gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Crónica de Fim de Semana – 27

Prestação Positiva das Equipas Portuguesas

CHALLENGE CUP – 3.ª Eliminatória

Marítimo 31 – 17 HC Mornar Bar ( Montenegro ) – Mais um extraordinário resultado, obtido pela equipa Madeirense, por números que não deixaram qualquer margem de dúvidas, desta forma , apuraram-se para os 1/8 de final desta prova com todo o mérito.

S. Bernardo 30 – 26 VS RK "Mladost" Cacak ( Sérvia ) – Mais uma vitória de uma equipa Portuguesa, que mais difícil do que o esperado, pois ao intervalo o resultado era ( 13 – 13 ),de qualquer forma , mais uma equipa portuguesa apurada para os 1/8 de final.

CUP WINNER’S CUP – 3.ª Eliminatória

ABC 24 – 28 HCM Constanta ( Roménia ) - Apesar do resultado da 1.ª mão ser negativo, permitia acalentar esperanças de recuperação na 2.ª mão em Braga, mas tal não aconteceu, o ambiente não foi o do costume , pouco publico ( havia futebol na TV à mesma hora, uma chamada de atenção aos responsáveis pela marcação da hora do jogo ) . O jogo iniciou-se com uma equipa romena demasiado agressiva, mas que foi perfeitamente controlada pelo ABC, no entanto as falhas em livres de 7 metros ( 4 ) e em contra ataque, apenas deu, para que ao intervalo, o ABC estivesse na frente do marcador pela diferença mínima ( 9-8 ). Na 2.ª parte as falhas técnicas, e a fraca prestação de Hugo Rocha ( demasiado tempo em jogo ) e de Carlos Matos , permitiram que a equipa Romena estabelecesse o empate aos 15 minutos ( 16-16 ), a partir deste momento passaram a controlar totalmente o encontro, e a equipa do ABC perdeu a concentração, e a força anímica , jogando grande parte dos últimos minutos apenas com 4 jogadores de campo, e nessa altura ficou definido o resultado final do encontro e da Eliminatória.

Campeonato LPA – 10.ª Jornada

1.ª jornada da 2.ª volta da 1.ª Fase da Prova, incompleta , face ao adiamento do jogo Madeira SAD / S. Bernardo

Belenenses 25 – 25 Águas Santas

Excelente resultado conseguido pela equipa do Norte no sempre difícil pavilhão do Restelo. O Belenenses comandou o jogo durante toda a 1.ª parte chegando ao intervalo a vencer ( 14-10 ) , a equipa apresentou neste período todos os seus principais jogadores. Na 2.ª parte ao colocar em campo todos os seus jogadores juniores , numa atitude de excesso de confiança, permitiu ao Aguas Santas chegar ao empate ( 19-19 ) aos 15 minutos da 2.ª parte, e a partir desta altura o resultado foi discutido até ao fim, permitindo o empate nos últimos 15 segundos do encontro. Neste encontro importa ainda salientar o elevado numero falhas técnicas , ( 33 no total ) e a eficiência de Pedro Solha ( 9 golos ) no Aguas Santas. A dupla de arbitragem ( Mário Coutinho / Ramiro Silva ) , foi uma agradável surpresa , pois entendeu o jogo ( apenas 4 exclusões no total )realizou uma actuação serena sem grandes problemas e não complicou ,estando bem na Lei da Vantagem e na Sanção Progressiva, e com excelente interpretação do Jogo Passivo..

FC Porto 29 – 25 Benfica

Excelente vitória do FC Porto, num jogo que teve momentos de bom andebol , e cuja transmissão deve ter sido do agrado dos telespectadores, com uma 1.ª parte com alterações do marcador, o FC Porto comandou até aos 15 minutos ( 10-5 ) , permitindo a recuperação do Benfica que aos 26 minutos vencia ( 15-13 ) terminando a 1.ª parte com o Benfica na frente do marcador ,pela diferença mínima ( 16-15 ). Na 2.ª parte o FC Porto entrou com outra atitude, mais concentrado e com uma defesa mais agressiva e consistente, instalou-se na frente do marcador e nunca mais de lá saiu, acabando por ser um justo vencedor, tendo contribuído para este volte a face a entrada de Ricardo Candeias , com uma 2.ª parte alto rendimento. No Benfica deve salientar-se pela positiva a 1.ª parte de Cláudio Pedroso e Rui Silva a em todo o tempo, negativa a actuação de Zaikin e as falhas de Pedro Jerónimo aos 6 metros e no Contra Ataque. Neste jogo deve ainda salientar-se a excelente organização do mesmo, com o Pavilhão da Povoa praticamente cheio, e mais uma acção de marketing, organizada pela LPA , segundo informações recolhidas no local, ( uma sessão de autógrafos no final do encontro com a participação dos intervenientes de ambas as equipas ). A dupla de arbitragem ( António Goulão / Paulo Silva ),não esteve bem, no entanto deve salientar-se que Paulo Silva esteve bem melhor que António Goulão, em quase todos os aspectos, António Goulão esteve mal na aplicação da Sanção Progressiva, e cometeu erros de julgamento na violação da área e na marcação dos Livres de 7 metros. A dupla em si esteve desequilibrada e como os critérios não eram os mesmos as equipas ressentiram-se. Existe ainda uma forte duvida sobre a validade do último do golo da FC Porto ao findar a 1.ª parte.

