gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Crónica de Fim-de-semana – 19 – 2015 / 2016 – II

Ligeira crónica da PO02, que desta vez realizou, jornada completa.

Nota - Esta época as equipa “B”, não são apuradas para a Fase Final.

PO02 – Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Seniores Masculinos.

Zona Norte – Resultados

16.ª Jornada (3.ª da 2.ª Volta)
Dia 12-03-16
Estarreja AC - Boavista FC (18H00)
17.ª Jornada (4.ª da 2.ª Volta)
Dia 09-04-16
CCR Fermentões - FC Gaia (17H30)
18.ª Jornada (5.ª da 2.ª Volta)
Dia 19-02-16
AD Sanjoanense 24 – 29 FC Porto B
Dia 20-02-16
São Bernardo 29 – 30 Estarreja AC
FC Gaia 24 – 23 Boavista FC
Modicus 20 – 36 CCR Fermentões
Arsenal 26 – 27 São Mamede
GC Santo Tirso 29 – 29 SP. Oleiros
Xico Andebol 29 – 26 Marítimo
20.ª Jornada (7.ª da 2.ª Volta)
Dia 21-02-16
Arsenal 36 - 29 Marítimo

Zona que volta a ter uma discrepância entre as jornadas, que por vezes é incompreensível, e desta vez mais um jogo foi antecipado, o que torna (na nossa opinião) a disputa da mesma em métodos que eventualmente poderemos considerar menos saudáveis, para a competição. Felizmente apenas num único encontro com registo de ocorrências disciplinares na zona. Nos jogos realizados, verificou-se uma maioria de retificação dos resultados ocorridos na 1.ª volta.

No jogo que deu início á 18.ª jornada da prova, tivemos um resultado retificado em relação ao verificado na 1.ª volta desta Fase da Prova, com o FC Porto B, a ir vencer como visitante a AD Sanjoanense, com que quem tinha empatado na jornada homóloga da 1.ª volta. Foi um jogo sem grande história, apesar de algum equilíbrio no marcador em especial nos primeiros 30 minutos (por exemplo quando o FC Porto B vencia pela diferença mínima 8-7), mas onde o FC Porto B, comandou o marcador praticamente durante os 60 minutos. Jogo sem grande influência em termos classificativos, registando-se que a equipa da AD Sanjoanense, está com grandes dificuldades, em “fugir” da chamada zona de perigo. Ricardo Pinho, com 7 golos, e Ruben Silva com 5 golos, foram os marcadores de serviço da AD Sanjoanense, enquanto Henrique Figueiredo e Leonel Fernandes, ambos com 6 golos cada, foram os melhores marcadores do FC Porto.

Em Santo Tirso, a equipa local do GC Santo Tirso, recebeu o SP. Oleiros, que retificou o resultado da 1.ª volta, obtendo agora uma surpreendente igualdade, quando o marcador ao intervalo era favorável aos tirsenses por 16-12, mas uma excelente segunda parte, da equipa visitante levou a que o resultado final, se traduzia numa justa igualdade. Com este resultado a equipa do GC Santo Tirso, que tem um jogo a mais, começa, a perder na sua pontuação e poderá se não tomar as devias “cautelas”, colocar em “perigo” o seu possível apuramento para a Fase Final da Prova. NO GC Santo Tirso, onde 10 atletas, marcaram golos, os seus melhores marcadores foram, Pedro Machado com 6 golos e Francisco Fontes com 5 golos, No SP. Oleiros, João Ramos com 12 golos, Manuel Marques e Tiago Teixeira com 6 golos cada, foram os seus melhores marcadores.

