gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 29 de março de 2008

Situações a corrigir pelos Árbitros Jovens – 2

Na continuação de anterior artigo, hoje publicamos , mais duas das situações a rever, pelos nossos quadros de arbitragem.

Situação - Defesa sistemática dentro da área de baliza .
Verifica-se quando alguns jogadores estão sistematicamente dentro da área de baliza ( Em quase o tempo todo ). Se não se fizer nada, estas acções continuarão e muitas situações injustas e difíceis se produzirão.

Conselho aos Árbitros
O árbitro de balizo deve detectar esta tendência de jogo antecipadamente. Não é possível esperar que se produza uma situação em esta posição ilegal seja importante. Uma advertência verbal deve dar-se logo que se detectou este tipo de infracção. E seguidamente aplicação da Sanção Progressiva.

Situação -
Lançamentos Livre de 7 metros, concedidos incorrectamente, quando o defensor não está dentro da área de baliza.
Muitas vezes o atacante “joga” , com a possível movimentação do defensor e / ou que os árbitros irão cometer um erro. Desta forma, vão directos ao defensor que está parado numa posição correcta.

Conselho aos Árbitros
O árbitro de baliza deve antecipar estas situações e verificar onde estão os pés do defensor antes do contacto. Também, devem verificar se o defensor está parado sobre a linha de 6 metros, não é razão para assinalar um Lançamento Livre de 7 metros. A regra diz que se deve decidir por um Lançamento Livre de 7 metros, quando se invalida uma clara ocasião de golo.
Isto implica a necessidade de que o defensor esteja claramente dentro da área de baliza ou que se movimente dentro da mesma para ganhar tempo ou espaço.

O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

Era isto que devia fazer o tal Blog da FAP. Boa

Anónimo disse...

Existe um blog da FAP?
Ou o CJ armado em formador ?? parece que se descobriu agora a polvora !! Há quanto tempo se fala disto !!!