gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Crónica de Fim-de-semana – 20 – 2015 / 2016 – II

Ligeira crónica da PO02, que desta vez realizou, jornada completa. 

Nota - Esta época as equipa “B”, não são apuradas para a Fase Final.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos. 

Zona Norte – Resultados

16.ª Jornada (3.ª da 2.ª Volta)
Dia 12-03-16
Estarreja AC - Boavista FC (18H00)
17.ª Jornada (4.ª da 2.ª Volta)
Dia 09-04-16
CCR Fermentões - FC Gaia (17H30)
19.ª Jornada (6.ª da 2.ª Volta)
Dia 26-02-16
FC Porto B 32 – 35 Arsenal
Dia 27-02-16
SP. Oleiros 22 – 25 São Bernardo
Estarreja AC 21 – 26 FC Gaia
Boavista FC 23 – 26 Modicus
Marítimo 29 – 23 AD Sanjoanense
São Mamede 24 – 27 GC Santo Tirso
CCR Fermentões 25 – 25 Xico Andebol 

Zona que continua a ter discrepâncias entre as jornadas, o que por vezes é incompreensível, e que eventualmente poderemos considerar menos saudáveis, para a competição. Felizmente apenas não existiram jogos com registo de ocorrências disciplinares. Nos jogos realizados, verificaram-se algumas retificações em relação aos resultados ocorridos na 1.ª volta.  

Em Gaia, realizou-se o encontro antecipado da 19.ª Jornada FC Porto B / Arsenal, que foi um encontro onde o Arsenal ao vencer, reforçou a sua liderança na Zona, embora com mais um jogo, e tornou a sua candidatura, a um lugar na Fase de apuramento, cada vez, mais fiável. Foi um encontro, onde a equipa bracarense comandou o marcador durante os 60 minutos de jogo, chegando ao intervalo já vencer por 18-12, chegando a desfrutar de vantagens de 12 golos, como por exemplo quando vencia por 26-14, já no segundo tempo, sentenciando o jogo. Mas a equipa do FC Porto B, reage e reduz para 26-19, quando faz um parcial de 5-0, e posteriormente, coloca o diferencial em apenas 5 golos, aos 29-24 e aos 32-27, para num forcing final ainda reduzir a vantagem para apenas os 3 golos, com terminou o encontro. Digo Coelho com 9 golos, e Henrique Figueiredo com 7 golos, foram os melhores marcadores do FC Porto B, por sua vez André Caldas com 12 golos e Vasco Areias com 5 golos, foram os melhores marcadores do Arsenal. 

No Pavilhão do Funchal tivemos um dos jogos, onde foi retificado o resultado da 1.ª volta, desta vez com a vitória dos insulares. Dizer que o encontro teve duas partes completamente distintas, uma primeira onde predominou a AD Sanjoanense, que esteve grande parte do tempo na frente do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 14-12, e uma segunda parte, de completo domínio do Marítimo, que depois de um parcial inicial de 4-1, passou para a frente do marcador por 16-15, e nunca mais o, largou, indo alargando a sua vantagem progressivamente, até ao resultado final. Mesmo com esta vitória, dificilmente chegará á discussão de um dos lugares para a Fase Final, no entanto, e apesar de ter mais 2 jogos que os seus adversários, tem garantida a permanência na divisão, por seu lado a AD Sanjoanense, encontra-se cada vez mais, num dos lugares de grande perigo. Guilherme do Nascimento e Márcio Abreu, ambos com 6 golos cada, foram os principais marcadores do Marítimo, Bruno Pinho com 9 golos, foi o melhor marcador da AD Sanjoanense. 

Em Oleiros. Tivemos, mais um dérbi regional, com a disputa do SP. Oleiros / São Bernardo, que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da equipa de São Bernardo, num encontro de grande equilíbrio, mas que foi quase sempre com a equipa visitante no comando do marcador, chegando ao intervalo a vencer por 17-15, mas com um segundo tempo com muito pior qualidade, e onde as defesas se superiorizaram aos ataques, dai o escasso número de golos, que se verificaram neste período. No SP. Oleiros, Hugo Oliveira, com 14 golos foi o seu melhor marcador, enquanto na equipa do São Bernardo, onde 11 atletas marcaram golos, Augusto Pereira com 5 golos, foi o seu melhor marcador.  

