gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 08 – 2013 / 2014

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase
7.ª Jornada
Maiastars 30 - 17 Vela Tavira
8.ª Jornada
Alavarium 42 - 24 Vela Tavira
CA Leça 26 - 30 CS Madeira
Maiastars 15 - 27 João Barros
Colégio Gaia 34 - 26 Assomada
Juventude Mar 15 - 30 Madeira SAD
JAC-Alcanena 21 - 20 Juventude Lis
9.ª Jornada
Juventude Mar 25 - 24 CS Madeira
CA Leça 18 - 41 Madeira SAD

Foi um fim-de-semana com jogos mornos no Sábado e bem mais interessantes no Domingo. Mas vamos começar pelos dois jogos realizados no anterior fim-de-semana que optámos por juntar a este longo fim-de-semana de andebol.
 
No dia 9 deste mês, a Juve Lis conseguiu uma importante vitória sobre a Juve Mar. Noutros tempos seria uma normal vitória mas face à má época das leirienses estas vitórias são uma injeção de confiança muito importante. Mais uma bela exibição de Ana Gante que tem valor para jogar numa equipa candidata ao título e que tem carregado ao colo esta equipa de Leiria. A frágil Ana Fonseca fez uma bela exibição mostrando que o peso e a altura não são tudo num jogo de andebol. As leirienses fizeram uma bela primeira parte e na segunda alguma tremedeira apoderou-se da equipa mas asseguraram o triunfo. Do outro lado, a Juve Mar fez uma péssima exibição e tarda em encontrar-se. Salvaram-se as suas duas jogadoras de qualidade, Sandra Peixoto e Teresa Santos.

Também no dia 9, o Colégio João de Barros recebeu e esmagou o Cale. E se a primeira parte já tinha sido desequilibrada, a segunda foi-o ainda mais, com a equipa de Leça completamente desastrada em termos de falhas técnicas e remates à baliza, apenas Daniela Mendes um pouco melhor do que o resto da equipa. 13 golos marcados mostra bem a paupérrima exibição do Cale. Mas, do outro lado, teve aquela que consideramos a melhor defesa do campeonato que provou neste jogo a sua qualidade. Depois foi só aproveitar o seu poder de fogo no ataque com Maria Pereira a apontar 11 golos, bem secundada por Dulce Pina que, apesar de praticamente não treinar, continua a jogar a um excelente ritmo. Vinte golos de diferença mostram bem como o jogo foi de sentido único.

Já este Sábado, as vice-campeãs nacionais voltaram a mostrar todo o seu poderio e a razão pela qual são a única equipa invicta da competição, indo vencer ao recinto do Maiastars. O jogo ficou decidido logo na primeira parte quando a equipa das Meirinhas conseguiu que o Maiastars marcasse apenas 5 golos. Esta eficácia defensiva tem sido o grande trunfo de uma equipa que está mais forte e quer conquistar um título que lhe fugiu no último segundo da época passada. E tem sido a mais forte equipa este ano. Quanto ao Maiastars, a primeira parte foi má demais para ser verdade. Um número assustador de falhas técnicas, remates com muito pouca força e apenas 5 golos. A equipa da Maia não tem atiradoras e usa um modelo de jogo muito previsível. E o calendário até ao final da primeira volta não é nada fácil. Veremos se os seus treinadores conseguem produzir alterações importantes pois o rendimento da equipa está a cair a pique.

O Alavarium / Vela de Tavira foi um jogo sem história. Duas equipas que jogaram a um ritmo completamente diferente, com Ana Marques a fazer uma exibição fabulosa com 12 golos, incluindo alguns de grande recorte técnico e a jovem central Ana Neves a mostrar que altura não é tudo e a fazer uma bela exibição, substituindo na perfeição Ana Seabra que voltou a não jogar. A equipa de Aveiro reagiu bem à sua primeira derrota no campeonato e quando acelera torna-se muito difícil de travar e o seu andebol torna-se espetacular. O Vela de Tavira mostrou as suas fragilidades, mas teve uma bela notícia: O regresso da atiradora Joana Reis que parece estar regressada de lesão e, apesar de poucos minutos em campo, mostrou logo a sua apetência pelo golo. E bem precisam as algarvias de uma rematadora da sua qualidade.

O Colégio de Gaia venceu o Assomada mas a exibição foi algo sombria, sobretudo na primeira parte onde as falhas técnicas se acumularam e só após o desconto de tempo a equipa serenou. Como sempre, Sandra Santiago foi o abono de família do Colégio, mostrando por que razão o Colégio de Gaia não conseguiu vencer o Sports Madeira depois da sua desqualificação. Apesar de tudo, a equipa de Paula Castro está a fazer a melhor época dos últimos anos, apesar de ficar a sensação que se a equipa praticasse um andebol mais moderno, com a qualidade do seu plantel poderia estar melhor classificada. Do outro lado, o Assomada mostrou uma agressividade acima da lei, sendo que as suas jogadoras têm muita dificuldade em distinguir o que é defender agressivamente e o que é defender violentamente. O que mais surpreende nesta equipa é que praticamente todas as semanas aparecem jogadoras novas em destaque. Neste jogo foi Carla Mendes e Nádia Fernandes. O Assomada continua a ser um viveiro de jogadoras com enorme potencial mas parece-nos que a condução técnica desta equipa deixa muito a desejar, quer em termos técnicos quer em termos pedagógicos.

O encontro entre a Juve Mar e o Madeira Sad foi um encontro de sentido único. A equipa de Paulo Martins está a fazer uma época dececionante e não seria no encontro com um dos candidatos ao título que a situação se iria inverter. A equipa parece amorfa, sem o espírito guerreiro que a caracterizava. O próprio Paulo Martins, outrora um treinador interventivo e polémico parece acomodado mas também sublinhe-se que a equipa pareceu sempre mais preocupada com o jogo do dia seguinte e foi uma boa estratégia. Do outro lado, o Madeira Sad cumpriu o seu papel, com Cláudia Aguiar em excelente plano no contra-ataque e com uma consistência defensiva de assinalar. Estamos muito curiosos para assistir ao Colégio João de Barros / Madeira Sad que se aproxima e onde teremos o primeiro grande teste do Colégio João de Barros pois este Madeira Sad está com um espírito muito forte e a querer limpar a má prestação da época passada em que terminou na pior classificação dos últimos 15 anos.

O Cale / Sports Madeira era um jogo de desfecho incerto. O Cale está a fazer um belo início de época mas começa agora a dar sinais de baixa de rendimento. A equipa ofensivamente até esteve bem, com Daniela Mendes a assumir-se como uma das revelações desta época e Maria Rodrigues a fazer mais uma bela partida. Contudo, defensivamente a equipa nunca se encontrou e a sua baliza não esteve defendida ao nível habitual. Era um encontro importante na definição de equipas que possam ir aos play offs e o Cale deixou de escapar uma boa oportunidade de se colocar em excelente posição. O Sports Madeira, depois do excelente empate diante do Colégio de Gaia voltou a mostra que está a subir de forma, com Anais Gouveia, Sara Sousa e Mariana Sousa em grande plano. A equipa madeirense parece-nos que pode mesmo chegar aos play offs, apesar do arranque bastante fraco. Tem das melhores guarda-redes do campeonato e capacidade para jogar em transições muito rápidas.

No Domingo, o Cale foi esmagado pela outra equipa da Madeira. Até conseguiu equilibrar o jogo nos primeiros 15 minutos mas depois faltaram as pernas. Este não era um jogo do seu campeonato mas é importante que o Cale não cai de rendimento pois começou a época em grande estilo e começa a perder energia. As madeirenses, quando engatam a quinta velocidade, tornam-se muito difíceis de travar, sobre as pontas Sara Gonçalves e Cláudia Aguiar, especialistas na arte de contra atacar, numa equipa onde Renata Tavares continua a demonstrar porque é a melhor pivot portuguesa. Além disso, a sua baliza esteve uma vez mais muito bem defendida e este é um dos pontos fortes da equipa madeirense que está mesmo determinada a reconquistar o título perdido na época passada.
 
Um dos jogos mais emocionantes do fim-de-semana, jogou-se também no Domingo com a Juve Mar a alcançar uma suada mas importante vitória diante do Sports Madeira. A equipa da casa esteve a perder durante a maior parte do encontro mas mostrou uma raça e atitude que era habitual na época passada mas que andava desaparecida este ano e conseguiu uma sensacional reviravolta. Será este o ponto de viragem da época para a Juve Mar? As jogadoras (e também o seu treinador que parece ter perdido alguma da sua “raça”) tem que encontrar neste jogo o exemplo da atitude que têm que ter sempre. No Sports Madeira, Odete Freitas e Mariana Sousa (enorme talento) não mereciam perderem este encontro, mas a equipa cometeu erros imperdoáveis na segunda parte que lhe custaram a derrota. A juventude desta equipa tanto a leva a fazer jogos fantásticos como, no dia seguinte, exibições muito fracas. É o preço da juventude mas o tempo irá encarregar-se de corrigir estas questões.

