gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 23 de agosto de 2015

Época 2015/2016 - XVII Torneio de São Mateus

SPORTING VENCE
TORNEIO INTERNACIONAL DE VISEU
(XVII Torneio Internacional de São Mateus)
Ao contrário de outras épocas, desta vez o Torneio Internacional de Viseu (não compreendemos a alteração da designação, pois na realidades trata-se do Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XVI edição) não foi o torneio que serviu de abertura da época, mas voltando a colocar Viseu na rota de um dos principais polos de Andebol por um fim-de-semana. Pois em simultâneo com o Torneio, a FAP organizou uma ação para Observadores, que assim que estiveram reunidos numa ação de formação.

De destacar pela negativa mais uma vez a ausência da Televisão Pública nestes eventos. Foi uma pena. Valeu a pena as transmissões através da Andebol TV e da Bola TV.

Resultados:
Dia 22-08-15
Benfica 21 – 32 Sporting
ABC 29 – 34 Alingsas HK
Dia 23-08-15
3º e 4º classificados
Benfica 34 – 22 ABC
Final
Sporting 37 – 28 AlingsasHK

Classificação Final1º Sporting, 2.º Alingsas HK, 3.º Benfica e 4.º ABC.

No primeiro dia do torneio, assistimos a dois jogos com alguma animação, sendo um deles um clássico da modalidade que terminou com um resultado bastante dilatado, sendo provavelmente o mais dilalado dos ultimos temos, que nos recordemos, apesar de neste mesmo torneio na época finda o Sporting, tamnbém ter vencido por um diferencial razoavel (8 golos – 33/25). O Benfica que se apresentou sem alguns dos seus principais atletas, nunca justficou “ limpeza que fez”, e nunca encontrou andidoto, para a forte defensiva qiue o Sporting apresentou, e para o seu contra ataque, que se mostrou sempre venenoso, e proficuo, demonstrando uma razoavél “afinação” para inicio de época. Apesar das várias substituições realizadas em ambas as equipas, constatou-se que no Sporting as mesmas nunca provocaram um abradamento do seu ritmo competitivo. E assim tal como na última edição do Torneio, o Sporting, volta a estar presente na Final. Frankis Marzo com 6 golos, foi o melhor marcador da equipa, bem acompanhado por Pedro Portela e Diogo Domingos com 5 golos, de destacar ainda a boa prestação do ex-benfiquista Carlos Carneiro (4 golos), e excelentes assistências. No Benfica, o mais produtivo, foi o jovem Flavio Fortes com 6 golos, mas o novo reforço Belone Moreira com 4 golos, mostrou ser uma mais valia para a equipa. Destaquepela negativa, para as 8 exclusões sofridas pela equipa do Sporting. Jogo dirigido pela dupla Internacional bracarense Cesar Carvalho e Daniel Freitas, que tal como as equipas demonstraram estar ainda em inicio de época. No outro encontro tivemos um ABC, recheado de juventude, diante uma equipa sueca, que realizava o seu 5.º jogo em 10 dias. A equipa bracarense apesar da sua juventude, onde pontificavam por exemplo (André Gomes e  Nekruahets), deu a “luta” possivel, e apesar de ver um dos seus melhores jogadores desqualificado cerca dos 19 minutos de jogo (Pedro Sebra), diga-se desde já que na nossa opinião foi um excesso de zelo por parte da equipa de arbitragem, consegui manter o jogo equlibrado durante largos períodos do jogo, como por exemplo a igualdade no marcador a 11 golos aos 20 minutos , e outra igualdade, agora a 26 golos cerca dos 48 minutos de jogo, apenas permitindo uma superioridade sueca nos últimos 10 minutos do encontro, vindo a perder por um differencial, que na nossa opinião não reflete o que se passou em campo, e irão discutir o 3/4 Lugar do Torneio com o Benfica, mas sinceramente não esperavamos tanto de uma equipa recheada de juventude. Tómaz Albuquerque co 6 golos, foi o melhor marcador da equipa, logo seguido do jovem André Gomes com 5 golos, e deve-se ainda destacar a prestação na baliza do ABC de outro jovem, Claúdio Silva. Dirigiu este jogo a dupla Internacional de Leiria, constituida por Roberto Martins e Daniel Martins, que na nossa opinião, apenas falharam na aplicação do critério disciplinar, que nos pareceu demasiado apertado, pois no resto demonstraram já um razoável equilíbrio.

No segundo e último dia, Começámos com o encontro entre os derrotados na véspera, o Benfica e o ABC, com ambos os treinadores, a aproveitarem para apresentarem bastante juventude nas suas equipas, enquanto o Benfica apresentou fortes melhoriuas no seu sistema defensivo, e uma forte meljoria entre a 1.ª linha e o seu pivot, com os jogadores mais soltos, o ABC, com o seu técnico a rodar toda a equipa e a aproveitar para dar tempo de jogo a todos, teve bastantes dificuldades em estabelecer uma correta ligação entre a sua 1.ªlinha e os seus pivots. Hugo Figueira na baliza do benfica esteve muito bem, e foi um dos res+ponsaveis do acumular do resultado a favor da sua equipa, enquanto Belone Moreira, que por vezes jogou a central, tambem mostrou o porquê da sua contratação. O ABC por sua vez podendo até parecer uma contradição, mostrou algumas melhorias no segundo periodo em especial nas transições defesa / ataque. A difrença verificada no resultado final não reflete a realidade das duas equipas. O resultado ao intervalo já se cifrava em 18-10 a favor do Benfica. Jogo dirigido pela jovem aveirense que se encontra integrada no programa de Jovens Árbitros da EHF, André Nunes e Ruben Maia, que não tiveram nem criaram quaisquer problemas. No encontro da Final, o Sporting, venceu spor confortavél margem o seu adversário, os suecos do Aligsas HK, que no segundo tempo, acusou alguma fadiga, por seu lado o Sporting, apresentou-se bem estruturado, com dinamica no ataque porganizado, e demonstrando, já uma boa solidez defensiva. Embora só tenha começado a distanciar-se no resultado a aprtir de cerca dos 43 minutos, quando vencia por 26-21, Na equipa do Sporting, onde o seu novo técnico colocou a jogar todos os seus atletas inscritos, destaca-se na equipa do Sporting, o reforço Carlos Carneiro (6 golos) e excelentes assistências, sendo bem acompanhado por Frankis Marzo (6 golos) e por mais um reforço João Paulo Pinto (7 golos), destacando-se ainda o novo guarda-redes e tamébm ele reforço Aljosa Cudic. Na equipa sueca destaque para o seu guarda-redes Richard Frisk, e para o seu central Jesper Konradsson, um extraordinário jogador. Dirigiu o jogo a dupla Internacional de Leiria, constituida por Daniel Martins e Roberto Martins, que num jogo com maior grau de dificuldade, estiverem também eles melhores, embora as falhas por nós apontadas, estejam concentradas na falta do atacante.

Melhor Guarda Redes
Richard Frisk (Aligsas HK)
Malhor Jogador
Carlos Carneiro (Sporting)
Melhor Marcador
Belone Moreira

Nota – De saudar a boa presença de público neste Torneio, bem diferente do que se passou na úlrima edição.

O Noticias

16 comentários:

Anónimo disse...

Sou adepto do ABC e vi os 4 jogos. O Sporting foi um justo vencedor, e julgo que melhorou significativamente em relação à época anterior, particularmente na defesa. O Carlos Carneiro, a jogar como neste fim de semana, acrescenta valor, até porque o Rui Silva, por esta ou aquela razão, teve uma época atípica. Quanto ao meu clube, nem me pareceu muito mal, apesar das saídas ou ausências por lesão de alguns jogadores (Grilo, João Pinto, Hugo Rocha, principalmente Pesqueira). Há um posto específico que, no entanto, precisa de resolução urgente: lateral direito. Que me perdoe o Nuno Rebelo, mas julgo que não dá conta do recado. Já tem tempo suficiente de andebol para continuar a cometer as infantilidades em que persiste. E, já agora, gostei bastante daquele que aparentemente é tido como o 3º guarda-redes, que apenas jogou no sábado.

