gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 06 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
6.ª Jornada
Juventude Lis 26 - 21 CA Leça (Antecipado)
Maiastars - Colégio Gaia (Adiado - 24-11-12)
JAC-Alcanena 18 - 26 Madeira SAD
João Barros 31 - 19 Santa Joana
Juventude Mar 25 - 35 Alavarium
Passos Manuel 23 - 28 CS Madeira
7.ª Jornada
JAC-Alcanena 34 - 23 CS Madeira
Passos Manuel 17 - 36 Madeira SAD

Antes de falarmos da jornada deste fim-de-semana, apenas uma breve nota: Perguntam-nos se não gostamos da selecção e os clubes que participam nas competições europeias. Claro que gostamos e vibramos com as recentes vitórias. Mas os críticos femininos, no Banhadas, têm apenas como missão falar da PO9. Nem da Taça de Portugal falamos, centramos a nossa atenção na prova maior da nossa competição interna.

Ao contrário daquilo que aconteceu há 15 dias atrás (na semana passada, não houve campeonato), esta foi um fim-de-semana sem jogos equilibrados e com pouco interesse. O jogo que despertava alguma curiosidade era o JAC / Madeira Sad. Pela primeira vez, neste campeonato, as equipas da Madeira saíram da Ilha e as campeãs nacionais trouxeram 10 atletas nesta viagem. Em Alcanena, não tiveram tarefa fácil mas, em boa justiça, diga-se que apesar de suada, o Madeira Sad conseguiu sempre ir gerindo a vantagem que foi amealhando. E muito da vitória das madeirenses assentou numa excelente defesa. No ataque, a primeira parte foi de Soraia Lopes e a segunda de Cláudia Aguiar, duas setas que dominaram a partida. Não nos podemos esquecer de Isabel Góis que esteva a um nível altíssimo. O Madeira Sad não fez um jogo brilhante mas teve uma tenacidade defensiva que resolveu o jogo, mesmo sem jogadoras como Ana Correia, Mónica Soares ou Andreia Andrade que ficaram no Funchal. O JAC foi igual a si próprio, ou seja, uma equipa com um enorme potencial, mas a que ainda falta algo para chegar ao topo. Teve o mérito de obrigar o Madeira Sad a 60 minutos de alta concentração mas apenas Neuza Valente encontrou soluções num ataque onde Patrícia Rodrigues, depois de um bom começo, se eclipsou perante a compleição física adversária.

No Domingo, o JAC recebeu o Sports Madeira e a primeira parte foi marcada por muito desleixo defensivo por parte da equipa de Alcanena. Mas, na segunda parte, encontraram o seu ritmo e caminharam para uma vitória bem folgada com Vanessa Oliveira imparável no contra-ataque e Patrícia Rodrigues já melhor. O JAC iniciou com este jogo um ciclo de jogos mais acessíveis e cremos que esta equipa está a precisar destas vitórias para elevar o seu nível de confiança. Quanto ao Sports Madeira, fez uma excelente primeira parte mas ficou a sensação que, na segunda parte, quando o marcador se começou a desequilibrar, faltaram as forças e a cabeça também não ajudou. Sara Gonçalves foi a mais inconformada e não é só de inconformismo que se trata, já que esta jogadora mantém-se a um nível muito alto neste momento.

No Sábado, o Sports Madeira tinha conquistado a sua primeira vitória no campeonato no reduto do Passos Manuel. Notou-se claramente que foi um jogo entre duas equipas com a confiança ainda em baixo, mas o triunfo das madeirenses é inequívoco e assenta, na nossa opinião, numa boa e agressiva defesa na primeira parte que surpreendeu a equipa lisboeta. Sara Gonçalves voltou a ser a melhor mas teve a companhia de uma Maria Rodrigues que fez um excelente jogo. Quanto ao Passos Manuel, a equipa acreditava ser a ocasião ideal para conquistar a sua primeira vitória mas tal não sucedeu, sobretudo por uma primeira parte em que a equipa acumulou falhas técnicas. Na primeira parte, apenas Andreia Paulo conseguia ter algum discernimento no ataque e quando Suaré e Cátia Santos entraram verdadeiramente na partida ela já estava resolvida. Faltou uma Inês Santos em melhor dia para o Passos poder discutir este jogo.

No Domingo, o Passos Manuel sabia que tinha uma tarefa bem mais difícil perante o Madeira Sad. E tal confirmou-se num jogo muito desequilibrado em que apenas Suaré mostrou ter capacidade de superar a excelente defesa das bicampeãs nacionais. O Passos ainda parece estar com o ritmo da Segunda Divisão e isso contra a melhor equipa portuguesa é fatal. O Madeira Sad cumpriu o seu papel de uma forma muito profissional, indiferente aos problemas financeiros que afectam o clube. A equipa defende bem e é a equipa que melhor sai para contra-ataque. Apesar de terem sido duas vitórias perante adversários inferiores, Duarte Freitas deve estar satisfeito pela excelente atitude das suas atletas no continente este fim-de-semana.

