gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 13 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Norte
17.ª Jornada
Maiastars 20 - 21 CA Leça
Santa Joana 33 - 24 Salgueiros 08
CD Palmilheira 20 - 24 Santa Isabel
Almeida Garrett 30 - 29 Juventude Mar
Alpendorada - Colégio Gaia
Alavarium 31 - 29 Académico FC
18.ª Jornada
Salgueiros 08 25 – 24 São Bernardo
Santa Isabel 22 – 26 Santa Joana
Académico FC 35 – 18 CD Palmilheira
Juventude Mar 25 – 29 Maiastars
Colégio Gaia 35 – 27 Almeida Garrett
CA Leça 15 – 27 Alavarium

Zona Sul
1.ª Fase - 12.ª Jornada
Madeira SAD 42 - 10 Porto Salvo
CS Madeira 19 - 26 João Barros
SIR 1.ª Maio 23 - 27 Passos Manuel
Assomada - Gil Eanes ( adiado )
Juventude Lis 48 - 14 AC. Coimbra
1.ª Fase - 13.ª Jornada
CS Madeira 34 – 14 Porto Salvo
Madeira SAD 33 – 21 João Barros

Mais um fim-de-semana com muitos jogos, com jornada dupla a Norte e, além da jornada normal, alguns acertos de calendário a Sul. Optaremos por apenas comentar os jogos mais importantes.

A norte, o grande jogo de Sábado opunha o Alavarium ao Académico do Porto e foi mesmo um óptimo jogo de andebol. O Académico fez uma grande primeira parte, com a dupla Isabel Oliveira e Joana Oliveira em bom plano, bem acompanhadas por uma Ana Sampaio que continua a ser uma das melhores jogadoras nacionais em contra-ataque. Mas na segunda parte, o Alavarium fez uma grande exibição, com Cláudia Correia completamente imparável, destroçando quem aparecia à frente, muito bem auxiliada pela pivot Catarina Martins que parece de volta à sua grande forma e pela esquerdina Cheila Santos e a equipa parece saber exactamente o que fazer em campo, mostrando ser, a seguir ao Colégio de Gaia, a equipa da Zona Norte em melhores condições para chegar à fase final.

Mas esta foi uma jornada cheia de surpresas. A meio da semana, o Maiastars tinha sido surpreendido perante um Cale sem Joana Borges e a meio do jogo com mais lesões. A equipa da Maia parece que encarou o jogo com alguma sobranceria e isso foi fatal, sobretudo quando se joga contra uma equipa como o CALE que defende duríssimo e mostra uma garra difícil de encontrar noutras equipas. Ana Paula Costa fez mais uma excelente exibição e, perante as ausências, apareceu uma Carla Matos com uma boa exibição. No Maiastars as falhas técnicas sucederam-se e a surpresa aconteceu.

A outra grande surpresa foi a derrota da Juve Mar na deslocação ao Almeida Garrett. E começam a faltar palavras para caracterizar a reviravolta que está a dar a equipa de Gaia. Depois de ter ocupado durante muito tempo a cauda da classificação, os últimos jogos têm sido de grande qualidade, com resultados fantásticos que culminam nesta vitória perante uma das mais fortes equipas da Zona Norte. O Almeida Garrett é uma das mais jovens equipas do campeonato e em cada jogo parece que há uma jovem jogadora a destacar-se, desta feita foi Juliana Silva que esteve muito eficaz e marcou 12 golos, bem acompanhada por uma Sofia Gomes que parece não saber jogar mal. Quanto à Juve Mar, volta a escorregar em jogos em que tal não era previsível. Paulo Martins parece não conseguir incutir humildade nas suas atletas nestes embates mais fáceis e perderam o controlo emocional durante a partida, numa equipa que sem Teresa Santos perde a jogadora que verdadeiramente desequilibra.

