DUPLAS PROVISÓRIAS E NIVEIS
ÉPOCA 2023/2024
O Conselho de Arbitragem divulgou em tempo uma Informação (N.º 14 de 20-09-23), onde divulgava as duplas provisórias para a época 2023/2024, nós aguardamos este tempo na esperança de ver ser realizada a composição Definitiva das Duplas, e não só de Observadores e Delegados, mas até ao momento nada.
Na divulgação realizada, constata-se alguma informação que não foi divulgada nos resultados obtidos nas ações de formação, onde foi tudo apto, exceto na terceira onde surge um não apto, curiosamente a aguardar exame médico, o que significa na nossa leitura, que está apto em todo o resto, mas nesta Informação temos novas informações, por exemplo quadros sem formação realizada, pergunta-se faltaram? Então se não têm formação como podem fazer parte dos quadro mesmo provisórios, e falamos nestes pois existem muitas mais anomalias que nunca foram divulgadas, como por exemplo uma licença de Maternidade e bem, mas se não participou em nenhuma ação, o significa N/Apta, como pode estar condignada num Nível, pois o correto teria sido divulgar a sua dispensa.
Verifica-se que o número de Duplas, é notoriamente baixo, registando-se uma significativa perda de quadros de arbitragem, com consequências negativas no desenvolvimento da modalidade, na sua promoção, e até na escolhas da qualidade dos mesmos.
Constata-se que não se verificaram descidas e subidas de nível, o que na nossa opinião só pode ser atribuído, provavelmente á não existência de relatórios em número suficiente, para se proceder em conformidade regulamentar, mas nada foi explicado.
Constata-se que o Quadro da Elite é composto, por 15 duplas (Art.º 45 do Regulamento de Arbitragem), mas apenas existem 13 duplas, menos 3 que na última época, e ainda 2 duplas que certamente não vão arbitrar (Duarte Santos / Ricardo Fonseca, e Vânia Sá / Marta Sá), aproposito desta duplas, é nossa opinião de que á dupla da Madeira foi-lhe feita a “cama”, intencionalmente, ao nomeá-los sabendo que os mesmos não iriam comparecer, assim tiveram um motivo para os poderem “dispensar” por falta de confiança, que segundo as informações que chegaram ao nosso conhecimento, foi a decisão tomada numa reunião da Direção da Federação com as duplas, mas sem a presença de qualquer elemento do CA.
No Nível Avançado (que pode ter até 60 duplas), que apenas têm 15 duplas (-3 que na última época, surge um quadro a ter uma nota de que aguarda teste físico, mas que curiosamente na Informação 12, é dado como apto, afinal em que ficamos...
No Quadro Nacional, temos uma forte diminuição das duplas, e mais uma vez temos o total prejuízo de um arbitro de elite, que viu a sua dupla “desfeita”, e esta a fazer dupla com um quadro nacional, e é enquadrado neste nível, para quando o terminar com esta aberração regulamentar.
E assim vai a Arbitragem...
O Reticências
A leitura que faço deste post... no essencial descreve o atual estado da arbitragem, no que diz respeito a quantidade e especialmente na qualidade, pois a distância entre os poucos que reúnem condições para apitar ao nível mais elevado e os restantes é tão grande... que só pode resultar na continuidade do colapso da arbitragem...
ResponderEliminarO que atrás refiro aliada á notória falta de qualidade da formação que está ( ou melhor dizendo não está) a ser dada pelo atual CA, só pode resultar em asneira...
A falta de transparência do atual CA, só resulta da sua notória incompetência e falta de conhecimentos regulamentares... nem se dão ao trabalho de ler os regulamentos...
