gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A decisão da FAP sobre a PO9

Antes de escrevermos sobre o tema do dia, queremos dar os parabéns à FAP pela realização do 1º All Star feminino. São iniciativas como estas que podem dar maior visibilidade ao andebol feminino que tanto precisa. Quanto à questão da data, é subjectiva e compreendemos a discordância dos administradores deste blog, mas aquilo que mais nos interessa é que pela primeira vez vai haver um All Star feminino.

É grande a expectativa para saber como vai a FAP escalonar as equipas nesta época de transição. Quantas zonas? Que equipas por zonas? A resposta a estas perguntas é sempre importante mas esta época assume especial importância, pelo facto desta época apurar as equipas que para o ano disputarão o regressado Campeonato Nacional da 1ª Divisão, voltando ao formato de duas divisões. Se a FAP não tiver cuidado na escolha das zonas, para o ano poderemos não ter as melhores equipas na 1ª Divisão, o que seria péssimo para o andebol feminino.

Infelizmente, ainda não temos a divulgação das equipas inscritas na PO9. Mas, pelas informações que recolhemos, acreditamos serem menos equipas do que na época passada! As alterações devem ser as seguintes: Saídas: Santa Isabel, Académica de Coimbra, Sir 1º de Maio e Porto Salvo. Entradas: Alcanena, São Félix e Maiastars B (embora não saibamos se esta equipa irá mesmo participar na PO9).

Ou seja, o grande objectivo da FAP ao acabar com o escalão de juniores era ter mais equipas seniores, mas parece que estranhamente isso não foi conseguido, já que deveremos ter menos equipas do que temporada passada. E isto vem também complicar as contas da FAP que esperava fazer vários grupos pois contava ter uma adesão grande de novas equipas, o que não sucedeu.

Aplauda-se a decisão da FAP, divulgada em comunicado oficial, que os grupos teriam como primeiro critério a atribuição de cabeça de séries. Isto parece mostrar que a FAP, mais do que as questões geográficas, terá como preocupação que as melhores equipas estejam presentes para o ano na 1ª Divisão, evitando que um sorteio puro ou questões geográficas colocassem as melhores equipas todas numa série, impedindo-as de irem à fase final.

Quantas séries? Duas séries parece-nos uma hipótese pouco plausível já que o final da primeira fase está previsto para o dia 18 de Dezembro, pelo que é praticamente impossível fazer tantos jogos em menos de 3 meses. Mas, caso a FAP decidisse assim, a opção seria colocar os 4 cabeças de série mais a Sul na Zona Sul e os 4 mais a Norte na Zona Norte (Recordamos que os 8 cabeças de série seriam as 8 equipas da fase final do ano passado). Mas parece-nos que é uma hipótese difícil de colocar em prática.

Quatro séries também nos parece uma hipótese muito pouco ajustada. Acreditamos que fosse esta a ideia inicial da FAP, acreditando que iriam aparecer bastante mais equipas, mas com menos equipas do que no ano passado, dariam séries de 6 e algumas com 5 (!), algo extremamente curto, desprestigiante e que deixaria as equipas ainda mais dependentes da colocação das séries. Se a FAP decidisse por este formato, colocaria 2 cabeças de série em cada série. Mas voltamos a dizer que não acreditamos neste formato. Seria muito mau que se decidisse quem estará para o ano na 1ª Divisão, com mini-grupos de 5 e 6 equipas.

Por exclusão de partes, parece-nos que a única solução aceitável são 3 séries. 2 séries de 7 e uma com 8 equipas parece-nos um número já mais razoável e que assenta que nem uma luva aos tempo de competição previsto nas datas apresentadas pela FAP.

Vamos a questão mais complexa: Como dividir as equipas pelas 3 séries? Há 3 premissas que julgamos deverem ser respeitadas: A premissa dos cabeças de série, definida (e muito bem) pela FAP, a questão das duas equipas do Maiastars que, na nossa opinião, não devem ficar na mesma série por causa da verdade desportiva e a questão das duas equipas da Madeira que têm que ficar na mesma série por questões financeiras.

Face a estes 3 pressupostos, consideramos haver 3 cenários possíveis (sendo os dois primeiros ligeiras variantes um do outro), pelo que os enumeraremos pela nossa ordem de preferência.

Cenário 1 A : O primeiro cenário possível e que é aquele que consideramos mais adequado é a atribuição de 6 cabeças de série aos 6 primeiros classificados da última época. No primeiro pote ficariam as 3 primeiras equipas e no segundo pote os classificados entre o 4º e 6º lugar da época passada. Em cada uma dessas 3 séries ficariam 2 cabeças de série (um do primeiro pote e outro do segundo), sendo as restantes equipas sorteadas num sorteio puro.

