gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 6 de março de 2011

Crónica de Fim de Semana – 20 – 2010 / 2011 - II

Crónica de fim de semana dedicada à PO02, Fase Final.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.
Fase Final

1.ª Jornada – Resultados

Ismai 27 – 27 AC Fafe
AC Sismaria 26 – 21 Marítimo
Vitória FC 33 – 31 Avanca

Conforme tínhamos previsto no lançamento desta Fase Final, os jogos nesta fase da prova irão ser extremamente disputados com forte equilíbrio e onde provavelmente a experiencia dos intervenientes irá ser determinante. Um dos jogos que despertava mais curiosidade era precisamente o Sismaria / Marítimo, precisamente porque os Insulares já ali tinham sido derrotados, embora pela margem mínima, desta vez confirmou-se a derrotada verificada na 1.ª Fase, mas com um maior diferencial, o AC Sismaria construiu a sua vitória no primeiro período, onde atingiu o intervalo a vencer ( 13-8 ), com Sérgio Segismundo a ser o marcador de serviço ( 8 golos ). O Jogo que despertava as atenções da jornada o Ismai / AC Fafe, terminou num empate que tinha sido o único resultado que ainda não se tinha verificado entre estas equipas nos jogos disputados na 1.ª Fase , foi um encontro de equilíbrio constante, com o resultado ao intervalo a ser favorável ao Fafe ( 13-12 ). No Jogo entre as equipas que todos apelidam de possíveis outsiders, o Vitória FC / Avanca, verificou-se a vitória dos Setubalenses, foi também um jogo de grande equilíbrio com os Setubalenses e os Aveirenses a demonstrarem que estão na prova para disputar os primeiros lugares, e não serem apenas meros “espectadores”. A 2.ª jornada envolve jogos de verdadeiro interesse, pois verifica-se a deslocação de todas as equipas que militavam na Zona Sul aos recintos das equipas que faziam parte da Zona Norte, com um confronto deveras interessante entre as duas equipas que na época transacta militavam na 1.ª Divisão Nacional o AC Fafe / Marítimo.

O Banhadas Andebol

26 comentários:

Jorge Almeida disse...

Deixo aqui a minha opinião sobre o Juve Mar 14 - Madeira SAD 27, a contar para a Fase Final da PO09.

Este resultado desnivelado explica-se porque o ataque da Juve Mar sentiu imensas dificuldades para superar a defesa bastante agressiva da Madeira SAD, que saia bastante bem para contra-ataque sem que as praticantes do Juve Mar conseguissem travar esse contra-ataque. Faltou uma circulação rápida de bola e ataque ao ímpar para desequilibrar a defesa, fazer a bola chegar às pontas, e arranjar espaços para remate. Para além disso, faltou posicionamento para marcarem as saídas para contra-ataque das madeirenses. Parece-me que, ontem, as minhotas esqueceram-se que as jogadas atacantes não terminam no remate, continuam na marcação das saídas de contra-ataque das adversárias.

A razão da Juve Mar ter marcado 9 golos na 1ª parte, e somente 5 na 2ª (3 deles nos últimos 10 minutos) é porque Ganau entrou para a baliza na 2ª parte. Passou toda a 1ª no banco, nitidamente atenta às tendências de remate das adversárias. Resultado: quando o ataque da Juve Mar conseguia rematar, Ganau "já lá estava", o que aumentou a descrença nas hostes minhotas. Isto até diz mal da organização das madeirenses, pois quem tem aquela estrutura (um autêntico luxo para o desporto feminino nacional), tinha de ter as suas GR informadas das tendências de remate das adversárias.

As situações de ataque planeado das madeirenses foram duma pobreza franciscana: O que dizer quando um ataque com movimentações mais que previsíveis (jogo com muita tendência para o meio, poucas jogadas para as pontas) enfrenta uma defesa apática e ingénua (tantas foram as situações em que as madeirenses puderam fazer 1x1 - raras ajudas e dobras -, e em que as minhotas nem metiam a mão, em que ficaram paradas sem dar um passo em frente para conquistar faltas atacantes quando viam as suas adversárias a fazerem esquerdo-direito-esquerdo sobre elas)?

Na minha opinião, a melhor em campo foi Virgínia Ganau, pelas defesas e pelos lançamentos de contra-ataque directo (autênticas assistências) que fez. Não foi muito exuberante, mas o que conta é a eficácia.

De louvar a organização do Torneio de Carnaval de Esposende.
No entanto, não vi nenhuma notícia nos blogues dedicados à modalidade. Porquê?
Onde está disponível na net o calendário de jogos?
Para além disso, como é que marcam um jogo desse torneio para o mesmo pavilhão, a começar menos de 45 minutos depois de ter acabado o jogo oficial de Seniores Femininos a contar para a prova oficial PO09?

