gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de julho de 2008

PO Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Masculinos

A FAP , divulgou em 26-06-08, através de circulares , quais os clubes qualificados para as diversas provas Federativas em 26 e 30-06-08, mas caso curioso, não divulgou as equipas que estavam qualificadas para disputar a PO01 ( Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos ). Nada teríamos a comentar, se entretanto na véspera do sorteio do Campeonato da LPA, a Federação não divulgasse através da sua circular 144/08 de 11-07-08, as equipas qualificadas para a PO01. Não poderemos julgar intenções , mas claro, que poderemos e deveremos questionar a oportunidade desta divulgação e , é isso que fazemos . Porquê esta divulgação tardia ??? Quais as duvidas que surgiram ??? O que foi resolvido entretanto ??? Porquê na véspera do Sorteio da LPA ??? Será que estavam à espera de desistências de equipas da Prova da LPA ??? Todas estas questões são pertinentes. E Porquê ?

Porque verificando as equipas qualificadas para a prova , as mesmas não levantam quaisquer duvidas , pois são as que tinham direito desportivo à mesma, senão Vejamos :

As 8 ( oito ) equipas apuradas para a disputa do Grupo A na época 2007/2008: Emp. Comercio , Marítimo, Ismai, F. Holanda, Fafe, Ac. Amadora, AA Avança e Juventude de Lis.

As 2 ( duas ) equipas Classificados nos 2 primeiros lugares do Grupo B , na época 2007/2008: Alavarium e Ginásio do Sul.

E as 2 ( duas ) equipas , classificadas nos 2 primeiros lugares da Fafe Final da PO02, na época 2007/2008 : Camões e S.P. Oleiros.

Deste modo, não se entendem o tempo que demorou a sua divulgação, pois o critério seguido está, na nossa opinião correctíssimo , mas que é esquisito é !!!

O Banhadas Andebol

7 comentários:

Anónimo disse...

MAs o problema aí é que essa prova em termos de regulamentos contempla 14 equipas nessa divisão, sendo que faltam aí o Académico de Leiria que o ano passado foi aceite pela FAP para participar na prova e depois à última da hora desistiu e o Boa Hora clube que a FAP encostou autenticamente para canto. Das duas uma, ou não deveria ter descido ninguém da 1ª divisão ou então subia mais alguma da 2ª.

Anónimo disse...

O amigo está a falr em regulamento no andebol? deve ter chegada da França, os regulamentos estão muito bem escrtitos e aprovados mas só se aplicam conforme as conveniencias.
Esta espera era para dar oportunidade ao Vitoria de Setubal integrar a 1ª Divisão mas os rapazes de setubal falharam e assim fica como dantes... e o Sp de Espinho foi para as calengas do andebol regional, embora tenha jovens na selecção nacional nos escalões ibferiores, tá ver os regulamentos mas o Ginasio do Sul entrou directo na LPA para 1ª divisão o ano passado...
Falr em regulamentos no andebol é coisa de inocentes...

Anónimo disse...

Caso não saibam a Amadora fechou portas, penso que só ficam com a formação... pelo o menos Júniores e Seniores acabaram.

Lá vai o Espinho ocupar o lugar...

Anónimo disse...

É fácil de saber porque é que o FAP demorou tanto tempo a divulgar as equipas: os problemas da FAP são os mesmos da Liga, ou seja, tentar o maior número possível de clubes, evitando até à ultima que estes desistam. E esse deve ser o caminho, tanto da FAP como da Liga. Mais, no futuro espero que haja um entendimento entre estas entidades, para que o Campeonato da Liga se estenda até aos doze/catorze clubes, mesmo que o recrutamento dos últimos, passe por clubes que não preencham todos os requisitos, mas que tenham uma tradição ou condições mínimas para estar nesta prova, tipo Marítimo, Ismai, DFH, Fafe etc. Claro que não pode nem deve chamar-se liga profissional, mas pode e deve ter autonomia administrativa e financeira.
Claro que a FAP esteve à espera que o Espinho não desistisse e participasse na PO1 tal como tinha direito, assim como esperou na época transacta pelo Setúbal e tal não se verificou. Mas esse é o papel da FAP, evitar deserções, porque quem fica a perder é o andebol.
Claro que o Sr. Presidente da Liga não entendeu isso, porque foi o primeiro a levantar a lebre na A G da Liga. Assim como não entende muita coisa e viu neste gesto tardio da FAP, uma sombra ao seu egocentrismo. Mas o Sr. Presidente da Liga ainda não percebeu o essencial sobre o que representa ser Presidente do organismo que tutela. Falta-lhe dimensão intelectual para perceber exactamente o lugar que ocupa.
Ainda não percebeu que para darmos novos passos na modalidade temos que abrir as mãos e mostrar que não escondemos pedras. Não foi isso que fez na votação da nova Direcção da FAP, mas devia ter feito. Não devia ter votado contra, mas sim em branco, ou abster-se, porque dessa forma não se comprometia com a nova Direcção, deixando no ar o beneficio da duvida. Deixando a porta ligeiramente entreaberta para o dialogo. Se questionarmos os clubes da Liga um por um, a maioria deles defendia esta vertente. Mas aqui critica-se muito o facto das Associações não ouvirem os seus clubes, pelos vistos isto é extensivo à Liga.
Não percebeu que num acto simbólico como foi o caso da eleição e tomada de posse da nova Direcção, é de bom-tom que estivesse presente e não que se fizesse representar. Claro que pode sempre argumentar ocupação para esse dia, mas as eleições foram marcadas com muita antecedência e ele não tutela uma instituição qualquer: para o bem e para o mal deveria estar presente.
Voltou a não perceber o seu papel ao expor na praça pública da forma como o fez um dos seus filiados, quebrando um elo de solidariedade entre a família profissional de andebol. Ou aceitava, como aceitou, a participação do ISAVE no sorteio, ou não aceitava, mais nada, não tinha que vir dizer: “estes são incumpridores”. Se na data acordada o ISAVE não cumprisse, aí vinha a publico denunciar a situação e explicar o porquê da exclusão destes. Assim, já lançou no ar publicamente o estigma que o ISAVE está a falhar, criando uma clivagem de difícil recuperação. E os clubes que falharam na época transacta? Porque não denunciou com a mesma veemência? E os clubes que vão começar a falhar a partir do 1º mês? Como vai o Sr. Presidente gerir essas falhas? Vai denunciar? Duvido!
Era bom que eles (Liga), mais eles (FAP), mais nós (todos), abandonássemos de vez a “intifada” e ponderássemos seriamente em deixar o benefício da dúvida a quem detém o poder de forma legítima: Liga e FAP. Para isso basta perfeitamente pôr um ponto final nos textos subversivos (como é o caso desta minha MSG), acreditarmos que toda a gente está imbuída da melhor das intenções e que a nossa (todos ) cooperação é essencial. Se tal não for possível peço à administração deste nosso blog uma maior democraticidade “desancando” nos dois lados da barricada e não apenas numa das partes. Analisando ao pormenor todos os Vossos textos, é latente a defesa constante da Liga. Serão uns assim tão bons e outros tão maus?

