quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Arbitragem – Observações 2023/2024 - X

 
OBSERVAÇÕES – ÁRBITROS ELITE

ÉPOCA 2023/2024

O Conselho de Arbitragem através da sua informação N.º 16 de 08-10-23. Informa que decidiu terminar com a proibição da deslocação dos Observadores á Cabine dos Árbitros de Elite, quando estejam em jogos com observação. Temos de nos congratular com tal decisão pois acabamos com as discriminações existentes.

O que confirma tudo o que dissemos em tempo, sobre o Ponto 28, das orientações técnicas.

Mais um Ponto, que além de transcrever toda a matéria da última Circular sobre a matéria, mantêm uma, completamente absurda “O observador que seja nomeado para observar uma dupla do nível de Elite não deve ir à cabine dos árbitros, nem contactar com os mesmos”, será que se está proteger alguém, ou existe o receio de que a qualidade dos Observadores, não seja suficiente para falarem com os ditos quadros de Elite, será esta a verdadeira intenção deste texto?”

Mas existem sempre oposição a esta decisão, e por esse motivo é que o CA, escreve no seu comunicado, o seguinte:

O CA relembra que a conversa entre os árbitros e o observador na cabine não é um confronto de ideias, mas sim uma troca de opiniões entre entidades que viram o jogo/lances em perspetivas/planos diferentes, pelo que as diferenças de interpretação sobre a forma de resolução de situações específicas do jogo poderão naturalmente, ser diferentes.

Neste sentido, a conversa entre os senhores observadores e os árbitros na cabine dos árbitros, após a conclusão dos jogos, deverá assentar numa base da transmissão da opinião por parte do observador de forma clara sendo que o diálogo, de forma educada, deverá ser aceite, mas em que o confronto deverá ser rigorosamente interdito.”

Eis uma perfeita descrição do que irá suceder com alguns, em especial árbitros, que se julgam os “deuses”, e que sabem tudo, e quando confrontados com algumas das suas decisões, partem logo para o confronto, veremos o que vai acontecer pois sabemos que em especial em alguns jovens, isto vai certamente acontecer.

Mas temos pena de lembrar, que se esqueceram de anular ou retificar conteúdo da alínea e) do pontos 28 da Informação N. 04 (Orientações Técnicas).  

E assim vai a Arbitragem...

O Reticências

Sem comentários:

Enviar um comentário