Apenas uma Nota de rodapéNum jogo em estavam envolvidos grande parte dos atletas que vão entrara em estagio para o jogo com a Letónia , o Seleccionador nacional , não esteve presente , nem nenhum representante da FAP , lamenta-se.

SC Horta 23 – 28 Sporting

Sobre este jogo, não tecemos quaisquer comentários , pois não chegaram , até nós quaisquer informações acerca do mesmo, desta forma limitamo-nos a apenas a informar o resultado.

PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 9.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

AC Fafe 29 – 30 Marítimo ( Já realizado )
J. Lis 24 – 26 Avança
F. Holanda 29 – 24 G. Sul
Modicus 24 – 27 Alavarium
Emp. Comércio 34 – 30 S. P. Oleiros
Camões 31 – 26 Ismai

Jornada com alguns resultados não esperados, como por exemplo a derrota do Oleiros em Santarém e por 4 golos de diferença, e os números da vitória do Camões sobre o Ismai. De resto tudo dentro da normalidade em que a prova tem decorrido, com o Marítimo a ocupar o 1.º lugar, e com 3 equipas de Aveiro , nos lugares seguintes, sendo de realçar a queda do S. P. Oleiros para o 4.º lugar e a pequena diferença pontual entre o 1.º e o 4 .º Classificado ( 2 pontos ).

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 9.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

S. Bernardo 32 – 36 Belenenses
Benfica 24 – 27 Infesta
AC Fafe 27 – 25 G. Sul
Sporting 24 – 37 F. Holanda
Fermentões 21 – 24 ABC
Aguas Santas 28 – 30 FC Porto

Surpresa o resultado do Infesta perante a equipa do Benfica , que está a constituir a grande decepção da época. Salienta-se, a vitória do Belenenses em Aveiro sobre o S. Bernardo , confirmando tratar-se de uma das melhores equipas da PO04, e a expressiva vitória do F. Holanda sobre o Sporting , por números que não deixam qualquer duvidas, sobre a grande qualidade desta equipa. Merece ainda destaque, o equilíbrio registado no jogo Aguas Santas / FC Porto. Nesta prova até ao momento não existem quaisquer duvidas de quem são os 1.º e 2.º Classificados, ( F. Holanda e Belenenses ).

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

e o ultimo golo do Rui Silva é válido????????????? 1 metro dento

vi o jogo na Sportv e não achei nada de mais em relação a arbitragem... da maneira como ultimamente tem vindo a falar do Paulo Jorge, estava a espera de bem pior.

Anónimo disse...

Comentarios que traduziram o fim de semana andebolista e com critério desportivo que se deve reconhecer.
Sobre o PORTO- BENFICA, excelente jogo num pavilhão muito agradável para a pratica do andebol, cheio de gente entusiasta e muita juventude.
Jogo bem disputado e com os responsaveis Técnicos a jogarem muito bem cada um no seu momento, e tentando surpreender o adversário.
Ganhou neste dialogo a dois treinadores qualificados, ganhou o Carlos Resende que apresentou algumas surpresas e o adversário não soube responder no momento adequado, ou seja como equipa, o SLB tem um problema que é 6 jogadores que jogam o andebol colectivo e um Carlos carneiro que jogo individualmente desde sempre e agora ainda mais, assunto difícil de resolver para integrar esta forma de jogar individualista no jogo colectivo , caro CC, ninguém ganha sozinho, saúda-se o regresso do Candeias e do Álvaro Rodrigues após lesões graves com intervenção cirúrgica.
Arbitragem que nunca será um dupla com o mesmo critério , mas esteve bem e sem perturbar o resultado desportivo.

Anónimo disse...

ABC 24 – 28 HCM Constanta (Roménia)
Jogo com uma luta tremenda por parte do ABC para tentar ultrapassar os 3 golos do 1º jogo e superar a eliminatória,luta total e parabéns aos jovens que jogaram, já que mais de meia equipa titular esta lesionada.Mas as possibilidades de eliminarem o romenos foram reais, mas na parte final as exclusões justificadas aos jogadores do ABC , não permitiu tal feito, mas de todo modo bom jogo e quem ganha com estes jogos são os jovens atletas do ABC.

