gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 28 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados
9.ª Jornada
Académico FC 26 - 35 Alavarium
Gil Eanes 39 - 18 Juventude Lis
Madeira SAD 35 - 12 Juventude Mar
Colégio Gaia 17 - 30 João Barros

A jornada deste fim-de-semana foi muito pouco interessante. Não houve um único jogo equilibrado e foi um mero cumprir calendário.

Comecemos pelo jogo teoricamente mais equilibrado que opôs o Académico do Porto e o Alavarium. Dizemos teoricamente pois, na prática, o equilíbrio durou apenas metade da primeira parte. As portuenses até começaram melhor mas a meio da primeira parte as aveirenses desataram a correr em contra-ataque e a equipa de Luísa Estriga nunca conseguiu reagir, especialmente não conseguindo travar Cláudia Correia, com mais uma grande exibição. Uma equipa parecia jogar a passo e a outra sempre a correr, reflexo da forma física de ambas as equipas. Já aqui o dissemos algumas vezes mas repetimos: A forma física como este Académico do Porto se tem apresentado nesta fase final está muito longe daquilo que se espera de quem chega a esta fase. Quanto ao Alavarium, este forte ritmo já começa a ser uma imagem de marca e nesta deslocação ao Porto confirmou a excelente fase final que tem vindo a fazer e o estatuto de equipa sensação.

No Algarve, apresentou-se uma Juve Lis desfalcada de algumas das suas melhores jogadoras. Giselle Carvalho, Inês Silva e Diana Pereira são alguns exemplos. E se a diferença entre estas duas equipas já é grande, com estas ausências se torna ainda maior e o jogo perdeu por completo o interesse. Valeu a atitude da equipa do Gil que, apesar de ter o campeonato praticamente revalidado, continua a mostrar uma sede de golos e de velocidade que só beneficia o espectáculo. E mesmo as mais veteranas, têm uma vontade de jogar um andebol rápido que surpreende e que se percebe que Florêncio conseguiu mesmo que assimilem as suas ideias. E quando se juntam boas jogadoras e um treinador de grande qualidade, os resultados aparecem. A Juve Lis foi a Lagos com o jogo entregue, opção clara na lista de convocadas, sem as atletas juniores e parece apostar tudo no decisivo jogo da próxima jornada diante o Colégio de Gaia.

Em Gaia, um jogo que espelha bem como mudou o andebol português. O Colégio de Gaia, muito longe do que já foi, em autêntica queda livre no panorama do andebol feminino português e um Colégio João de Barros que hoje é claramente a 3ª melhor equipa portuguesa. E o jogo foi, desde o início, de sentido único com a formação de Pombal a dominar, com uma segurança ofensiva que é digna de registar. E a defesa do Colégio de Gaia (que tem sido aquilo que de melhor a equipa tem apresentado esta época) nunca se entendeu com um esquema ofensivo muito dinâmico da equipa de Paulo Félix e nunca conseguiu parar a primeira linha adversária. Paula Castro bem tentou inventar soluções, mas a diferença entre estas duas equipas é, actualmente muito grande. Quanto ao Colégio João de Barros continua a fazer a melhor época da sua história e, caso vença na próxima jornada, pode conseguir juntar a isso a melhor classificação da sua história.

Finalmente, no Funchal, o Madeira SAD cumpriu a sua obrigação. Mas, ao contrário de ocasiões anteriores, empenhou-se em construir um resultado sólido e em deixar outra imagem diante dos seus adeptos. E assim, mesmo já não tendo hipóteses de recuperarem o título perdido o ano passado, deixam uma outra imagem de uma equipa que tem obrigação de fazer muito mais. Quanto à Juve Mar, uma primeira parte normal, em que perdiam por uns naturais 7 golos e uma segunda parte assustadora. Uma equipa que marca apenas 2 golos numa parte, é mau demais para ser verdade a este nível. Tal como o Académico do Porto, esta Juve Mar parece ser uma equipa fisicamente em baixo, sem conseguir aguentar 60 minutos a um ritmo forte. 2 golos numa parte foi o cartão de visita que ficou na Madeira e que não deve agradar a Paulo Martins.

Depois desta desinteressante jornada e da paragem da Páscoa, segue-se uma jornada muito interessante com 2 jogos que podem decidir muita coisa. O Colégio João de Barros recebe o Madeira SAD num jogo que irá decidir o segundo lugar no campeonato, enquanto o Colégio de Gaia visita o pavilhão da Juve Lis, num jogo que pode clarificar muito a questão europeia.

Críticos Femininos

22 comentários:

Anónimo disse...

parece que vamos ter fumo branco dentro de poucos dias do Madeira SAD, novidades fresquinhas.

Anónimo disse...

UP não ganhou o campeonato nacional. E agora que tem o AFC (Prof. Luísa Estriga) para oferecer, para que as atletas mudem de clube. É qua as viagens acabaram eh eh eh

Anónimo disse...