No Municipal de Estarreja, disputou-se mais um encontro da jornada, que colocou, frente a frente o Estarreja AC e o FC Gaia. Que terminou com nova vitória do FC Gaia, que construiu todo o resultado durante os primeiros 30 minutos de jogo, chegando ao intervalo a vencer por 15-9, para depois permitir uma excelente reação da equipa visitada, que minimizou os prejuízos, durante os segundos 30 minutos. João Vilar com 7 golos e Tiago Arrojado com 5 golos foram os principais marcadores do Estarreja AC, Luís Carvalho com 7 golos, Pedro Camara e Luis Galvão com 5 golos foram os melhores marcadores do FC Gaia, que mesmo com esta vitória, dificilmente chegará ao apuramento para a Fase Final, enquanto o Estarreja AC, continua nos chamados lugares de perigo. 

A Jornada teve ainda um Boavista FC / Modicus, que tal como na 1.ª volta, o Boavista voltou a perder, continuando no último lugar da tabela classificativa, cada vez mais numa situação difícil, enquanto o Modicus por sua vez ao vencer este encontro, começa a ficar mais confortável, a sensivelmente meio da tabela, mas que ainda não dá garantias matemáticas de permanência na Divisão. Neste encontro, registou-se algum equilíbrio embora o resultado ao intervalo já fosse favorável ao Modicus por 15-13, realizando-se depois um segundo tempo onde novamente a dominante do jogo foi o equilíbrio. Filipe Lopes com 7 golos, foi o melhor marcador da equipa do Boavista FC, Paulo Barbosa com 7 golos, Nuno Loureiro e Ruben Oliveira com 6 golos cada um foram os melhores marcadores do Modicus. 

Num dos encontros mais importantes da jornada, defrontaram-se no pavilhão Eduardo Soares, o São Mamede e o GC Santo Tirso, duas das equipas, que discutem diretamente o apuramento para a Fase Final da Prova, e desta feita terminou com a vitória dos homens de Santo Tirso, que retificaram a derrota sofrida na 1.ª volta em casa. Foi um jogo com duas partes completamente distintas, nos primeiros 30 minutos, forte preponderância dos homens da equipa visitada, que chegaram ao intervalo na frente do marcador por 17-14, mas um excelente segundo tempo da equipa tirsense, levou a esta recuperasse o diferencial e terminasse como vencedora do encontro, mantendo-se assim na luta direta pelo 1.º lugar da Zona. João Baltazar com 9 golos e Tiago Andrade com 7 golos, foram os melhores marcadores do São Mamede, no GC Santo Tirso, com 10 jogadores a marcarem golos, João Nogueira com 7 golos, foi o seu principal marcador. 

Tivemos ainda um dérbi minhoto, mais propriamente dito de Guimarães, com a disputa em Fermentões do CCR Fermentões / Xico Andebol, que terminou numa igualdade, e foi um dos resultados, que sofreu uma retificação em relação ao verificado na 1.ª volta, onde o CCR Fermentões tinha vencido pela diferença mínima. Foi um encontro disputado com grande emotividade, e com grande equilíbrio, se traduz pelo resultado verificado ao intervalo, que chegou com o Xico Andebol a vencer pela diferença mínima (15-14), e que teve continuidade no segundo período, com a equipa do CCR Fermentões a alcançar a igualdade final. António Salgado com 5 golos, foi o melhor marcador do CCR Fermentões, enquanto Rui Oliveira com 8 golos, e Alfredo Bravo com 5 golos, foram os melhores marcadores do Xico Andebol. Esta igualdade acaba, por ser mais favorável á equipa do CCR Fermentões que se encontra num lugar a meio da tabela, enquanto o Xico Andebol, terá de amealhar mais pontos, para tentar abandonar a zona de perigo. 