Coisa que me impressionou foi o facto de, num pavilhão cheio de jovens praticantes que estavam para disputar jogos desse torneio, somente ter visto carrinhas de um clube (na ocasião o CALE), quando, no meu tempo de director, até camionetas os clubes traziam para os jogos ... Sinais da crise?

Apontamento final para a arbitragem: Fraquinha. Estava à espera de muito melhor duma dupla com as insígnias da EHF. Alguns erros (tais como sanção de 2 minutos em que a defesa nem toca na atacante, e gravatas que nem foram assinaladas como faltas), mas o pior é que deixavam que as interrupções de jogo para assistência médica funcionassem como autênticos tempos de "Time-Out" para os treinadores. Para além disso, a cena em que deixaram que entrasse em campo uma série de pessoas que não estavam inscritas na ficha de jogo, é uma coisa inacreditável. E tudo isto num jogo em que as atletas nem foram muito quezilentas ...

Anónimo disse...

Os grandes experts da materia andaram a fazer previsões e gabarem-se das grandes vitórias de alguns clubes.
Pois bem,afinal o jogo grande da jornada veio provar que não há favoritos e que o Fafe vai ter de trabalhar muito para conseguir os seus objectivos.
O jogo mostrou a dependencia do Fafe de 2 jogadores e que não tem ritmo para 60 minutos,aos 40 rebentaram.E o jogo podia ter caído para o Ismai no ultimos segundos.
Nota final para a arbitragem,que cometeu alguns erros e demonstraram que debaixo de pressão entram no jogo das compensações o que não abona nada em seu favor.É o que há !
Muito curioso será o Fafe - Marítimo.

Saudações

Anónimo disse...

estive na maia e pude presenciar um jogo mt emotivo de andebol. de um lado um fafe que é muito forte a defender e no ataque depende do luis nunes e do mota, o resto da equipa é mt fraca e aquele armando pinto é um equivoco do andebol nitidamente... do lado do ismai mais uma vez poças a carregar a equipa mas com o sergio martins e o luis santos a ajudar no ataque. nota-se q a equipa sentiu falta de um monteiro a bom nivel, só conseguiu recuperar qnd entrou o miudo para a baliza com uma excelente exibicao! penso que será mt dificil para as restantes equipas ganharem a estas 2, para mim são as apostas para a subida

cumps

Anónimo disse...

Assim vale a pena as pessoas deslocarem-se aos pavilhoes e verem partidas de andebol, muita gente assistir a um jogo de bom nivel, emotivo e com excelentes momentos defensivo e ofensivos. Relativamente arbitragem, tudo se torna mais simples, quando os jogadores apenas se importam em jogar andebol e discutir io jogo. Existiram muitos erros, mas se os jogadores fizerem exactamente aquilo que estão lá para fazer, jogar andebol, então tudo corre melhor. Do lado do Fafe, destaca-se Luís Nunes com 9 golos (4 de 7 mts), e a defesa em geral. Claudio Mota esteve em bom plano com 5 golos, enquanto do lado do ISMAI destaca-se o colectivo, entre a defesa e o ataque. A rotatividade de jogadores é um bom indicador na equipa da Maia. Com Artur Poças a liderar a equipa com 5 golos (4 de 7 mts) e Luís Pinto, Luís Santos e Sergio Martins todos com 4 deram um valioso contributo à equipa.

Grande jogo, empate justo, nenhuma equipa merecia perder pela entrega que tiveram ao jogo.

Proxima jornada será interessante, com as deslocações de equipas do Sul ao Norte.

Boa Sorte a Todos

Anónimo disse...

Começou a Fase Final com uma surpresa a derrota no maritimo em Leiria, na teoria e mesmo ja tendo perdido esta epoca na casa do sismaria o Maritimo liderou e venceu a sua zona confortavelmente, esperando-se que nesta fase da prova supera-se a equipa leiriense que se mostrou bastante compacta a a dizer presente nesta fase final, como o nome diz fase final tudo pode acontecer e a Sismaria ja consegui 3 pontos perante um candidato assumido. O outro candidato assumido o Fafe foi à maia empatar com o Ismai estas duas equipas parece que não se querem largar terminaram empatadasa fase regular nos jogos anteriores repartiram as vitorias entre si mas para o fafe ficou um sabor amargo pois liderou o marcador durante quase todo o jogo o maximo embora a equipa da casa tenha conseguido manter o resultado sempre em empate ou diferenças de 2 3 golos , o empate acabou por ser o mal menor para estas duas equipas . Em Setubal asssitiu-se a um encontro equilibrado mas onde o factor casa fez a diferença e no final a vitoria acabou por sorrir aos da casa mas o avanca mostrou bastante potencial os aadversarios destas duas equipas que se cuidem pois não são pera doce.