Já foi dito e nos concordamos, que este CA é para "inglês ver", serve de testa de ferro de quem o está a comandar a partir da direção, fala-se de um tal Sr. Silva... a prova disso é o facto da direção reunir com árbitros e nessa reunião não estar presente qualquer elemento do CA... primeiro a direção deveria fazer questão de convidar o presidente do CA a estar presente em reuniões com árbitros, segundo se o não fez é demonstrativo da falta de confiança que deposita no órgão CA e este por sua vez deveria demitir-se de imediato... claro que isto era se o presidente do CA tivesse caráter e personalidade... Claro que não a enganadora "sede" de poder fala mais alto...
Apenas mais uma nota que demonstra a falta de transparência... alguém sabe quem faz e tem a responsabilidade do quê dentro do CA...
E novidades.
ResponderEliminarSem proteção nenhuma a classe , pressões , pagamentos tardios , andar a pagar 1° do nosso bolso.
Equipamentos para pagar.
Sem tirar a vida pessoal que querem que a classe fique 100% disponível para arbitrar.
Não olham para os esforços das pessoas e querem se pré colocar os seus meninos em 1°
Como ex árbitro que sou. Nunca mais.
É um facto.A arbitragem são os únicos agentes que pagam antecipadamente para desenvolver a sua actividade.
ResponderEliminar5 meses de atraso nos pagamentos pelo que sei.
Alguém acha isto bem?
Os arautos da crítica acham isto normal?
Vejo viagens e mais viagens das comitivas das seleções e acho bem.
Mas o arbitragem tem que financiar isto do seu bolso?
Vergonhoso.
A base da formação da arbitragem foi esquecida pelo antigo CA.
ResponderEliminarA sua ideia de grandeza só queria os grandes palcos.
Trabalho com associações regionais para formar bem novos arbitros foi zero.
A ascensão a nacional era anedótica e mesmo sem grandes candidatos submetiam os candidatos a teste teórico tipo teste de elite, sem antes darem qualquer formação para o efeito .
Resultado: eram aprovados os marrões da bateria de testes e MTS com qualidade inata eram reprovados.
Conclusão: poucos árbitros há de categoria nacional ,a base não existe, logo se hipotecou a evolução da classe.
Veremos o que este CA fará, pois até ao momento ascensão a categoria nacional nada se sabe.
possivelmente é verdade tudo o que escrevem. Nem vou questionar. Para o que conta: é um mimo ver as miúdas que arbitraram o jogo de Gaia, os putos que arbitraram o jogo do Porto, os putos de Aveiro, os putos do Porto, os "lingrinhas" de Lisboa, tudo gente nova, com apoio e compreensão dos treinadores. Cometeram erros? Claro, são novos! Mas uma coisa é cometer erros, outra é errar conforme interessa!
ResponderEliminarO facto dos "viciados e viciadores" do costume não estarem arbitrar é um tônico para o andebol. Cheira a fresco!
Falta correr com as duas duplas de Leiria e isto fica um brinquinho!
Parabéns a quem promoveu esta revolução!
Por mim, duartes, euricos, martins, SÁs, e cª Lª podem ir todos de vela!
Acrescentaria mais, Coutinhos, Antonios, avozinhos, todos corridos ao pontapé porque nada acrescentam e nunca acrescentaram nada á modalidade.
EliminarRefrescar a modalidade é pegar nos meninos de 16 anos formá-los e passado 4 anos entregá-los na Europa. Para que isso seja possível deverão baixar os prêmios de jogo que são muito elevados para esta faixa etária porque apenas precisam de uns trocos para as minis.
Só assim podemos almejar grandes palcos, caso contrário estamos entregues á desgraça, como se vê nestes últimos anos.
Seguindo esse pensamento, acho que os árbitros nem deveriam receber nada ...tlvz até serem chicoteados no fim dos jogos... só porque existem ..lol..
Eliminar11 de outubro de 2023 às 14:57
ResponderEliminarHaver árbitros mais novos com uma qualidade razoável isso é verdade mas, agora dizer que é um mimo ver as miúdas que arbitraram o jogo do Gaia a arbitrar, aí já ultrapassa todos os limites. O oxigênio não lhe deve estar a subir ao cérebro ou como bastantes outras pessoas, também já viu os preparos delas para receber os observadores.
Gostava de saber é como é que federação vai gerir a situação em relação ao Paulo Fidalgo e a dupla que arbitrou o jogo no passado fim de semana.
ResponderEliminarEnviaram-me hoje a entrevista desse Sr, 2 dias após o jogo, e posso dizer que é vergonhosa e lamentável.
Nitidamente uma entrevista encomendada, que depois de visualizar o jogo, ainda faz menos sentido.
Agora , uma das duas. Ou a federação toma as rédeas da situação e pune o infrator de modo exemplar, ou varre o assunto para debaixo do tapete porque também é treinador adjunto na seleção.
Lembro que esse Sr , muito se gaba de ter sido a causa de fazer a vida complicada a certas duplas.
É mais do que hora da FAP pôr ordem na casa!!!
mas tem mais dupla que se podiam por a andar
ResponderEliminarnão fazem falta nenhuma
siga
querem nomes ?
Meus caros têm toda a razão sobre o estado da arbitragem. Poucos, falta de qualidade, dirigentes muito fracos, etc. Isto resulta do controlo feito neste momento pela direção da FAP que condiciona tudo e todos, arbitragem, disciplina, maioria das Associações(só existem no papel). Está tudo bem ,controlam o IPDJ e percebe-se que politicamente estão protegidos. Os Clubes estão de rastos, as Associações não recebem o que têm direito. Enquanto o futebol distribui dividendos ,ajuda as Associações e Clubes ,o andebol absorve os parcos meios dos Clubes. Quanto a serem os únicos que adiantam o dinheiro para o exercício da função,estão enganados porque os treinadores adiantam e muito dinheiro para poderem dar treino e recebem quando recebem tarde e a más horas.
ResponderEliminarFinalmente alguém com juízo. Ainda já favores para pagar mas isto agora vai ao sítio. Os miúdos que apitaram o Porto-Benfica ainda estavam de bibe mas aguentaram-se bem e as equipas respeitaram-nos. Estamos a sair de um período negro, é preciso construir de novo.
ResponderEliminarse formos todos honestos na nossa profissão é melhor
ResponderEliminarProfessor Paulo Fidalgo é um excelente condutor de homens e pessoa de respeito já o apitei dezenas de vezes, ele e o Professor Carlos Resende talvez sejam os mais corretos e pacientes, até conosco em dias maus
Nós árbitros sabemos que é leal e correto com a nossa profissão
Se ele não gosta das duplas da Madeira é por alguma razão
ele de mim gosta, e eu gosto dele, e já perdeu muitas vezes
parecem doentes a falar de um homem de respeito
Ainda bem que agora as pessoas já voltam a falar de assuntos proibidos. A liberdade de expressão voltou. Andaram anos a ter entre um e dois anos de pagamentos em atraso e andavam caladinhos, tal era o medo que tinham do chefão.
ResponderEliminarComo vos compreendo é complicado não conseguirem controlar coisa nenhum, certo? Que saudades muitos de vocês desde clubes a árbitros devem ter do DDT, mas lamento informar vos mas vão ter de continuar a penar pk esse morreu para a arbitragem. E por favor para bem da modalidade tentem jogar um bocadinho mais de Andebol dentro de campo.... Muitos de vocês são tão fraquinhossssssss que nem árbitros mereciam ter em certos jogos.
ResponderEliminarJunta te ao Duarte e Ricardo e vai para o sofa
ResponderEliminarAcabou o circo
Vais ter dificuldade em voltar a mentir
o anónimo de 11 de outubro de 2023 às 22:29
ResponderEliminar"... e as equipas respeitaram-NOS. ..." de rir, diz lá quem é já que referiste, respeitaram-nos, és o Simão ou o Marc. Eu aposto no gabarolas e maniento Simão.