Classificação após os jogos disputados até ao momento: - 1.º Arsenal (+1 jogo) (53 pontos), 2.º GC Santo Tirso (+1 jogo) (52 pontos), 3º São Mamede (48 Pontos), 4.º Marítimo (+2 jogos), e São Bernardo (44 pontos), 6.º FC Gaia (-1 jogo) (43 Pontos), 7.º CCR Fermentões (-1 jogo) (36 pontos), 8.º FC Porto B e Modicus (34 pontos), 10.º SP. Oleiros (33 pontos), 11.º Estarreja AC (-1 jogo) (31 pontos), 12.º Xico Andebol, e AD Sanjoanense (29 pontos), 14.º Boavista FC (-1 jogo) (20 pontos).  

Zona Sul – Resultados

17.ª Jornada (4.ª da 2.ª Volta)
Dia 09-04-16
Ílhavo - Juventude Lis (15H30)
19.ª Jornada (6.ª da 2.ª Volta)
Dia 26-02-16
Benfica B 19 – 24 Boa Hora
Dia 27-02-16
CD Marienses 25 – 27 AC Sismaria
IFC Torrense 27 – 24 Almada AC
1.º Dezembro 35 – 28 Vitória FC
Ílhavo AC 28 – 28 GS Loures
CDE Camões 20 – 19 Juventude Lis
Alto Moinho 32 – 24 ADC Benavente

Finalmente uma jornada completa, embora continue a existir um jogo em atraso. Esta foi uma jornada, com demasiadas ocorrências disciplinares. E verificaram-se diversas retificações de resultados, em relação ao ocorrido na 1.ª volta.

No encontro antecipado da 19.ª jornada, o Boa Hora foi á Quinta Marrocos, vencer o Benfica B, confirmando o resulta ocorrido na 1.ª volta, num encontro em que comando o o jogo e o marcador durante os 60 minutos, de jogo, chegando durante o primeiro tempo a ter por diversas vezes uma vantagem de 7 golos, (11-4, 12-5, como exemplos), para chegar ao intervalo a vencer pela mesma diferença 18-11. Depois tivemos um segundo tempo, pobre de andebol, onde uma equipa procurava, gerir a sua vantagem e a outra não encontrava soluções para o jogo, dai dizermos que o jogo, foi mais pobre em termos andebolísticos, com a equipa do Boa Hora a fazer uma completa gestão do seu plantel. Hugo Freitas e Leone Almeida, ambos com 5 golos cada, foram os melhores marcadores daa equipa do Benfica B, Luis Nunes com 8 golos, foi o melhor marcador do Boa Hora, com a curiosidade de terem todos sido obtidos ainda nos primeiros 30 minutos. Com esta vitória a equipa do Boa Hora mantêm-se no comando da Zona, sem derrotas.

Uma das grandes surpresas nesta zona e nesta jornada, foi a clara vitória do neo divisionário do 1.º Dezembro frente ao Vitória FC (jogo com ocorrências disciplinares registadas), no jogo disputado, entre estas duas equipas, e que foi um dos resultados retificados em relação ao que se passou na 1.ª volta. Com esta derrota a equipa do Vitória FC, que vinha demonstrando alguma irregularidade, competitiva, viu o seu possível lugar de apuramento para a Fase Final, ser discutido por mais equipas, que entretanto se aproximaram em termos pontuais, por sua vez a equipa do 1.º Dezembro, começa a situar-se em lugares, que embora não livres de perigo, são cada vez mais seguros, para uma possível permanência na Divisão. Neste encontro a equipa do 1.º Dezembro, já vencia ao intervalo por 18-12, com a equipa do Vitória FC a tentar reagir no segundo tempo e a equilibrar o jogo, mas sem nunca conseguir anular a desvantagem que trazia do primeiro período de jogo. João Brandão e Diogo Simão, com 7 golos cada, foram os melhores marcadores do 1.º Dezembro, André Praxedes com 7 golos, e Francisco Fuzeta com 5 golos, foram os melhores marcadores do Vitória FC.   

