gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 20 de março de 2011

Crónica De Fim de Semana – 18 – 2010 / 2011 - I

Regresso da PO01, após um interregno, para a disputa de jogos da Selecção nacional.

Uma notaSendo o jornal “ A Bola” considerado um parceiro da modalidade, estranha-se que não englobe na sua agenda de transmissões televisivas o jogo de andebol que hoje tinha transmissão em directo ( FC Porto / Benfica ).

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

20.ª Jornada
Sporting 25 - 23 Belenenses
Xico Andebol 21 - 30 ABC
São Bernardo 19 - 22 Madeira SAD
Águas Santas 15 - 0 Maria Balaio ( Desistência Maria Balaio )
São Mamede 23 - 30 SC Horta
FC Porto 27 – 26 Benfica

Esta jornada fica marcada por a primeira que se realiza, após a anunciada desistência do Maria Balaio, e nos termos regulamentares, nomeadamente o ponto 2 do artigo 12.º do Titulo 11 do Regulamento Geral ( Os resultados dos jogos realizados por um clube, que por qualquer motivo tenha sido eliminado ou desistido de uma prova, não serão anulados ) e ainda com a aplicação da alínea b) do ponto 4 do mesmo artigo para efeitos de diferença de golos ( …. ser-lhe-á atribuída a derrota de 0-15 ) , pelo que além de outras sanções disciplinares previstas, em termos meramente desportivos, serão atribuídas 3 derrotas , atribuindo-se ao Águas Santas, FC Porto e Belenenses os três pontos da vitória e um resultado de 15-0. Esta desistência irá ainda influenciar a disputa do Grupo “B”, pois passará a verificar-se semanalmente uma equipa com folga.

A jornada foi dominada por dois jogos o Sporting / Belenenses, com interferência directa nos seis apurados para o Grupo “A”, e o FC Porto / Benfica jogo com influência directa na diferença pontual entre estas equipas na 2.ª fase da prova. O Sporting / Belenenses, foi como de costume um jogo sofrido pela equipa de verde, que apesar de ter vencido, não convenceu, nem os seus adeptos nem os amantes da modalidade que formaram uma excelente moldura humana no pavilhão do Casal Vistoso. O jogo foi sempre disputado sob o desígnio do equilíbrio com várias situações de igualdade, chagando ao intervalo com o Sporting na frente pela margem, mínima 15-14, no segundo período o Sporting comandou quase sempre o marcador mas sem nunca conseguir uma margem superior a três golos, por exemplo 23-20 aos 54 minutos, mas o Belenenses com a sua atitude do costume logrou atingir a igualdade a 23 golos aos 57 minutos, nos minutos finais o Sporting conseguiu finalmente materializar a sua vitória. De destacar no Sporting a exibição de Hugo Figueira ( 45 % de eficácia ) e o veterano Petric com 7 golos. No Belenenses a os 10 minutos finais do guarda-redes Vasco Ribeiro e Elledy Semedo com 9 golos. No FC Porto / Benfica vitória pela margem mínima do FC Porto. O ABC, na sua deslocação aos seus vizinhos de Guimarães cumpriu vencendo naturalmente um Xico Andebol sem argumentos, foi um jogo de sentido único com os Bracarenses a comandar desde o 1.º ao último minuto, com destaque para a prestação Rui Lourenço ( 10 golos ) . O SC Horta ainda com esperanças de ficar classificado nos 6 primeiros foi a S. Mamede defrontar os locais e venceu, os Academistas apenas ofereceram resistência no 1.º tempo que terminou com o resultado favorável aos insulares ( 13-11 ) , no segundo período a partir dos 36 minutos só deu SC Horta, Nelson Pina ( 8 golos ) foi uma das figuras do jogo. O Madeira SAD deslocou-se ao sempre difícil recinto do S. Bernardo, onde foi obter uma difícil vitória, num jogo onde apenas conseguiu assumir o comando do marcador cerca dos 53 minutos. Com estes resultados a 2 jornadas do fim desta fase a luta pelos lugares de apuramento está reduzida, com Sporting, Belenenses, Águas Santas e SC Horta na luta por dois lugares no Grupo “A”, mas com ligeira vantagem do Sporting e do Águas Santas. A Classificação ficou assim ordenada. FC Porto ( 54 pontos ), ABC ( 53 pontos ), Benfica e Madeira SAD ( 48 ), Águas Santas ( 45 pontos – mais um jogo ), Sporting ( 45 pontos ), SC Horta ( 45 pontos – mais um jogo ) Belenenses ( 41 pontos ) e São Mamede ( 30 pontos )…..