Cenário 1 B : O cenário e semelhante só que em vez de 6 cabeças de série seriam 8 cabeças de série. O nono cabeça de série seria o Sports Madeira que teria que ficar na série do Madeira Sad (como em qualquer outro cenário). No primeiro pote ficariam as 3 primeiras equipas, no segundo pote os classificados entre o 4º e 6º lugar da época passada e no 3º pote as equipas classificadas no 7º e 8º lugar mais o Sports Madeira. Em cada uma dessas 3 séries ficariam 2 cabeças de série (um do primeiro pote, outro do segundo e outro do terceiro), sendo as restantes equipas sorteadas num sorteio puro.

Cenário 2: Este cenário levaria em conta, além da questão dos cabeças de série, as questões geográficas. Não são absolutamente compatíveis, mas considerando os 8 cabeças de série, a regra é que nenhuma série poderia ter mais de 3 cabeças de série. Deixamos aqui aquela que poderia ser a nossa ideia para estas 3 séries:

Série Sul: Madeira Sad, Gil Eanes, Juve Lis (3 cabeças de série), Sports Madeira, Porto Salvo, Passos Manuel e Alcanena

Série Centro: Colégio João de Barros, Alavarium, Colégio de Gaia (3 cabeças de série), Sao Bernardo, São Félix, Almeida Garrett, Salgueiros e Maiastars B (optamos aqui pela equipa B já que a Série Norte apenas tem 2 cabeças de série)

Série Norte: Académico do Porto, Juve Mar (2 cabeças de série), Palmilheira, Santa Joana, Maiastars, Cale e Alpendorada

Claro que se poderia também optar por deixar a Série Centro com apenas 7 equipas, colocando o Colégio de Gaia na Série Norte. O que é essencial é que nenhuma das zonas tenha mais do que 3 cabeças de série.

Para evitar subjectividades, preferimos claramente o cenário 1A ou 1B.

Em qualquer um dos cenários, defendemos que devem ser apurados para a fase final, os 3 primeiros classificados de cada uma das séries e depois far-se-ia uma poule a 3 entre os 4ºs classificados. Esperemos que a FAP não caia na tentação de apurar 3 equipas dos grupos de 7 e apurar 4 equipas do grupo de 8, porque a Zona Sul (caso decidam ir por este formato geográfico) será sempre mais forte, terá menos equipas e seria altamente injusto.

O que decidirá a FAP? Não fazemos ideia. Só esperamos que mantenham aquilo que afirmaram com a constituição das séries a ter em conta os cabeças de série em função da classificação da época passada. É muito importante para o andebol feminino que o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, na próxima época, tenha as melhores equipas portuguesas e seja o mais competitivo possível. Tem a palavra a FAP.

Os Críticos Femininos

54 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que seria melhor a federação fazer 4 zonas, com dois cabeças de série em cada. Grupos de 5 ou 6 em que se apuravam os 2 primeiros e os 3º de todos os grupos disputavam o 9º lugar da PO9
Gil e Juve + Passos Manuel, Porto Salvo e Alcanena; SAD e Juve Mar + Sports, Salgueiros, Palmilheira e S. BErnardo; Alavarium e AC Porto + Maia A, St Joana, São Félix, Garrett; João de Barro e Colégio + Cale, Maia B, Alpendorada.
Os grupos teriam de começar o campeonato o mais cedo possível de modo a que a 2ª fase também tivesse início mais cedo.

José Passos disse...

Excelente artigo. Vamos ver se a FAP tem bom senso e divide as melhores equipas pelos vários grupos.

O artigo está longo, mas devidamene detalhado para se perceber exactamente as várias opções. Isto sim é serviço público!

Anónimo disse...

Resta é saber que equipas é que cumprem os requisitos impostos pela FAP.

Anónimo disse...

Se for como o costume para ajudar o Maiastars, a FAP faz uma zona SUl forte, uma zona Centro fortissima (até mete o Colegio de Gaia no Centro) e no Norte ninguém de jeito para o Maia finalmente ir a uma fase final de seniores...

Jorge Almeida disse...

Críticos Femininos, só um mero pormenor: No início, vocês dão o Porto Salvo como não fazendo equipa de Seniores, mas depois entram com o Porto Salvo para as contas de equipas nas respectivas zonas.

Como é isso?

Trata-se dum pormenor que pode ser importante para a definição das zonas, pois pode puxar alguém da Zona Centro para a Zona Sul.

Anónimo disse...

Também acho preferível as primeiras 2 hipóteses, porque a 3ª equipa (a geográfica) faz com que haja uma Zona Norte e outra SUl muito fortes, porque além de terem 3 cabeças de série, a Zona Norte fica apenas com 2 cabeças de série sendo que um deles (o académico) é muito fraco.