Em mais um dérbi da Região de Aveiro, o São Bernardo. Foi derrotado pela margem mínima, pelo Estarreja AC, num encontro, onde foi também retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta, onde se tinha registado uma igualdade a 24 golos. Este encontro que foi disputado com total equilíbrio do jogo e do marcador, registava ao intervalo uma igualdade a 14 golos. Foi um jogo rigidamente disputado, e onde se registaram 16 exclusões no total e duas desqualificações diretas, (jogo com registo de ocorrências disciplinares). Na equipa do São Bernardo com os golos distribuídos por 10 atletas Leandro Rodrigues com 9 golos foi o seu melhor marcador, por sua vez Vitor Valente com 15 golos, foi o melhor marcador do Estarreja AC. Com este resultado a equipa do Estarreja AC, começa a descolar da chamada zona de perigo.

Um dos resultados, que poderá causar alguma surpresa, foi a vitória do Xico Andebol em Guimarães sobre o Marítimo, sendo outra das equipas que retificou o resultado verificado na 1.ª volta. O Xico Andebol, comandou sempre o marcador, chegando ainda durante o primeiro tempo a ter uma vantagem de cinco (5) golos, quando vencia por 12-7, para depois permitir a reação da equipa insular e chegar ao intervalo a vencer somente por 15-12, diferencial que se manteve até final do encontro, face a melhoria competitiva da equipa insular e á quebra verificada na equipa vimaranense. Foi um encontro com 3 desqualificações diretas, mas sem relatório de ocorrências disciplinares. Rui Oliveira com 9 golos e Alfredo Bravo 7 golos, foram os melhores marcadores do Xico Andebol, António Barros com 9 golos, foi o melhor marcador do Marítimo. Com este resultado a equipa do Xico Andebol, iguala em termos pontuais a AD Sanjoanense, e pode sonhar em termos de manutenção na divisão, enquanto a equipa do Marítimo, que mais uma vez faz jornada dupla, (na nossa opinião), começa a ter cada vez menos hipóteses de discutir o apuramento para a Fase final da Prova.

No Pavilhão do FC Gaia, disputou-se o FC Gaia / Boavista, que apesar da vitória do FC Gaia, que confirmou o resultado da 1.ª volta, foi um encontro sempre disputado com grande equilíbrio, no entanto embora perdendo apenas pela diferença mínima, a equipa do Bessa, não foge ao último lugar da zona, enquanto por sua vez o FC Gaia, se encontra estabilizado a meio da tabela classificativa. Neste encontro já vencia ao intervalo por 14-12, o que demonstra o grande equilíbrio com que o encontro foi disputado. Pedro Garcia com 8 golos foi o melhor marcador do FC Gaia, com Filipe Lopes com 7 golos e Mário Lourenço com 6 golos a serem os melhores marcadores do Boavista FC.

Em Sandim, a equipa do Modicus, recebeu o CCR Fermentões, e voltou a perder por um claro resultado, num encontro, onde os vimaranenses, já venciam ao intervalo por 15-13, numa primeira parte de algum equilíbrio, mas onde a superioridade dos visitantes, nunca foi muito contestada. No segundo Tempo uma forte entrada do CCR Fermentões, resulta num resultado que ninguém imaginaria, depois dos 30 minutos iniciais. Com este resultado a equipa vimaranense, consolida um lugar a meio da tabela, que nos parece o seu objetivo imediato. José Ribeiro com 8 golos, foi o melhor marcador do Modicus, enquanto no CCR Fermentões, em gestão de plantel com 10 jogadores a marcarem golos, António Salgado com 9 golos, João Martins e João Barbosa, ambos com 7 golos cada foram os seus melhores Marcadores.

Por último tivemos no Pavilhão Flávio Sá Leite, o jogo que na nossa opinião era o mais importante da jornada, e que colocava frente a frente duas das equipas, que são das mais fortes candidatas á Fase Final da Prova, o Arsenal e a São Mamede, e que terminou tal como na 1.ª volta com a vitória da equipa de São Mamede, pela diferença mínima, após ter comandado marcador durante o primeiro tempo onde o seu domínio nunca foi contestado, chegando ao intervalo já na frente do marcador por 16-10, resultado que deixava os arsenalistas em maus lençóis, mas no segundo tempo uma forte reação do Arsenal, levou a esta equipa efetuasse, uma excelente recuperação, que só não foi total por culpa própria. Com este resultado a equipa do São Mamede, não só se aproxima dos lugares cimeiros, como é juntamente com o Arsenal uma das grandes favoritas ao apuramento para a Fase Final.

No Flávio Sá Leite, disputou-se o jogo antecipado da 20.ª Jornada, entre o Arsenal e o Marítimo, que na prática, significa que estas duas equipas, fizeram jornada dupla neste fim-de-semana, que terminou com uma vitória folgada da equipa do continente, que estevo praticamente durante os 60 minutos no comando do marcador, chegando no primeiro período de jogo, a estar a vencer por 7 golos de diferença 15-8, para o intervalo chegar em 17-13 a favor do Arsenal. No segundo tempo foi um jogo, praticamente sem história, com a vitória dos arsenalista, a confirmar a vitória verificada na 1.ª volta, e a confirmar o seu natural favoritismo, no acesso á Fase Final. O Arsenal com 11 jogadores a marcarem golos teve em, André Caldas, Luís Correia e João Santos, todos com 5 golos cada os seus marcadores de serviço. António Barros com 11 golos foi o melhor marcador do Marítimo. 

Classificação após os jogos disputados até ao momento: - 1.º Arsenal e GC Santo Tirso (+1 jogo) (49 pontos), 3º São Mamede (47 Pontos), 4.º Marítimo (+2 jogos), e São Bernardo (41 pontos), 6.º FC Gaia (-1 jogo) (40 Pontos), 7.º CCR Fermentões (-1 jogo) (34 pontos), 8.º FC Porto B (33 pontos), 9.º SP. Oleiros (32 pontos), 10.º Modicus (31 pontos), 11.º Estarreja AC (-1 jogo) (30 pontos), 12.º Xico 9Andebol, e AD Sanjoanense (28 pontos), 14.º Boavista FC (-1 jogo) (18 pontos).

Zona Sul - Resultados

17.ª Jornada (4.ª da 2.ª Volta)
Dia 09-04-16

Ílhavo - Juventude Lis (15H30)

18.ª Jornada (5.ª da 2.ª Volta)
Dia 20-02-16
Sismaria 35 – 22 Benfica B
Boa Hora 31 – 18 IFC Torrense
Almada AC 25 – 25 CDE Camões
Vitória FC 33 – 31 Ílhavo AC
GS Loures 20 – 28 Alto Moinho
ADC Benavente 27 – 27 CD Marienses
Juventude Lis - 1.º Dezembro (18H00)

Depois de uma jornada incompleta, por o pavilhão não de encontrar em condições, segundo informações recolhidas, mas que não constam sequer das ocorrências do Boletim de Jogo, infelizmente. Novamente no momento em escrevemos esta crónica, é por nós desconhecido o resultado da Juventude Lis com o 1.º Dezembro. Foi uma jornada onde, até ao momento, apenas um encontro teve o registo de ocorrências disciplinares. E verificaram-se diversas retificações de resultados, em relação ao ocorrido na 1.ª volta. 

No Pavilhão Fernando Tavares, disputou-se o Boa Hora / IFC Torrense, que terminou, conforme era esperado com a vitória do líder da Zona Sul, que venceu, a equipa da Torre da Marinha, que deu mais “luta” do que seria de esperar, pois por vezes o excesso de confiança, é traiçoeiro. Apesar de ter comandado o marcador durante os 60 minutos a equipa do Boa Hora que vencia ao intervalo por 17-10,no segundo período o IFC Torrense chegou a estar apenas a perder apenas por cinco golos de diferença (21-16, e 23-18), e apenas um parcial de 8-0 nos últimos momentos do encontro permitiu á equipa do Boa Hora, atingir o diferencial final. Rui Barreto com 8 golos e Nuno Pinto com 7 golos, foram os melhores marcadores do Boa Hora, enquanto no IFC Torrense, que se apresentou com apenas 11 jogadores inscritos os seus melhores marcadores não ultrapassaram os 4 golos (Tiago Madeira, Nelson Tavares e David Saraiva).   