No dia seguinte, a Juve Mar (já com Teresa Santos e em bom nível) tinha a grande oportunidade para rectificar o mau resultado da véspera mas baqueou perante o Maiastars. A equipa nunca se encontrou e Paulo Martins não conseguiu encontrar o antídoto para Ana Pereira que esteve inspirada e arrancou uma exibição digna de uma atiradora internacional perante a passividade da defensiva da Juve Mar. 3 derrotas consecutivas lançam uma equipa que fez uma excelente primeira volta numa situação complicada, perdendo toda a vantagem que tinha. Já o Maiastars, com esta vitória consegue recuperar o mau resultado do meio da semana mas ainda está em dificuldades para conquistar o lugar na fase final. Se repetirem a exibição de São Bartolomeu do Mar, podem lá chegar, mas têm que decidir se o verdadeiro Maiastars é esse ou o que se afundou com o Cale.

O Santa Joana conseguiu uma importante vitória no terreno do Santa Isabel, mercê de uma melhor prestação defensiva e de uma péssima exibição do Santa Isabel que parece ter perdido as esperanças. Mas esperava-se que a equipa de Sílvia Fernandes mostrasse outra atitude que não tem tido e veremos se conseguem limpar a má imagem no que resta da fase final. No Santa Joana, a notícia da saída da sua treinadora no final deste mês, parece ter produzido efeitos positivos mas será que depois destes resultados a decisão se mantém? Neste jogo, Ana Dias efectuou a sua melhor exibição da época e Mariana Regadas fez mais uma boa exibição numa época muito bem conseguida por esta jogadora.

Uma nota para os incidentes com os adeptos em Alpendorada que obrigaram à interrupção da partida entre a equipa da casa e o Colégio de Gaia.

Na Zona Sul, apenas havia 2 jogos verdadeiramente importantes e em ambos participava o Colégio João de Barros na sua visita à ilha da Madeira. No Sábado, o Sports Madeira fez uma excelente primeira parte, com uma atitude defensiva mais próxima do que lhe é exigido e com uma Catarina Ascensão que vai provando ser uma raridade no panorama das esquerdinas em Portugal mas, na segunda parte, o poderio do Colégio João de Barros veio ao de cima, com destaque para a incontornável Maria Pereira e, sobretudo, Inês Catarino que tem efectuado uma época de enorme qualidade. Foi um jogo dominado pelas esquerdinas.

No Domingo, o grande jogo da jornada, entre o 2º e o 3º classificado do campeonato passado. A primeira parte trouxe um jogo emotivo entre o Madeira SAD e o Colégio João de Barros, com a equipa de Pombal muito organizada e com uma Eduarda Pinheiro renascida das cinzas. Mas a segunda parte voltou a mostrar que o Colégio João de Barros continua a não conseguir aproximar-se dos 2 grandes do andebol feminino português. Sem Natalina Melo e Inês Reis, a defesa da equipa de Paulo Félix parece muito menos consistente e nos últimos jogos a equipa tem sofrido muitos golos. Claro que, quando pela frente, se tem a equipa em melhor forma do campeonato, as coisas ficam ainda mais difíceis. Ana Andrade começa de novo a aparecer e Renata Tavares é, a léguas, a melhor pivot do nosso andebol e capaz de destruir qualquer defesa.

Críticos Femininos

16 comentários:

Anónimo disse...

La está, mais uma vez o Alpendorada no seu melhor. Depois os arruaceiros são os outros :s

Anónimo disse...

se estivesse estado no jogo saberia que o que se passou foi uma palhaçada, em que os arbitros pararam o jogo sem motivo algum...um jogo que estava bem disputado, e que os arbitros quiseram estragar pois viram as coisas mal paradas para o lado do colégio..uma vergonha, o colegio de gaia nao precisava destas coisas...abram os olhos, é sempre a mesma coisa contra o colégio de gaia..quanto ao alpendorada, deixem as miudas em paz e joguem andebol

Anónimo disse...

Que atitude se pode esperar do santa isabel meus senhores? Não consigo perceber os comentários, ou então estamos a falar de coisas diferentes!! A atitude da equipa é lytar sempre até ao fim, estando a ganhar por muitos ou poucos, perder por muitos ou poucos, seja contra que adversário for!! Calem-se sobre o que não sabem e não julguem o trabalho dos outros se não têm capacidade para julgar primeiro o vosso!! Tenham vergonha!!

