gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Nova Época e a Arbitragem – 2012 / 2013

Inicia-se uma nova época na modalidade, mas estranhamente ou talvez não, o Conselho de Arbitragem da Federação, depois da feitura das Circulares n.º 2 e 3, continuam a existir situações que no nosso entender são uma peça de verdadeiro surrealismo, pois nada dizem, e criam situações verdadeiramente incompreensíveis, que deveriam ser totalmente esclarecidas. A começar por esclarecer quem é o CA, pois após a renúncia do anterior Presidente, ainda ninguém assumiu oficialmente a liderança deste órgão social da FAP, será que existe liderança?

Vejamos de forma resumida, apenas alguns pontos:

Duplas – Divulgam-se as duplas em número de 59 na circular N.º 2, mas não existe qualquer enquadramento das mesmas nos diversos níveis regulamentares, como é possível que isto aconteça quando já existem nomeações feitas…

Observadores – Existem? Quem são? Vão acumular funções segundo o que nos chegou aos ouvidos, será? E como vão actuar?

Âmbito de Actuação – Finalmente a a época inicia-se, com a divulgação desta norma que se encontra descrita no Anexo 3 da Circular N.º 2, onde é definido quem apita quem, Ou quem pode apitar o quê. Mas como pode ser cumprido este quadro se não existe um enquadramento das duplas nos diversos níveis?  

Factores de Avaliação – No Anexo 4 á circular N.º 2, é um publicado um quadro, onde se definem as %’s relativas aos diversos factores que contam para a classificação final. Esta divulgação é um facto positivo. Mas pergunta-se como é possível um teste escrito contar apenas 20 % na avaliação de um árbitro (é um autentico absurdo), e depois se tenha em conta assiduidade (15%) e trabalhos de especialidade (10%), para que servem estes 25%, alguém que explique.

Oficiais de Mesa – Através da Circular N.º 3, foram divulgadas as classificações dos Oficiais de Mesa. Mas como foram as mesmas elaboradas? Como é possível Oficiais de Mesa como p.ex Mário Pangaio ser 21.º, Fernando Costa ser 24.º e Rosa Pontes ser 25.º, e neste momento já terem nomeações para a PO01, para que serve esta classificação….

Por último – Mais uma vez temos a Arbitragem, a iniciar a época apesar de todas as boas vontades Com atrasos significativos na liquidação de verbas relativas à época passada.

O Regras

17 comentários:

Snake disse...

O Conselho de Arbitragem da FAP só existe de nome, com algumas figuras e outros tantos figurões.
E que tal dar um salto ao estatuto federativo? É ou não correcto que o CA é um órgão independente? Logo aí, se é um órgão independente, como se explica que não tenha um quadro próprio?
Quem manda no CA?
Tudo ao molho e fé em Deus.
Não pode continuar como está.
O que fazem João Costa, Manuel Conceição, José Macau, António Goulão, José Ribeiro, Armando Pinho, Manuel Moreira e mais alguns?
A questão da arbitragem é extremamente importante.
Os árbitros fizeram testes no passado fim de semana. Qual o resultado? E só fizeram exames depois do início das provas oficiais?
As nomeações são feitas para contemplar os amigos.
O caso dos oficiais de mesa é flagrante.
As verbas em atrso vão ao que se diz ser pagas até ao final de Setembro. A partir daí os pagamentos serão efectuados de 60 em 60 dias.
Esta época há uma novidade. Os delegados vão ter um prémio de jogo no valor de 30 euros por jogo.
E de acordo com o que pode ser visto no site da FAP a função delegado/observador passa a ser feita por uma única pessoa.
Refiro-me à PO1.
Em suma, apesar das boas vontades, a verdade é esta: não há liderança no CA da FAP.
E atenção às eleições! Janeiro é já daqui a pouco.

Anónimo disse...

Banhadas,banhadas andas a falhar ou então as tuas fontes não estão a fazer o trabalho bem feito.Já toda a gente sabe que em Novembro o presidente do CA vai ser o Goulão não se sabe como mas vai,as duplas vale tudo árbitros que não fizeram o teste de promoção aos nacionais e agora aparecem a fazer dupla com outros,sa classificações preguntem como fez o Jorge Nunes ao João Costa sobre os cozinhados das classificações todos sabemos como se faz em Estarreja os árbitros de Aveiro não apareceram na sala e fizeram o teste sozinhos não sabe onde quando na sala os outros foram separados e o Goulão ameaçou alguns que estavam a conversar, os oficiais de mesa meu deus para qu~e classificações os cozinhados são feitos pelo Macau,existem os monstros sagrados muitos hobys instalados muitos favores a pagar.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de Andebol na TV, Internet e Rádio para 14, 15 e 16 de Setembro de 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/09/lista-de-transmissoes-para-semana-de-10.html

Anónimo disse...

estranho ainda haver duvidas de quem manda, é o empregado com supervisão do vice presidente, ou estão á espera de milagres, bom fim de semana

Snake disse...

Anónimo de 13 de Setembro de 2012 23:18
O António Goulão até pode vir a ser presidente da república mas tem que se sujeitar a eleições.
Que como já disse vão acontecer em Janeiro de 2013.
O Goulão pode ter o apoio de Aveiro e tudo à volta mas não tem o apoio de outras gentes que são felizmente a maioria.
Há muita confusão no Conselho de Arbitragem.
Alguns até já só se falam porque tem que ser.
E se falamos em testes há mais.
Este ano houve testes. Toda a gente sabe. O que poucos sabem é que alguns dos testados já conheciam o mesmo antes de entrarem na sala.
Isto é grave. Mas com umas nomeações feitas à maneira ninguém refila.
Umas viagens e tal. Faço-me entender?