FC Porto 29 – 25 Benfica

Excelente jogo com muita luta , muitas vezes á margem dos regulamentos e da regra 6 e 8 conduta para com o adversário, mas como ninguém se queixou dos intervenientes directos nada a dizer.
Muito publico e boa orientação por parte dos dois treinadores, mas com ascêndencia do treinador do FCP Carlos Resende na parete final do jogo, mas para isso os atletas cumpririam e excederam-se em generosidade na luta pela vitória, o SLB tem um boa equipa mas com problemas de organização colectiva que o treinador vai conseguir superar no futuro.
Arbitragem sem influencia no resultado, Um caso atípico o jogador João Lopes que só defende tem um rendimento muito abaixo do que se pode chamar, um bom defesa, as suas exclusões são um pouco caricatas.Assunto a rever, mas que é chamado para a selecção Nacional e o problema se mantém?
Há melhores defensores, caro Mats Olson, como por exemplo Arezes, Eduardo Ferreira, Mário Costa.

Aguas Santas 28 – 30 FC Porto
Next 21
Excelente jogo no escalão próximo dos seniores, com gente alta(mas falta peso á maioria dos jogodaroes altos), e com grande motivação para a pratica do desporto de "alto rendimento" boa luta nos bancos, José Ireneu FCP e Svetkecanin AAAS, uma particularidade a maioria dos remates em ataque rápido foram finalizados por ambas as equipas picados dando poucas chances aos GR.Estão de parabéns aos treinadores.
AD

Anónimo disse...

Na PO4 destaque para as equipas do Chico e do Belém que demonstram uma grande superiodade em relação a todas as outras.

Uma destas equipas pode vir a conquistar o titulo se a chamada fase final for disputada em campo neutro mas, como sabemos que os favores à FAP têm que ser pagos, duvidamos Dessa ISENÇÃO.

Anónimo disse...

VAMOS FALAR DE FORMAÇÃO?


Este escrito é dedicado às pessoas que atribuem todos os males do andebol nacional aos clubes da LPA.

Estes (os ditos clubes da LPA) são, modo geral, acusados de só olharem para os seniores gastando com eles o que têm o o que não têm, não se interessando, ou interessando-se muito pouco, com a Formação.

Com base num apanhado (não lhe chamo estudo porque pode parecer demasiado pretensioso), no qual são considerados os 7 clubes da LPA sediados no Continente por motivos óbvios (os 2 das Ilhas estão, permanentemente, em desvantagem nesta matéria), apurei:

P.O. 04-C.N.Juniores da 1ª. divisão - Composto por 12 clubes. Os da LPA estão todos representados, ou seja, 7 em 7. Nesta altura, as equipas da LPA ocupam lugares entre o 2º. e o 7º. e o 11º.;

P.O. 06-C.N.Juvenis da 1ª. divisão - Composto por 2 zonas de 12 clubes cada. Também aqui as 7 equipas da LPA estão representadas. Na zona Norte, estão nos 1º., 2º. e 3º. lugares e na zona Sul nos 1º., 3º., 4º. e 7º. lugares;

P.O. 08-C.N.Iniciados da 1ª. divisão - Composto por 6 zonas de 8 clubes cada. Também nesta prova as 7 equipas da LPA estão representadas. Assim, na zona 1, o 1º. lugar; na zona 3, os 1º. e 2º.; na zona 4, o 5º.; na zona 5, o 2º. e, finalmente, na zona 6, os 3º. e 4º. lugares;

Por último, a P.O. 15-C.N.Infantis - Composto por 12 zonas (o nº. de clubes varia entre os 5 numas zonas e os 8 noutras). Só aqui não existe unanimidade relativamente aos clubes da LPA. Com efeito, 5 deles possuem equipas nesta prova (um, o ABC até tem 2), faltando 2, a Sul.

Há, ainda, que chamar à colação o facto de, nas P.O. 07-C.N.Juvenis da 2ª. divisão e P.O. 08A-C.N.Iniciados da 2ª. divisão, alguns dos Clubes da LPA terem as suas segundas equipas a competir, aumentando, assim, a quantidade de atletas a competir, em busca da qualidade.

Como é bom de ver, os Clubes da LPA contribuem fortemente para a Formação do Andebol neste País. E com os resultados que o apanhado atesta e não desmente.

Aos Clubes da Liga, desejo que continuem o magnífico trabalho que vêm desenvolvendo, o qual se reflecte directamente nas suas esquipas seniores e, indirectamente, nas Selecções Nacionais.

M.Castro

Anónimo disse...

M. Castro
Bom trabalho de pesquisa e de acabar com a as "bocas" dos dirigentes associtivos sobre a grandeza dos Clubes da LPA no andebol português, já para não falar que na Selecção Nacional "A" só dá atletas a jogar no estranjeiro e atletas que jogam na LPA.
Há outras formas mais sensatas de justificar o arame ao final de cada mês e á muitos anos.

Anónimo disse...

caro m castro so faltou dizer que no po 15 as equipas da liga tb estao nos primeiros lugar das respetivas zonas