gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

APAOMA – Eleições – Novo Episódio

Colocamos diversas questões aos dois possíveis cabeças de lista , ( António Trinca e Fernando Ferrão ), apenas Fernando Ferrão respondeu ás mesmas, e delas faremos divulgação em tempo oportuno. António Trinca , ainda não respondeu ( aguardamos mais uns dias ) , mas enviou-nos um texto, que publicaremos, mas que merece da nossa parte alguns breves comentários.

O texto em si nada de novo diz, mas procura envolver elementos do actual CA, apenas por estes elementos na sua qualidade de sócios da APAOMA, subscreveram determinada lista, colocando em causa a sua idoneidade, o que se lamenta sempre, pois subscrever uma lista não significa apoio incondicional , mas sim que admite que a mesma seja presente num determinado acto. Perde do ponto de vista moral , pois o conteúdo do seu documento contem frases que poderão estar sujeitas ao Regulamento Disciplinar da FAP. Esquecendo-se que o importante é discutir ideias, formas de desenvolvimento e de projecção da classe com o consequente aproveitamento de todos estes factos para uma melhoria significativa da modalidade.

Apenas porque não pretendemos ser acusados de falta de isenção publicamos o documento que nos foi enviado, continuando a aguardar a resposta ás nossas questões.

Exmos. Srs.

A propósito da pública subscrição da lista do Sr. Fernando Ferrão pelo Sr. Armando Pinho, ex árbitro de reconhecida qualidade e a quem reconhecemos ter direito a manifestar publicamente o seu apoio, porém, não deixamos de entender que em virtude do cargo que ocupa no Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal a postura eticamente defensável seria a equidistância formal em relação a qualquer das listas candidatas. Porque entendemos que o apoio público de qualquer membro do referido CA condiciona as votações aos órgãos sociais da APAOMA, nunca procurámos nem procuraremos recolher qualquer cooperação dos órgãos que gerem e coordenam a arbitragem.
Face ao exposto remetemos no passado dia 6 de Janeiro um fax dirigido ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Arbitragem da FAP, com a manifestação da nossa discordância em relação a tal apoio, do qual aguardamos resposta e que passamos a transcrever:

Exmo. Senhor,

A lista candidata aos órgãos sociais da APAOMA, encabeçada pelo Sr. Fernando Ferrão tornou público, através de alguns blogs dedicados à modalidade (banhadasandebol.blogspot.com e sete-metros.blogspot.com) que o Sr. Armando Pinho, actual Vogal do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal é subscritor e apoiante daquela lista.
A lista que lidero, não pode deixar de manifestar o profundo repúdio por constatar que um Vogal do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, enquanto membro do órgão social da FAP que tem a incumbência de gerir, coordenar e organizar a actividade da arbitragem, tome uma posição formal de apoio a uma lista candidata aos órgãos sociais da APAOMA em detrimento de outra lista igualmente composta por árbitros e oficiais de mesa que se encontram sob a direcção daquele órgão.
Entendo, portanto, que a postura adoptada pelo Sr. Armando Pinho é uma afronta aos árbitros e oficiais de mesa que integram a lista por mim encabeçada, bem como ofende e condiciona todos os que apoiam a minha lista.
Estamos convictos que os árbitros e oficiais de mesa irão, no próximo dia 5 de Fevereiro, confiar-nos os destinos da APAOMA, pelo que, desde já questionamos se o Sr. Armando Pinho terá reserva mental para se sentar à mesa com a Direcção da Associação de Classe que representa os agentes desportivos que se encontram sob a sua coordenação e organização.
Pensamos que este acto do Vogal do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal de tornar público o seu apoio e subscrever a lista encabeçada pelo Sr. Fernando Ferrão não é extensível ao próprio Conselho de Arbitragem, situação entendemos, nós, que seria de extrema gravidade, insólito, e com repercussões por avaliar.
Independentemente das interpretações supra referidas, não nos restam dúvidas que o apoio público por parte do Vogal do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal à lista encabeçada pelo Sr. Fernando Ferrão é uma ostensiva forma de fazer pressão e influenciar o sentido de voto dos árbitros e oficiais de mesa, atendendo a que estes estão sob a direcção daquele órgão social.
Por certo que a ética e os bons costumes seriam suficientes para que este apoio não fosse formalizado, no entanto, acresce que, o Código de Ética e Regras de Conduta Desportiva no Andebol, refere, entre outros, que os dirigentes e árbitros deverão agir com lealdade, respeito, honestidade, dignidade e decência no exercício das suas funções e na prática da modalidade, o que manifestamente não foi o caso do Sr. Armando Pinho.
Importa também referir que a nossa lista, ao contrário da lista encabeçada pelo Sr. Fernando Ferrão, jamais irá solicitar o apoio público a qualquer membro dos órgãos sociais da Federação de Andebol de Portugal e muito menos o fará relativamente a pessoas ou órgãos sociais que exerçam funções de direcção em relação aos árbitros e oficiais de mesa.
Recusamo-nos a seguir o caminho da injúria e da ofensa, respeitaremos sempre as regras de conduta ética para com todas as pessoas e instituições, conforme é público dos vários comunicados oficiais que temos publicado no nosso Blog (
porumanovaapaoma@glogspot.com) recusando peremptoriamente por em causa e expor ao ridículo aqueles que nos derem o seu apoio.
Importa alertar, ainda, para o facto de doravante passar a estar extremamente atento e, certamente que todos os árbitros e oficiais de mesa também o estarão, sobre eventuais represálias que possam advir, quer para mim quer para aqueles que integram a nossa lista, resultado da manifestação pública de apoio do Vogal Sr. Armando Pinho à lista do Sr. Fernando Ferrão. Apesar de tudo, seremos e exigiremos sempre lealdade, cooperação, bem como iremos ser uma voz activa que defenderá intransigentemente os interesses dos quadros de arbitragem. Por isso lutamos Por uma Nova APAOMA.
Entendemos, também, que existe matéria que justifique para dar conhecimento deste acto repudiável ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FAP; À Direcção da Federação de Andebol de Portugal e à Comissão de Ética Desportiva da FAP, para que hajam em conformidade.
Por fim, e porque continuo a acreditar que a situação factual não foi aquela que o Sr. Fernando Ferrão transmitiu publicamente, fico, tal como todos os árbitros e oficiais de mesa, na expectativa do competente desmentido público do Sr. Armando Pinho.

Com os melhores cumprimentos,

António Trinca
Por Uma Nova APAOMA


O Jurídico

11 comentários:

Anónimo disse...

nao sendo do mesmo assunto, penso que já saberão quem é o novo treinador dos caixeiros

Anónimo disse...

O Trinca no seu melhor! É esta a imagem que nos pretendes deixar? Conflituoso, mesquinho, chorão? Trinca, esquece os tempos da roupa suja no blog da Apaoma e coloca cá fora algumas ideias de jeito, nem que seja para inglês ver!
Tenho pena que as candidaturas se circunscrevam as estas duas personalidades. Entre elas que venha o diabo e escolha... o Ferrão, por exclusão de partes, ou melhor: do mal o menos!

Anónimo disse...

Os Arbitros e os Oficiais de Mesa, querem saber como podem exercer o seu direito de voto, para isso perguntam: - Quem pode votar, já que a APAOMA não recebe quotas? - Como será a votação, na APAOMA (onde) ou por correio (para onde?
Deixem-se de guerrinhas mesquinhas, politica do disse me disse que em nada contribuiem para uma Associação de Classe que na realidade é necessária, pois estamos a ser massacrados por nomeações impróprias, indecentes e que não resultam em qualidade para o bem da arbitragem do Andebol. Todas as semanas se escreve sobre as arbitragens, as más e as outras, porém, não temos ninguém que nos proteja das injustiças a que estamos submetidos, por isso é preciso uma APAOMA forte, sem vicios, sem conchavos, sem tretas, sem vaidades pessoais, mas acima de tudo, uma APOMA representativa de uma classe que está orfã e que precisa acordar, para assim, representativamente ter a condição de dizer aos "senhores todos poderosos" que os Arbitros e Oficiais de Mesa, são parte integrante e importante do nosso Andebol Nacional e Mundial, sendo inaceitável nomeações "à colherada" como temos assistido no que concerne aos Quadros de Arbitragem. Além das injustiças que estão a ser feitas com os Árbitros. Quero sublinhar também,e neste mister seu blog nunca abordou, as injustiças que fazem com os Oficiais de Mesa, submetendo-os a verdadeiras maratonas, alguns é claro, onde, uma vez inceridos numa Equipa de Arbitragem, quando saiem de sua região são democraticamente obrigados a submeter-se a maratonas, trais como: acompanhar os Arbitros para jogos onde os Oficiais de Mesa são dos Clubes e depois apenas terem actuação num jogo, muitas vezes saindo de casa de manhã cedo para chegarem à noite e sequer terem compensação financeira que justifique e motive tal situação. Os Oficiais de Mesa que fazem parte do Grupo Nacional, na maioria são pessoas já com alguma idade, com experiência, com dedicação ao Andebol, com vontade "maluca" de estar presente pelo amor ao Andebol, e por isso, submetem-se ao descalabro das nomeações, à humilhação, à submisão, ao respeito e à falta de consideração por parte dos "senhores". Os Oficiais de Mesa também são avaliados pelos observadores, ou deveriam ser, pois consta do relatório dos Observadores, porém, nunca se vui uma avaliação global, logo, são todos medidos pelo mesmo, façam bem, façam mal, ou, mais ou menos. Por tudo isto, precisamos de uma APAOMA forte, capaz e digna. Bem haja o Andebol.

Anónimo disse...

É triste ver chegar a este ponto um assunto que era para unir e resolver os problemas da arbitragem nacional , mas o que temos visto é uma telenovela em que não conhecemos o início , nem o meio e nem sabemos se vai ter fim. Por favor tenham piedade dos arbitros!!! precisamos que um dos senhores estejam a frente para que possamos dar a volta por cima e ver a nossa arbitragem dignificada.....

Jonas

Anónimo disse...

INFORMAÇÃO:

Apesar de ja ter informado todos os arbitros e oficiais de mesa que possuem correio electronico do modo como podem efectuar o pagamento das suas quotas, passo a informar:
Deverão proceder a transferencia bancaria ou deposito na conta a seguir indicada do Millennium BCP
NIB: 003300004521913097705

Quem ainda não for socio, poderá preencher a ficha inserta no site da Apaoma, enviá-la por fax para o Dr. Hugo Virgilio (217921181) e efectuar o pagamento da quota de Janeiro e Fevereiro (2x3.00 euros)para poderem exercer o seu direiro de voto.
Tenho informação do Sr. Presidente da Apaoma que o voto por correspondencia previsto nos Estatutos poderá ser exercido.
Espero ter contribuido para o esclarecimento das duvidas levantadas.
Fernando Ferrão

Anónimo disse...

Fazendo uma pequena resenha do que têm sido as “primárias para a APAOMA”, vou tentar sintetizar.
O mal da APAOMA é ter tido sempre à frente dos órgãos sociais árbitros no activo.
Sei que é difícil catequizar para essa função árbitros já retirados, porque quase todos se afastaram em litígio com os controladores, alguns mantêm-se numa distância de segurança, continuando com silêncios cúmplices.
Por tudo isso, estas eleições podem ser muito importantes, não sendo necessário contar espingardas com árbitros internacionais.
Nestas eleições cada árbitro cada voto, internacionais ou não.
Julgo que ambos os “cabeças de lista” são pessoas com interesse e vão tentar fazer o melhor.
Ambos fazem ou fizeram parte do conjunto de melhores duplas no panorama nacional.
Assumam as responsabilidades e a unidade dos árbitros e oficiais de mesa.
Eleições limpas, democráticas e responsáveis.
Não alinhem em interesses obscuros, sejam eles bracarenses ou militares, pois neste jogo de poderes “O Deus de Creixomil” joga em todos os tabuleiros.

Anónimo disse...

Afinal quem é o Deus de Creixomil? fala-se tanto nele e eu nunca percebi exactamente quem era!

Anónimo disse...

Sr Trinca, começamos a conhece-lo melhor, sou um amante do seu blog, mas agora estou decepcionado.
Chamo a atenção para todos os árbitros repararem que o sr Trinca de um blog para uma nova apaoma, onde pensava eu como arbitro seria um blo para a sua campanha, para onde chamou a atenção dos seus colegas árbitros e não só.

Agora consulto o seu blog e encontro este grande disparate, o sr já está a utilizar a sua pagina para divulgar os seus próximos jogos.

Eu transcrevo do seu blog:


Próximos jogos
10 Janeiro :
14h00: Infesta - AA Santas
18h00: FC Gaia - Académico FC

11 Janeiro:
15h00: ACD Monte - AC Lamego
18h00: AA Avanca - Alavarium ACA

Queria colocar uma questão?

Também vai utilizar a APAOMA, como está a utilizar o seu blog “uma nova Apaoma” para seu proveito,

Caro amigo desculpe mas estou a ver que é igual ao outro doutor. Ou andou na mesma escola.

Senhores árbitros levem em conta estes pormenores. Este senhor já está a …………………. .

O Sr. cada vês que escreve mete a pata na possa primeiro para a bola, depois para a FAP e agora n blog.

Um arbitro amigo de todos os árbitros

C.B.

Anónimo disse...

Força Trinca assim é que é! Mostras que não tens medo de falar e de denunciar o que está mal. E a atitude do Pinho é éticamente inqualificável.

O que a arbitragem precisa é de sangue novo, não é dos velhos. A lista do Ferrão já esteve na APAOMA e nada fizeram pelos árbitros.

Eu voto TRINCA.

Anónimo disse...

Muito má esta aparição pública do Sr. António Trinca. Chega a ser lamentável... Em alguns sítios chorar-se dá bom resultado. A ver vamos...

Anónimo disse...

A vergonhosa actuação do vogal da do Conselho de Arbitragem da FAP, está em conformordidade com a postura que sempre teve no andebol, senão vejamos:

Sempre foi conhecido como "especulador" do andebol atravéz da arbitragem. Nunca terá feito de maneira GRATUITA a favor do Andebol.

É de conhecimento geral que até há bem pouco tempo ainda aproveitava alguns tostões apintando nos Universitários, Inatel e na AAL via camadas mais jovens mas, sempre a facturar...

Igualmente é conhecido por atravéz dos anos andar sempre encostado ao poder.Logo tudo o que possa vir desta personalidade não admira aos verdadeiros adeptos do andebol.

Não temos opinião formada sobre qual dos candidatos é o mais indicado para desempenhar a função de Presidente da APAOMA.

Até entendo que ambos são MUITO fracos mas, quantos competentes existem por aí que se disponibilizem para a função?