gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Planeamento Desportivo – Época 2016/2017 – IX

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2016/2017

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje iremos continuar a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 12 da Época 2016/2016, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, ainda sem a indicação das Associações responsáveis por zona, e sem a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo, no entanto se for efetuada uma analise embora um pouco ligeira e sujeita a algumas alterações em textos posteriores, conjugada com os Regulamentos Específicos de cada prova, poderemos facilmente concluir, que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior. Mantemos o texto com que iniciámos a nossa primeira crónica por considerarmos o mesmo, uma realidade que pode significar o ressurgimento com atividade de algumas associações.

PO10 – Verifica-se uma diminuição de Zonas, pois é certo que desapareceram pelo menos duas equipas (João Barros e Vale Grande), regressando às três zonas de 2014/2015, voltando a juntarem-se as Associações Porto e Braga, numa zona única, no restante mantêm-se tudo igual ao anterior. Recordamos que a última participação nesta prova foi de 24 equipas, temos a forte convicção de que esta alteração é devido a uma possível diminuição do número de equipas, o que a corresponder á nossa convicção, só temos a lamentar.

PO11 – Ao desaparecer a frase (1.ª /2.º Fase), que existia na última época, poderemos interpretar que haverá certamente primeira fase, passando-se posteriormente então á 2.ª Fase (Nacional). Mantiveram-se as quatros (4) zonas, com a novidade da AA Braga e da AA Porto, estarem em zonas únicas, o que proporcionará a realização de verdadeiros campeonatos regionais. Verifica-se o desaparecimento da AA Viana do Castelo, e surge uma nova Associação a AA Viseu que junta á AA Aveiro.

PO12 – Prova praticamente igual á disputada na época passa, exatamente com o mesmo número de zonas, com a mesma divisão, tendo apenas a novidade do desaparecimento da AA Setúbal, o que se lamenta, e que poderá significar uma diminuição do número de equipas, e consequentemente (em nossa opinião) poderá significar uma diminuição de praticantes nos primeiros “degraus” da base da pirâmide

PO13 – Exatamente o mesmo número zonas, na nossa interpretação devido á previsão da participação da AA Beja, dando origem á participação de 12 Associações, o que é um factor de positivismo que se regista com agrado.

PO14 e PO15 – Tratamos estas provas em conjunto pois o número de zonas previstas em ambas as provas é exatamente o mesmo da época anterior, até a distribuição as mesmas é igual, incluindo as Associações participantes, apenas se estranha a não indicação das equipas insulares, quando na realidade as mesmas sempre têm participado.

Ficaremos a guardar os Comunicados com a atribuição de responsabilidades organizativas, bem como a estrutura das provas.

O Analista

Sem comentários: