gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 16 de novembro de 2014

Competições Europeias 2014 / 2015 – XX – No Feminino

Este fim-de-semana disputou-se a 3.ª Eliminatória da Challenge CUP, com a participação em jornadas duplas de todas as equipas portuguesas inscritas na prova (3). O Saldo desta participação foi extremamente positivo com duas equipas portuguesa a passarem a eliminatória seguinte, por sinal as que apostaram em efetuar os dois jogos em Portugal, “apostando” certo.
 
Femininos 
CHALLENGE CUP
 
JUVENTUDE LIS ELIMINADA DA PROVA
A Juventude Lis, defrontou nesta 3.ª Eliminatória (30 equipas), a equipa do DHC Sokol Poruba (República Checa). E depois de vermos o resultado final, compreendemos os motivos que levaram os responsáveis da Juventude Lis a aceitarem que os dois jogos fossem realizados na República Checa. Pois a diferença andebolística entre as duas equipas é enorme e só um “milagre” depois do jogo da 1. Mão poderia levar as leirienses a serem apuradas para a eliminatória seguinte. Tudo isto não invalida a excelente réplica e a forma decidida como as leirienses entraram no jogo, de tal forma que aos 10 minutos de jogo estavam na frente por 6-2 e a equipa adversária já tinha esgotado um Time OUT. Ma sesta vantagem durou pouco tempo pois a parti de cerca dos 15 minutos e jogo momento e que a equipa do DNC Sokol passou para a frente do marcador tudo mudou e a equipa da casa atingiu o intervalo já a vencer por uma confortável vantagem de 5 golos (16-11). A segunda parte deste encontro e pelo que assistimos foi de um completo domínio da equipa checa. Carolina Silva com 7 golos foi a melhor marcadora da equipa portuguesa, com Patricia Mendes a obter 6 golos, tantos quantos a melhor marcadora checa a Sarka Marcikova, equipa onde 10 jogadoras marcaram golos. Como se esperava depois do jogo da 1.ª Mão a equipa portuguesa averbou nova derrota no jogo da 2.ª Mão. Com as checas desta vez a não se deixarem surpreender e a comandar o jogo e o marcado durante s 60 minutos, atingindo o intervalo já a vencerem confortavelmente por 17-10. Os segundos 30 minutos não foram muito diferentes dos primeiros e o resultado foi-se acumulando para prejuízo da equipa da Juventude Lis. Apesar de eliminada, a equipa leiriense dignificou a modalidade e justificou a sua opção de efetuar os dois jogos fora, pois a superioridade da equipa checa é evidente. As melhores marcadoras da leirienses, apenas marcaram 4 golos e foram 3 ( Adriana Bastos, Beatriz Cordeiro e Carolina Silva), na equipa checa as melhores marcadoras com 7 golos cada foram também 3 (a Eslovaca Alica Kostelna, outra eslovaca Eva Minarcikova e a checa Leona Svirakova). 
 
Resultados
1.ª Mão
DHC Sokol Poruba 35 – 19 Juventude Lis
2.ª Mão
Juventude Lis 18 – 37 DHC Sokol Poruba
 