O problema da falta de pulmão da equipa do Académico neste fi m de semana no jogo com o Alavarium devesse a que a maioria das atletas e treinadora estiveram nos CNUS(campeonato universitários)realizados em coimbra e com tantos jogos e a terminar na 6 feira á tarde, não é fácil jogar no sábado com alegria e frescura física. Vamos ter respeito pela dedicação das atletas ao desporto universitário e federado, sempre estava em causa o premio se vencessem a participação nos campeonatos da Europa, como tal não aconteceu ficam mais folgadas… para a competição interna.

Anónimo disse...

Vamos ver na proxima epoca com a obrigatoriedade da existencia de todos os escalões quantas equipas vão aparecer.

Anónimo disse...

Algumas jogadoras do Alavarium também estiveram nos CNUS e não foi por aí que deixaram de correr no jogo.
Se as jogadoras nao estao assim com tanta frescura, roda-se a equipa.

Anónimo disse...

E na semana anterior quando perderam por 30 e sofreram mais de 50 golos? Qual foi a desculpa para o Académico?

Anónimo disse...

Por favor Sra Luisa Estriga, VAI-TE EMBORA DO ACADÉMICO, RESPEITA AS JOGADORES, TODAS MAS TODAS AS JOGADORAS!

O treinador do alavarium não teve problemas em rodar a equipa, em tirar a Cláudia, e aí esteve o ganho!Que percebes tu de andebol?

Anónimo disse...

A razão é jogar sempre as mesmas, sempre as mesmas! Não rodar a equipa, não haver treinos, e a Sra Estriga não saber MAIS.

Saudações

Anónimo disse...

Mas o Alavarium normalmente roda muito as suas jogadoras. Até acho que o treinador arrisca muitas vezes demais mas é a forma dele de estar, de dar oportunidade a todas.
Já a Luisa, mexer na equipa é quase proibido! E depois como é que quer motivação de nós todas? Como é que pode querer que as jogadoras aguentem na parte final quando por exemplo o Alavarium na segunda parte tinha as melhores jogadoras frescas por terem descansado na segunda metade da primeira parte?

Anónimo disse...

Admiro muito as actividades dos treinadores amadores que além de se dedicarem á causa do Andebol ainda têm de fazer outras actividades para poderem continuar na modalidade, como é o caso da treinador do Académico, nem tudo é da sua responsabilidade e no seu plantel tem atletas de excelente nível, como tb tem atletas e universitárias lamentáveis nos seus comportamentos face á exigência do jogo.
Vamso respeitar todos os treinaodres(as) amadores do nosso andebol, mas não gostamos de alguams delas armarem-se ao pingarelho como as esperttas dacaserna, masi humildade...

Anónimo disse...

Rotundo Éxito Balonmano Femenino Español en Europa

General


El balonmano femenino español ha dado un golpe en la mesa y ha demostrado ante toda Europa que tiene su propio peso específico y que ha alcanzado una tremenda progresión en los últimos años. El Itxako Navarra en Liga de Campeones y el Mar Alicante en la Recopa de Europa van a disputar la Final de dichos torneos tras vencer a sus respectivos rivales en las Semifinales. Las navarras se verán las caras en la Final de la Liga de Campeones ante el conjunto noruego del Larvik mientras que las alicantinas lo harán en la Recopa de Europa frente a las húngaras del Rail Cargo.

El balonmano femenino español logra meter a dos equipos en las grandes finales europeas, después de muchos años, jugando bien y superando a sus rivales con claridad. El Itxako Navarra jugará su primera Final de Liga de Campeones y será la cuarta ocasión que un equipo español dispute dicha Final. España llevaba 8 años sin meter un conjunto en la final de la Liga de Campeones. Nuestro balonmano femenino ha demostrado que se encuentra dentro de la élite europea y que se merece mucho respecto por patre de las instituciones gubernamentales, federativas y más atención por parte de los medios de comunicación como se hace con otros deportes.

Aunque internamente nuestro balonmano femenino tiene muchos problemas como la tremenda y fratricida división entre clubes en la Liga ABF (ABF y Afebal), las irracionales propuestas del Presidente de la Real Federación Española de Balonmano (RFEBM), que quiere llevar a la Asamblea General, para la próxima temporada, y la aguda crisis económica de los clubes una vez más se ha demostrado que lo mejor que tenemos en nuestro deporte son las deportistas. La jugadoras tanto del Itxako Navarra como las del Mar Alicante, sin olvidarme del resto de esforzadas jugadoras de otros clubes que entrenan y juegan con mucho sacrificio y esfuerzo todas las semanas, han demostrado que pase lo que pase en las finales que van a disputar son unas verdaderas CAMPEONAS. Estoy convencido que alguno de los títulos en juego se quedará en España ya que os lo merecéis.

