gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 21 de julho de 2017

PO09 - Campeonatos Nacionais da 1.ª Divisão Seniores Femininos – Época 2017 / 2018 - Sorteio

Realizou-se hoje (21-07-17), com inicio pelas das 16H45, no auditório do Centro Cultural Casapiano em Lisboa - O sorteio da PO09 (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). Não vamos repetir, mas mantemos para este sorteio tudo o que se disse em relação ao sorteio da PO01, relacionado com as datas limite. Igualmente esta prova, pelo que nos é dado observar até ao momento, contínua sem “ Naming”.

Diversas questões podem ser levantadas, mas uma questão é desde já confirmada, e na nossa opinião a mesma não é “famosa” para o Feminino, pois foi a certeza de que mais um clube que embora não tenha desaparecido, tenha suspendido a sua actividade (não é da PO01), mas é um acto que não deve ser esquecido.

Tal como no masculino, confirmaram-se as nossas suspeitas de que não sria entregue como nas últimas épocas os prémios às jogadoras que mais se distinguiram na época de 2016 / 2017, (Melhor Jogadora, Melhor Marcadora, Melhor Guarda-Redes), um retrocesso até ver… Pode ser que na Gala exista alguma surpresa, a ver vamos, inclusive a entrega dos prémios aos melhores marcadores em ambos os géneros

Felizmente que se verificou a transmissão dos sorteios via Andebol TV. Com falhas no nosso entender de falta de atenção pois nunca foi colocada na imagem o andamento gráfico do sorteio, o que é de lamentar. Pensamos que um visionamento dos sorteios da EHF, poderia trazer fortes melhorias.

Realizaram-se os sorteios com os Regulamentos Desportivos devidamente publicados, e com a devida antecedência. O que se saúda.

PO09 - Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos

Tal como na época anterior, e numa análise, às datas divulgadas no documento (Planeamento De Datas anexo V ao Comunicado Oficial N.º 1, época 2017/2018), as datas de início e de fim previstas, surgem ligeiramente mais apertadas para os clubes, existindo, como é evidente, no entanto a disputa da Taça de Portugal e da Super Taça, bem como dos dias ocupados pelas Seleções Nacionais, e as participações nas competições Europeias, infelizmente esta época com apenas 3 equipas.

Formato competitivo

1.ª Fase - TxT a duas voltas (estando já previsto as jornadas duplas nas deslocações á Madeira e vice versa).

Fase Final – Grupo “A” – Play OFF entre as 8 primeiras classificadas, com as eliminatórias a serem disputadas à melhor de 3 (3.º Jogo, jogo sempre na condição de visitado o clube melhor classificado), com a final será disputada á melhor de cinco (5) jogos, no sistema (Casa, Casa, Fora, Fora e Casa), com início previsto para 31-03-18 e fim previsto para 20-05-18

Fase Final – Grupo “B” – Os restantes 4, jogam uma Fase TxT a duas voltas, transportando 50 % dos pontos obtidos na 1.ª Fase. Descem de divisão os dois últimos classificados do Grupo “B”. Com a previsão de início e fim, igual ao previsto para o Grupo “A”.

A 1.ª Fase tem início previsto para 16-09-17 e o seu términus previsto para 11-03-18.

De relembrar conforme já referido que continuam a verificar-se as jornadas duplas, sempre que intervém as equipas das ilhas. E a primeira será logo na 2.ª e 3.ª jornada.

Resultado do Sorteio

Não de compreendendo como a FAP, realizasse os sorteios, sem ter as provas preparadas no seu sistema, em especial no Portal. Pois apesar do visionamento do sorteio, e face às deficiências da transmissão, é impossível em tempo normal transmitir os resultados do sorteio.

1.ª Jornada – 16-09-17
Começa bem com, como de costume com o dérbi Madeirense (CS Madeira / Madeira SAD) e um encontro entre os primo divisionários (JAC-Alcanena / Assomada), verificando-se logo na 2.ª e 3.ª Jornada uma deslocação do SIR 1.º Maio/CJB á Madeira para jornada dupla, repetindo o que se passou na época anterior, de resto em relação à 1.ª jornada, um jogo que desperta alguma curiosidade o CA Leça / Maiastars.

O Noticias

7 comentários:

Anónimo disse...

Da maneira que é feita o sorteio, temos sempre derby madeirense na 1.ª Jornada, não existe outra possibilidade, pergunto eu

Anónimo disse...

As equipas da Madeira poderiam jogar à 1,3,5,7,9,11 devido às jornadas duplas ou então suspeitam que como são tão "amigos" combinem o resultado.

Anónimo disse...

Será que o JAC não irá desistir como já fez num passado recente? Resta saber que equipa irão ter visto que saiu a principal jogadora da equipa e a competição na 1ª divisão não tem nada a ver com a 2ª divisão.

Anónimo disse...

O JAC, terá de deixar de ter ilusões.....aguardamos que prevaleça o bom senso, como é possível integrar uma 1ª divisão com tão número reduzidas de jogadoras.

Anónimo disse...

Vai ser só surpresas.... no JAC e em mais alguns.
Gostava de saber é como há a contratação de tantas atletas estrangeiras visto que os passes internacionais não são nada, mas nada baratos. Não seria melhor apostar nas "nacionais" do que ir buscar estrangeiras? Anda tudo cheiiinho de euros para gastar....

Anónimo disse...

O JAC está a dar passos maiores que as pernas. Não têm número de atletas paar enfrentar uma 1º divisão. Bem tentaram oferecendo bastante dinheiro, agitando o mercado, que as atletas em causa rejeitaram mas serviu-lhes para melhorar contratos e lhes agradecem.

Anónimo disse...

O JAC no primeiro ano de seniores também foi tido como um pobrezinho porque 60% das atletas eram juvenis e no entanto conseguiu a permanência na primeira divisão e no ano a seguir igual. Este ano o JAC vai tentar de certeza a permanência pois o plantel é curto mas com trabalho e seriedade, ela está ao seu alcance. Quem está por dentro e sabe a verdade, sabe que estas coisas de oferecer dinheiro a atletas não é filosofia do clube. E quando falam em ofertas que atletas recusaram, deviam era dizer que essas atletas ou atleta neste caso, se tinha comprometido verbalmente com o clube e que ao ver uma nova proposta, se recusou, mostrando que o dinheiro fala mais alto que a palavra de uma pessoa. Essa sim é a verdade. E se calhar o JAC ganha mais em ter pessoas honestas e trabalhadoras a treinar e a jogar que pessoas que só se interessam por dinheiro.

Boa sorte JAC.