gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Planeamento Desportivo – Época 2016/2017 – VIII

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2016/2017

Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através do Comunicado Oficial n.º 12 da Época 2016/2017, onde é feita uma primeira divulgação da estrutura das 1.ªs Fases, ainda sem a indicação das Associações responsáveis por zona, e sem a indicação da estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo, no entanto se for efetuada uma analise embora um pouco ligeira e sujeita a algumas alterações em textos posteriores, conjugada com os Regulamentos Específicos de cada prova, poderemos facilmente concluir, que se regista na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior, verificando o ressurgimento com agrado, de pelo menos em teoria de algumas associações, que nas últimas épocas tinham andado mais ou menos afastadas destas provas, enquanto por outro lado vemos o desaparecimento de algumas Associações em grande parte das provas, sendo o exemplo mais flagrante o caso da Associação de Andebol de Coimbra.

Verificamos e registamos com agrado a cuidado que foi colocada nas notas finais deste comunicado, e aguardamos com alguma expectativa pela data limite ali mencionada 26-08-16.

PO03 – Verifica, a previsão do mesmo numero de zonas, embora se estranhe a não previsão da Zona dos Açores, conforme o ocorrido na última época. A única alteração primária e merecer confirmação é o desaparecimento da Associação de Castelo Branco, e o aparecimento da Associação de Portalegre. No entanto face às alterações verificadas em especial na PO02, aguardamos com expectativa qual será o número de participantes nesta prova.

PO05 – Verifica-se, a previsão do mesmo número de zonas (4), que é no entanto acompanhada por diminuição das Associações previstas a participarem, passando de 11 (2015/2016), para 9 em 2016/2017. Verificando-se que tanto o AA Porto, como a AA Lisboa, continuam a não constituir zona única, como já foram, constatando-se o desaparecimento de duas Associações nesta prova (Coimbra e Algarve), o que se lamenta e significa certamente uma diminuição do número de participantes, a ser confirmado mais tarde.

PO07 – Mantém-se praticamente igual, com o mesmo número de zonas (7), referia-se que este foi o número zonas final da prova conforme CO N.º 24 de 2015/2016. No entanto a constituição das zonas sofreu fortes alterações, nas zonas 3, 4, e 5, com a manutenção das AA Guarda e da AA Castelo Branco, deixando de existir a possibilidade dos clubes da AA Setúbal, serem divididos por duas zonas.

PO08 – Constata-se a total manutenção do número de zonas (9), no entanto o número previsto de Associações a participar mantem-se o mesmo (16) na presente época. Verificando-se no entanto o desaparecimento da AA Viana Castelo, e a previsão do ressurgimento da AA Castelo Branco. Mantendo-se a previsão de uma zona única abrangendo a AA Algarve com a AA Beja e de Évora.   

Em próximo texto continuaremos a falar e a escrever sobre estas provas, e aguardar pelo cumprimento das datas limite inscritas no Comunicado 12 desta época, para uma analise mais concreta.

O Analista

Sem comentários: