gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 16 de agosto de 2014

Arbitragem – Classificações e Outros – 2014 /2015 - II

Depois da publicação de uma circular (22) a que já fiemos referência em anterior artigo onde referíamos nomeadamente “ …cujo conteúdo é demasiado cru e vazio, pois limita-se a transcrever os quadros, sem qualquer justificação ou abordagem dos mesmos…”. 
 
Eis que é publicada uma quantidade apreciável de circulares, algumas até com conteúdo repetido, e somo brindados com nova circular n.º 3 de 12-08-14 (Nomeações das duplas para o Torneio de Viseu), com uma nova “figura”, ou seja as duplas convidadas pelo CA, pois além das nomeadas existem agora as convidadas, com toda a sinceridade é a primeira vez que se houve falar em tal através de uma circular do CA. Mas enfim existe uma primeira vez em tudo, apenas esperamos, é que esta “figura”, não se repita muitas vezes ao longo da época.
 
Mas o objetivo deste texto diz respeito em especial á Circular n.º 2 (22-07-14) e a circular n.º 4 (11-08-14), na primeira, que finalmente é uma circular construída com alguma informação, por exemplos “como foram aplicadas os mecanismos de subidas e descidas” o que é um bom pronuncio no nosso entender diga-se, embora se continuem sem saber quais os critérios usados para a avaliação de cada quadro, e voltamos no caso desta circular (2) a ter um quadro chamado “outra situações”, em que não se sabe nem o nível nem o porquê da sua existência. Mas constata-se uma realidade que provavelmente para muita gente é absurda, na prática, deixaram quase de existir quadros do Nível 1.Porquê?
 
Qual razão porque os observadores e os oficiais de mesa não são comtemplados nesta circular? Existe motivos justificativos? Quais? Nada é dito, Porquê? Será que alguns não poderiam ser observadores e ou delegados, é uma questão que se poderá colocar… 
 
Posteriormente e através de uma nova circular a n.º4, já referida, são divulgadas duplas provisórias que irão constituir os diversos níveis, estando esta época em consonância com o que se encontra referido no Titulo relativo á arbitragem no Regulamento Geral da Federação. No Nível 1 e até um caso no nível 2, estamos perante diversas originalidades, pois existem situações para todos os gostos “existem duplas e existem árbitros isolados até da mesma Associação ver por exemplo os números 108 e 115”. Mesmo que provisoriamente, como é possível surgirem nos níveis agora divulgados árbitros em Dupla. Mas o grave na nossa opinião é a falta e justificação, para estes factos. 
 
A Circular 4 é efetuada com grande habilidade, pois e mais uma vez informa que é provisória, pois aguarda como se pode entender dos seus pontos iniciais, fica aguardando os resultados das diversas ações de formação dos exames médicos, e calcule-se nunca refere quem são os observadores e os oficiais de mesas, mas “avisa” dos limites de idade para o desempenho da função. Assim e provisoriamente temos no total apenas 65 duplas, verificando-se que no nível 1 existem 15 árbitros sem dupla, o que consideramos muito pouco para as necessidades que o planeamento nacional apresentado pela Federação através dos regulamentos específicos, necessita. Terminamos questionando como é possível que no nível 1 apenas existam 37 árbitros, onde está a formação? 
 
Em breve iremos falar sobre outros temas relacionados com a nova época e especial da arbitragem, e aguardamos ansiosamente pela divulgação das duplas em definitivo. Este tema irá ser certamente muito controverso, e irá provocar algumas reações, apenas esperamos é os comentários sejam elaborados de forma civilizada. 
 
O Regras

3 comentários:

Anónimo disse...

A Federação, onde se deve incluir o Conselho de Arbitragem, continua à deriva. Tentando inventar e não conseguindo acertar.
Ridiculamente na mediocridade.
Mais do mesmo para não dizer pior.
A confusão que reina em torno dos agentes da arbitragem é vergonhosa.
O que se pretende fazer em Viseu nos dias 30 e 31? Torneios, cursos, reciclagens, festas. A ideia seria boa, caso as coisas se processassem de forma digna. Não é o caso, parece-me.
Para que quer, o CA, organizar um 'encontro' de observadores, se já se sabe qual vai ser o resultado final? Com um teste, no segundo dia, com a duração de 30 minutos.
Porque motivo não estão a aceitar todas as inscrições?
Esta gente não vai lá.

Anónimo disse...

estou completamente espantado com este texto, pela suavidade do mesmo, será que estes senhores não mereciaam que fossem ditas mais umas verdades, por exemplo o que foi que fizeram até agora.

Anónimo disse...

No Reino da arbitragem tudo na mesma como a lesma....há ANOS que é assim!