En su día llegó la revolución y el reconocimiento del balonmano masculino español, hace ya algunos años, ahora le toca el turno al balonmano femenino y creo que todos debemos reconocer con justicia la entrega, sacrificio, dedicación y grandísima progresión que han realizado nuestras jugadoras tanto a nivel europeo como a nivel internacional. ¡Enhorabuena chicas ya estáis donde os corresponde!

Anónimo disse...

É o fim do mundo, para os lados de Costa Cabral.
Parece que treinadora do Académico, se foi oferecer ao novo campeão universitário: Leiria. Atenção Juv. Lis, Col. João de Barros, Sir 1º de Maio ou outros interessados, para o ano terão mais 7 ou 8 atletas (as seguidoras ou devotas) novas, vindas do Académico.

Anónimo disse...

Já diz o ditado"

QUEM SEMEIA VENTOS COLHE TEMPESTADE"

Será que esta estratégia marginal ao bom relacionamento que deve existir entre as instituições a todos niveis, dirigentes, treinadores e atletas foi positivo! penso que não e no futuro que não se repita cara professora universitaria.

Anónimo disse...

Para o anónimo que elogia o Andebol espanhol, não se esqueça que o Itxako tem um orçamento superior a alguns clubes Portugueses sa Primeira Liga de Futebol e o Mar alicante, apesar de mais pobrezinho, tem um orçamento de 800 Mil Euros

Anónimo disse...

Aquilo que me parece é que existem muitos candidatos para o lugar de Treinador ali para os lados de Costa Cabral.
Não quero desta forma defender a pessoa de que tanto se fala nestas crónicas, porque não tenho que o fazer, tenho é que perguntar se a culpa é só dela e se o Clube não tem culpa nenhuma.
Que eu saiba, quando um Clube procura contratar um treinador, procura referências do mesmo e eu gostava de saber que referências é que a pessoa em causa apresentou, que trabalhos em clubes com equipas a sério é que desenvolveu para estar onde está, porque enquanto jogadora, até estava muito bem cotada, agora desde que passou a "treinadora" só se tem ouvido criticas e já vêm de longe.
Mas continuando o meu raciocínio, a mim parece-me que o maior culpado deste processo foi o próprio AFC que não aprofundou as informações sobre a treinadora, ou então interessava-lhe os contactos que dita tinha com a Federação, para se poderem fazer as manobras que já vários mencionaram em relação ao apuramento do clube para a fase final da PO-09. Portanto meus amigos, se calhar a menos culpada é treinadora, ela só se aproveitou da situação, enão se esqueçam "que em terra de cegos, quem tem um olho é rei..., ou rainha"
Bem hajam.

Um observador bastante atento e pouco distraído.

Anónimo disse...

Eu não sou o parceiro ideal para dirigir a miséria dos orçamentos do nosso andebol, mas sou factor ou fui de produção aumentando e melhorando os orçamentos por onde andei, a pregar o andebol aos peixinhos e também peixões, mas o que menos gostei nesta viagem foi:
Dirigentes ricos a fazerem de pobres e Dirigentes pobres fazendo de ricos e vaidosos.. quem sofria era o nosso andebol.
ADC

Anónimo disse...

Caro ADC, tambem na minha zona que é o Ribatejo e Alentejo, tento pregar e aumentar os meus orçamentos e levar a agua ao meu moinho, e quando olho para o orçamento do Itxako Navarra, de 1,5 Milhões de Euros, sendo 60% por subsideo do Governo de Navarra, penso que num pois futeboleiro, se um governo civil agisse desta forma, caia o Carmo e a Trindade, já cai com o valor que o Governo Regional da Madeira dá à SAD, imagine-se se todos o fizessem.

NF

Anónimo disse...

Madeira SAD já prepara o título de 2012

para isso continua a recrutar freelancers dentro da sua equipa.
O ano passado na Selecção, Daniela dormiu (no mesmo quarto) com Rita Alves e Rita Alves assinou pela SAD. A nova freelancer da SAD Rita Alves dorme no mesmo quarto na Selecção com Ana Pereira e Ana Pereira será o próximo reforço da SAD. Para isto também servem as Selecções. Ainda bem que o Andebol Feminino da SAD continua cheio de dinheiro. Quem sai a ganhar é o Maiastars que continua a embolsar com as transferências. O Gil, que se cuide...

Anónimo disse...

Ana PEreira ?? Não é Jun A ??

Anónimo disse...

coitadinho do colégio de gaia... a inveja e a falta de humildade começam a dar os seus frutos... com as melhores jogadoras a não gostarem de lá estar vai ser dificil... acho que o colegio vai ter desistensias e é bem feita pa treinadora aprender...invejosas...

Azeitona disse...

Então mas que é que tem de a Rita dormir no quarto com a Ana Pereira? É que elas nem são amigas nem nada, nem partilharam imensos anos no MaiaStars juntas..

Ai senhores, pegam em tudo e nada só para tentarem dizer mal!

Anónimo disse...

Quem acha que ir buscar miúdas é trabalhar para o título...anda enganado!!!!Só se for para o título de 2014-2015, no mínimo!!!!!