Por último, no Domingo, o dramático Jac / Juve Lis com o encontro a ser decidido nos últimos segundos. A equipa de Alcanena fez uma péssima primeira parte, ainda não refeita das emoções do jogo europeu da véspera e com muito pouco humildade. Mas nos últimos 20 minutos a equipa de Marco Santos defendeu ao seu melhor nível e, mesmo sem estar bem no ataque, conseguiu dar a volta a um jogo onde partiram como favoritas mas estiveram quase para o não vencer, conseguindo Rita Alves marcar já nos últimos segundos, num lance infeliz da guarda-redes leiriense. O Jac está a fazer uma grande época, mas convém não embandeirar em arco pois vêm aí uma série de encontros muito difíceis. A Juve Lis confirmou as boas indicações dadas no último encontro e parece estar a subir de forma, sobretudo defensivamente onde a equipa tem estado pessimamente este ano, onde incluímos Tatiana Góis com uma época abaixo do que sabe, mas que neste jogo voltou ao seu bom nível (embora mal batida no último golo) e, uma vez mais, Ana Gante a assumir-se como a atiradora de serviço.
 
Chega ao fim esta longa crónica. Para a semana, teremos apenas 4 jogos mas todas as atenções estarão centradas no escaldante Colégio João de Barros / Jac.

Críticos Femininos

21 comentários:

Anónimo disse...

Jac rumo ao título! Vamos ser campeões... As outras têm a mania mas vai cair tudo aos nossos pés!

Anónimo disse...

Só faltou mesmo a análise do boletim de jogo do encontro da 7ª jornada que pôs frente a frente Maiastars e Vela Tavira.

Anónimo disse...

factos evidentes:

- O CJB é a melhor equipa do campeonato.

- A Patrícia Rodrigues é a melhor jogadora do campeonato.

- A Patrícia Lima é a grande desilusão do campeonato. E deve acabar a carreira dela no Colégio pois encontrou o clube certo para ela: Evoluir nada, só fotos bonitas, a dizer que a equipa é linda e saídas à noite com a trupe liderada por Sara Andrade. Infelizmente já se nota que não evoluiu nadinha e anda numa linda vida... O seu destino é igual ao da Sara Andrade, Veram Melissa: Ficam no Colégio, curtem a noite e evoluir nada.

- O Assomada é a equipa mais mal orientada do campeonato. Com um treinador a sério iam aos playoffs.

- Fazem faltas mais Fernandas Carvalhos, Anas Seabras e Renatas Tavares.

- O Ribas é o pior treinador do campeonato. E agora at+e divide a liderança do Maiastars...

Anónimo disse...

O comentário de sr anonimo de 18 de Novembro de 2013 às 18:18 é só para meter veneno. O JAC está a portar-se bem até ao momento não haja dúvidas, mas a época está longe de estar terminada. Ainda nem a meio está e muita coisa pode acontecer. As atletas devem ter a consciência disso e só têm que continuar a trabalhar para obter as vitórias semana após semana. Se vai ser campeão ou não, o tempo o dirá. Boa sorte JAC e continuem a trabalhar.

Anónimo disse...

Nós no Colégio somos muito mais do que jogadoras de andebol. Somos jovens que gostamos de viver. Preferimos não evoluirmos tanto mas termos amizades que duram para a vida!

Anónimo disse...

Ninguem comenta a convocatoria (no minino) estranha das juniores a?

Anónimo disse...

E as nomeações para a próxima jornada? Árbitros do fim da lista e árbitros de segunda para um jogo entre o CJB e o JAC?

O Conselho de Arbitragem anda a brincar com o feminino este ano! Senhor presidente da federação, a federação não disse que a PO9 era a segunda prova mais importante? O Conselho de Arbitragem este ano parece estar a fazer tudo ao contrário!

Anónimo disse...

Se o ciúme e a inveja sao a base das das distinções menos dignas cm a desilusão do campeonato, prepara-t patricia pq vais receber imensas ao longo da tua carreira. Os meus sinceros parabens pq recebeste o "prémio" ainda antes da 1 volta acabar é bom sinal.
Se calhar foi por isso que ficaste novamente de fora da selecao de juniores A.
UPSSSSS afinal tas lá a desiludir tudo e todos.

Anónimo disse...

Falam muito sem saber, se todas as jogadoras de andebol tivessem a dedicação e entrega que a Sara Andrade tem ao colégio/andebol de certeza que o nível do campeonato não estaria a descer...pah olhem por voces a baixo e deixem a vida alheia. "Estivemos juntos"

Anónimo disse...

Boa sorte Madeira Sad! Por este andar vão longe! Confiança porque sao capazes de atingir grandes resultados esta época!

Anónimo disse...

O Maiastars não joga mesmo nada. Pena é, porque tem algumas jogadoras com qualidade, mas a equipa técnica não percebe nada do que está a fazer.
No sábado foi um desastre total no domingo só não foi porque a equipa adversária mostrava sinais de uma equipa cansada.
Realmente a cada jogo que se vê mais se confirma que os técnicos do Maiastars estão ultrapassados.

Anónimo disse...

Bem feito para quem sempre olhou para nós como uma equipa sem hipóteses ao título. O jac vai ser campeão, escrevam o que vos digo! E contra o João de Barros vamos provar isso como provámos na Madeira!

Jac rumo ao título!

Anónimo disse...

Este domingo, ao vir de Braga para o Porto aproveitei para ver o jogo Juvemar x Sports Madeira.
A equipa do Sports Madeira começa logo por chegar atrasada ao jogo. Deram entrada no pavilhão às 16h45, para um jogo que estada marcado para as 17h00. Esta sobranceria implicou que o jogo tivesse início apenas às 17h10.
O jogo foi tecnicamente fraco, de parte a parte, incluindo a prestação dos árbitros nomeados para um jogo que se previa equilibrado.
A dupla de árbitros esteve de facto muito abaixo do mínimo que se exige, com algum benefício para a equipa da casa, o que a dada altura desencadeou grandes protestos do banco da equipa madeirense sem que, pasme-se, os árbitros tenham feito qualquer advertência para que tal comportamento não fosse permitido. Ou será que tinham problemas de consciência…

Anónimo disse...

A Sara Andrade não é má, mas é só um exemplo de um grande talento que chegou ao Colégio e parou de evoluir. Estagnou.

Infelizmente é o que acontece a todas que por lá passam na última década...

Anónimo disse...

acabem com o degredo do feminino so tao a ocupar pavilhao

Anónimo disse...

JAC rumo ao título tal como todas as equipas. Há que trabalhar para tal. Deixem de meter veneno e de destabilizarem as miúdas.

Anónimo disse...

A equipa da Madeira chegou atrasada ao pavilhão porque segundo o protocolo estabelecido entre os clubes a equipa da casa deveria assegurar o transporte. Sem qualquer tipo de justificação, o transporte chegou com uma hora de atraso, obrigando a equipa da Madeira a chegar atrasada ao recinto e tendo tempo práticamente para se equipar e jogar. Este tipo de situações aconteciam no século passado, hoje em dia não se admitem estes comportamentos

Anónimo disse...

O anónimo das19 de Novembro de 2013 às 16:07, não deve ter estado no mesmo Pavilhão que eu estive, pois os arbitros do JuvMar - Sport Madeira estiveram mal? então o que entende por estarem mal? é não deixarem que as madeirenses arbitrassem elas o jogo, mas sim fazerem uma gestão equilibrada de um jogo equilibradissimo... Não falem do que nada percebem ou não viram... es estive lá e gostei dos arbitros e da postura das jogadoras da JuvMar que nunca se deram por vencidas.

Anónimo disse...

Se o feminino está mau então o que dizem do masculino? é cada cabazada!! devia haver uma 1ª divisão com fc porto, scp e slb e depois uma 2ª divisão com abc, águas santas, belenenses...por fim uma 3ª, a das cabazadas à grande: madeira, passos manuel, ismai e outros que tais: que vergonha de campeonato!depois ainda se admiram do brilhantina não conseguir ganhar a ninguém com as estrelas masculinas...

Anónimo disse...

A falar do jogo JuvMar-Sport Madeira começou pelo atraso do transporte ao hotel onde o Sport Madeira se encontrava, nisto a equipa ter chegado ao pavilhão à hora que chegou. Para não falar do pouco tempo que tiveram para aquecer, os árbitros mandaram formar e a equipa do JuvMar ter ido para o balneário e terem demorado imenso tempo e enquanto isto os árbitros não deixaram acabara o aquecimento enquanto estas se encontravam no balneário. Isto para não falar que o jogo foi arbitrado pela única dupla que vai arbitrar os jogos lá acho que é um pouco obvio a má arbitragem nesse jogo. Para não falar que a 5 segundos do fim do jogo o JuvMar já se encontrar à frente por um golo o treinador desta mete time out e os árbitros vão cumprimentar o treinador e este agradece pelo bom trabalho da arbitragem, tenho dito. São casos como este que o andebol feminino se encontra cada vez pior!

Anónimo disse...

O Colégio de Gaia tem um dos melhores planteis de Portugal. Se não ficar nos 4 primeiros do campeonato é uma desilusão. Mas vai conseguir!

(Obviamente que com outra treinadora era certo um lugar nos 4 primeiros, com a Paulinha...)