Anónimo disse...

O Camões tb está muito dificil de arranjar orçamento... mas para não descambar tudo se arranjar... como no passado...
A P01 ainda vai ter menos clubes a terminar a prova que a LPA ou pelo menos teria se todos os clubes tivessem que cumprir as mesmas regras a tempo e horas.

Anónimo disse...

No meio desta confusão toda e de interesses obscuros quem se tramou foi o Modicuas um clube nacional e uma excelente organização social e desportiva e com todos os escalões, masculinos e femininos, e foi empurrado para a 2ª divisão quando o regulamento diz que deveria continuar na 1ª Divisão, mas ficava nº impar, não dava certo, qual vai ser o papel da AAP e seu Presidente Dr. Mota, que há dias prestou vassalagem aos dirigentes federativos a propósito dos 75º anos, era discutir , e defender o seu filiado com uma enorme flange de jovens na pratica do Andebol... foram para férias.
Falar em regulamentos na FPA é para onde estiver o SOL.

Anónimo disse...

Ó caro bloguista das 0.23, 16 Julho…

Deixa-me dizer-te caro Augustus (tão majestático tu foste), que a tua introdução é perfeita. Deves ter boas informações sobre as reuniões do Conselho Nacional de Desporto ou, quem sabe, do Secretário de Estado.
O problema vem depois. Então, perdes as estribeiras e fazes um ataque sistemático ao Sr. Presidente da Liga…
Então, tu acreditas que ele é egocêntrico e, que lhe falta dimensão intelectual?
E esconde pedras?
Achas que, quem passou o que ele passou, quem arriscou o que ele arriscou, quem engoliu os “sapos” que ele engoliu, tem essas características?
Então, não sabes, que em eleições de lista única, não se vota contra. Vota-se a favor ou não se vota a favor. Só isso! E a Liga não votou a favor, como foi explicado, a quem tinha de ser explicado, porque não alinham em “golpes do baú” e não podiam votar a favor de uma lista que, saindo do actual, pretende ignorar o futuro Regime Jurídico das Federações Desportivas, e se pretende “impor” até 2012, mesmo que não emane da futura Assembleia Geral.
Quanto à sua ausência, tu estranhas? Então, não o tens visto no congresso da EHF, nas final four ou nos jogos da selecção? E não é por ter sido convidado.
Ah, é verdade. Já viste alguém da FAP, nos eventos da Liga, para que foram convidados? Apresentações do Campeonato, da Revista, Finalíssima, Gala, …??
Mas, apesar disso, ele só não foi, porque conforme comunicado à Direcção da FAP, há 1 ano que tinha confirmado a presença no casamento de um seu colaborador, de nacionalidade portuguesa, residente no Brasil, desde 2004 e director-geral de uma empresa de que o Sr. Presidente da Liga é sócio. Chega??? Queres provas???
Por fim, quanto ao sorteio, nunca o ouviste dizer “hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje”?? O nível de exigência tem vindo a ser elevado; todos o sabem. De forma paulatina, mas segura. Sabes o motivo do condicionamento do ISAVE? Os clubes sabem. Achas mal? Qualquer outro cenário te serviria para o ataque. Foi a decisão mais segura e tranquila.
Diz-me Augustus, será o Sr. Presidente da Liga, assim tão mau e os outros assim tão bons?

Diz-me Augustus, a ti não te faltará honestidade intelectual?