Outro dos principais, encontros da jornada, disputou-se em vila do Porto, onde o CD Marienses, defrontou o AC Sismaria, num encontro onde estavam presentes duas das mais fortes candidatas a um lugar na Fase Final da Prova, este foi um encontro onde o AC Sismaria confirmou o resultado da 1.ª volta, ao vencer a equipa insular num encontro, onde construiu o resultado durante os primeiros 30 minutos, quando chegou ao intervalo a vencer por 13-9, para depois ter de “suportar” a excelente reação dos homens do CD Marienses, no segundo período do jogo. Tiago Filipe com 8 golos, e Nelson Vertentes com 5 golos, foram os melhores marcadores do CD Marienses, Frederico Malhão com 11 golos e Filipe Oliveira com 6 golos, foram por sua vez os melhores marcadores do AC Sismaria.

Na Torre da Marinha, tivemos mais uma vitória do IFC Torrense, que procura fugir da zona de possível descida de divisão, e que venceu o Almada AC, retificando desta forma a igualdade que se tinha verificado na 1.ª volta, colocando o Almada AC, cada vez mais próximo da zona de descida de divisão. Neste encontro, o Almada AC, vencia ao intervalo por 13-10, mas claudicou completamente durante o segundo período de jogo, permitindo uma total e completa reação dos homens do IFC Torrense, que terminaram como vencedores, por uma margem igual a que sofriam ao intervalo. David Saraiva com 7 golos, foi o melhor marcador do IFC Torrense, enquanto Pedro Coelho com igual número de golos, foi o melhor marcador do Almada AC.

Em Ílhavo, defrontaram-se os dois últimos classificados da Zona, o Ílhavo AC / GS Loures (jogo com ocorrências disciplinares registadas), foi mais um encontro onde foi retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta, onde se tinha verificado a vitória do GS Loures, desta vez tivemos uma igualdade no final no marcador, com o resultado de cada equipa a ser diferenciado consoante as partes do jogo, no primeiro tempo a equipa visitada, vencia ao intervalo por 18-14, depois não teve capacidade para continuar a impor o seu ritmo de jogo e teve de suportar a excelente reação do GS Loures, que conseguiu desta forma igualar o resultado final. Continuando as duas equipas a ocupar os dois últimos lugares da tabela classificativa da Zona. Tiago Sousa com 9 golos e António Ferreira com 6 golos, foram os melhores marcadores do Ílhavo AC, Alexandre Rua com 8 golos, e Henrique Martins com 5 golos, foram os melhores marcadores do GS Loures.

Em mais um jogo, muito bem disputado, (jogo com ocorrências disciplinares registadas), o CDE Camões, venceu a Juventude Lis pela diferença mínima. Num jogo, onde as defesas se sobrepuseram aos ataques de tal forma que o resultado ao intervalo era de apenas 8-7, a favor do CDE Camões, diferença que se manteve após a disputa do segundo tempo. Resulta que continua a colocar as duas equipas numa zona de manutenção na divisão, embora ainda faltem alguns jogos por disputar, mas que também as coloca fora de qualquer discussão pelos lugares de acesso á Fase Final. Tiago Silva com 6 golos foi o melhor marcador do CDE Camões, enquanto na Juventude delis onde 10 jogadores marcaram, com os seus melhores marcadores a serem Luis Fonseca e Francisco Santos com apenas 4 golos, cada.

No ultimo jogo relativo a esta jornada o Alto Moinho, recebeu o ADC Benavente, num jogo onde retificou o resultado ocorrido na 1.ª volta, e com esta vitória ainda aspirar a discutir um lugar no apuramento para a Fase Final. Enquanto o ADC Benavente, que está a realizar uma prova aquém das expectativas (pelo menos das nossas), está em princípio num lugar que lhe permite facilmente manter-se na divisão. Neste encontro o Alto Moinho entrou forte e ao intervalo já vencia por uns claros 17-10, abrandando nitidamente o ritmo no segundo tempo, sem nunca deixar de controlar o marcador, João Silva, Miguel Queluz e Tiago Gil, todos com 7 golos cada, foram os melhores marcadores do Alto Moinho, o ADC Benavente que teve 10 atletas seus a marcarem golos dos quais se destacou João Raquel com 9 golos, que foi o seu melhor marcador.

