexe
MSK Povazska Bystrica
Skjern Handbold
ABC de Braga

ABC 29 – 26 RK Trimo Trebnje

No Flávio Sá Leite, com uma verdadeira enchente de público, fazendo reviver os velhos tampos da equipa do ABC, que correspondeu em pleno ao apoio que lhe foi prestado, tivemos um jogo de grande equilibrio nos primeiros 30 minutos, coma equipa da Eslovénia a estar na frente do marcador aos 15 minutos (8-7), mas com o ABC a responder em pleno nos 10 minutos seguintes em que realizou um parcial de 6-2, e aos 25 minutos vencia por 13-10, para no entanto chegar ao intervalo a vencer somente pela diferença mínima (14-13), destaques neste período para o Humberto Gomes (21% de eficácia) na Baliza, para Leonardo Abrahão (8 golos, 100% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros, 5 assistências), e igualmente para Vinícios Carvalho (6 golos, 46% de eficácia, 0 em 1 de 7 metros, 3 assistências), com Davide Bulzamini (2 golos, 50% de eficácia), Jan Jurecic (7 golos, 78% de eficácia, 4 em 5 de 7 metros), e mais uma vez de Timotej Viscek (5 golos, 83% de eficácia, 3 assistências), no segundo tempo continuámos a ter grande equilibrio com a equipa do ABC a chegar  aos 45 minutos a vencer por 24-20, maior diferencial registado em todo o encontro, com Carlos Martins (5 golos, 83% de eficácia), a ser mortífero nas ações de contra ataque, mas a equipa da Eslovénia respondeu sempre a preceito, e a 1 minutos e 20 segundo do fim, coloca o resultado em 28-26, igualando a eliminatória, mas a 30 segundos do fim, é assinalado um livre de 7 metros a favor do ABC, acompanhado de uma exclusão de 2 minutos que resolveu o encontro a favor das cores nacionais, que assim apuraram mais uma equipa para a Fase de grupos na Prova. Dirigiu o encontro uma dupla Polaca constituída por Bartosz Leszczynski e Marcin Piechota, que realizaram uma arbitragem positiva, apesar de não isenta alguns erros de pormenor, em especial na conduta para com o adversário.

Na Suíça, disputou-se o Pfadi Winterthur / Águas Santas, com a equipa portuguesa a entra em jogo com 2 golos de vantagem, situação que entre duas equipas equilibradas, não é uma vantagem segura, e apresentou-se com esta noção, entrando bem no jogo, chegando aos 4-2 aos 5 minutos, mas cedeu rapidamente, sofrendo um parcial de 5-0, colocando o resultado em 7-4 aos 14 minutos, realizando depois um jogo de parada e resposta, mas chegando ao intervalo a perder por 16-11, no segundo tempo, permitiu que a equipa Suíça chegasse a uns impensáveis 22-14 aos 41 minutos, após ter sofrido um parcial de 4-0, para até final do encontro não sofrer mais golos, realizando um parcial de 5-0, que se traduziu no resultado final, num jogo em que o número de falhas técnicas foi bastante elevado, assim a equipa portuguesa é eliminado por 1 golo, que na nossa opinião reflete o pouco acerto no ataque nos primeiros 30 minutos. Destaque na formação do Águas Santas para Diogo Ribeiro (41% de eficácia) na baliza, para Pedro Cruz (5 golos, 71% de eficácia, 5 em 5 de 7 metros), Manuel Lima (4 golos, 67% de eficácia, 3 assistências), por sua vez na equipa do Pfadi Winterthur, Leopold (7 golos, 78% de eficácia, 2 em 4 de 7 metros), e Dragaševic (7 golos, 78% de eficácia), foram os seus melhores marcadores.

O Banhadas Andebol

6 comentários:

  1. o manuel lima deixou o abc para jogar europa ?

    cómico

    manuel as inscrições terminam a 15 de fevereiro até lá tens tempo

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao meu ABC por brilhante vitória.
    Dar uma palabra sincera de incentivo ao Águas Santas e que volte novamente para o ano a estes palcos.
    Por último um enorme agradecimento muito grande ao Presidente do Águas Santas por ter ajudado o meu ABC a não ter perdido o jogo do passado sábado por falta de comparência.
    Tenho de pessoalmente de confessar que esse Senhor me deu uma lição grande seriedade e de rectidão onde com o seu ato demonstrou uma integridade pessoal que nem sempre tudo vale para ficarmos a frente dos outros e demonstro um enorme desportivismo para com o meu ABC e com o andebol Nacional.
    Obrigado Senhor Presidente do Águas Santas pela sua importante e enorme ajuda passou a ter um adepto que nutre pelo Senhor Presidente uma enorme respeitabilidade.

    ResponderEliminar
  3. O que se passou? Desde quando o ABC precisa de ajuda do Águas Santas ou seja se clube for? O Presidente do ABC ou a Direcção têm de desmentir ou esclarecer os Sócios e simpatizantes que como eu encheram o pavilhão no passado sábado. Já....

    ResponderEliminar
  4. Para o anónimo da 1:47, é muito fácil destilar ódio e meter nojo quando não se mostra a cara.
    O Águas Santas ainda vai dar muito que falar este ano pela positiva e que o ABC tenha uma excelente campanha europeia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 17.22
    Queres saber porque?
    Eu digo-te:
    O ABC a 1h de começar o jogo não tinha oficial de mesa acreditado para fazer o jogo junto da EHF, conforme obriga os regulamentos. Conclusão não havia jogo e o ABC perdia o jogo por incumprimento dos regulamentos oficiais o Presidente do Águas Santas resolveu o problema a 1 hora antes do jogo pois mandou para Braga o oficial do Águas Santas acreditado para fazer o jogo.
    Gostava de saber se fosse ao contrário se o Presidente do ABC faria o mesmo... Duvido mas assim se vê que para o Águas Santas não vale tudo para ganhar jogos.
    Parabéns Sr. Presidente do Águas Santas pelo excelente gesto de solidariedade e exemplo de desportivismo que deu a Direcção do ABC e ao dirigismo em geral. Seriam muito poucos a fazer o que o Senhor fez.
    Parabéns pelo exemplo dado ao dirigentes do nosso Desporto em geral e ao nosso Andebol Nacional em particular.

    ResponderEliminar
  6. O A. Santas, como grande clube que é, limitou-se a ter um comportamento institucional correto, mais nada. Claro que se fosse ao contrário tenho as minhas reservas...

    ResponderEliminar