domingo, 28 de julho de 2024

Arbitragem – Duplas Definitivas 2024/2025 - XXIII

DUPLAS PROVISÓRIAS E NIVEIS

ÉPOCA 2024/2025

Finalmente através do Comunicado N.º 1, Época 2024/2025 de 09-07-24, o Conselho de Arbitragem publicou a composição dos Níveis das Duplas e dos quadros que as integram, , mas diz ainda que a lista é provisória, porque será? Então quando temos as duplas em definitivo, será que só após as ações de Formação qua inda vão decorrer, mas a boa noticia é que as mesmas são divulgadas antes do inico das provas, o que é salutar. Aguardaremos pela divulgação dos quadros definitivos, esperando que não seja como na última época em que as mesmas apenas foram divulgadas passados 6 meses da apresentação das duplas provisórias.

Curiosamente no nível ELITE, voltamos a ter menos duplas (2), o que não se estranha, mas não se entende o motivo, de aparecerem 3 duplas, mas felizmente desapareceram as duplas que não estavam no ativo, mas lembramos que o Regulamento de Arbitragem, da Federação de Andebol, prevê como limite máximo 15 Duplas, o que se estranha, será que a qualidade, não justifica o preenchimento deste Nível? Ver imagem que divulgamos.

Verifica-se que o número de Duplas, é notoriamente baixo, registando-se uma significativa perda de quadros de arbitragem, com consequências negativas no desenvolvimento da modalidade, na sua promoção, e até nas escolhas da qualidade dos mesmos.

No Nível Avançado (que pode ter até 60 duplas), que apenas têm 16 duplas (+1) que na última época, o que é francamente baixo.

No Quadro Nacional, temos algum aumento no número de duplas, pois foi feito um enquadramento dos quadros Regionais, que já no decorrer da época passaram a integrar o quadro Nacional, o que pode levar em erro, pois o seu número final (24 + 1 Árbitro sem dupla), é completamente desfasado das realidades dos quadros competitivos da modalidade

E mais uma vez temos o total prejuízo de um arbitro de elite, que viu a sua dupla “desfeita”, e está a fazer dupla com um quadro de Nível avançado e é enquadrado neste nível, para quando o terminar com esta aberração regulamentar

Se não se registar uma evolução positiva, e os árbitros não tiverem o respeito dos órgãos responsáveis na Federação, poderemos estar na completa “falência” da arbitragem nacional, quando os atrasos nos pagamentos na maioria dos casos vêm em cerca de 7 meses.

E assim vai a Arbitragem...

O Reticências

7 comentários:

  1. Caso para pensar , quando eles quiserem dar valor arbitragem só assim é que evolui, uma classe que foi sempre mal tratada pela conselho de arbitragem e a federação , A Apoma onde está ??? Para proteger a classe , é mais um tacho de comilões, já existe poucos.
    Só exigir só exigir, mas para dar condições e material não onfazem

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente fazem o que querem
    Enquanto andarem a apoiar as duplas que só sabem tramar os outros pelas costas isto não vai a lado nenhum.
    Querem todos evoluir mas uns dão o que podem os outros vão pelo seu esforço e trabalho!
    Enquanto a dupla desfeita a associação dessa dupla deve ser a melhor de Portugal que prefere perder duas duplas por um monte de m**** !!!!
    Que é dos melhores de Portugal mas este ano é considerado a pior m**** que existe!!!

    ResponderEliminar
  3. Não a arbitragem nao vai! Passam um pano e está tudo limpo mas por baixo está cheio de caruncho, está podre!
    Uma federação que quer ganhar posição nas modalidades não pode tratar assim os seus árbitros.

    ResponderEliminar
  4. Os árbitros têm o que merecem, pois quando a APAOMA fez alguma coisa por eles, preferiram olhar cada um para o seu umbigo. Agora que os membros do CA também só querem saber de si, não defendem os árbitros, nem são respeitados pelos dirigentes da FAP, o caminho só pode ser o da decadência.
    A arbitragem bateu no fundo, quando há dirigentes e delegados a influenciar e corromper os árbitros para que estes ajudem determinadas equipas (um com processo disciplinar). Observadores a comunicar antecipadamente aos árbitros que vão ser observados por eles (apesar das denuncias, nada foi feito pelo CA, seguramente que não correram com o Silvino Santos para não ter de dar razão ao Marreiros). Duplas a ser observadas sempre em jogos da mesma equipa (há árbitros com 5 observações da mesma equipa! É um 5 em 6 observações). Árbitros de elite com notas baixas, que tiveram ajuda do CA, que em vez de serem observados em jogos da PO1 foram observados em competições dos escalões de formação com baixo grau de dificuldade, única e exclusivamente para que o observador lhes pudesse dar a nota necessária para se manterem na elite. Árbitros observados no terceiro ou até quarto jogo do dia (com cansaço acumulado), quando o regulamento de arbitragem o proíbe. Árbitros que não tem observações suficientes, apenas por incompetência dos membros do CA. Subidas de árbitros regionais sem qualquer capacidade ou conhecimentos, com grave prejuízo para as equipas. Nomeações de árbitros regionais em jogos nacionais, com grave prejuízo para as equipas que pagam arbitragem nacionais quando na realidade são arbitrados por árbitros regionais. Ações de formação que apenas o são de nome, em que poucos conhecimentos são transmitidos e em tudo é permitido aos árbitros, desde copiar uns pelos outros, falar durante os testes escritos, testes físicos sem que se cumpram as distancias devidas (pisar as linhas) e os membros do CA a tudo aceitarem (vejam os vídeos partilhados no whatsapp pelos árbitros). O CA que não faz nenhum trabalho com as associações regionais, onde cada vez há menos árbitros e muito menos qualidade.
    São tantos os atropelos aos regulamentos efetuados pelo CA durante esta época que até o Banhadas deixou de falar neles, tal é o descrédito dos quadros de arbitragem e dos seus dirigentes.
    Não me lembro de nada assim na arbitragem. A arbitragem bateu no fundo.
    Tudo, mas mesmo tudo, está mal na arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a nível regional existe preferências de árbitros em relação aos outros e não é de agora , imagina no nacional.
      Preferem levar os/as meninos/as bonitos a subirem a todo o custo e depois são criticados.
      É uma miséria que se passa na arbitragem e já não é de agora.
      Depois a nível nacional não fazem observações e as duplas descem por causa disso. E depois andam a chorar e a implorar para voltarem ao ativo por não terem árbitros

      Eliminar
  5. Olha olha os recadeiros de Leiria e das ondas a meter a cabeça de fora como as tartarugas.... Choram como se tenham feito poucos jogos, mas pela qualidade até merecem... A poucos melhor que tu... Ganhem vergonha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual Leiria qual que é!
      Pelo estado que anda arbitragem e a merda que o CA e a federação fazem só tem o que merecem.
      Eu já deixei aos anos arbitragem!
      É só podres lá dentro

      Eliminar