O líder Alavarium venceu no pavilhão da Juve Mar. A Juve Mar deu uma boa réplica até meio da primeira parte, sobretudo através da jovem Ana Couto, muito bem secundada por Teresa Santos e Carla Sá. A equipa de Paulo Martins fez um bom jogo ofensivo mas a sua defesa foi demasiado estática para parar as atiradoras contrárias. Do lado contrário, um Alavarium que consegue aliar rematadoras muito potentes a jogadoras muito velozes no contra-ataque e que não deu hipóteses à Juve Mar. A formação de Ulisses Pereira continua sem perder no campeonato e está com os índices de confiança muito elevados, restando saber como se irá comportar diante dos candidatos ao título.

Um jogo semelhante foi o Colégio João de Barros / Santa Joana. Com excepção da primeira metade da primeira parte, claramente o jogo foi sempre correndo a favor da formação de Paulo Félix que teve em Dulce Pina a sua grande figura. A jogadora ex-Gil Eanes parece começar a chegar à sua melhor forma e se a sua integração continuar a melhorar, este Colégio João de Barros pode mesmo tentar lutar de igual para igual com o Madeira Sad pela conquista do título. Quanto ao Santa Joana, a primeira parte foi de Mariana Regadas e a segunda de Marlene Pinto. Mariana Regadas reapareceu em grande e fez uma primeira parte de grande nível. É pena que uma jogadora com tanto talento apareça apenas esporadicamente, parecendo com pouca ambição competitiva.

Já na semana passada tinha sido jogado um encontro desta jornada, o Juve Lis / Cale, antecipado por força da presença das leirienses nas competições europeias (o Maiastars foi adiado para o próximo fim-de-semana). Foi um encontro bem mais equilibrado do que o esperado, com as leirienses a só conseguirem descansar bem próximo do final. Curiosamente, duas jogadoras pouco utilizadas em ambas as equipas destacaram-se. Na Juve Lis, Ana Gante, esta época pouco utilizada mostrou muita qualidade neste jogo, bem acompanhada por Inês Silva e por uma Telma Amado que destruiu a defesa do Cale. Na formação de Leça a jovem pivot Ana Carneiro (ex-Maiastars) fez um excelente jogo, mostrando também que o treinador pode contar com ela. Ana Paula Costa parece estar, claramente, a subir de forma, mas a equipa cometeu demasiado falhas técnicas para poder ganhar a uma equipa da qualidade da Juve Lis.

Aqui, no Banhadas, vamos aproveitar a paragem dos próximos dois fins-de-semana para fazermos o primeiro balanço, equipa a equipa, destas primeiras 6 jornadas e iremos reavaliar os prognósticos que aqui deixámos antes do início do campeonato. Não percam na próxima semana, aqui no Banhadas.

Críticos Femininos

6 comentários:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas entre 19 e 25 Novembro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/11/lista-de-transmissoes-entre-19-e-25.html

Anónimo disse...

Espero que no balanço comentem alguns técnicos que queimam algumas jogadoras de qualidade...

Anónimo disse...

Tantos elogios ao Jac e vejam quantas vitórias têm...

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Prova Não Fixa - Campeonato Nacional Juniores Femininos 1ª Div.– 1ª fase

Académico do Porto – Maiastars
O Maiastars venceu o Academico por 18-23, com 10-12 ao intervalo.


Amuaram os bébés.....

19 de Novembro de 2012 05:19


Ó " meu querido amigo " não sei para que serve o teu comentário, talves pela hora que comentas-te ,se calhar ainda estavas a dormir ,ou então a vires duma noitada .
Por isso digo-te há mais marés do que marinheiros.
No ano passado só me lembro duma palavra " bay,bay "

Renato Rocha disse...

Caro Anonimo de 19 de Novembro de 2012 17:39

Quando uma equipa joga bem, merece elogios e não criticas. Não tem nada a haver o número de vitórias com a qualidade do jogo. Há equipas que jogam bem e por vezes isso não chega para ganhar. E por vezes o contrário também acontece: há quem não jogue nada mas la tem a sorte de ganhar.
Pelo menos é o que acho...

Abraço.

Anónimo disse...

Para o (a) artista do dia 19/11 - 19,11h:

1º. Vai aprender inglês! Não se escreve "bay bay" mas sim "bye bye". Esta aula é de borla, não pagas!
1º A dor de c.... quando é grande, não há remédio que cure.
3º Quanto ao que se passou a época passada, tal só aconteceu, porque havia na equipa umas ervas daninhas que minavam tudo e todos à sua volta (vamos ver quem enfia a carapuça), isto já para não falar nas arbitragens encomendadas, quer nos jogos na região de aveiro(em valongo, ao intervalo, um adepto da equipa da casa, mostrou uma navalha de 10 cms. a um dos àrbitros e a partir dai foi o que foi), quer no jogo do lima (uma dupla que fez o empate, resultado que servia os interesses dos nossos adversários).
Por isso, meu amigo ou amiga, tem calma, porque as ervas já foram erradicadas e o ambiente no grupo, está bem e recomenda-se, como pudeste assistir no domingo.
Quanto ao resto, preocupem-se em ler os regulamentos, de forma a não cometerem as borradas e trabalhem as vossas atletas, particularmente ao nível da educação, de forma a respeitarem os adversários e principalmente, a saberem perder.
Para terminar e agora sim, dedicado a vocês (e sabeis quem sois!)
BYE - BYE
(para o ano hà mais, isto se o clube não acabar de vez!)