Em Gândara, o AC Sismaria “cilindrou” o Benfica B, e com esta vitória reforçou a sua candidatura, á um dos lugares de apuramento para a Fase Final, enquanto por seu lado o Benfica B, continua estabilizado, num lugar a meio da tabela classificativa da zona. A equipa do Sismaria, cominou o encontrou em toda a linha, e ao intervalo já vencia por 16-8, consolidando o resultado no segundo tempo, devemos referir que teve treze (13) atletas a marcarem golos, o que diz bem da gestão do plantel, do resultado, e do controlo do marcador que foi feita, com Frederico Malhão a marcar 5 golos e a ser o seu melhor marcador. No Benfica, os seus melhores marcadores não foram além dos 4 golos (Leone Almeida e Gonçalo Cunha), aproveitou o encontro para apresentar uma equipa onde se verificaram algumas ausências, e deu tempo de jogo, aos menos utilizados, tendo dez (10) atletas a marcarem golos.  

Em mais um jogo, onde se verificou a inversão de pavilhão (a nova moda nas provas nacionais), a equipa do ADC Benavente, foi ao Municipal de Vila do Porto, obter um excelente empate, diante a equipa do CD Marienses, e ser uma surpresa da jornada (na nossa opinião), num jogo de grande equilíbrio, com o resultado ao intervalo a ser favorável, á equipa continental por 14-13, com esta igualdade, este foi outro dos encontros onde foi retificado o resultado em relação ao verificado na 1.ª volta. Embora este resultado, não afete muito a condição de possível candidatura da equipa insular, á discussão dos lugares de acesso á Fase Final da Prova, por sua vez o ADC Benavente começa a consolidar a sua posição na Divisão. João Raquel e Miguel Branco, ambos com 8 golos cada, foram os melhores marcadores do ADC Benavente, por sua vez Tiago Filipe com 10 golos, foi o melhor marcador do CD Marienses. 

No Almada AC / CDE Camões, tivemos outro dos encontros, onde foi retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta, num jogo, onde a equipa visitada, procura, amealhar o máximo de pontos, para fugir da zona de despromoção, enquanto o CDE Camões pelos que nos é dado observar, procura, somar o máximo de pontos, para se manter confortavelmente a meio da tabela. Encontro com duas partes completamente distintas, pois no primeiro tempo, apesar do equilíbrio inicial, o CDE Camões, arrancou e chegou ao intervalo a vencer por 15-8. No segundo tempo o Almada AC com uma excelente reação chegou á igualdade. Pedro Coelho com 7 golos e Tiago Pereira com 5 golos foram os melhores marcadores do Almada AC, no CDE Camões, João Oliveira com 6 golos, foi o seu melhor marcador.

Em Setúbal defrontaram-se o Vitória FC, um dos candidatos aos lugares de acesso á Fase Final da Prova e o último classificado da zona, e quando se esperava um jogo de relativa facilidade, para os locais, até porque a equipa do Ílhavo, se apresentou apenas com 9 jogadores (jogo com ocorrências disciplinares registadas), fez pela vida e criou extremas dificuldades a uma equipa que nos últimos jogos têm dado mostras de alguma irregularidade. O Vitória FC, embora vencendo ao intervalo por 18-14, deu mostras de alguma insegurança, permitindo alguma recuperação aos homens do Ílhavo. Em mais um jogo, onde foi retificado o resultado ocorrido na 1.ª volta. João Mimoso com 7 golos, e João Machuqueiro com 6 golos, foram os melhores marcadores do Vitória FC, equipa com 11 atletas a marcarem golos, no Ílhavo AC, Tiago Sousa com 13 golos, e João Ribeiro com 8 golos, foram os seus melhores marcadores.