Anónimo disse...

ISMAI, Fafe e Avanca não terão hipóteses.
Tudo se irá reslover entre Marítimo, Vitória de Setúbal e Sismaria.

CD

Anónimo disse...

CD
Não é permitido escrever em blogs bebido!!!
Eu dou-te a classificação final:

1º Fafe
2º Ismai
3º Vitoria
4º Maritimo
5º Avanca
6º Sismarias

Anónimo disse...

Equívoco do andebol???Armando Pinto??é engraçado realmente...das três uma ou não percebe nada de andebol, ou não anda a ver os mesmos jogos que eu ou é um frustrado que anda ai!se este a ver o jogo (ou provavelmente esteve a jogar!) deve ter percebido que após a substituição do jogador Armando Pinto, a equipa do Fafe começou a perder a confiança e cometer erros completamente desnecessários que quase lhes levou à derrota!e garanto lhe que não foi coincidência!de quem é a culpa daqueles ultimos minutos miseráveis??a meu ver...más opções técnicas...enfim...

Anónimo disse...

Venham outros...
Jogo de grande intensidade, mesmo que no plano técnico-táctico não atingisse um plano elevado, em que os setubalenses sentiram muitas dificuldades mas acabaram por vencer com merecimento por terem sido o «sete» mais esclarecido nos momentos críticos, ultrapassando a panóplia de sistemas defensivos apresentada pelos homens de Avanca, quando se encontravam em situação de inferioridade numérica e os números no marcador estavam muito equilibrados.

Anónimo disse...

O anónimo de 7 de Março de 2011 19:01 tem algum defeito estrutural?
Acha necessário ser mal educado?
Ou você é como Salazar?
Sabe o que ele dizia não sabe?

Você tem a sua opinião e eu tenho a minha.

Vá lá que estou bem disposto!!!

CD

Anónimo disse...

Quem não treina, não pode ganhar.
O Marítimo está em decrescendo desde o inicio da época, porque treina às vezes, e descansa muito.
Alguém que diga ao treinador que dar 4 folgas por semana é mau.
Treinos de 45 minutos, em regime de recreio, também é mau.
Toca a trabalhar, porque o Marítimo tem a equipa mais forte, e desconfio que não vai subir.

Anónimo disse...

O Sismaria irá ter um percurso igual ao da época passada!!Ganham o primeiro jogo e perdem os restantes!!Conseguiram ir à fase final e já é mais que suficiente!!!

Anónimo disse...

Essa equipa do Maritimo deve ser um caso unico no mundo desportivo,em cinco treinos possíveis realiza um e de apenas 45m e ainda consegue ganhar a zona sul com apenas tres derrotas. lol
Para esse critico quem é que lhe disse que o clube em causa pretende subir de divisão?

Anónimo disse...

Permitam-e uma opinião.
Nem sempre são as melhores equipas que conseguem a vitória final.
Num campeonato relativamente longo, é fundamental saber rentabilizar. É importante saber fazer, e fazer, a gestão de recursos.
Depois, o aspecto psicológico, a pressão (ou ausência dela), são decisivos.
Não estamos aqui a discutir quem é a melhor ou a pior. Isso é tudo relativo.
Quando chegar a hora do tudo ou nada, veremos. É nessa altura que se confere quem é "o melhor".

Como diz o outro, prognósticos só no fim.
Embora, pelo caminho e tal como eu também fiz, se possa dar uma opinião.
Que vale o que vale.

CD

Anónimo disse...

E falar da fase de manutenção da 2ª divisão não?!!!!

Anónimo disse...

Eu acho é que ja se discute muito e ainda vamos na 1ª jornada.. Claro que ha sempre equipas mais fortes do que outras, mas um mau jogo, uma ma arbitragem ou um mau dia podem ditar o fim dessas melhores ekipas.. Para mim as equipas k partem com alguma vantagem sao o fafe, o ismai e o maritimo, isto pk puderam gerir o campeonato mais cedo devido ao rapido apuramento para a fase final, assim, estao supostamente puderam preparar com mais tempo esta fase. sou da zona norte portanto assisto a muitos jogos desta zona, o fafe é uma ekipa muito forte com varios jogadores com kuase todos os jogadores com experencias de 1ª divisao entre os kuais destaco pela kualidade o luis nunes e o claudio mota, no ismai sobressai um colectivo muito forte com esta a ser a ekipa que tem mais opcoes para alem do 7 inicial como se verificou no jogo com o fafe, destaco o artur poças pk o resto sao todos jugadores muito ekilibrados e com mt kualidade, o avanca tambem funciona muito pelo colectivo e na garra que impoe em todos os jogos, em casa é um adversario muito dificil de bater, nao destaco jogadores pk axo k tem varios de kualidade mas atençao a tiago cunha k é um dos melhores marcadores do campeonato.. obrigado e boa sorte a todos.