Não faz muito sentido que a Zona que tenha só 2 cabeças de serie seja o 6º e o 8º. Fica uma Zona fraquíssima.

Anónimo disse...

Caro anonimo de 11 de Agosto de 2011 12:36

Excelente ideia. Vamos a ver se os iluminados da FAP vêm isso como um exemplo. Concordo plenamente

Anónimo disse...

Salgueiros tem treinador com grau 4?.Requisito da federação.

Anónimo disse...

Não esquecer que o Maia deve ser obrigado a publicar a lista de atletas que fazem parte de cada uma das equipas, de modo a não ter hipótese de escolher a zona em que quer jogar com a equipa mais forte.
Não esquecer também que há equipas que só se vão inscrever para a PO10 e que, como tal, deve haver a preocupação de começar essa competição o mais cedo possível.

Anónimo disse...

Amigo anónimo, o salgueiros tem sim treinador com grau 4. Se não está a par, se o treinador se comprometer a inscrever no proximo curso do grau, fica com o grau provisório até conclusão do curso. Situação do treinador do salgueiros e de muitos outros que estão à frente das equipas seniores femininas.

Anónimo disse...

Anda aqui gente muito preocupada. Se trabalharem bem e com qualidade tanto dá ter 4 séries, 8 séries, 2 divisões, 3 equipas, que o trabalho dará os seus frutos, e as melhores equipas apuradas.
Ou será que não?
Este artigo, antevê o que se irá passar (apesar de algumas soluções apresentadas) com uma delas favorita. Era capaz de indicar até o seu autor.
Como tenho acertado nos dois últimos anos, e como o poder se tem instalado para os lados de Aveiro (1 vice presidente na Federação e 1 responsável máximo pela arbitragem) falta apenas o aval do Presidente da Federação, ou da sua fiel amiga.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo de 11 de Agosto de 2011 21:42
O Salgueiros TEM treinador de Grau 4.
Mas isso já é tudo medo da equipa que o clube vai apresentar na PO09 e que pode arrumar com alguns?
Em vinte e tal equipas, deve mesmo ser o Salgueiros que não tem requisitos... vejam só que na época passada um dos que se fala agora vir a ser cabeça de série, foi à fase final sem apresentar os ditos requisitos!
Deixem o Salgueiros em paz e virem-se para outros!

Anónimo disse...

Jorge Almeida, penso que se enganaram e escreveram Porto Salvo (nas equipas que deixaram de ter equipas na PO9) e queriam ter escrito Assomada, pelo que sei nao vai ter.

Quanto a acabar cedo, as datas ja estao definidas: A primeira fase acaba em Dezembro e a segunda fase e a PO10 em Janeiro.

Quanto aquela historia das 4 zonas que aqui o 1º anonimo colocou acho uma estupidez: Primeiro porque grupos de 5 equipas ficava mesmo triste. E depois, porque aquela escolha dos grupos e nao outra? Qual o criterio?

Anónimo disse...

São félix também só entra na Po10. Vamos ter uma rica 1ª Divisão. Mais valia dividir já tudo

Anónimo disse...

Espero que se faça bom trabalho e depois apresentados aos Clubes e respectivas associações de clase e que façam o seu trabalho de casa em colaboração com a FAP.
Mas se entrar nestas actividades de propsota de novo Planeamento a ex treinador do Academico FC de Costa Cabral fica o caldo estragado... por favor.. deixa a universitaria investigar o que já foi investigado...
Atento

Anónimo disse...

Isso do treinador do Salgueiros (ou de outro clube qualquer) prometer inscrever-se num curso, nao pode ser. Foi dito, a quem se inscreveu no anterior curso que isso nao seria permitido! E foi por isso que muitos treinadores se tiveram que inscrever!

Por isso, se nao tem Grau 4 nao pode treinar PO9. Que se inscrevam na PO10!

Jorge Almeida disse...

Anónimo 12 de Agosto de 2011 00:56, obrigado pela informação.

A SOLUÇAO disse...

Para quê inventar? 3 zonas, 4 zonas? Para quê inventar?

2 zonas é obviamente a melhor solução. Resolvia estes problemas de se ficar com as melhores equipas

Reparem: No Sul há 4 equipas muito fortes e uma (Sports Madeira) que tem sido sempre prejudicada. Ou seja, apurando-se 5 equipas no Sul, finalmente o Sports Madeira tinh a sua oportunidade, provavelmente provando que é melhor que no Alcanena.

No Norte, a competição é bem mais aberta mas é espectacular. O ano passado teve pavilhões cheios e era importante repetir a dose. Alavarium, Maia, Colégio e Juve Mar parecem favoritos, com Santa Joana, Cale e Académico a disputarem o 5º lugar.

Isto resolvia todos os problemas! Porque não? Por causa do tempo? Balelas!

A Zona Norte vai ter uns 12 clubes (ou Maiastars ou Salgueiros - se a FAP for rigorosa) não vão participar. Basta utilizar os feriados e mais 5 jornadas duplas e está feito! Temos menos jogos que o ano passado em que eram 13 equipas a Norte e 10 a Sul.

Para quê inventar? Basta a FAP manter as coisas como o ano passado e fica tudo contente. Acho que nem um clube se importava com isso este ano em que, em vez de 4 equipas, se apuram 5 equipas para a fase final.

Mário Ramos disse...

A SOLUÇÃO!

Para quê inventar? 3 zonas, 4 zonas? Para quê inventar?

2 zonas é obviamente a melhor solução. Resolvia estes problemas de se ficar com as melhores equipas

Reparem: No Sul há 4 equipas muito fortes e uma (Sports Madeira) que tem sido sempre prejudicada. Ou seja, apurando-se 5 equipas no Sul, finalmente o Sports Madeira tinh a sua oportunidade, provavelmente provando que é melhor que no Alcanena.

No Norte, a competição é bem mais aberta mas é espectacular. O ano passado teve pavilhões cheios e era importante repetir a dose. Alavarium, Maia, Colégio e Juve Mar parecem favoritos, com Santa Joana, Cale e Académico a disputarem o 5º lugar.

Isto resolvia todos os problemas! Porque não? Por causa do tempo? Balelas!

A Zona Norte vai ter uns 12 clubes (ou Maiastars ou Salgueiros - se a FAP for rigorosa) não vão participar. Basta utilizar os feriados e mais 5 jornadas duplas e está feito! Temos menos jogos que o ano passado em que eram 13 equipas a Norte e 10 a Sul.

Para quê inventar? Basta a FAP manter as coisas como o ano passado e fica tudo contente. Acho que nem um clube se importava com isso este ano em que, em vez de 4 equipas, se apuram 5 equipas para a fase final.

Anónimo disse...

Pessoalmente preferiria apenas 2 zonas, mas como esta fase tem de ser feita para saber quem irá continuar na PO9 ou passará para a PO10, então considero que a divisão em 4 grupos seria mais justa.
Os critérios foram simples: 2 cabeças de série em cada grupo; a SAD junto do Sports; colocar os 4 primeiros em grupos separados. A única dúvida foi saber que 2º cabeça de série deveria ser posto junto ao Gil Eanes, a opção pela Juve deveu-se a ser aquela que geograficamente estaria mais perto, uma vez que o CJB seria cabeça de série de outro grupo. Se não houver a preocupação de colocar os 4 primeiros do ano passado em grupos diferentes, estaremos a viciar o acesso de todos aqueles que se seguem.
Espero ter esclarecido os critérios que conduziram à formulação da minha opinião, todas as outras equipas, para além destas 8 cabeças de série podem ser agrupadas de outra forma qualquer, embora não tenha lógica mandar o Porto Salvo e o Passos Manuel para norte e juntar algumas equipas do norte com o Gil. As equipas da Madeira tanto podem ir para sul, como para o centro ou norte.

Anónimo disse...

Para quê inventar?

Duas zonas! Aceditando que o Maia Stars B (Fala-se que participe só na PO10) ou Salgueiros (por não cumprir os requisitos), um deles não participe e ficávamos com 12 no Norte e 9 no Sul.

O Sports Madeira sempre foi prejudicado por estar numa ZOna forte e só se apurarem 4 equipas, assim apuravam-se as 4 mais fortes e o Sports Madeira batia-se com o Alcanena pela quinta vaga.

A Norte a competição era mais aberta e espectacular como o ano passado, com Alavarium, Colégio e Juve Mar como mais fortes e Académico, Santa Joana e Maia a lutar pelos outros dois lugares. Mantinha-se uma zona que habitualmente traz muita gente aos pavilhões.

Quanto ao problema das datas, utilizando os feriados e com 4 jornadas duplas resolvia-se o problema.

Assim ficava todaa gente satisfeita, quer a Norte quer a SUl. Mantendo-se a mesma distribuição do ano passado.

Para quê complicar?

Anónimo disse...

Caros amigos.
A PO 09 terá de ser constituida sempre por 3 series, apurando os 3 primeiros e o melhor 4º ora vejamos mesmo contando com os feriados, temos 16 datas disponiveis, logo não poderão haver mais de 9 equipas por Série, visto no momento estarem confirmadas 22( segundo parece o S.Félix é PO 10), isso invalida à partida apenas duas Séries. Quanto à constitição das 3 séries, os cabeças de série deveriam ser os "Europeus" e o Colégio de Gaia(6 primeiros da epoca anterior) deveriam ter o seguinte escalonamento:

Norte:
Alavárium, Golégio de Gaia, Juvemar, Alpendorada, CALE, Santa Joana, Maiastars, Palmilheira.

