gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Vale a Pena Ler

Nas nossas viagens pelo Ciber espaço, encontramos um artigo da autoria da Dr. Maria José Carvalho , sobre a modalidade, que merece divulgação, não só pelo seu conteúdo como pela oportunidade. Não transcrevemos o artigo ( porque não plagiamos ) , mas recomendamos vivamente a sua leitura, apenas, fornecemos o link. Leiam, meditem, e comentem o mesmo. Parabéns Dr. Maria José Carvalho.

O Noticias

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente crónica

Anónimo disse...

Parabéns Dr. Maria José Carvalho.

Sem duvida um bom texto, bem escrito e, muito arrumadinho.

Mas pergunto Dr.ª Maria José Carvalho;
Quem Presidia à Federação, aquando alcançados aqueles êxitos?
Quando LUIS SANTOS, tomou “conta” da Federação, onde estavam as NOSSAS SELECÇÕES?
Eu respondo, não competiam, única e simplesmente.
LUIS SANTOS, cometeu erros, sim, sem dúvida.
Mas ao longo da sua vigência como Presidente, foram mais, mas muito mais as VIRTUDES, que os defeitos.
Então a Senhora Dr.ª Maria José Carvalho, fazia parte dos Órgãos Sociais da A.A. do Porto, no período, em que esta contribuiu, para a desgraça da NOSSA MODALIDADE.
Defendeu a PESEUDA LIGA PROFISSIONAL, que tanta amargura nos causou?
Se ainda, a vossa postura, fosse de iniciativa PROPRIA, ainda estaria como o outro…
Mas a vossa decisão foi IMPOSTA, pelo SR. PINTO DA COSTA…..
Quiseram seguir a pouca vergonha que paira no FUTEBOL.
Já LUIS SANTOS, dizia um dia – O ANDEBOL, seguir aquelas pisadas… não, não contem comigo……
Quanto às FASES FINAIS, até um certo ponto, concordo consigo Sr.ª Doutora…..
Já Relativamente ao ANDEBOL FEMININO, bom o melhor é a Senhora Doutora ver a realidade.
Ou seja, as ATLETAS, são convocadas para as SELEÇÕES NACIONAIS, adquirem o ESTATUTO DE ATLETAS DE ALTA COMPETIÇÃO, através deste ESTATUTO, entram nas FACULDADES e, depois marimbam-se para o ANDEBOL…

ESTA É A REALIDADE DO NOSSO ANDEBOL FEMININO.

Santa Maria da Feira, ACÇÃO DE FORMAÇÃO, eu estive lá, posso não concordar com os conteúdos, mas que dá GOZO, ver que a nossa MODALIDADE, conseguir juntar 1.500 pessoas, num evento…. Não tenha duvidas, Dr.ª MARIA JOSÉ CARVALHO, dá cá um GOZO, isso dá.

Quanto aos actuais Dirigentes da FAP, não sejamos críticos, logo à Partida, vamos dar a quem teve a coragem de assumir os destinos do NOSSO ANDEBOL, o beneficio da DUVIDA.

PORQUE SERÀ QUE NÃO APARECERAM MAIS LISTAS……….

Critica-se, critica-se, mas fogem com o rabo à seringa…..

Anónimo disse...

À Drª. Maria José Carvalho (que conheci mais de perto quando passou pela AAP), os meus parabéns pois conseguiu dizer/escrever aquilo que eu gostaria de ter dito/escrito mas que nunca consegui por não possuir o seu poder de análise e de síntese.

É uma Mulher do Norte, que muito nos orgulha pelo seu passado/presente cívico e desportivo!

"Que nunca a voz lhe doa".

Fico a aguardar com expectativa os seus próximos textos, no blogue que passei a conhecer e que vou frequentar, no futuro, com alguma frequência.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Um texto bem escrito, que demonstra que há pessoas que são excelentes a pensar têm é dificuldades em executar. Recordo-me da Dr. na Direcção da AAP, mas perdoe-me, não me recordo é de nenhum feito digno de registo enquanto Directora. Aliás, a Sr. fez parte de uma Direcção que começou a abrir a cova onde o andebol do Porto andou alguns anos, por excesso de subserviência a F C Porto. Logicamente que as criticas nunca são para ignorar, mas a autocrítica deve ser o primeiro acto de quem é honesto intelectualmente. Logicamente que as criticas de quem mostrou obra são sempre fundamentadas, as outras valem tanto quanto este meu escrito.
Já agora aconselho a que quando escrever a criticar algo, tenha fundamento no que escreve e nunca o faça por recorrências de leitura em blogs, ou outros. Falar em falta de planeamento para o andebol feminino é andar completamente alheada do processo.
Quatro equipas na mesma sala, só aconteceu aqui, nas mensagens. Adormecer às três da manha é recorrente em todas as competições no 1º dia. Os putos estão em festa por estarem fora de casa e têm mais que fazer que dormir. A maior parte (90% ) dos pais não pagam para os seus filhos jogar, fazem o favor de deixar os filhos jogarem no clube A ou B, ou seja, fazem do clube deposito onde entregam os filhos no inicio do treino e os recolhem no fim. Quem paga os seguros dos Minis e Infantis è a FAP. Com isto não estou a isentar de culpas a organização, branqueando as muitas falhas que tiveram. Têm uma vantagem, estiveram no terreno a trabalhar de borla para 500 jovens, para que a Senhora e todos os restantes podessem assistir tranquilamente na bancada.
Quando diz que as acções de formação para técnicos e dirigentes não teve o mais pequeno interesse, compreende-se porque não esteve lá, senão não o diria. Concordo com a senhora quando diz que anda por aí muita amnésia e ignorância, principalmente de quem já esteve nos palcos do dirigismo e nada fez, nem nada viu fazer.
Volto a concordar quando subscreve o Batista Bastos, acrescentando: o que mais indigna é “A traição, a ignorância, feita a partir do sofá, quando há espaços para se “fazer”, mas fazer dá muito trabalho.
Espero que a Dr. no próximo artigo nos deleite com os grandes contributos que deu e deixou para a posteridade na nossa modalidade.

Anónimo disse...

Estes comentarios valem o que valem e alguns deles são de pessoas que sabem a verdade dos factos mas tentam inverter.
1-A criação da LPA foi uma rutura entre os clubes ABC, FCP e FCBelenenses contra a falta de democraticidade do Sr. Luis Santos como Presidente da Federação.
2-Os corpos gerentes da AAP não foram tidos nem achados porque quem decidiu a autorizou a LPA foi o Conselho Superior do Desporto com larga maioria de votos e o Sr. Luis Santos votou derrotada, recordo que já existia a LPF e LPB.
3-Numca alinhamos ao lado do FCP mas ao lado da maior Associação de Andebol do país quer em numero de praticantes, clubes, jogadores, arbitros e arbitros internacionais, porquê? nos pendurar no FCP
4-recordo-lhe que pediram a demissão varios Presidentes da Associação pelas atitudes anti democraticas e muitos deles não eram afectos ao FCP.
5-A direcção da AAP face ao estrangulamento financeiro com a falta do envio dos duodécimos por parte da FPA, apresentou queixa no tribunal e ganhou , obrigando a FPA a liquidar o dinheiro retido e vindo do IDP de acordo com o ocntrato programa assinado entre o IDP/FPA e FPA/AAP.
6-Os Directores da AAP foram obrigados a atravessar a sua asinatura em livranças bancarias durante 3 anos apra se manter as actividades e os pagamentos a funcionarios e arbitros e o Presidente teve os no sitio e manteve-se ao lem do barco, Sr. Norberto Carvalho e sua excelente equipa.
6-A AAP foi contra a criação das Sociedades Anonimas Desportivas criadas a revelia das Associações e os seus adminstradores eram tão só dirigentes da Federação e como titular em todas elas o Sr. Luis santos, o tribunal obrigou a FPA a mudar os administradores deixando de ser directores da Federação.
Face ao exposto acha que estavamos ao serviço de alguem? éramos demasiados sérios e honrados para alinhar em guerrinhas intestinais e por isso nos batemos pela legalidade desportiva.
Foi um momento ÈPICO de 4 diirigentes de elição que mantenho o anonimato por respeito e a forma humilde com oserviram a modalidade como ateltas dirigentes e defensores da legalidade democratica e que o Governo sabia e numca quis actuar com excepção do Prsidente do IDP Jose Manuel Constantino que retirou o Estatuto de Utilidade Publica a modalidade, foi uma "vergonha" e perdemos milhares de contos de subsídios.
Foi uma nódoa que lhe fica bem ao Sr. Luis Santos e seus pares.
MJF

Anónimo disse...

Parabéns a Maria José Carvalho , pelos vistos à muita gente que se esqueceu do seu passado como atleta devotada a 100% à modalidade. E Parabéns a MJF pelos os esclarecimentos prestados, que são 100% a realidade dos factos . Há muita gente que no desvario de vassalagem , até se esquecem do que disseram e fizeram, mas devem lembrar-se do que passaram por exemplo Armando Magalhães e Norberto de Carvalho, quando foram nitidamente estrangulados por uma FAP, ávida de protagonismo. Esta sim é a verdade dos factos. Parabéns ao Banhadas por ter a coragem de não sendo autor de uma noticia deveras valiosa, nos ter alertado para a sua existência. Continuem com a vossa transparência e Independência , pois desta forma serão sempre bem vindos.

Anónimo disse...

A Dr. Maria José continua a baralhar dados e a responder com imprecisões,tentando justificar o injustificável. Não coloco em causa a honorabilidade da Dr. MJ, questiono apenas o direito à critica, quando fazendo parte dos órgãos sociais da AAP contribuiu e de que maneira para a derrocada da AAP, prestando um péssimo serviço ao andebol. Aquilo que eu gostaria era que a Dr. MJ escrevesse aqui: contra tudo e contra todos abrimos uma guerra com a FAP e vencemos essa guerra prestigiando o andebol Portuense. O problema é que a única coisa que pode escrever é: abrimos uma guerra contra a FAP, perdemos em toda a linha e destruímos o andebol no Porto a todos os níveis. Mais deveria dizer: para que fosse possível a sobrevivência da AAP taxávamos tudo o que mexia em termos de andebol no Distrito do Porto, obrigando os clubes a pagar até o ar que respiravam. E poderia continuar: tínhamos o maior núcleo de arbitragem do país que destruímos, tínhamos o maior núcleo de andebol feminino que destruímos, tínhamos muitos atletas nas selecções nacionais jovens ficamos sem nenhum, porque estrangulamos financeiramente os clubes sem lhes abrir qualquer porta que permitisse a evolução na modalidade. Os actuais dirigentes da AAP que o digam!
Vem-nos dizer que abriu uma guerra e berrou mais que os outros? Deduzo que o poder da Direcção da AAP da altura, era sustentado pela legitimidade eleitoral dos seus próprios clubes. E o poder das outras Associações (todas as restantes) era sustentado como? E do da FAP? Qual é a regra para que a sustentação de uns seja mais democrática que outros? E em que é que a vossa guerra contribuiu para a felicidade do andebol? O Partido Comunista Português, Bloco de Esquerda, etc., também protestam muito mas nem por isso são poder. Sabe porquê? Porque bem ou mal, todo o poder é sustentado na democracia, ainda que esta muitas vezes seja a maior das ditaduras.
Falta de democraticidade do Luís Santos, era este não ter o poder sustentado na maioria das Associações. Apenas a AAP (desse tempo) não estava de acordo com as posições da FAP. Isso dá-lhe o direito de ser mais democrática que as outras? O Sr. Luís Santos foi derrotado como muito bem disse, mas não pelo andebol, mas sim pelo poder que alguns clubes de futebol (Porto, Belenenses e Sporting) têm na estrutura do poder (parece que está acabar felizmente!). Infelizmente não foram precisos muitos anos para provar que o homem tinha razão.
A AAP apresentou queixa no tribunal e ganhou! Esqueceu-se a Dr. de citar, que a quebra de solidariedade financeira aconteceu porque a AAP apresentou uma queixa em tribunal acusando os dirigentes da FAP de roubarem a FAP? Esqueceu-se também de dizer que o tribunal não só deu como infundada a queixa, como exortou (se bem se lembra do acórdão do tribunal) os dirigentes da FAP a agirem contra os queixosos por má fé destes. Lembra-se? Lembra-se que por causa da Vossa queixa os Dirigentes da FAP ficaram sem passaportes e obrigatoriedade de se apresentarem na esquadra de x em x tempo até final do processo?
“…A AAP foi contra a criação das sociedades desportivas, tanto, que até obrigou estas a mudarem de dirigentes…”. Não estaremos aqui a confundir causas com efeitos? As sociedades existem ou não? Existem claro, portanto aquilo que era o grande objectivo da AAP não se concretizou certo? Já agora deixe-me que lhe diga que as grandes empresas nacionais, não só públicas, mas também particulares, criam essas ramificações dentro das suas estruturas, tentando dessa forma criar uma rivalidade sadia entre sectores, estimulando dessa forma os diversos sectores, para que estes sejam cada vez mais competitivos. Não é novidade para a Dr. certo?
Possivelmente a vossa gestão foi um momento épico, não duvido. Quando o imperador de Roma incendiou a cidade também foi um momento épico. Falta aqui é uma definição concreta para épico!
Termino dizendo que criticar é um direito, autocrítica é um dever daqueles que são bem formados intelectualmente, não confundir com: “que se acham bem formados intelectualmente.”

Anónimo disse...

Apenas para dizer, que a AAp não estava sozinha a AALisboa, também sofreu no pelo o protagonismo do Sr. Luís Santos. Deve dizer-se a bem da verdade de que estas Associações ou faziam o que o Sr. Luís Santos queria , ou não tinham verbas para trabalhar. Mais , nesta altura as outras Associações calavam-se porque iam recebendo uns “trocos”. A questão era , as eleições nas associações registavam-se eram eleitos os Corpos Sociais, e pergunta-se onde estava a sua autonomia, como podiam cumprir os seus programas, era simples ou passavam a “funcionários” da FAP, ou não tinham apoios. A FAP , nesta altura obrigava Lisboa e Porto, a enviarem os seus projectos de actividades, para aprovação, normalmente nunca eram aprovadas. E Depois obrigava as Associações a fazerem as acções e a gastarem o dinheiro, e só depois da apresentação dos relatórios e contas destas actividades, é que iria ver se pagava. Lisboa por exemplo, enviou todos os relatórios e nunca foram considerados para pagamento, e no Porto passava-se o mesmo. Isto é um esclarecimento devido.

Anónimo disse...

Eu penso que o problema de Lisboa é que todo o dinheiro que cai na Associação, cai num poço fundo, que alimenta a presidente e familia e amigos, mas fomento, zero! É triste ver a maior associação do país com as contas todas penhoradas pelo tribunal, inclusive o subsidio da FAP e ninguem faz nada. E não venham outra vez bater na FAP, porque aqui a culpa é dos clubes que permitem este estado de coisas.

Anónimo disse...

O antagonismo latente entre PRÓS e CONTRAS Luis Santos/FAP é por demais evidente nos escritos anteriormente registados.

Por aqui se vê o estado do nosso ANDEBOL e a transposição da futebolização para a modalidade ao acusar-se sistematicamente o FCP de todos os males do ANDEBOL. Só falta dizer que a culpa é do Sr. Pinto da Costa (ainda algum dos escribas que me antecederam vai descobrir que, afinal, o PC teve culpa na matéria).

Contenham-se!!!

Subserviência da AAP ao FCP porquê? Sejam sérios. Quando a guerra FAP/Liga começou já a AAP há muito estava estrangulada pelo Sr. Luis Santos, apenas porque não vergou a cerviz aos mandantes da FAP.

Não basta vir para aqui pregar que se é bem formado intelectualmente. É preciso pôr em prática essa boa formação sendo-se honesto nas afirmações que se proferem e não distorcendo a História. É que os mais novos (a juventude) ao lerem certos escritos podem tomar a núvem por Juno. E acreditarem na mentira!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

A AAL e seus problemas de ordem familiar, mas quem os lá colocou foi o Sr. Luis Santos e armadilhou a saida aos anteriores... depois pagou e apaga para manter o voto certo, o jogo esta viciado e depois querem assembleias oara quê? pior que no futebol. Lamento que os Grandes Clubes do futebol ,Benfica, Sporting e Beleenenses que são contra esse tipo de fraudes no futebol aceitem no andebol. Por isso norte ganha tudo, trabalham muito mais e estão muito melhor organizados.
Bom tema para o actual Presidente Henrique Torrinha resolver.

Anónimo disse...

Bom tema mas para os ACTUAIS clubes resolverem! O problema é desses clubes (têm obrigações porque são a ancora do andebol em Lisboa) e nunca da FAP. Na minha aldeia, quem nomeia o Presidente da Junta são os municipes e não o Presidente da Camara, mas em Lisboa deve andar tudo invertido, é por isso que não ganham nada!