gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 6 de março de 2019

A Falta de Público nos Pavilhões - I


 A FALTA DE PÚBLICO 

Agora que nos estamos a aproximar, do inicio das Fases decisivas das Provas Nacionais, em especial da PO01 e PO09, este artigo, vêm a propósito da falta de público que se vêm verificando, como por exemplo no último Benfica / Madeira SAD, jogo que se encontrava em atraso da 15.ª Jornada, e onde se defrontaram duas das equipas já apuradas para a disputa da Fase Final do Grupo A da principal prova Nacional (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina). Constatou-se que o Pavilhão estava quase sem público, porquê? Pergunta-se, e nós estamos de acordo com a mesma, não se entende que um jogo destes seja marcado, para um dia imprópria, embora a hora não o fosse, e ao dia de semana, mas não é um caso isolado, pois existem marcações para quartas feiras Europeias (em Futebol, claro), com transmissões Televisivas e ainda por cima, quase à mesma hora, da mesma forma que não se compreende as marcações quase em simultâneo dos diversos jogos (da PO01), com transmissões dos diversos canais de clube e até pela Andebol TV (Será que isto acontece nas outras modalidades?), será esta uma forma de divulgação da modalidade? Pensamos que não. Fala-se muito na divulgação da Modalidade, mas atenção, não compete só à FAP fazer essa divulgação, os clubes através dos seus dirigentes têm de trabalhar, têm de promover acções de divulgação, têm de fazer Marketing (onde estão esses departamentos e a trabalhar, não pode ser só Facebook, e os seus similares), não podem esperar que outros o façam, por si. Muito mal vai a modalidade, quando os próprios dirigentes dos clubes nada fazem para promoção da sua actividade. Não basta ter uma boa organização do jogo, com bilhetes “Standarizados”, firmas a controlar as entradas, bilhetes pagos, lugares marcados, etc… Não chega, têm de fazer mais, têm de tornar os jogos atractivos, têm de divulgar os horários (e estes serem convenientes), não estar à espera de que jornais desportivos o façam, porque estes no presente momento, estão mais preocupados com as páginas de desportos radicais e outros assuntos que com o desporto nada tem a ver. Como podem os Clubes e ou SAD’s procurar patrocínios, se nada fazem para divulgar a modalidade (na prática vender o seu produto), sem este trabalho estarão sempre sujeitos aos patrocínios de favor, e às fracas assistências, e no nosso entender, este marasmo não é bom para ninguém.

O Analista

6 comentários:

Anónimo disse...

Um dos melhores artigos deste Blog. Sim, todos devemos refletir sobre a melhor forma de divulgar o Andebol. Pensar que só as Associações ou Federação é que têm essa missão é um erro. Até porque o financiamento dos clubes passa muito mais pela sua capacidade de se valorizarem do que serem valorizados por outros.
Olhar para outros países (andebol) e outras modalidades, para além das excelentes práticas na nossa modalidade (temos clubes muitos bons a promoverem o andebol), deve ser um passo estratégico importante.

Anónimo disse...

OS MARRETAS SONHARAM CCOM A HORA O ANDEBO. Mas eram uns parvalhões que n~~ao sabiam nada disto.

Anónimo disse...

A meu ver tem muito a ver com a falta de qualidade de arbitragens. Qualquer um é senhor do apito, sem o mínimo de formação

Anónimo disse...

A promoção do Andebol tem de nascer de dentro para fora. Temos muitos jovens na modalidade, mas não se consegue criar o sonho do andebol. Um exemplo pragmático é a forma como os jovens vivem a modalidade e perspectivam o seu futuro.
Ao observarmos os jovens atletas, quantas vezes vemos os mesmos a discutir um jogo de andebol ou determinado ídolo da modalidade, muitas poucas vezes quando comparamos com a mega realidade do futebol. Por outro lado quantos jovens atletas idealizam e projectam um futuro como jogador profissional? Muitos poucos, certamente, pois a profissionalização da modalidade ainda é muito pouco rentável para a maioria.
A formação está a melhorar, mas faltam recursos aos clubes para oferecer melhores condições de aprendizagem. Temos igualmente uma melhor projecção das equipas e atletas portugueses no estrangeiro, mas era importante uma dimensão mais preponderante das nossas selecções nacionais.
Tem que se trabalhar a promoção ao mesmo tempo que se melhora as condições dos clubes.
Temos que alimentar o sonho dos jovens atletas, pois serão eles a desenvolver e promover o futuro da modalidade.

Anónimo disse...

Acho que é o melhor artigo do Banhadas até hoje. Subscrevo. (Aplausos)


Anónimo disse...

Isto acontece porque nas escolas nada se faz em prol de Modalidades\desporto. Em Portugal existem demasiadas pessoas a comentar sujidade de futebol até ás tantas! Se um jovem pode ver imagens de pav. com milhares como na Alemanha, Espanha, França, Dinamarca etc... e desfrutar de toda a beleza duma liga de Campeões... é diferente! Na segunda divisão na Alemanha há jogos com 2000\2500 pessoas! Culturas...
A nossa seleção vai jogar com a França em Guimarães... porque não enche pavilhões?
*Prof. de Ed. Fisica