Centro:
João de Barros, Juve Liz,Académico, Salgueiros, Almeida Garrett, Maiastars, São Bernardo,

Sul:
Gil Eanes,Madeira Sad, 1ª de Maio, Alcanena, Passos Manuel, Porto Salvo, Sports Madeira.

Concordo com o autor do artigo, quanto à colocação de cada um dos MaiaStars em séries diferentes( como diz o ditado, à mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer)

É claro que não se sabe se a Académica de Espinho vai participar, mas isso não alteraria nada, seriam colocados a Centro.

N.S

Anónimo disse...

Deixem de falar do que nao sabem.
O grau provisorio é dado apartir do momento da inscrição num curso até a sua data de conclução.
Tento isto em conta neste momento os tec. inscritos no 4º grau tambem estão com grau provisorio.
Em conclusão: qualquer tec. que se inscreva num curso esta em pé de igualdade com os que estão ja a frequentar um.
Ass: Advogado

Vitor PInto disse...

Também me parece que as 2 séries é de longe a melhor solução. Mantém-se as mesmas equipas do ano passado, excepto as que saem e as que entram. Ficariam 12 a Norte e 9 a Sul, com 4 cabeças de serie a Norte e 4 a Sul.

Desportivamente, é a melhor solução com o Sports Madeira finalmente a ter oportunidade de ser apurado e com a competição a Norte muito acesa.

Obrigava a algumas jornadas duplas a Norte, mas isso é algum problema?

Acho que é a solução que mais agradavaa todaa gentee evitava confusões!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Deixem de falar do que nao sabem.
O grau provisorio é dado apartir do momento da inscrição num curso até a sua data de conclução.
Tento isto em conta neste momento os tec. inscritos no 4º grau tambem estão com grau provisorio.
Em conclusão: qualquer tec. que se inscreva num curso esta em pé de igualdade com os que estão ja a frequentar um.
Ass: Advogado

12 de Agosto de 2011 23:12


Se este "anonimo" tiver razão... vai ser uma bomba para muitos clubes e para a propria FPA.
Uma grande pedra no sapato...

Anónimo disse...

Nao ha novos cursos de Grau 4 agendados. Como tal, quem nao esta inscrito nos cursos que estao a decorrer nao podem orientar as equipas...

Anónimo disse...

Esse advogado deve preceber mas é da pesca. Já foi dito pela Federação que só haverá novos cursos para epoca de 2012/2013. Acho melhor o Salgueiros encontrar uma solução viavel, em vez de ficar a ESPERA DO pAI NATAL

Anónimo disse...

Caros amigos, não existem técnicos de Grau 4 para alem de raras excepções. Os técnicos da maioria dos clubes da PO09 têm grau 4 provisório por estes ainda estarem a tirar o curso, ou este já acabou e ninguém sabe? volto a repetir, são quase TODOS PROVISÓRIOS! que grande embirração tem este anónimo com o Salgueiros! mas tem cabimento um clube contratar um treinador que não possa orientar uma equipa na PO09? isto é um absurdo, mais parece ser um ataque pessoal ou inveja. Ou então medo pelo facto do clube se estar a reorganizar e a preparar uma época vencedora em várias frentes. Haja paciência! virem-se para outros clubes que não apresentam requisitos por não terem alguns escalões de formação, quer que lhe diga nomes?
E em 2013 quando começar o novo curso de Grau 4 como vai ser? quem se inscrever num clube para treinar em 2012/2013, não tem o provisório? santa ignorância... ou é o Garrett ou é o Salgueiros, mas alguém anda com azia de alguma coisa ou quê?

Anónimo disse...

Depois de como de costume isto descambar e começar tudo afalar mal uns dos outros, vamos tentar trazer o tema inicial à discussão, como será a P.O 10?
Pelos vistos às 22 actuais, irão juntar-se mais tres ou quatro. nesse caso seria um maximo de 16 equipas, como será Nacional Unico? Norte Sul? isso era bom que fosse esclarecido tambem, pois certamente haverá equipas á espera de uma clarificação para tomar uma posição sobre o que irão fazer.

Anónimo disse...

Confirmado! Académica de Espinho já não vai ter equipa sénior. Atletas vão para o S. Félix e para o Garrett.

Anónimo disse...

Será que podiam arranjar um modelo competitivo para o incompetente do Duarte Freitas ser Campeão.

Anónimo disse...

Já agora, acabaram aa contratações do Bragastars? É pá ... é que assim podem fazer uma equipa C e D e qualquer dia até podem competir sozinhos e de certeza que são campeões.
Quando um clube é feito com base ou com o intuito de acabar com dois ou três que estejam a sua volta, está tudo dito e não vale a pena vir com o papão da formação pois andam sempre atrás das atletas dos outros. Muito fraquinhos de espírito.

Anónimo disse...

Em função das equipas que há, acho que todos ficariam com 2 Zonas apenas como na época passada. QUem ficaria contente?

1) As equipas. As 4 melhores no Sul, com boa competição entre elas (se dividirem entre 3 zonas ainda têm menos competição a sério) e com um lugar em aberto para o Sports Madeira poder alcançar, precisando de provar que é melhor que o Alcanena. A Norte com uma competição muito aberta, com muitos jogos.

2) A FAP porque com este sistema parece-nos claro que estarão para o ano as melhores equipas na 1ª Divisão, o que dividindo em mais zonas pode não acontecer.

3) O Público, porque teremos mais jogos e a Norte voltaremos ter óptimas casas.

QUanto ao problema da competição ter que acabar em Dezembro, sinceramente com os feriados e algumas jornadas duplas isso resolve-se. Era o que mais faltava que fosse por causa disso que se fazia mais zonas!

Zona Norte: Alavarium, Colégio de Gaia, Juve Mar, Academico (cabeças de serie), São Bernardo, Garrett, Salgueiros, Santa Joana, Maiastars, CALE, Palmilheira e Alpendorada

ZOna SUl: Gil Eanes, Madeira SAD, João de Barros, Juve Lis (Cabeças de série), JAC, Passos Manuel, SPorts Madeira e Porto Salvo. Se o Maia quiser inscrever a equipa B na PO9, terá que vir aqui por causa da verdade desportiva.

Ou seja, 12 a Norte e 8 a Sul.Se o Maia B se inscrever, 12 a Norte e 9 a SUl.

Colocar Alavarium e Sâo Bernardo a Sul desvirtuaria os cabeças de série e estragaria o nosso principal argumento que era ter as melhores equipas na fase final. Lá ia ficar de novo o Sports Madeira de fora e a Zona Norte demasiado fraca. Isso afastaria as melhores equipas da 1ª Divisão que é o meu grande argumento para se manter as Zonas do ano passado.

Mas já estou como quem escreveu o artigo:Só espero que a FAP mantenha aquilo que disse:CABEÇAS DE SERIE!

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
Já agora, acabaram aa contratações do Bragastars? É pá ... é que assim podem fazer uma equipa C e D e qualquer dia até podem competir sozinhos e de certeza que são campeões.

15 de Agosto de 2011 16:48"

Para sua informação, acho que a equipa em questão, deveria criar a Equipa I - para Idiotas, Imbecis e Invejosos, como o Sr (a). Seria uma excelente ideia. Porém com a quantidade deles que por aqui vão aparecendo, se calhar as letras do alfabeto não chegariam para as equipas e criar.

Quanto a ter 1, 2 ou 3 equipas, o problema não é elas existirem, mas sim a má estruturação de feminino, que leva a estas situações.

Se deveriam estar em séries diferentes. Se houver 2 zonas, não. Se houver mais que duas, ai estou de acordo.

Verdade desportiva? Esta deverá ser para rir. Senão vejamos, por onde começar...:

Santa Joana, Académico - que requisitos cumpriram nas duas últimas épocas? Verdade desportiva
Juv. Mar - histórias de arbitros no restaurante do treinador, e muito cuidado com os oficiais de mesa e lá está a verdade desportiva
Alavarium - História dos exames médicos, metade do plantel namora com arbitros que as arbitram aos fins de semana, lá está a verdade desportiva
Colégio de Gaia - quem consegue jogar naquele pavilhão, que parece um ringue de patinagem artistica.
Madeira sad - acabou o dinheiro, começa a verdade desportiva
Gil Eanes- apereceu o dinheiro,as boas jogadoras e bons treinadores contratados e lá vem a verdade desportiva
Sports Madeira - enquanto andar ao serviço da SAd, lá vai a verdade desportiva
Juv Lis e Sports Madeira - As goleadas e os goal avarage, dos últimos campeonatos e lá está a verdade desportiva.
Estes são apenas alguns exemplos...

Analisem a V. verdade desportiva, sejam honestos, trabalhem como deve ser, invistam bem o pouco que recebem, e não encham os V. bolsos com o dinheiro que deveria ser para um projecto desportivo e educacional.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
Já agora, acabaram aa contratações do Bragastars? É pá ... é que assim podem fazer uma equipa C e D e qualquer dia até podem competir sozinhos e de certeza que são campeões.

15 de Agosto de 2011 16:48"

Para sua informação, acho que a equipa em questão, deveria criar a Equipa I - para Idiotas, Imbecis e Invejosos, como o Sr (a). Seria uma excelente ideia. Porém com a quantidade deles que por aqui vão aparecendo, se calhar as letras do alfabeto não chegariam para as equipas e criar.

Quanto a ter 1, 2 ou 3 equipas, o problema não é elas existirem, mas sim a má estruturação de feminino, que leva a estas situações.

Se deveriam estar em séries diferentes. Se houver 2 zonas, não. Se houver mais que duas, ai estou de acordo.

Verdade desportiva? Esta deverá ser para rir. Senão vejamos, por onde começar...:

Santa Joana, Académico - que requisitos cumpriram nas duas últimas épocas? Verdade desportiva
Juv. Mar - histórias de arbitros no restaurante do treinador, e muito cuidado com os oficiais de mesa e lá está a verdade desportiva
Alavarium - História dos exames médicos, metade do plantel namora com arbitros que as arbitram aos fins de semana, lá está a verdade desportiva
Colégio de Gaia - quem consegue jogar naquele pavilhão, que parece um ringue de patinagem artistica.
Madeira sad - acabou o dinheiro, começa a verdade desportiva
Gil Eanes- apereceu o dinheiro,as boas jogadoras e bons treinadores contratados e lá vem a verdade desportiva
Sports Madeira - enquanto andar ao serviço da SAd, lá vai a verdade desportiva
Juv Lis e Sports Madeira - As goleadas e os goal avarage, dos últimos campeonatos e lá está a verdade desportiva.
Estes são apenas alguns exemplos...

Analisem a V. verdade desportiva, sejam honestos, trabalhem como deve ser, invistam bem o pouco que recebem, e não encham os V. bolsos com o dinheiro que deveria ser para um projecto desportivo e educacional.

Anónimo disse...

Esta divisão em duas séries só interessa às equipas do norte. Na verdade acho que se fosse tudo ao barulho talvez se apurassem apenas o Alavarium, o Santa Joana e, talvez, o Maia.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 17:36
Confirma-se aquilo que digo. Fraquinhos de espírito quando se recorre ao insulto barato para defender aquilo que não tem defesa.
Inveja demonstrou o seu clube da forma como começou a sua actividade desportiva ou o Sr. inteligente não é desse tempo? E agora? era necessário tentar destruir uma equipa de Gaia? Mas afinal se tem formação tão boa que por acaso até acho muito razoável, porque não vai a jogo com elas?
idiotas são aqueles que resolvem sim acabar com a concorrência que outras equipas lhe fazem para ver se por fim jogam na 1ª divisão ao fim de dois ou três anos de auténticos fracassos.
E por último, Imbecis. Sabe, imbecil é aquele que gosta de cobiçar o alheio e não dá valor ao que tem em casa. E me fico por aqui já que nem merece sequer esta singela resposta pois de facto os analfabetos nem sabem pronunciar o seu nome direito.

Anónimo disse...

O Andebol Feminino, parece o Futebol Argentino, lá quando uma equipa que não interessava descer(River), desceu de Divisão, tentaram o alargamento para 40 clubes, o argumento foi o mesmo, falta de equipas de qualidade em certas zonas da segunda, os clubes é que não foram nisso. em Portugal no ano que uma equipa que nãi interessava descer, desceu, com a ajuda de outras que nunca estariam numa primeira por direito desportivo, duplicam-se as equipas para 23 e tudo fica na primeira.

Anónimo disse...

Estava agora a ler A BOLA, onde o Presidente do Gil Eanes se queixa que não tem dinheiro, que não sabe como será a época europeia, verdade? Ou choradinho para arranjar mais algum para poderem a cantratar atletas em Lisboa e poor outros pontoas, porque acho que não vão para o algarve pelos bonitos olhos do Florencio.

Anónimo disse...

O tipo do Maiastars conseguiu dizer mal dos clubes todos. Tipico na forma de estar daquele clube que, quando desceu de divisao, conseguiu que houvesse alargamento e que nunca mais conseguiu ir a uma fase final.

Pode ser que um dia percebam que quantidade e qualidade sao coisas diferentes...

Anónimo disse...

É uma pena a situação do Gil. Se for verdade é claro... Há que apoiar uma equipa que vai representar o nosso país. Mas concordo com o anónimo de 17 de Agosto de 2011 13:06, se for para andar à pesca de atletas... A FAP que investigue se quiser. Mas o Gil já sabia para o que ia ou não? Sem dinheiro não há vicios...

Anónimo disse...

meus "amigos" que tal falar de andebol... coisas positivas.
assim nao alteramos a imagem do andebol Fem em Portugal, parece uma republica das Bananas.
o que é preciso é a melhoria da qualidade das nossas atletas e competição (verdadeira).
Mas isto só com trabalho e muito de todos nos.

Abraço,

Treinador

Anónimo disse...