Em Loures, num encontro, que foi a total confirmação, do que se tinha registado na 1.ª volta, com nova e esclarecedora vitória do Alto Moinho, que com esta vitória, ainda tem possibilidades matemáticas, de discutir um dos lugares de acesso á Fase Final da Prova, por outro lado o GS Loures, fica numa situação periclitante, e num dos lugares de descida de Divisão. A equipa do Alto Moinho, que ao intervalo já vencia por 17-8, limitou-se a controlar o jogo no segundo período, permitindo uma ligeira reação do adversário, que resultou, num jogo de maior equilíbrio, neste período. No GS Loures onde 10 atletas marcaram golos, o seu melhor marcador foi Tiago Costa com 5 golos, No Alto Moinho Alexandre Pereira com 10 golos e Miguel Queluz com 5 golos, foram os seus melhores marcadores. 

Classificação após os jogos disputados até ao momento:- 1.º Boa Hora (53 pontos), 2.º Sismaria (46 pontos), 3.º Vitória FC (45 pontos), 4.º CD Marienses (44 pontos), 5.º Alto Moinho (39 pontos), 6.º Benfica B (38 pontos), 7.º CDE Camões e Juventude Lis (-2 jogo) (37 pontos), 9.º ADC Benavente (36 pontos), 10.º 1.º Dezembro (-1 jogo) (28 pontos), 11.º IFC Torrense (25 pontos), 12.º Almada AC (25 pontos), 13.º GS Loures (24 pontos), 14.º Ílhavo (-1 jogo) (19 pontos). 

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Jorge Almeida disse...

Se me permitirem, venho falar dum assunto que na nossa modalidade não é falado, que é o doping, e duma reportagem de investigação que vi ontem na RTP1 acerca do doping em Portugal.

A nossa modalidade não foi mencionada nesta reportagem, nem eu tenho notícia de doping na nossa modalidade. No entanto, também não tenho notícia de controlo anti-doping na nossa modalidade, e isso deixa-me a pensar: Será que há controlo anti-doping no Andebol Português (e até internacional, que também não vejo a EHF e a IHF a falar neste assunto)? Será que não há controlos positivos por não haver doping ou porque ninguém controla? Porque é que a FAP não noticia que houve controlos anti-doping, e em que jogos?

É uma reportagem de quase meia hora, que se pode asistir no link http://www.rtp.pt/play/p2231/linha-da-frente, sendo que pode-se fazer download oficial e grátis do video em http://rsspod.rtp.pt//nas2.share/h264/512x384/p2231/p2231_1_20160220.mp4

Não sei se se recordam, mas aqui o Banhadas já deu conta, aqui há uns tempos, de um relatório da ADOP em que se referiam 2 casos de doping no Andebol português. Nunca mais se soube nada: Quem eram, e em que jogo(s)?

Anónimo disse...

Andei muitos anos no andebol da 1º divisão e fui sujeito e assisti a vários momentos de controlo antidoping quer em treinos, quer em competição. Dezenas mesmo!!! Se não se aligeirou de 2010 para cá...Por esta modalidade não será.

Anónimo disse...

Se o amigo Jorge Almeida ler os registos disciplinares que saem todas as semana pode vêr que esta época já sairam dois castigos por dóping.

Anónimo disse...

Boavista cada vez mais perto da vitória! O treinador do quase voltou a "quase" ganhar. Acredito que vá acontecer, porém se não for já na próxima jornada será difícil a manutenção! As mudanças impingidas pelo departamento começam a surtir efeito? O que andará a mudar por aqueles lados? Destaque para a nova aquisição que vale 6 a 8 golos da equipa!

Anónimo disse...