Anónimo disse...

Não sei se o que aqui está escrito é verdade, mas se se confirma é grave.
Um conselho de Arbitragem tem que ser independente e transparente. O ano passado vi castigos arrepiantes face ao que se passou em campo e tb vi outros que mereciam piores castigos e nada. Maus árbitros que este ano continuam impavidos e serenos como se nada se tivesse passado.

Anónimo disse...

Existe gente do andebol com experiência nesta área para por tudo em ordem e para bem da modalidade. Assim como está não meus senhores....

Snake disse...

Anónimo de 15 de Setembro de 2012 08:58

"Não sei se o que aqui está escrito é verdade, mas se se confirma é grave".

Se não fosse verdade não tinha escrito. Não sou daqueles que inventa para chamar atenção. Mas compreendo a sua dúvida e
respeito-a.

A cada dia que passa se acentua a confusão, o desnorte naquele Conselho de Arbitragem onde todos querem mandar mas ninguém tem classe para o fazer.
Aguardem-se com muita paciência as próximas semanas.
Fui dos que considerei uma mais valia este novo elenco directivo da Federação.
Sinto-me frustrado.
Volta Salvador. Estás perdoado.

Anónimo disse...

O Caos é o melhor caminho para surgirem os messias a nivel interno, é duro mas é verdade, eng. dê um murro na mesa e diga quem manda, não faça sou delegados na EHF...

Anónimo disse...

"O que poucos sabem é que alguns dos testados já conheciam o mesmo antes de entrarem na sala." - Snake

Desenvolva..............Desenvolva........

Anónimo disse...

Não percebo porque ficaram alguns meninos ofendidos pela repreensão do António Goulão? Foi porque não conseguiram trocar os testes (meninos do Porto) ou por não o conseguirem fazer sozinhos. A outra sala não foi só para os Árbitros de Aveiro, foi para os últimos do teste físico (não foram os primeiros porque não andaram sempre a dar graxa aos elementos CA), e para quem não a conhece tem divisórias individuais. Se fosse para os de Aveiro, tinham ido todos, muitos ficaram na sala principal... Quanto ao Sr Jorge Nunes ter feito essa questão, todos sabemos o motivo, agora é preciso trabalhar, não basta ter amigos como observadores... Já agora tudo a perguntar por Aveiro, não acharam estranho andar um elemento responsável por um departamento de arbitragem a Norte, sempr encoistado ao CA? Qual o objetivo?

Snake disse...

Se eu dissesse o que sei ficava a saber tanto como eu, caro anónimo de 16 de Setembro de 2012 02:43
E isso é um trunfo que nunca se deve perder.
Quer-me parecer que a confusão reinante no Conselho de Arbitragem tem a ver em grande parte com a falta de seriedade com que o assunto foi tratado.
Há alguns amuos entre os elementos que constituem o CA.
Em Janeiro abordaremos este e outros assuntos dignos de registo.

Anónimo disse...

Caro Snake será que sabes alguma coisa ou lança os boatos e espera que alguem fale?Trunfo para que? Vais ser candidato em Janeiro?Será que ainda não percebeste que já está tudo feito?O polvo na Fap é o CA tem muitos tentáculos e cada um puxa para seu lado e quem tem peso manda ou sejas a a cabra e a mula abra os olhos e naõ diga disparates ou ainda acredita no pai natal?

Anónimo disse...

K desculpa essa oh snake ficaria-mos saber tanto como voce?! e muito boa pois serve para todos os temas. Lançar coisas para o ar e nao as provar e de fato o melhor k o anonimato da net pode oferecer.
Olhe qe no CA ha gente seria. Tb podia dizer aqi que o snake visita o parq. eduardo VII mtas vezes mas nao o kero fazer ;)

Snake disse...

Anónimo de 16 de Setembro de 2012 23:54
Quando eu o tratar por tu pode tratar-me da mesma forma.
Não lanço boatos, digo verdades. Já percebi que alguém está a ficar incomodado e mandou contra-atacar.
Não sei quem são o cabra e o mula. SZe quiser ter a coragem de os identificar, direi qualquer coisa.
Se vou ser candidato? A quê? As eleições autárquicas são lá mais para diante.

Snake disse...

Anónimo de 17 de Setembro de 2012 01:51
Sugiro em primeiro lugar que aprenda a escrever para poder perceber o que quer dizer.
Do último parágrafo entende-se qualquer coisa.
Quem disse que no CA não há gente séria?
Volto a não perceber esta parte: "Tb podia dizer aqi que o snake visita o parq. eduardo VII mtas vezes mas nao o kero fazer ;)"
Traduza com linguagem de gente crescida s séria. Coisa que não me parece que seja.
Cuidado com a resposta pois pode lixar-se. Não vou ser tão tolerante e estala o verniz.

Anónimo disse...

Então Snake estás a ficar nervoso,sabes quem diz o que quer houve o que não quer,parece que não tens estofo para a coisa e cuidado com o verniz se for fraco estragas as unhas e depois deixas de poder arranhar ou diria antes couçar a mula e a cabra pois ainda tens que crescer para morder,tem juizo e cala-te.