Anónimo disse...

Existe um ditado que diz: "Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer", eu acrescento outro " Treinar bem e com esforço dá aprendizagem e vitórias", ora esse pressuposto parece não existir em no treinador do Marítimo.

Anónimo disse...

Normalmente não acompanho muitos jogos desta divisão mas no sabado devido as diversas paragens dos campeonatos fui à maia assistir ao ismai contra o fafe naquele que me pareceu o jogo mais forte do fim de semana, também não havia muito mais para escolher, a verdade e que não dei o tempo por mal gasto, evidente que o andebol de 2ª divisao esta uns passos atras relativo aos 8 primeiros 1ª divisão mas muito equivalente ou superior algumas equipas que estão do 8 para baixo na 1ª Divisão, o jogo teve publico emoção bons momentos,entrega das duas equipas foi bom de ver e de certeza que vou deslocar-me mais vezes ao pavilhão do Fafe e do Ismai para rever estas duas equipas que boa impressão me deixaram. No jogo em Si o Fafe foi superior dominou 55 minutos da partida mas nunca quebrou a equipa da maia que esteve vezes sem conta atras no marcador mas nunca dessitiu e viu esse esforço premiado com um empate que no final acaba por ser justo. Como disse não conheço as restantes equipas mas com a visita do setubal a maia e do Maritimo a Fafe podemnos ver o que valem as equipas do sul e se as equipas da zona norte confirmam o bom andebol que vi.

Anónimo disse...

O anónimo de 9 de Março parece ser uma pessoa que sabe muito sobre a vida particular do técnico e o que acontece nos treinos do Marítimo. Se sabe tanto poderia desde já salientar todas as dificuldades que a equipa atravessa em vez de procurar denegrir o treinador e os directores que no fundo são cumplices de toda a situação segundo as suas palavras. Para terminar existe um ditado que diz: o peixe morre pela boca.

ps - mais um que está no desemprego e procura a todo o custo um lugar, mesmo que para isso seja necessário haver sangue

Anónimo disse...

a quem diz que o armando pinto é um equívoco do andebol, que lave a boca antes de falar mal dele. é um dos melhores jogadores do fafe, só é pena ter um treinador que nao percebe nada disto...

Anónimo disse...

A culpa é de todos menos da personagem que não quer dar treinos.

Anónimo disse...

estão a brincar? mas o armando pinto é jogador em algum lado? inacreditável é como chegou a jogar no aguas santas mas só pode ser explicado por n haver dinheiro para mais... lento, gordo como um texugo... realmente o treinador n sabe o q faz, o melhor mesmo era encostá-lo à ponta... ou será que não faz por causa da recuperação defensiva...

Anónimo disse...

ao anónimo das 15:56 de 10 de março:
só falas assim pq assim ninguém te conhece. texugo és tu oh palhaço, gostava de te ver a dizer isso à frente dele...ah mas espera...ja me esquecia que és um texugo que só tem treta. e para a tua informação também jogou no boavista, lembras te daquela equipa do boavista oh texugo...

Anónimo disse...

Tenho muita pena que este blog, agora, só sirva para tratar mal atletas que já deram muito aos clubes por onde passaram... e se deram o q tinham e podiam a mais neram obrigados... O último caso (Armando Pinto) é de extremo mau gosto!

Anónimo disse...

Para quem percebe muito de andebol... Quem faz a recuperação do ponta esquerda deve ser, por norma, o lateral direito...

Anónimo disse...

Ex. Sr's é de louvar existir um blog onde se possa falar, comentar andebol. No entanto deixo um reparo para os admistradores deste blog, não pode haver lugar a comentários de gente anonima que insultam os atletas e que nada sabem de andebol. Ou são "acabados", frustados que não tem lugar a jogar hoje em dia ou são mal formados. Não podem usar este espaço com dores de cotovelo pelas opções técnicas dos excluir das equipas ou dos jogadores em questão os mandarem para a bancada. Em relação ao jogo do ISMAI - ACF, foi um exelente jogo digno da po01. Facto negativo foi um jogo deste nivel ter a dupla de arbitragem que não soube ter os mesmos critérios para jogo passivo; 2' e faltas do ataque. Mas vamos ver o que estas equipas podem fazer para a frente.
Atenciosamente