sábado, 20 de abril de 2024

Crónica Intermédia de Fim-de-semana – 49 – 2023 / 2024 – I

Crónica de Fim-de-semana relativa aos jogos da 2.ª jornada das Fases Finais Nacionais, dos Grupos A, B e C.

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

A Fase Final Nacional, é disputada por 3 Grupos de 4 equipas. Constituídos através da classificação da 1.ª Fase. Grupo A, que decido o Título, Grupo B, que apura para uma prova europeia, Grupo C, que vai decidir as descidas de divisão.

FASE FINAL GRUPO A

2.ª Jornada

Dia 20-04-24

Sporting 37 – 28 Benfica

ABC 24 – 26 FC Porto

Sporting 37 – 28 Benfica

Jogo disputado no pavilhão João Rocha, que começou com algum equilíbrio, que durou até cerca dos 10 minutos quando se registava uma igualdade a 6, com o Sporting a realizar de imediato um parcial de 3-0, e aos 12 vencia por 9-6, com o Benfica a usar de imediato um time out, e aos 13 minutos, passar a jogar com 7 jogadores de campo no ataque, situação que lhe completamente desfavorável, face aos inúmeras falhas técnicas e diversas precipitações no ataque, leva a equipa do Sporting chegar aos 20 minutos a vencer por uns claros 17-9, com Maciel bem na baliza do Sporting, e com Orri (7 golos) e Martim Costa (6 golos) bem no ataque, já que na defesa tanto Moga (3 golos) como Salvador (3 golos) iam resolvendo as situações, de tal maneira, que Capdeville era substituído na baliza do Benfica por Nikpla Zoric, sem qualquer efeito positivo, e que nada resolveu, apesar da boa prestação de Belone (3 golos) e Izquierdo (2 golos) e o intervalo chega com o Sporting a vencer por uns claros 23-13, para no segundo tempo agora com André na baliza, e com Capdeville a regressa á baliza do Benfica, sendo um dos grandes suportes da equipa neste período do jogo, com a equipa do Sporting a realizar uma autêntica gestão do plantel, e agora João Gomes a ser uma das suas principais figuras, mas a cometer alguns erros em especial na fase de ataque, e por veze a ser permissivo no ataque, chegando aos 37 a minutos a vencer por 27-15, e aos 40 minutos a vencer po5, e aos 40 minutos a vencer por 28-26, mas aos 50 minutos com o marcador em 33-23, quando usa um time out de que pouco resultado, pois alguns jogadores começaram a ter excesso de confiança, e a permitirem rápidos contra ataques do Benfica, que tudo fez para tentar equilibrar o jogo, com esta vitória o Sporting, continua no comando do Grupo. Dirigiram e de forma pouco satisfatória a dupla de Aveiro constituída por Ruben Maia e André Nunes, que na sanção progressiva, foram algo permissivos, assim como no jogo passivo.

No ABC / FC Porto realizado no Flávio Sá Leite, tivemos um encontro de grande equilíbrio, embora quase sempre com ligeira superioridade do FC Porto, que teve em Nikola na sua baliza uma das mais valias da equipa, com o resultado ao intervalo a ser de 13-12 a favor do FC Porto, para no segundo tempo continuar a oferecer excelente réplica, de tal forma que aos 40 minutos o marcador regista uma igualdade a 17 e aos 43 a 19, para aos 48 o FC Porto, chegar a uma vantagem de 3 golos, ao colocar o marcador em 22-19 a seu favor, situação não mais conseguiu reverter com o FC Porto, a chegar aos 55 minutos a vencer por 24-21, e aos 59 por 26-23. Para o ABC ainda reduzir para a diferença mínima, Vinícios Carvalho com 10 golos, foi o melhor marcador do ABC, com Laeso (9 golos) a ser o principal marcador do FC Porto, que continua na discussão pelo título, com a mesma desvantagem que já tinha.

Fase Final Grupo A - Classificação– Sporting (39 pontos), FC Porto (35 pontos), Benfica (31 pontos), ABC (27 pontos).

 

FASE FINAL GRUPO B

1.ª Jornada

Dia 01-05-24

Marítimo Andebol SAD – Belenenses (17H00)

Árbitros – S/ Nomeação

Delegado – S/ Nomeação

2.ª Jornada

Dia 20-04-24

Belenenses 29 – 23 Póvoa AC

Marítimo Andebol SAD 32 – 32 Águas Santas

No Funchal tivemos um dos jogos mais interessantes da jornada, e que foi de total equilíbrio, conforme se pode constatar pelo resultado ao fim dos primeiros 30 minutos, que chegou com uma igualdade a 17 golos, apesar da equipa maiata ter comandado o marcador durante grande parte do tempo, neste período do jogo, chegado aos 27 minutos a vencer por 17-15, com a equipa do Marítimo Andebol SAD, a igualar o marcador nos minutos finai, no segundo tempo poucas alterações se registaram, quase parecendo uma cópia do primeiro, com a equipa do Águas Santas a continuar a comandar o marcador chegando aos 54 minutos a vencer por 29-27, quando a equipa do Marítimo Andebol SAD, usa um time out que resultou em pleno e aos 57 , vence por 30-29, sendo a gora a equipa do Águas Santas que iguala o marcador nos últimos 30 segundos do jogo, Délcio Pina (12 golos), e Ruben Santos (5 golos) a serem os melhores marcadores do Marítimo Andebol SAD, com Pedro Cruz (8 golos) e Manuel Lima (7 golos) a serem os principais marcadores do Águas Santa.

No Acácio Rosa, disputou-se o Belenenses / Póvoa AC, que depois de uma igualdade a 9 golos, aos 17 minutos de jogo, o Belenenses assume comando do jogo e do marcador, colocando o resultado sem 14-10 aos 24 minutos, para chegar ao intervalo a vencer por 16-14, no segundo tempo permitiu que a equipa do Póvoa AC com uma excelente recuperação, igualasse a 20 aos 44 minutos de jogo, com o Belenenses a responder de imediato e a chegar novamente ao comando do jogo, aos 46 minutos por 22-20, com a equipa visitante a usar um time out, que nada resolveu pois a equipa do Belenenses, chaga aos 56 minutos a vencer por 26-22, para aos 58 minutos o marcador estar em 28-22, o maior diferencial registado até então, para terminar a vencer por uns claros 29-23. Luís Carvalho (6 golos), Tomás Ferreira (5 golos), a serem os principais marcadores do Belenenses, com Dontsov (7 golos), a ser o melhor marcador do Póvoa AC,

Fase Final Grupo B - Classificação– Águas Santas (29 pontos), Marítimo Andebol SAD (-1 jogo) (26 pontos), Belenenses (-1 jogo) (23 pontos), Póvoa AC (21 pontos).

 

FASE FINAL GRUPO C

2.º Jornada

Dia 20-04-24

Vitória SC 28 – 27 AA Avanca

Vitória FC 23 – 27 FC Gaia

Em Guimarães realizou-se o Vitória SC / AA Avanca, com a equipa local a dominar nos primeiros 30 minutos e a chegar ao intervalo a vencer por 16-11, para no segundo tempo a equipa AA Avanca reagir de forma positiva <, e aos 47 minutos iguala a 21, para o Vitória SC voltar de imediato ao comando do jogo e do marcador e aos 54 minutos vence por 26-23, para ainda permitir que a AA Avanca entre nos momentos finais do encontro a perder pela diferença mínima, e perdendo a oportunidade de igualar, com uma falha técnica nos últimos momentos do encontro, Vicente Maguy (6 golos), e André Azevedo (9 golos), foram os melhores marcadores do Vitória SC, Gonçalo Silva (11 golos), e Lourenço Santos (5 golos), foram os melhores marcadores da AA Avanca, que com esta derrota, começa a ver a sua situação agravada em termos classificativos.

