Agora
que nos estamos a aproximar, do inicio das Fases decisivas das Provas
Nacionais, em especial da PO01 e PO09, este artigo, vêm a propósito da falta de
público que se vêm verificando, como por exemplo no último Benfica / Madeira
SAD, jogo que se encontrava em atraso da 15.ª Jornada, e onde se defrontaram
duas das equipas já apuradas para a disputa da Fase Final do Grupo A da
principal prova Nacional (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina).
Constatou-se que o Pavilhão estava quase
sem público, porquê? Pergunta-se,
e nós estamos de acordo com a mesma, não se entende que um jogo destes seja
marcado, para um dia imprópria, embora a hora não o fosse, e ao dia de semana,
mas não é um caso isolado, pois existem marcações para quartas feiras Europeias
(em Futebol, claro), com transmissões Televisivas e ainda por cima, quase à
mesma hora, da mesma forma que não se compreende as marcações quase em
simultâneo dos diversos jogos (da PO01), com transmissões dos diversos canais
de clube e até pela Andebol TV (Será que
isto acontece nas outras modalidades?), será esta uma forma de divulgação da modalidade? Pensamos que não. Fala-se muito na divulgação da
Modalidade, mas atenção, não compete só à FAP fazer essa divulgação, os clubes através dos seus dirigentes têm
de trabalhar, têm de promover acções de divulgação, têm de fazer Marketing (onde
estão esses departamentos e a trabalhar, não pode ser só Facebook, e os seus
similares), não podem esperar que outros o façam, por si. Muito mal vai a
modalidade, quando os próprios
dirigentes dos clubes nada fazem para promoção da sua actividade. Não basta
ter uma boa organização do jogo, com bilhetes “Standarizados”, firmas a
controlar as entradas, bilhetes pagos, lugares marcados, etc… Não chega, têm de
fazer mais, têm de tornar os jogos
atractivos, têm de divulgar os horários (e estes serem convenientes), não estar à espera de que jornais desportivos o façam,
porque estes no presente momento, estão mais preocupados com as páginas de
desportos radicais e outros assuntos que com o desporto nada tem a ver. Como podem os Clubes e ou SAD’s procurar
patrocínios, se nada fazem para divulgar a modalidade (na prática vender
o seu produto), sem este trabalho
estarão sempre sujeitos aos patrocínios de favor, e às fracas assistências, e
no nosso entender, este marasmo não é
bom para ninguém.
O
Analista
Um dos melhores artigos deste Blog. Sim, todos devemos refletir sobre a melhor forma de divulgar o Andebol. Pensar que só as Associações ou Federação é que têm essa missão é um erro. Até porque o financiamento dos clubes passa muito mais pela sua capacidade de se valorizarem do que serem valorizados por outros.
ResponderEliminarOlhar para outros países (andebol) e outras modalidades, para além das excelentes práticas na nossa modalidade (temos clubes muitos bons a promoverem o andebol), deve ser um passo estratégico importante.
OS MARRETAS SONHARAM CCOM A HORA O ANDEBO. Mas eram uns parvalhões que n~~ao sabiam nada disto.
ResponderEliminarA meu ver tem muito a ver com a falta de qualidade de arbitragens. Qualquer um é senhor do apito, sem o mínimo de formação
ResponderEliminarA promoção do Andebol tem de nascer de dentro para fora. Temos muitos jovens na modalidade, mas não se consegue criar o sonho do andebol. Um exemplo pragmático é a forma como os jovens vivem a modalidade e perspectivam o seu futuro.
ResponderEliminarAo observarmos os jovens atletas, quantas vezes vemos os mesmos a discutir um jogo de andebol ou determinado ídolo da modalidade, muitas poucas vezes quando comparamos com a mega realidade do futebol. Por outro lado quantos jovens atletas idealizam e projectam um futuro como jogador profissional? Muitos poucos, certamente, pois a profissionalização da modalidade ainda é muito pouco rentável para a maioria.
A formação está a melhorar, mas faltam recursos aos clubes para oferecer melhores condições de aprendizagem. Temos igualmente uma melhor projecção das equipas e atletas portugueses no estrangeiro, mas era importante uma dimensão mais preponderante das nossas selecções nacionais.
Tem que se trabalhar a promoção ao mesmo tempo que se melhora as condições dos clubes.
Temos que alimentar o sonho dos jovens atletas, pois serão eles a desenvolver e promover o futuro da modalidade.
Acho que é o melhor artigo do Banhadas até hoje. Subscrevo. (Aplausos)
ResponderEliminarIsto acontece porque nas escolas nada se faz em prol de Modalidades\desporto. Em Portugal existem demasiadas pessoas a comentar sujidade de futebol até ás tantas! Se um jovem pode ver imagens de pav. com milhares como na Alemanha, Espanha, França, Dinamarca etc... e desfrutar de toda a beleza duma liga de Campeões... é diferente! Na segunda divisão na Alemanha há jogos com 2000\2500 pessoas! Culturas...
ResponderEliminarA nossa seleção vai jogar com a França em Guimarães... porque não enche pavilhões?
*Prof. de Ed. Fisica