Para que serviu o Seminário do Andebol Feminino realizado na FCDEF pela Luísa Estraga e não foi lá apresentado o modelo de Campeonato por parte do Presidente Henrique Torrinha? e sem direito a perguntas por parte dos poucos assistentes..
Mudaram de ideias, ainda bem, mas os processo são sempre os mesmos quem manda somos nós, quem decide somos nós e os clubes e treinadores limitam-se a pagar as Taxas e jogar se estivermos de acordo!

Anónimo disse...

Quem são os "nós"?

Anónimo disse...

21 de Agosto de 2011 08:10
Anónimo Anónimo disse...

Quem são os "nós"?

"nós". o Venceslau, o Silva o Pacheco etc.. os verdadeiros animadores da vida federativa.. que fazem e desfazem e ainda tem tempo par se rir das asneiras!

Anónimo disse...

"nós". o Venceslau, o Silva o Pacheco etc.. os verdadeiros animadores da vida federativa.. que fazem e desfazem e ainda tem tempo par se rir das asneiras!

22 de Agosto de 2011 09:12


então são voces que andam a matar o andebol Portugues?
com custos?
sorteios por encomenda?
passagens directas para 3º e 4º graus de pessoas que nem o primeiro tiraram?

Anónimo disse...

22 de Agosto de 2011 13:30 por aí e mais coisas que facilitam a vida aos traficantes do andebol, são poucos mas são boas...
Mas um dia isto vai acabar mal...
Ha treinadores que vão directos para o 4º grau e não se passa nada.

Anónimo disse...

equivalências!?!?

À Académica não foi permitido inscrever um treinador em Julho no grau 4 por não haver nenhum curso agendado. Por esse motivo, e por não termos treinador que cumpra os requesitos inscrevemo-nos na PO.10. Mas estamos atentos, e esperamos que todas as equipas cumpram esse requesito...

Anónimo disse...

Atenção amigos e amigas o Vigorosa vai regressar aos seniores femininos, as mesmas que sairam e deixaram o clube depenado e foram até Costa Cabral, regressam depois de serem convidadas a sair, face aos prejuizo de imagem que promoveram de um clube Centenário.
Os estragos no Clube de costa Cabral foram enormes..

Anónimo disse...

Anónimo disse...
"nós". o Venceslau, o Silva o Pacheco etc.. os verdadeiros animadores da vida federativa.. que fazem e desfazem e ainda tem tempo par se rir das asneiras!

22 de Agosto de 2011 09:12


então são voces que andam a matar o andebol Portugues?
com custos?
sorteios por encomenda?
passagens directas para 3º e 4º graus de pessoas que nem o primeiro tiraram?

22 de Agosto de 2011 13:30
-------

Parece que alguem ficou sem piu!!!...

ou entao tem medo de ser desmacarado....

looolllll.......

Anónimo disse...

Mas alguem sabe como vai ser a prova PO 09?
quantas series?

Anónimo disse...

Estou de acordo! A culpa é toda do Maiastars!!! Ninguém os mandou fazer formação nos últimos 10 anos e produzir tantas jogadoras! Tantas para as selecções nacionais! Tantas para outros clubes! Aceitaram jogadoras de outros clubes e recusaram outras porque não tinham dinheiro para fazer uma equipa C! Estiveram para pedir dinheiro emprestado a um clube vizinho que não tem contabilidade organizada para fazer a equipa C mas mudaram de ideia pela pouca actividade e transpar~encia desse vizinho. Cuidado "c"outinho, com as bocas que mandas para aqui não vá a tua contabilidade acabar num font"anário"...
Morra o Maiastars! O problema de todas as coisas...
Já agora, estar em séries diferentes a equipa A e B porqu~e? Está contra os regulamentos? Não pagaram a inscrição de 2 equipas? t~em cheques pré-datados na FAP que batem no tecto? Devem Às jogadoras ou aos treinadores? não tem contabilidade organizada? O Sports madeira que é um dos accionistas do Madeira SAD esteve alguma vez em série diferente da SAD? A SAD é mais séria do que o Maiastars? Olhem para a Rita Alves...
Bragastars? Em Braga conseguiu 5 títulos nacionais. Mas ó "C"outinho no porto conseguiu 4 em menos tempo.
Ò "C"outinho tem juízo, trata mas é da família que ela pode descobrir o repuxo... e as outras quedas de água...

Um amigo santificado...

Anónimo disse...

A propósito do último comentário aqui escrito, nem de propósito, mais uma encomenda no sorteio da Supertaça. Desta vez, nem o "poder" da famosa senhora, serviu para remediar.

Anónimo disse...

Esta crónica não pode estar bem. O Académico tem treinador de Grau 4? alguém já sabe quem é? não podem ser cabeças de série de nada pq não podem ir para a PO09.