Respeitaram-me
EliminarRespeitaram-te
Respeitaram-no
Respeitaram-nos (a nós)
Respeitaram-vos
Respeitaram-nos (a eles)
Ao anónimo de 11 de outubro de 2023 às 23:52
ResponderEliminarDeves ser dos que vais à Madeira passar férias... Se é assim tão bom, porque lá fora não faz o que fez cá, com as gêmeas francesas por exemplo que nos lixaram, Aí não fez nada, porque não estava protegido, não gosto de duplas personalidades!!! Mas como sei que não és árbitro, sei que és tu Fidalgo (ou se fores árbitro és dos traidores de 22 de abril, que te vendeste por uma sopa de lentilhas) ... a ti conheço desde os tempos de jogador do Xico e de auno da FCDEF. Já nessa altura eras assim. Só davas a cara qdo estavas protegido. Ninguém te quer no continente!!!
Sou bom arbitro, humilde. A sopa que comi estava boa, honesta. Querias continuar a comer camarão à pala dos outros. Já foste. Deixa o Prof Fidalgo, ele é pequeno peão, para aquilo que tu querias fazer ao Andebol. O Silva colocou na linha. Eu vou continuar a apitar e fazer aquilo que gosto. Descansa
ResponderEliminarTristes cobardolas estes aguadeiros e recadeiros que se escondem atrás de um ecrãn dentro de campo parecem libelinhas com tesao na língua com as costas protegidas. Assumam se maldizentes cobardolas
ResponderEliminar
ResponderEliminarAo anónimo de 12 de outubro de 2023 às 16:29
Depois disto, podias ir apitar jogos dele ou levar nas trombas num jogo
76607
Paulo Jorge Duraes Oliveira Fidalgo
F.A.P.
Campeonato Placard Andebol 1
Jogo: 33
MARÍTIMO MADEIRA ANDEBOL, SAD
PÓVOA AC / BODEGÃO / GRUPO CCR
Castigo
Processo Disciplinar, Suspenso Preventivamente
Arts. 76.º e 82.º RD
Malta por onde anda a APAOMA... não existe... tão veloz a fazer participação do Porto... até queriam justificar uma greve (a maior derrota que sofreram) com esse episódio....
ResponderEliminarAgora quanto a questão do tal Paulo Fidalgo... da Madeira... nem piam...
Será que ainda não perceberam que perderam totalmente a credibilidade e que já não representam a classe...
Tenham vergonha e DEMITAM-SE... para bem da arbitragem e para que alguem represente condignamente e com legitimidade a CLASSE DA ARBITRAGEM...
Comentar sem saber demonstra o teu caráter... candidata te e assume a apaoma como no passado
EliminarJosé Nunes será.... 🤣🤣
EliminarPor falar em APAOMA... sabem que ainda fazem parte do conselho consultivo dois membros do atual CA... pelo menos ainda constam no site da APAOMA...
ResponderEliminarPara além de ser ilegal é eticamente reprovável...
Escreva lá quem são
EliminarJosé Nunes???? Nem é do CA nem faz parte do Conselho Consultivo...
ResponderEliminarRealmente és mesmo burro e incompetente...
Não era o nome dos membros era mesmo quem estava a escrever o post.
EliminarO José Nunes quer é ser o próximo presidente da APAOMA....
Realmente isto está tudo errado... a transparência é nula e a formação é ZERO a informação não existe...
ResponderEliminarNo entanto, para o presidente do CA... que demonstra não ter tempo para nada...nada disto é importante... o que é importante são os grandes palcos... como por exemplo a deslocação ao Porto Santo para fazer ninguém sabe o quê... a não ser férias...
Criticava o "ego" do anterior presidente do CA... que apenas tratava da sua promoção pessoal e exibição do seu poder... no entanto... conclui-se que está a seguir as mesmas passadas...
Ou seja... olha para o que eu digo e não para o que eu faço...