Saudações andebolísticas!!

Atento disse...

O st isabel luta sempre, no jogo e fora dele tambem. Muita gente assistiu a pugilista Marlene Pinto em acçao no final do jogo, agredindo uma jogadora do st joana e a treinadora tambem

Anónimo disse...

amigo o alpendorada ate cm o palmilheira perdeu e vem falar no colegio? equipa sem derrotas???

Anónimo disse...

Ao contrário do que outros bloguistas da praça e um jornal desportivo (?? que fontes terá O Jogo??) não houve invasão de campo, nem sequer tentativa de alguma coisa...houve sim uma dupla de arbitragem muito sensível ao frio de Alpendorada e às bocas vindas da bancada face à sua má prestação. O jogo não tinha até ao momento nenhuma exclusão!!!

Anónimo disse...

Afinal é fácil ganhar ao maiastars. Se alguém tem dúvidas, compre o filme à fap maiastars-cale e peçam o ramiro e o coutinho incluídos no pacote. Ou alguém acredita que o cale possa estar 60 minutos sem sofrer um livre de sete metros? Comprem já que é uma boa prenda de natal. Lá para os lados de aveiro, já a receberam no dia 14...

Anónimo disse...

Pugilista?? Se viu toda a situação também deve ter visto a jogadora,se é que se pode chamar isso a quem faz o que fez a menina Celeste, por isso levou vermelho. E depois disso, no final do encontro, entrou indevidamente dentro do recinto de jogo para provocar tudo e todos, dando chapadas nas mãos de todas as atletas adversárias!! Digam a verdade!! E depois da Marlene Pinto se passar com tal atitude foi ela que foi agredida pela treinadoira do Santa Joana, que já não tinha nada a perder, pois foi despedida antes deste jogo e por isso, o castigo que deveria levar se estivessemos num país de 1º mundo não lhe faria grande diferença!!!

Bom Natal!

Um árbitro disse...

Lá vem uma desculpa esfarrapada!
Não é anónimo de 21 de Dezembro de 2010 20:19?

Anónimo disse...

como é que o joão de barros estava empatado com a sad? muita incompetência técnica? trabalhei com esse treinador no marítimo e não vi nada nele. Tem é muitas cunhas.

Anónimo disse...

os santinhos do alpendorada foram bem aviados pelo pessaol da disciplina da federação e não se tinha passado nada no jogo com o c.gaia olha se se tivesse passado alguma coisa

Anónimo disse...

Mas que grande castanhada o Alpendorada levou lol eram os arbitros que estava sensiveis? so se foi dos dedos quando escreveram o relatório lolol
Agora só falta aplicar estass medidas aos de s.bartolomeu do mar :D e aí sim, o cenário fica perfeito lolol

Anónimo disse...

Essa Marlene Pinto, sempre teve, e terá, falta de respeito para com as adversárias. O que é triste, vindo de uma mulher que já tem idade para ter juízo.

O Atento

Anónimo disse...

Interessava afastar o Alpendorada. Porquê não sei, mas perguntem aos afilhados do Sr. Macau, que talvez esses possam responder.
Não acredito é que voltem a Alpendorada....

Quanta a "essa" Marlene Pinto, tivesse Portugal mais 6 iguais, e se calhar ganhava a paises como a Suiça, Inglaterra, Finlandia, Turquia entre outros GRANDESSSSS Selecções dessa Europa.
Castigo injusto para Alpendorada e Marlene.
Quanto ao St. Joana e Juv. Mar, continuam impunes na arte de bem tratar espectadores, jogadoras adversárias e especialmente arbitros. Mas como tem a Santa benção da Sra. do Mar, lá vão andando, furando pneus, batendo nos arbitros (até das próprias Associações) roubando golos entre outros.

Um Santa Natal Pendorada na Juventude da Mar lene

Anónimo disse...

Os jogos de seniores não são obrigatoriamente filmados? Porque é que as gentes de Alpendorada não põe o jogo na net?? Assim já se via a "invasão de campo" que os jornais e os blogues souberam antes do que o conselho de disciplina...

Falcão disse...

Quem são os afilhados do senhor Macau?