Anónimo disse...

A secção de andebol é uma verddeira vergonha e se dúvidas tivessemos ficaram dissipidas a quem assistiu ao jogo com o Sporting.
Só uma estrutura sem rei nem roque sem o mínimo de disciplina ordem e repeito pemitia e pemitiu que um jogador tivesse jogado o tempo todo de calções em baixo a mostrar as cuecas ou boxer como lhe queiram chamar.
Que o rapaz ande assim vestido na rua é problema dele agora num jogo.
Que raio de mer.. é esta que falta de respeito para com o colegas,arbitos, adversários e assistência.
Vassourada de cima abaixo é o que se exige porque ninguém tenha dúvida vai uma época desgraçada bem pior que a ùltima.
Eu como sócio do cluble sentime insultado e vou enviar uma carta ao presidente do Benfica a dar nota do que sucedeu.

Anónimo disse...

ASSISTI AO TORNEIO E SPORTING MUITO BEM COM A NOVA ORIENTAÇÃO DO ZUPU OS ATLETAS ACREDITAM E GANHARAM DEFENDENDO.
ABC COM LIMITAÇÕES.
OS SUECOS DEVEM ESTAR CHEIOS DE JOGOS DIÁRIOS E CONTRA AS MELHORES EQUIPAS PORTUGUESAS.
BENFICA OS MALES NÃO ESTÃO NO PLANTEL MAIS FRACO COM A DESPEDIDA DE 4 INTERNACIONAIS DA ÉPOCA PASSADA E UM DELES BRILHOU NESTE TORNEIO PELO RIVAL O CARLOS CARNEIRO
A LIDERANÇA DE CARLOS CRUZ E DO TREINADOR FRACO ORTEGA NÃO PODEM LEVAR O SLB A BOM PORTO?
AGIR, REAGIR E ALTERAR TEMOS BONS PORTUGUESES E QUALIFICADOS PARA DAR UMA VOLTA AO PLANTEL MESMO COM ERROS GRAVOSOS DAS DISPENSAS.
A falta de resultados do Benfica são um consequência de muitos erros administrativos ao longo das ultimas épocas...
Albano Ferreira

nota: arbitragens não comprometeram mas os melhores árbitros estão ou vão continuar de ferias!
Demorou muito tempo a cerimónia da entrega dos prémios e o publico depois 4horas foram se embora, corrigir caro Presidente da AAV Prof.Escada tens muita experiência disso?

Anónimo disse...

Carlos Carneiro é mesmo fraquinho e mau jogador, não é sr. carlos cruz e ortega?... o sporting ainda fica a ganhar com a saida do rui silva e a entrada do carneiro! já se nota trabalho do zupo.
Benfica no seu melhor... devem contratar jogadores por catalogo? ou via telemovel, nem devem ver jogos, sinceramente não percebo 1 gr que não mostrou mesmo nada e um brasileiro de 2m que coitado.. muito mal anda essa politica de contratações.. olhem para certos clubes. Como é possível um SC Horta contratar um central brasileiro internacional brasileiro de 22 anos, com experiências em mundiais, discutia lugar com o joao da silva que jogava no ademar e foi para frança.. estranho

Anónimo disse...

Efectivamente o SCP parece a equipa mais organizada e madura em inicio de época. Mostra estabilidade e estratégia a prazo. Veremos os desenvolvimentos.

Quanto à problemática da postura e imagem de jogador em campo....entendo a preocupação e reparo, porque neste nível não é irrelevante, mas maus exemplos e histórias de indisciplina não faltam, mas os que mandam não sabem ou esquecem. Mas há posturas, acções e atitudes que não podem estar acima dos princípios, dos valores e do que se espera de um grande clube como o SLB, principalmente na formação.

Para já o SLB mostrou pouco, espera-se muito mais. O que falta ? jogadores de qualidade a fazer a diferença ? equipa em construção ? o produto e escolhas da formação do Professor Carlos Cruz ? a visão ?