Depois de à cerca de 3 semanas ter lido tantos comentários sobre a qualidade do S. Tirso e Arsenal dei-me ao trabalho de ir ver o S. Tirso-Arsenal e Arsenal-S. Mamede.
A Conclusão que se tira é que a melhor equipa é o S. Mamede.
Desta forma não consigo perceber como davam o S. Tirso e o Arsenal na primeira divisão.
O S. Mamede tem claramente uma palavra a dizer e o Boa Hora tb. terá muitas palavras a dizer.
Parabéns ao S. Mamede e ao seu treinador pelo trabalho que estão a realizar.
Claramente as opiniões anteriormente expressadas são unânimes a dizer que o S. tirso e Arsenal tem os melhores Jogadores mas para mim foi claro a EQUIPA que pratica Andebol com pés e cabeça é o S. Mamede.
Força para todos que ganhe o melhor.

Anónimo disse...

a são mamede tem os melhores jogadores e tem banco assim como o arsenal coisa que o santo tirso nao tem ....por isso a sao mamede e o arsenal vao disputar com o boa hora a subida

Anónimo disse...

A S. Mamede é claramente a equipa mais feliz em campo. A alegria que o Tirso e Arsenal não têm deve-se a quê?

Anónimo disse...

Nitidamente por causa do treinador, e entao no caso do Ginásio é mais do que evidente,basta olhar para ver quem sao os protegidos os indiferenciados e os que nunca irão jogar,acho mesmo que o Luis Santos está pior que no ano passado ,bem pior,pois inventa substituiçoes ,ha jogadores que estao a jogar bem ele tira -os ,outros que so fazem asneira ele deixa-os em jogo,outros que deveriam jogar e pouco jogam, etc etc,sinto que ali existe algo que está mal contado
PS-Essa historia dos guarda redes é no minimo surrealista ,meter o Jorge a 2 minutos do fim ,nao percebi

Anónimo disse...

Isso acontece.
Fui Praticante e já vi essas coisas acontecer.
EX. O "Treinador" do Arsenal no jogo com a S. Mamede a 30 segundos do fim e a perder por 2 golos meteu um ponta que esteve no banco o jogo todo.
Só vi dois jogos do Arsenal mas dá pena ver tanta qualidade desperdiçada.
Acho que todos os jogadores são formados no ABC e nota-se a sua escola mas como equipa..... falta claramente treinador.

Anónimo disse...

Claro que tem meninos queridos e não tenho problema em dizer quais são Caniço Xico Lima Rebelo estes 4 são os mais protegidos estou curioso para ver quantos vão levar da Sao Mamede

Anónimo disse...

Relativamente ao tema do doping devo informar que esta época foram feitos vários controles em diversos jogos da PO 01.
É evidente que este tipo de acções é feito de surpresa e sem alaridos.
Mas que não haja dúvidas que é feito, e ainda bem!

Anónimo disse...

O treinador do Ginásio de Santo Tirso faz o que acha melhor e temos de o apoiar ,ja sei que todos temos um pouco de treinador e que nao concordamos com muitas coisas mas temos de ser justos e ver como o Ginásio tem estado desfalcado devido a lesões estou a falar do Caniço do Rebelo e do Nogueira que fazem imensa falta á equipa ,é preciso dar tempo ao grupo e cada vez mais apostar na juventude como é o caso do Rebelo e do Lima pois só com a formação é que iremos ter frutos.

Anónimo disse...

Já que fala tanto do Ginásio informe se bem e diga me quantos jogadores os seniores têm da formação e outra coisa o Manel foi formado no Gaia esse sim um clube que joga com a prata da casa.

Anónimo disse...

E porque não falar e analisar o Boavista?! Grande Equipa, excelentes jogadores, treinador soberbo, com quem só se pode aprender, e uma Enorme mística de Balneário! Ali sim é a felicidade no balneário, ali vemos um grupo de amigos! Vamos Boavista. #euacredito

Anónimo disse...

E para descer tanto em seniores como em juniores vejo muito negro o andebol axadrezado

Anónimo disse...

TERCEIRA É O DESTINO DO BOAVISTA

Anónimo disse...

Que tristes os de São Mamede levaram no capacete e ainda dizem que vão a fase final!nao se esqueçam que o ultimo jogo e com o Gaia a visitar Santo Tirso e o Santo Tirso e treinado por um ex Gaia LOL