Classificação após os jogos disputados até ao momento:- 1.º Boa Hora (56 pontos), 2.º Sismaria (49 pontos), 3.º Vitória FC (46 pontos), 4.º CD Marienses (45 pontos), 5.º Alto Moinho (42 pontos), 6.º Juventude Lis (-1 jogo) (41 pontos), 7.º CDE Camões (40 pontos), 8.º Benfica B (39 pontos), 9.º ADC Benavente (37 pontos), 10.º 1.º Dezembro (32 pontos), 11.º IFC Torrense (28 pontos), 12.º Almada AC e GS Loures (26 pontos), 14.º Ílhavo (-1 jogo) (21 pontos).

O Banhadas Andebol

16 comentários:

Anónimo disse...

Na cronica passada o seguinte anónimo disse isto:

anónimo disse...
Claro que tem meninos queridos e não tenho problema em dizer quais são Caniço Xico Lima Rebelo estes 4 são os mais protegidos estou curioso para ver quantos vão levar da Sao Mamede

25 de fevereiro de 2016 às 08:43

Meu caro ja matou a curiosidade toda?

Anónimo disse...

o ginásio ganhou na primeira volta contra o s.mamede....

Anónimo disse...

A ver se se vai falar de alegria... Impostores!

Anónimo disse...

Ílhavo AC Roubadinho até dizer não!!

Anónimo disse...

Estes atrasados mentais do BANHADAS nem contas sabem fazer... então o Gaia já não pode chegar à Fase Final??!
Se o Gaia vencer o jogo que tem em atraso ficará apenas a 2 pontos do 3º lugar que garante uma presença na Fase Final... senhores do BANHADAS, menos vinho e mais matemática!!!

Anónimo disse...

Nao matei a curiosidade , pois nao e pelo facto de nao levar este ou aquele que vou deixar de pensar o que penso estou simplesmente a extravazar um comentario ouvido mais do que uma vez por pessoas ligadas ao Ginásio inclusive pessoas com responsabilidades no Clube.

Anónimo disse...

O Boavista voltou a perder. Que decepção, porém nada que já não se espera-se. Depois do quase ganharem a uma equipa do cimo da tabela por 1, perdem por 3 com uma equipa do mesmo campeonato. Certamente foi a arbitragem... Mas estes não eram de Leiria ??? ou foi por a arma secreta faltar ao jogo, pois certamente que prejudicou e se notou no resultado final. Este Boavista cada vez mais último e é assim que quer e gosta de estar. Parabéns ao corpo técnico Sénior, e um especial bem haja aos miúdos mimados que ao invés de crescerem continuam a enganar a direcção e a si mesmos. Será a 3ª Divisão o mais apropriado para este(s) treinadores e "jogadores". A margem de progressão e o sucesso é para os que trabalham, não é 100% sorte.

Anónimo disse...

Uma pergunta. Este ano volta a haver fase de manutenção? ou é como o ano passado em que a 1ª fase define quem desce?

Anónimo disse...

O que aconteceu nos Açores foi lamentável.
Se uma situação daquelas passar impune é muito grave para a imagem do andebol nacional. Ainda para mais com uma equipa daquelas que agora irá receber o Sporting. Muito grave!

Anónimo disse...

não há fase de manutenção a descida é direta.

Anónimo disse...

Não é pelo facto de terem ganho ao S. Mamede, que tudo passou a estar bem os problemas mantêm-se e é apenas uma questão de tempo para que a tampa salte.

Anónimo disse...

Mas que problemas???

Anónimo disse...

Pergunte ao Caniço

Anónimo disse...

Os problemas de os queridinhos poderem falhar os outros se falham levam logo com o pau pelas costas abaixo

Anonimo disse...

O caniço vai deixar de ser um problema para o santo tirso ou vai passar a ser um visto que ele acabou a época. Veremos se ele seria um problema ou uma solução

Anónimo disse...

Ílhavo AC mesmo em último, continua a ser prejudicado. Neste jogo contra o Loures, foi prejudicado por dois MIÚDOS de Santarém, que não sabem sequer para eles, mas pelos vistos continuam apitar jogos de 2ª divisão de séniores.