Espera-se melhor, mas o histórico e sintomas não anunciam outra coisa.

Anónimo disse...

Uma vergonha que infelizmente é branqueda mas do mesmo protagonista já no passado houve outras noticias bem piores e toda a gente entendeu que se devia passar uma esponja sobre o assunto enfim coisas dificeis de entender.

Unknown disse...

Falar de andebol "tá quieto"...

Melhorias, pontos em concreto, muito fraco...

É aquele que é mau jogador, aquele é fraco, aquele é bom, dirigente "X", "Y" ou "Z"

Obrigado pelo vosso contributo. Se estivessem à frente de um clube, a tomar decisões ou no terreno a orientar, observar e decidir, estávamos bem...ou esperem, se alguns dos comentadores estão numa destas posições, está explicado o estado atual da modalidade.

Continuem com o bom trabalho e colaboração rica e construtiva nos comentários que efetuam.

Cumprimentos

Anónimo disse...

O ANO PASSADO O SPORTING SÓ NÃO FOI CAMPEÃO PORQUE, ALGO DE SUJO ACONTECEU! FICARÁ NOS ANAIS DA HISTÓRIA, O QUE ACONTECEU QUANTO A ARBITRAGENS E AFILHADOS DO CHEFE MÁXIMODA MESMA! UM NOJO NUNCA ANTES VISTO! JULGO QUE O SPORTING TEM UMA BASE DE EQUIPA E TERÁ É DE RENTABILIZAR. RUI SAIU PORQUE ANDAVA DESMOTIVADO FAZENDO A PIOR ÉPOCA DE SEMPRE. MUITO IRREGULAR! QUANTO AOS REFORÇOS VAMOS COM O TEMPO VÊRO QUE POSSUEM. O CARNEIRO JÁ FOI OMAIOR DO ANDEBOL DO PAÍS MAS, A IDADE PESA1 ESTIVE NO PAVILHÃO NOTEI QUE, A RECUPERAÇÃO NÃO É A DOUTROS TEMPOS. MAS SE NOTARMOS BEM JOÃO E FÁBIO RECUAM AINDA MAIS DEVAGAR! O PORTEIRO SÁI PARA PORTUGAL E ´+E NATURAL QUE, AINDA ANDE COM A CABEÇA EM ANSIEDADE. JULGO QUE SE MANTIVESSEMOS RUI E CANDEIAS E INDO BUSCAR UM HOMEM DE LUGARES DO MEIO, PODÍAMOS TENTAR SER CAMPEÕES! SE ASFORÇAS OBSCURAS NÃO NOS RASTEIRASSEM! QUE TAL APROVEITAR COSTA A PIVOT, JÁ QUE ANDA PELO ESTRANGEIRO? ESPERA-SE GRANDE ÉPOCA DE PORTELA E SOLHA E MELHOR APOSTA EM SÉRGIO BARROS E TAVARES. NO CONTRA A BOLA NÃO LHES CHEGA! COM NOVO TIMONEIRO ESPEREMOS QUE, OBALNEÁRIO SEJA MAIS PURO E ACOLHEDOR. O AMBIENTE COM O FRED ERA PESADO E OS TREINOS REPETITIVOS, EMBORA ELE TUDO TENHA DADO AO CLUBE! NÃO COMPREENDOTANTA GENTE NO BANCO. PRA QUÊ? O QUE FAZEM?

Anónimo disse...

Um clube que tem dois terços da população de Portugal a apoiar não merece que, o andebol faça figuras tristes! O que se passou em Viseu foi de mais! È o cumulo da bandalheira! Jogador armado em palhaço de bairro social? Indisciplina no hotel? O que é isto? Claro que o Bode não vai jogar a época toda assim e nada de prémios vai ganhar, acredito! Mas o Costa Chapa podia estar aqui! Pobre treinador que no final será despedido! Tragam o Carlos Rezende e apostem bem! Não é muito... é bem! Tiago faz a mesma finta á anos! O Trancinhas nunca será lateral! David devia ser internado! Guarda-redes o melhor ainda é o Hugo! O andebol vai continuar seguramente a sêr a vergonha do clube! Limpeza total! Mandem o dirigente para o zoológico! Depois sái-se do pavilhão e nota-se na falta de apoio... com a vergonha de arbitragem que nos roubou! E ninguém diz ou comenta patavina! Parece um cemitério!

Anónimo disse...

Concordo. o Senhor Pedro Costa será o melhor exemplo para o andebol nacional, representará o futuro, que tarda, mas chegará.

Cumprimentos,

Unknown disse...

Sr Anónimo,

Desde já grato pelos inúmeros comentários que aqui inseriu, nota-se que é um adepto fiel à modalidade e consegue comentar e responder aos seus próprios comentários, o que revela uma invulgar habilidade de gerir conflitos.

Na minha pessoa o que tinha para dar ao andebol já dei, por agora só por diversão e privo com quem importa sobre os conceitos, metodologias e pontos de possível melhoria no futuro.

O Banhadas é para me provocar um sorriso pelos comentários do Sr Anónimo e sim, tentar chamar à razão para quem a revolta/frustração/injustiça que o Sr Anónimo tem se reflita em verdadeiros comentários valiosos, mas, infelizmente, não sou Deus, mas o Sr Anónimo ainda vai a tempo de encontrar Jesus, porque acho que só assim terá a salvação.

Continue a contribuir, sentido de humor é sempre positivo.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Há algo que me custa a encaixar! Então o sporting deixa fugir um GRedes e um Central de seleção e vai buscar um treinador espanhol cheio de títulos?! No futebol houve espetáculo e quero ver quando as três comadres se pegarem. Vai dar barulho três egos daqueles. O Ru saiu devido ao antigo treinador? Se quando nos levaram o Nuno até agradecemos aqui não é igual! E se calhar os dois de Carnaxide, Edmilson Araújo e Sérgio Barros, eram para ir no mesmo comboio. O Benfas deixa sair três jogadores de seleção?! Andará tudo cego ou louco?

Anónimo disse...


Pelo que vejo e leio o Sporting vai longe, com fé, sorte e trabalho.

Anónimo disse...

Afinal que é este Pedro Costa??

Anónimo disse...

Tal como a generalidade dos comentadores, fala de Andebol, com comentários valiosos. Jovem, crente na modalidade e de espírito aberto.

Em suma, todos os que gostam da modalidade, ontem e sempre, de diferente perspectivas, devem dar o contributo à modalidade, no estudo, na crítica construtiva, no campo ou no clube.

Principalmente, importa saber do que se fala e comenta.


Unknown disse...

Boa tarde Sr. Anónimo

Não sou ninguém, gostava de ser, mas só gostar de jogar e ver andebol não chegou, mas gostava de ver o "país de andebol" que me levava aos pavilhões quando tinha 14, 15, 16 anos.

Infelizmente enquanto olharmos só para o que está mal sem darmos pontos de melhoria objetivos dificilmente sairemos da cepa torta.

Isto seria a crónica de um torneio de pré-época, sim, para tirar já algumas notas do potencial de cada equipa, mas todos sabemos (ou não) que há uma série de variáveis que podem condicionar estas notas:

- fase da pré-época de cada equipa
- objetivo de cada equipa para o torneio
- pontos particulares como objetivos individuais para treino, ou movimentações repetidas para análise posterior em vídeo

A, B, C ou D é bom ou mau é giro para gerar comentários, mas como valência é zero.

O adepto (clubístico) tem direito ao comentário, mas todos sabemos que o mundo do andebol é pequeno e o adepto "comum" comentar aqui é raro...

Espero que os "miúdos" que andem por aí esta época tenham oportunidades para finalmente podermos projetar algo de futuro, porque sinceramente, se assim não acontecer, que saiam e tentem a sorte lá fora, que a observação e capacidade de potenciar aquilo que já têm de bom é superior aos constantes objetivos dos clubes que apontam para os "resultados agora".

FC Porto, Sporting, Benfica ou ABC para serem campeões tanto faz. O que me importa é que estamos sem ir a uma fase final de um Mundial vai fazer 13 anos...