FC Porto 27 – 26 Benfica

Reunidos todos os ingredientes para um bom espectáculo de Andebol, com transmissão Televisiva, e pavilhão completamente cheio. No entanto, algo, estranhamos neste recinto, porque será que a localização dos bancos é alterada consoante se trate de jogos Nacionais ou para as competições Europeias?

Um belo jogo de Andebol, com o FC Porto a comandar quase sempre o marcador, pois foram raras as situações de igualdade registadas, no entanto o Benfica apesar da excelente réplica que deu, sentiu sempre grandes dificuldades no ataque organizado, perante uma defesa do FC Porto sempre atenta e que quase nunca deu facilidades , exceptuando um pequeno período em que os Portistas alteraram o seu sistema para duas linhas, mas que rapidamente foi rectificado. No primeiro tempo a maior diferença registada foi de 5 golos ( 12-7 ) aos dezassete minutos, chegando-se ao intervalo com o resultado favorável aos donos da casa por 17-14. Diga-se ainda que João Ferreirinho foi durante este período e não só a grande figura deste Benfica. No segundo tempo o Benfica entrou melhor e conseguiu chegar à igualdade aos 49 minutos ( 21-21 ), sendo o jogo de um grande equilíbrio até ao fim, embora sempre ligeira supremacia da equipa da casa, com os benfiquistas a falharem o empate a 6 segundos do fim. No FC Porto o destaque vai para Inácio do Carmo ( 6 golos ), a defender a assistir e a marcar, e ainda Nuno Grilo ( 7 golos ), que parece ressurgir e ainda bem. No Benfica sem duvida nenhuma que João ferreirinho foi a figura do jogo, bem acompanhado por David Tavares ( 6 golos ) , Carlos Carneiro apesar dos 10 golos que marcou, não esteve bem, pois em determinados momentos foi demasiado individualista. Num jogo difícil de dirigir a dupla Internacional de Leiria Eurico Nicolau / Ivan Caçador, realizaram trabalho bastante agradável, embora não isento de erros, em especial nos apoios e nalgumas situações passiveis de exclusão.

O Cartão Vermelho amostrado a Tiago Rocha, merece da nossa parte uma nota, pois o mesmo está completamente em consonância com as regras ( último minuto ), mas a ignorância dos comentadores da RTP2 , foi confrangedora, e se acrescentarmos a lírica frase de Hélder Marques de Sousa , quando referindo ao delegado ao jogo, disse o “Árbitro da Mesa”, diz acerca deste comentador.

O Banhadas Andebol

29 comentários:

Anónimo disse...

É pá como é possível aquele locutor, que é um autentico metralha a falar, dizer o fair Play dentro e fora do campo, quando só se venderam bilhetes aos sócios do Porto, será que o pequeno anda bem.

Anónimo disse...

gostava de saber qual a politica do Porto... Mais dois angolanos, já têm um g.r. cubano a treinar.

O que vai ser dos miudos do FCP???

É o costume.... fazem o clube para depois irem buscar gajos de qualidade duvidosa, ou mesmo que bons, não melhores que os nossos.

Entaõ os angolanos é de mais...

Quando arrumam o director? e vergonhoso ao longo dos anos...


Qto ao jogo gostei de um comentador dizer que o benfica ia para a fase final com 10 pts de atraso... ou que so conta bola e pes nao contas para ser considerado lancamento de linha lateral... o q diz a lei e q se o jogador tirar vantagem de os pés estarem fora, é lançamento para a outra equipa...

Anónimo disse...

De nada valeu ao benfica ter os Arbitros do clube da luz apitar, que souberam sempre mto bem parar o jogo em alturas de passivo para o benfica, atacantes nem valia a pena marcar, ninguem tem culpa que Roque seja pequeno, e o vermelho ao Rui Silva parecia mal. Como podem dizer que esta dupla é a melhor que temos, por isso é que o nosso Andebol anda na rua da amargura.
E já agora aos comentadores da Rtp2 expliquem as regras e facultem a lista dos nomes dos jogadores assim como a posição a que jogam, e vergonhoso.

Anónimo disse...

As catedrais do Andebol fazem-se de ambientes pressionantes. Ainda um dia vamos ver jogos em que as direcções decidem jogar á porta fechada. Com meia duzia de energumenos a insultarem o arbitro.Isto é a negação do desporto e do espectáculo.

Anónimo disse...

Este locutor da RTP é uma vergonha e não sabe as Regras, só diz disparates...
O jogo foi bastante bom, principalmente na primeira parte e momentos finais.
Os arbitros mostraram que estão acima da maioria das outras duplas nacionais, talvez à excepção dos da madeira que julgo serem muito iguais...

Anónimo disse...

Alguém consegue explicar o facto do Sr Goulão ser sempre o delegado aos jogos realizados no Dragão Caixa, e permitir que o Obradovic faça o que quer o jogo todo ??

Curiosamente, bastou do lado do Benfica baterem numa cadeira do banco de suplentes, para o mesmo ser admoestado com 2´.

Anónimo disse...

Excelente jogo senão melhor até este momento na PO1.
Ambiente quente o que é lógico e saudável, jogadores e treinadores a darem o máximo, embora me parecesse que o Tr. do Benfica estava um pouco encolhido nestes ambientes quentes, árbitros muito bem num jogo duro e a roçar a violência no contacto físico, alguns situações menos claras na Lei dos passos a rever pela dupla, mas sempre liderando o jogo e no final foram a equipa que melhor jogou entre as 3.
Jogadores em evidencia:
FCP-Laurentino, Dario, Inácio Carmo , Filipe(fantástica disponibilidade física e psicológica para o jogo de combate) e Nuno Grilo
SLB- João Ferreirirnho(GR), Carlos Carneiro, e Nuno Roque.
Publico, muito bem e entusiasta do andebol, conhecedor das regras e interventivo quando via a regra a ser esquecida
AC

Anónimo disse...

Maisuma vez assistimos á dupla preferida do SLB e que tudo fez para o Benfica não perder. Atente-se nos L7 mts .Marcaram um sem bola na mão,sem problemas e transformaram outros para l9mts que ocasionaram risos da plateia e admiração do próprio técnico do SLB. Disciplinarmente nem se fala de um lado máximo rigor,do outro deixa empurrar,puxar camisolas com está registado,etc. Com esta dupla ainda vão ser campeões ouçam o que vos digo.... Sem esquecer o melhor plantel do Benfica , lamenta-se a exibição do GR do Porto e o facto de não haver outro à altura facto lamentável.

Anónimo disse...

Essa questão da colocação dos bancos no dragão caixa é muito pertinente, e passo a explicar o porquê:
Os delegados Europeus quando chegam ao Dragão perguntam onde ficam os Bancos, e obrigam a jogar do lado VIP, sem ninguém à volta, porque do lado da Bancada não existe protecção.
A nível nacional não é importante, se um dia alguém for agredido não há problema. Quem deveria por cobro nisso era a federação, mas o torrinha tem medo do Magalhães.

Anónimo disse...

Porto-Benfica, excelente jogo.
Não percebo a reduzida utilização do José Costa. É certo que o Rui Silva defende, o que ajuda a resolver algumas situações de transições, mas o José Costa ataca bastante melhor. Reveja-se o jogo e verifique-se a quantidade de bolas perdidas pelo pivot no ataque.

Anónimo disse...

Alguém sabe explicar a razão porque a dupla de braga teve que ganhar o jogo que o Sporting não conseguia?

Uma barbaridade aquilo que aqueles miudos fizeram para colocar o sporting na fase final!

Desde dar 2 minutos ao H.Figueira e depois não os fazer cumprir porque entretanto existiram mais 2 minutos ao banco, de tudo aconteceu no casal vistoso.

A dualidade de critérios no jogo passivo foi ALARMANTE, sempre a punir o belém.

Enfim, seja feita a vossa vontade.

Anónimo disse...

No passado sábado quem assistiu ao Sporting Belenenses, pode-se gabar de ter assistido a uma inteligente forma de arbitrar em claro benefício de uma equipa. Quando os interesses comerciais de uma prova se sobrepõem aos interesses desportivos dá este triste resultado. Figuras insuspeitas de serem do belenenses afirmaram a diversos adeptos azuis que o Belenenses foi grandemente prejudicado nos critérios disciplinares e de jogo passivo.
Lamentável o comportamento do Sr. Fernando Nunes constantemente a pedir jogo passivo (deve ser tique que ficou devido à passagem do Paulo Faria por aquele banco).
O Belenenses depois de eliminar o Sporting para a Taça não podia ganhar este jogo já que perante o campeonato que falta em caso de vitória azul o apuramento do Sporting ficava muito complicado e lá se ia o share televisivo dos jogos da fase final.

Anónimo disse...

SCP - uma vez mais Rui Silva sem 1 minuto de jogo.
Alguém sabe da politica de aquisições e dispensas dos 3 grandes?
É que parece que anda tudo maluco...ao que se consta! Então o velho de Alvalade é de mais...

Anónimo disse...

Depois da palhaçada da arbitragem da dupla de forcados Trinca/Monteiro no Madeira SADXPorto nada como tirar de esforço no jogo entre o Madeira SAD (fem) e o Gil Eanes. esta dupla merecia levar com um gato morto até ele miar.... São uma grande VERGONHA!!!!

Anónimo disse...

Estive no Dragão Caixa e gostei do ambiente festivo e guerreiro dos dragões e a capacidade de luta das duas equipas e o jogo não era para toda gente. Mas estranhei a cara de medo do ZéTó do Benfica ou anda com problemas de afirmação ou tem alguma coisa na vida que não corre bem?
Nós portistas gostámos de jogar contra as suas equipas porque vc era um espectáculo, mas agora mudou para pior... MEDO!!!
Vc tinha falado da pressão que ia encontrar no jogo e portanto estava alertado, mas não se preparou convenientemente… o nosso Obradovic é grande e sem medos e vai tudo á frente dele… por isso parecíamos o seu carácter e postura nos treinos e jogos.
Afinal este ano o Benfica vai ficar pelos segundos lugares da competição nas varias modalidades... não está mau....
Barroso

Anónimo disse...

O madeira sad feminino deveria ser campeão com qualquer dupla de árbitros, mesmo aqueles que apitam mal.
A incompetente está no Treinador.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que os árbitros do Madeira/Gil Eanes marcaram 30 golos.
Grande pedalada!

Anónimo disse...

O Rui Silva é um diamante como jogador de andebol e logo numa posição importante play-maker ou central como lhe é atribuído, mas ele escolheu mal o caminho para a sua progressão o Sporting que já tinha dois centrais e com a mudança de treinador mais complicou a sua integração, deve ter mais cuidado na orientação da sua carreira desportiva, o clube mais correto para a próxima época é o Porto que não tem central mas atiradores a fazerem de centrais e isso nota-se nos jogos difíceis que ninguém controle o tempo e ritmo de jogo assim como a estratégia da finalização.
O rui Silva tem enorme espaço de progressão e vai ser um excelente jogador de andebol.
Vai á luta campeão…

Anónimo disse...

A questão dos comentarios nos jogos de andebol na TV ou sport TV são um caso gritante que a melhor imagem pode ser reduzida a ZERO pelo comentario fora de tempo e sem sentido integrado do comentador na terminologia dos comentadores, refiro-me ao Helder na TV2 e ao Fernando Pais na Sport TV.
Duas excelentes pessoas e amigos do andebol há muitos anos mas um esteve noutro trabalhos na TV e não se actualizou e o outro na sport TV (FP) tambem tem outras tarefas e não basta contar historias do seu tempo de jogador e depois emendar o erro como foi no caso do mundial na Suécia…
Dizer que um jogador quando ataca a baliza com guarda-redes na baliza é uma situação 1 contra ZERO(1X0)?
Estes coalboradores tem motivação pela função mas devem urgentemente fazerem uma formação acelarada na TVE ou na EUROSPORT.
Felicidades e vamos a essa reciclagem amigos…

Gilberto

azul disse...

O andebol dos encarnados já não ganha ao FC Porto para o campeonato em casa dos azuis e brancos desde 16 de Junho de 1990 (fase final de 89/90). São 21 anos de jejum que incluem 22 jogos (contando com o deste domingo) entre estes dois grandes rivais com 18 vitórias do Porto e 4 empates.

O jejum continua e sobrevive até a autênticos roubos de catedral (como diria o Mestre Pedroto), como o encetado pela dupla Leiriense, Nicolau & Caçador, que realizaram domingo mais uma vergonhosa arbitragem inclinando o pavilhão, provocando os jogadores, técnicos e dirigentes do FC Porto. A melhor dupla Nacional, como muitos os tratam, deve ter uns padrinhos bem colocados e já ninguém se admira até com o facto da Federação de Andebol alterar a hora de um jogo (Benfica/Belenenses) sem acordo da equipa de Belém. É a ditadura encarnada em tudo o que é desporto.

Mas há sempre alguém que resiste a todos estes “serviços”, a todas estas “encomendas”. Há sempre uma equipa que veste de azul e branco que lhes contraria os planos. No Norte de Portugal há quem lhes resista. Os guerreiros estão vivos!

Força Porto!

Anónimo disse...

O Rui Silva é grande dentro do campo de jogo mas muito pequenino, pelo menos na cabeça, fora dele.
Se tivesse mais juizo, infelizmnente já não deve ir a tempo, talvez pudesse vir a ser um grande jogador.
Um atleta de elite tem de ter um conduta profissional dentro e fora de campo. Isso implica abdicar de vida noturna, copos, etc.
Ora estes sacríficios o Rui Silva não está, nem nunca esteve, disposto a fazer, logo não passará de uma promessa adiada.

