(2025/2026)
A Federação, divulgou os Regulamento Desportivos de todas as provas, entre eles o Regulamento Desportivo, que vamos analisar, que é uma nova prova fixa no calendário nacional, e que é a antecâmara da principal prova do calendário nacional a PO01.
A PO.01 A - Divisão de Honra Masculinos
Uma prova com 12 equipas, apenas com uma substituição a do D. Fuas pela Xico Andebol.
Não se regista a previsão de uma diminuição futura do número de participantes na prova, pelo que nos foi dado observar, pelo Regulamentos Desportivo, e pelo sorteio.
Regulamento de Prova, sem alterações no seu modelo competitivo, a participação nesta prova é conforme o Anexo 10, ao CO N.º 1, a que as equipas participantes tenham dois escalões de formação, continuando a verificar-se que esta exigência não se aplica ás equipas B (erradamente na nossa opinião), pois estas, podem participar na Fase Final, no Grupo que define as subidas, e embora não possam ascender, irá sempre ter influência desportiva nas mesmas, e até nas descidas, e que os seus técnicos conforme o Anexo VII do CO N.º 1 obriga tenham a qualificação de GRAU 3 ou de GRAU 3 em Formação, (situação que na época 2026 /2027, passa a Grau IV), precisamente o mesmo tipo que se aplica á PO02, que não sofreram qualquer ajustamento, esperamos que seja cumprido, e que não se arranjem desculpas para o não cumprimento.
O seu modelo competitivo como já dissemos mantêm-se, com os métodos de subida e descida de Divisão bem definidos, e com a aplicação de toda a matéria, regulamentada para as equipas B, e com os mesmos sistemas de desempate, continuando a na Fase Final, o mesmo é feito segundo as classificações ocorridas na 1.ª Fase (Valorizando a 1.ª Fase)
Não se verificam quaisquer ajustamentos em relação a poderem existir ou não atletas inscritos por dois clubes, como se verificou esta época, o que seria de capital importância.
Alínea g) cujo conteúdo não sofreu alteração, continua a merecer criticas da nossa parte, “É permitido a 3 atletas nascidos em 2025 e que façam parte da Lista da equipa “B” poder jogar na equipa “A”, sem limite de jogos desde que respeitem as distâncias horárias legais.”, isto é permitir que com poucos atletas fazer muitas equipas, prejudicando notoriamente a formação (na nossa opinião)
Na Alínea h) continua-se a referir-se aos Sub-20 ou com idade inferior (devidamente qualificado), não incluídos na Equipa A e B, pode jogar nos seniores, sem limitações de jogos. Atenção quantos atletas vão disputar mais de duas provas? E o as fases finais da PO04, como vão ser? Pois a Alínea f) deste mesmo artigo apenas limita a participação entre equipa A e B, quando as mesmas terminarem.
Na Alínea J) deste artigo, continua a permitir, que sejam de 3 o número de jogadores não originários de países da União Europeia, ou de países com os quais o Estado Português ou a União Europeia tenha celebrado tratados de internacionais de cooperação ou reciprocidade…. Mais uma Vez a Formação a ser prejudicada.
Quanto aos CROM, que já estão previstos em Regulamento próprio, o que não altera nada de substância ao Regulamento Desportivo.
Foi criado também um artigo com as multas a serem aplicadas durante os jogos, com valores normais, e que não sofreram qualquer alteração, (UM BOM PRINCÍPIO).
Modelo Competitivo
1ª Fase - TxT a 2 Voltas
Realizam 22 jogos
Fase
Final - 2 Grupos de 6 TxT a 2 voltas com 50% dos pontos da 1ª Fase
- Grupo
A - 1º ao 6º Classificado da 1ª Fase
- Grupo
B - 7º ao 12º Classificado da 1ª Fase
O Grupo A, realiza mais 10
jogos, o que faz um total de 32 jogos, no Grupo B, realiza exatamente o mesmo
número de jogos.
Classificações finais
1º e 2º Classificado do Grupo A
participarão na PO.01 na época 26/27
5º e 6º Classificado do Grupo B
participarão na PO.02 na época 26/27
1.º Classificado do Grupo
A, é o Campeão Nacional, Com as restantes equipas 8 equipas a manterem-se na
mesma prova na época seguinte.
PO01 A – A Iniciar em 13-09-25
Homologação de Campos
Aqui surgiram as grandes alterações:
Eliminado texto que dizia – “Os campos deverão reunir as condições regulamentares e estarem devidamente vistoriados e homologados pela Federação de Andebol de Portugal.”
A Federação deixa de realizar as necessárias vistorias, aos campos quando se verificava essa necessidade, mal
Depois foi acrescentado, um texto a um anterior paragrafo, que diz o seguinte – Este processo deverá estar finalizado até 7 dias antes do início da competição, caso tal não aconteça as marcações de jogos para esse recinto serão anuladas.
A confirmação de que a maior parte dos problemas são endereçados para os clubes, com a Federação a ficar aliviada de uma normal situação.
O Banhadas Andebol
Sem comentários:
Enviar um comentário