gal vence

- ANDEBOL NA TV
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Federação Europeia de Portugal – Informação – 2026 - II

 
REUNIÃO DO COMITÉ EXECUTIVO DA EHF

(17-04-26)

Na reunião referida além das nomeações já por nós referida, foram aprovadas outras matérias de relevância para o Andebol Europeu, que procuraremos dar conhecimento, neste texto e provavelmente em outros que se seguirão.

Aprovado a criação de um Ranking Europeu de Clubes, para a época 2026/2027, que levará em consideração os resultados registados pelos diversos clubes, nas competições europeias, mas últimas três épocas, com a posição de cada clube a definir a sua posição nos sorteios das provas em que participar, que não vai influências as participações.

Definiu os critérios a ter em consideração na avaliação, nos pedidos de promoção às Ligas dos Campeões quer em masculinos quer em femininos, para a época 2026/2027, que são: 

  • Transmissão Televisiva.
  • Presença de Público.
  • O Novo Ranking, que substituirá o Critério de resultados em anteriores competições da EHF.
  • Comunicação através da Comunicação Social, e a sua presença nos meios digitais.
  • Destaque do Evento.

Aprovou ainda que o Vencedor da EHF Champions League, quer em masculinos quer em femininos, têm direito a participar na liga dos Campeões, mesmo que não obtenha o apuramento nas suas provas nacionais. Sendo, no entanto, o número máximo de participações na Liga dos Campeões de 3 equipas por País.

O Administrador

1 comentário:

Anónimo disse...

São boas notícias, a demonstrar que a EHF percebe que o andebol não é estático e o interesse do público tem de ser acompanhado com medidas de ajustamento das competições.
Ao contrário da FAP que está a deixar degradar o campeonato nacional principal apesar de ter 3 clubes entre os 20/25 melhores classificados da Europa .(http://www.eurotopteam.com/handball/club.php)
E que no contexto nacional são os mais reconhecidos do desporto português.
Para 26/27 a França e até a conservadora Espanha vão mudar para Play-off . E cá ?
Nos critérios apresentados a presença de público é valorizada. Ora o público começa a ganhar-se nos jogos internos e este apodrecimento do chamado Placard 1 não leva a coisa boa. Nem um patrocinador a sério a FAP consegue arranjar. Passam a vida a dizer que não têm dinheiro. O basquetebol vendeu a alma ao diabo das apostas mas agora parece ter dinheiro para tudo.
Última nota para o referido critério das transmissões televisivas. Espero não voltar a ver o Rui Guimarães escrever que é preciso que a televisão pública (RTP) transmita os jogos da Champions dos clubes portugueses para cumprir o critério EHF. Não foi isso o que Michael Wiederer lhe disse na entrevista. O que lhe disse é que não podem ser os canais dos clubes. Como, alias, é nos outros países. Nenhum jogo da champions é transmitido em canais de clubes a não ser em Portugal. O objetivo é alargar audiências e não cingir-se ao público já conquistado. Mas, também, não são os canais abertos das televisões públicas que o fazem, com algumas exceções da Dinamarca e Noruega e que estão a diminuir.
Bom fim de semana e boas assembleias gerais.