Anónimo disse...

Ao azul das 09:44:

Se calhar se o benfica ganhasse era o carro dos árbitros que era apedrejado.... tenham tino, devem julgar que não se viu na televisão o jogo. Os árbitros se erram, erram para os 2 lados.... sejam honestos e dignos, na vitória e na derrota!!!!

Não é a ganhar jogos na casa dos azuis que se ganham campeonatos, ó cromo, é a regularidade!

Já agora diz-me lá: quem são os árbitros do "norte" Internacionais???

Anónimo disse...

Gilberto há alturas em que devemos estar calados!! os comentadores são de facto muito fracos, mas o sr não lhes fica atrás!! claro essa situação é uma situação de 1 contra 0. quando se refere a um sistema defensivo não fala sempre só em 6 jogadores?? pense nisso! quando criticar pense no que vai dizer!!!

Anónimo disse...

Mas o Rui Silva não assinou pelo SCP por 2+2' Então como pode sair para o Porto?
Quem ficará livre em 31 Março ´e outro. Esse também merece que andem de olho nele, pois tem muita qualidade (em minha opinião tanta como o Rui Silva e, pelos vistos, muito mais cabeça...)1
mas há mais que o velho vai despachar... ou que eles não querem aturar, pois lhes retira prazer a jogar e criatividade, com tácticas e esquemas de andebol do séc. passado!

Anónimo disse...

Com o grande Tavares da Rocha a central, o grande fábio a central, para que auer o velho o Rui e o Seabra! Despachem-nos mas com cláusula de inibição de jogarem quando for contra o SCp.
então contra o belém o homem tem dois pivots de raiz e joga com o Dias. T´
a tudo dito!
E o Portela só joga porque o Pinto se magoou senão também era despachado em grande velocidade.
Sorte dos miudos em virem embora: Os que puderem e souberem fazer mais da vida do que o andebol...

Anónimo disse...

Alguém que esteve no SCP X Belém me poderá fazer uma apreciação individual aos jogadores do SCP?
Agradecia para poder vir a perceber algumas dispensas que se avizinham por aí...
Srs. Jornalistas já sabem de algo?

Anónimo disse...

Sou insuspeito pois talvez seja o principal responsável pela vinda do dito ou aconselhamento, melhor dizendo, do dito para o meu SCP, por isso deixo aqui uma adivinha e um desafio: o SCP foi a Portimão à ultima hora. Em que jogo e com quem a jogar e a dar o litro? Agora apura-se para os 6 primeiros contra o Belém. Com que jogadores a dar o litro e a liderar o jogo?
Vamos ver a coerência e a inteligência de quem avalia!
Meu SCP quando ganhas rumo e politica desportiva, e não caminhas atrás do vento?

Anónimo disse...

anónimo
22 de Março de 2011 16:27
Foi pena não ter nome para o tratar convenientemente, mas aqui vai quando trato dos sistemas defensivos no andebol de 7, digo:
Zona:
1x6x0
1x5x1
1x3x2x1
Zona Press
Mista:
1x5+1
Sistemas ofensivos:
1x3x3
1x2x4
1x2x2x2
Porque se o Guarda redes e o atleta mais importante no jogo de andebol como se ignora ele nos sistemas de jogo e o Guarda-Redes é o ultimo defesa e no ataque o primeiro no passe na fase de transição e contra-golo.
Mas essa do 1x0 quando o atacante esta perante o GR é de ignorante e teimoso , não é Fernando Pais o único comentador encartado na Eurosport que diz estas brincadeira e ri-se??
Abraço
Gilberto

azul disse...

A dupla Nicolau e Caçador é a preferida dos dirigentes do benfica, porque será? E é sempre nomeada para os jogos mais importantes do clube vermelho... Em Leiria, quem os conhece sabe muito bem o porquê de tudo isto.

Vejam a acção disciplinar, os 7 metros assinalados, as faltas inventadas qd o passivo ao ataque do slb já se impunha há muito. Mesmo assim e a jogar contra 9 o FC Porto venceu.

Quanto à regularidade que diz ser mais importante que o facto do benfica já não ganhar em casa do FCP há 21 anos, é verdade, mas sobre isso deixe-me dizer-lhe que o slb só foi o mais regular uma vez nos últimos 20 campeonatos, foi em 2008:)

Contra factos...

Eu não tenho nada contra o Nicolau e o Caçador, eles se quiserem podem ser mesmo os melhores mas escusam é de demonstrar tanta parcialidade quando o slb é um dos intervenientes...