No Antoine Velge, disputou-se o Vitória FC / FC Gaia, que termina com a vitória do FC Gaia, num jogo que apenas foi equilibrado até aos 7 minutos, quando se registava uma igualdade a 7 golos, para o FC Gaias assumir o comando do marcador e do jogo, e aos 12 minutos já vencia por 8-4, para o Vitória FC ter uma boa reação e aos 21 minutos perdia pela diferença mínima (9-8), para o intervalo chegar com o marcador em 13-10, no segundo tempo pouco ou nada se alterou, continuando FC Gaia a dominar o jogo, e aos 41 minutos vence por 20-15, com time out de imediato do Vitória FC, que pouco ou nada resultou pois aos 42 minutos o resulta, era de 21-16, o Vitória FC, ainda têm uma ligeira reação acabando por perder por 4 golos de diferença, com esta derrota a equipa do Vitória FC, agrava ainda mais a sua já periclitante na classificação do Grupo, neste jogo, teve em Artur Pereira com 5 golos, o seu melhor marcador, sendo Tomás Teixeira (6 golos), o principal marcador do FC Gaia.

Fase Final Grupo – Classificação – Vitória SC (25), FC Gaia (22), AA Avanca (19), Vitória FC (15)

O Banhadas Andebol

2 comentários:

  1. Grande Sr. Prof Paulo Fidalgo e seus Mercenários...tenham vergonha e demita-se, Sr Presidente do nosso grande Marítimo acabe com esta vergonha temos de por tudo no futebol para subir de divisão. No andebol jogamos com os nossos jogadores residentes na Madeira e mande esses Mercenários todos para o Continente já agora esse lambe incompetente também deveria ir com eles. Vergonha.
    Marítimo Marítimo Marítimo

    ResponderEliminar
  2. Este clube da Póvoa continua a surpreender. Então no Facebook publicam os jogos com fotos dos atletas da formação e onde é que eles andam? Tenho assistido aos jogos e não os vejo jogar. Participam nos treinos e são modelos fotográficos? Será que já avisaram o treinador que no grupo B já não se consegue ser campeão? Os dirigentes (que pouco dirigem) andam a fazer o quê? O bom falante do presidente que conseguiu iludir todos (inclusive o principal patrocinador), acabou com a equipa B, como referiu na comunicação social, para potenciar os jovens atletas da formação, para a equipa A, era tudo fachada só para ir buscar mais dinheiro para pagar estrangeiros? Ou aquilo que ele queria dizer era que iria potenciar jovens da formação de outros clubes e de outros países e ninguém tinha percebido? Ou é para potenciar os jovens numa carreira de modelo fotográfico? Assim a formação do clube vai desaparecer. Que imagem dão aos jovens sub 16, sub 18 e mesmo sub 20? Procurem outro clube pois na equipa A, jogam os estrangeiros (mas aparecem nas fotos). 2 jogos nesta fase que não conta para nada = 2 derrotas. Se jogassem também com os atletas formados na casa e os deixassem jogar, poderem falhar e poderem acertar, será que faziam pior? Perdiam por mais? O terceiro GR, agora é o segundo, foi quem salvou no jogo contra o VSC e deixou o clube no grupo B (se não lhe dessem minutos, ninguém saberia). Falta coragem? Falta vontade? É obrigatório serem sempre os mesmos a jogar? São os prémios de jogo? Numa fase em que irão ser 6 jogos e provavelmente 6 derrotas, também não será pelos prémios de jogo. OU estão a preparar a equipa para ganhar a taça de Portugal????? Por acaso… OS agentes dos atletas já condicionam as convocatórias e quem deve jogar? Enfim. Tempos difíceis se aproximam. Se calhar mais 10 para sair e mais 15 para entrar… um clube com uma fasquia demasiado elevada. Uma casa montada em areia. Enquanto o tempo estiver seco, todos puxam dos galões para se autopromoverem. Se chove, desmorona tudo. Nessa altura veremos quem são os que abandonam imediatamente o barco. É que o Varzim fica mesmo ali ao lado.

    ResponderEliminar