JAC-ALCANENA VENCE ELIMINATÓRIA
O JAC-Alcanena, que disputou as duas mãos em Portugal, demonstrou que “apostou” bem e forte pois a sua superioridade nunca esteve em causa, vencendo o jogo da 1.ª Mão contra a equipa do ZRK Gorazde (Bósnia Herzegovina), por um resultado que não deixou qualquer dúvida acerca da sua superioridade, e na nossa opinião consideramos que equipa bósnia foi autenticamente “cilindrada” pela equipa de Alcanena. O JAC-Alcanena entrou no jogo começando desde logo a demonstrar a sua superioridade e vontade de resolver o jogo quanto mais depressa melhor, e ao intervalo o resultado já lhe era favorável por um confortável 18-9. A equipa bósnia por mais que se esforçasse nunca teve argumentos para contrariar o excelente jogo do JAC-Alcanena. Neste encontro Patrícia Rodrigues disse mais uma vez por que motivo porque é de momento uma das melhores jogadoras nacionais ao ser a melhor marcadora da equipa com 8 golos. Logo seguida de outra grande esperança do Andebol Nacional Rita Alves com 7 golos. A Croata Amanda Maric foi a melhor marcadora da equipa bósnia com 5 golos tantos quantos marcou a bósnia Marijana Sorak. Depois deste resultado a jogo da 2.ª Mão seria normalmente de confirmação da superioridade da equipa portuguesa e assim aconteceu, disputou-se o encontro com uma agradável assistência, mas deve-se dizer que a equipa do JAC entrou e em algumas fases do jogo esteve displicente e com excesso de confiança, permitindo que uma equipa que é nitidamente inferior, discutiu-se o resultado até cerca dos 15 minutos, permitindo uma igualdade a 8 golos e só despertou após um Time Out do seu técnico, e então voltou a ver-se a superioridade do JAC, tendo-se chegado ao intervalo com a equipa portuguesa á frente do marcador por 21-10. No segundo tempo regressou o “adormecimento” normal, mas não desejável em termos competitivos e neste período de jogo o diferencial apenas foi de 2 golos, o que deu os 13 de diferença finais, neste jogo. O JAC, apesar de tudo foi sempre superior em todos os aspetos de jogo desde a defesa ao ataque, passando pelo contra ataque, apenas na nossa opinião falhando demasiados livres de 7 metros que noutras circunstância podem fazer a diferença. O único fator negativo neste encontro foi a aparentemente grave lesão sofrida pela jogadora bósnia Sorak Marijana cerca dos 47 minutos de jogo. Neste encontro destacamos a excelente prestação da guarda-redes do JAC Soraia Almeida e o trabalho de todo o plantel, na equipa da bósnia destaque para aquelas que consideramos as suas melhores atletas neste encontro mais uma vez a croata Amanda Maric e a bósnia Sanja Katic. 
 
Resultados
1.ª Mão
JAC-Alcanena 40 – 15 ZRK Gorazde
2.ª Mão
ZRK Gorazde 25 – 38 JAC-Alcanena
 
COLÉGIO DE GAIA VENCE ELIMINATÓRIA

O Colégio de Gaia, que disputou as duas mãos em Portugal, começou da melhor maneira possível, vencendo as gregas do AC Loux Patras, logo no jogo da 1.ª mão, conseguindo uma vantagem que praticamente lhe garante a passagem á 4.ª Eliminatória (1/8 final). A equipa grega apenas equilibrou o encontro até cerca dos 15 minutos de jogo, para a equipa do Colégio se adiantar em termos definitos no marcador, chegando ao intervalo já a vencer por 10-7. Com a equipa portuguesa a entrar bem no jogo nos segundos 30 minutos, aumentou naturalmente a sua vantagem, tendo terminado a confortável vantagem de seis (6) golos, se não se verificarem as surpresas em que por vezes o desporto é fértil. Sara Andrade com cinco (5) golos foi a melhor marcadora da equipa portuguesa, que teve a curiosidade de ter dez (10) atletas suas a concretizarem golos. Neste encontro a melhor marcadora grega foi a montenegrina Ana Milacic com sete (7) golos. No encontro da 2.ª Mão o Colégio de Gaia volta a marcar a sua superioridade e curiosamente pela mesma diferença do jogo da 1.ª mão (6 golos), confirmando a sua presença nos 1/8 final da prova (16 equipas), O Colégio de Gaia que usou como principal arma a rapidez no jogo e no contra ataque, permitiram que a equipa lusa chega-se ao intervalo já na situação de vencedora (11-6). Foi uma vantagem que permitiu uma completa gestão do plantel e um pleno controlo do jogo. Vanessa Silva com 10 golos foi a principal marcadora do colégio, com Ana Gante (5 golos) a efetuar mais um excelente jogo. Nas gregas desta vez a sua melhor marcadora foi a grega Maria Chatziparasidou com 7 golos. 
 
Resultados
1.ª Mão
AC Loux Patras 18 – 24 Colégio Gaia
2.ª Mão
Colégio Gaia 21 – 15 AC Loux Patras
 
O Sorteio para os 1/8 Final realiza-se em 25-11-14, sendo a 1.ª da próxima eliminatória disputada em 07/08-02-15 e a 2.ª Mão em 14/15-02-14.
 
O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta eliminatória provou que, na Challenge Cup, as equipas portuguesas de topo conseguem bater-se com as suas adversárias, porque o que se verifica na maior parte dos países é a existência de duas, três equipas de topo, realmente muito boas, mas as restantes não são nenhuns “papões”.
Parabéns ao Colégio de Gaia e ao JAC Alcanena e boa sorte para o sorteio da próxima eliminatória.