gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 3 de agosto de 2014

V Mundial Juvenil Feminino – 2014 – X

Portugal Terminou a sua participação no Mundial a disputar o jogo (11º ou 12.º Lugar) da Fase Final do V Mundial Juvenil Feminino (Sub-18) - 2014 que decorreu desde 20 de Julho até 3 de Agosto de 2014 na Macedónia.


ROMÉNIA CAMPEÃ MUNDIAL 
 
Num jogo em que se defrontaram duas equipas de escolas de Andebol, mas que resultou numa excelente partida para quem viu.  
A Roménia com um regresso impressionante á sua antiga escola, velocidade de circulação, excelente sistema defensivo, aberto e que obriga a uma boa condição física, limitou o ataque da Alemanha, que nunca encontrou soluções, nem se entendeu a si própria, num encontro jogado num excelente ritmo, com a equipa Romena (na nossa opinião) a “cilindrar” a sua oponente. Assim a Roménia é uma digna sucessora da Dinamarca vencedora em 2012 em Montenegro, que por sua vez conquistou mais uma medalha, desta vez o Bronze. Com esta vitória a Roménia obtém a sua primeira medalha de ouro, depois de já contabilizar uma (1) de Prata em 2006 no 1.º Campeonato do escalão.
 
PORTUGAL EM 11.º LUGAR
 
Portugal que teve uma boa participação neste Mundial, melhorando significativamente a sua única participação registada em Fases finais (19.º em 2012 – Montenegro), até ao momento, terminou com um jogo entre países latinos, ao disputar com a Argentina o 11/12 lugar. Vencendo e alcançando o 11.º Lugar. 
Portugal, provou que poderia ter discutido lugares mais acima na classificação, basta ver os jogos que realizou com algumas das equipas que lhe ficaram á frente nomeadamente a Alemanha. Mas no jogo de hoje contra a Argentina, esteve um pouco abaixo do nível a que nos habituou, esperando que mais tarde ou mais cedo a vitória não lhe fugiria, mas as Argentinas, também são lutadoras e mesmo depois de estarem com uma desvantagem de sete (7) golos ainda no primeiro tempo, nunca desistiram e souberam aproveitar os erros defensivos da equipa portuguesa para chegarem ao intervalo com apenas uma diferença de três golos (16-13). No segundo período, disputado com bastante equilíbrio até cerca dos 46 minutos quando a Argentina colocou o resultado na diferença mínima (22-21), Portugal parece ter acordado para a realidade e rapidamente estabeleceu uma nova hierarquia e aos 52 minutos já vencia por 26-22, chegando aos 29-23, quando estavam decorridos cerca de 56 minutos. Depois foi efetuar a gestão do resultado até final do encontro. Portugal, não esteve tão bem na defesa quanto nos habitou durante este campeonato, e no ataque mais uma vez os maus passes, os remates “infantis”, e na maior parte das vezes demasiado curtos, e com a ligação entre a 1.ª linha e os 6 metros a não funcionar, foram as grandes deficiências, da equipa no jogo de hoje onde cometeu vinte (20) falhas técnicas e sofreu na nossa opinião demasiados livres de 7 metros. Sandra Santiago com 10 golos (67% de eficácia) e Patrícia Rodrigues com 9 golos (5 de 7 metros, 60% de eficácia) foram as melhores marcadoras de Portugal, com Jéssica Ferreira (40% de eficácia) a dizer presente nos momentos mais difíceis do jogo. Dirigiu o encontro a dupla de Porto Rico, que não esteve bem nem mal, esteve puramente sem critério, seja na falta do atacante, seja no jogo passivo, seja na sanção progressiva, enfim não esteve nos seus dias
 
No final do Mundial (100 jogos), a Portuguesa Jéssica Ferreira continuou a ocupar o 1.º Lugar no Ranking dos Guarda-redes, facto que não nos cansamos de registar. Não entendendo como a IHF não a escolhe para o All Star Team, estamos perante o poderio novamente das grandes forças “invisíveis” do Andebol. 
Resultados Finais
Final – 03-08-14
Roménia 32 – 21 Alemanha
3/4 Lugar – 03-08-14
Montenegro 19 – 20 Dinamarca
5/6 Lugar – 03-08-14
Holanda 27 – 33 Coreia
7/8 Lugar – 03-08-14
Brasil 34 – 31 Rússia
9/10 Lugar
Croácia 22 – 29 Suécia
11/12 Lugar
Argentina 26 – 30 Portugal
13/14 Lugar
Noruega 34 – 30 Japão
15/16 Lugar
Hungria 32 – 20 França
 
Classificação Final – 1.º Roménia, 2.º Alemanha, 3.º Dinamarca, 4.º Montenegro, 5.º Coreia, 6.º Holanda, 7.º Brasil, 8.º Rússia, 9.º Suécia, 10.º Croácia, 11.º Portugal, 12.º Argentina, 13.º Noruega, 14.º Japão, 15.º Hungria, 16.º França, 17.º Macedónia, 18.º Tunísia, 19.º Paraguai, 20.º Angola, 21.º Cazaquistão, 22.º China, 23.º Congo e 24.º Uzbequistão.
 
All Star Team
Guarda Redes – Jessica Joachims (Alemanha)
Ponta Esquerda – Itana Grbic (Montenegro)
Pivot – Lorena Ostase (Roménia)
Ponta Direita – Stine Bindlev Holm (Dinamarca)
Lateral Esquerda – Bianca Maria  Bazaliu (Roménia)
Central – Cristina Laslo (Roménia)
Lateral Direito  Durdina Malovic (Montenegro)

Melhor Marcadora – Sojeong Yu (Coreia) – 81 Golos

MVP – Emily Bölk (Alemanha)
 
Terminamos estas nossas crónicas, expressando o nosso agradecimento á jovem equipa que tão bem nos representou, assim como a toda a comitiva, esperando que num futuro próximo volte a demonstrar todo o seu valor e mérito.
 
Até 2016 na Eslováquia, que será onde disputará o VI o Campeonato do escalão.
 
O Formador

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens miúdas, força, porque não deve tardar muito virem aí os comentários depreciativos

Anónimo disse...

Parabéns à selecionadora nacional que assumiu que não cumprimos os objetivos. Essa humildade é digna de registo e corresponde à realidade. A diferença e por isso a felicito, é ter assumido, ao contrário de outros, que quando perdem se refugiam no que podem, isentando-se sempre. 6º lugar era um lugar compatível com o valor da seleção, mas temos que perceber que os calendários e series condicionam todos os objetivos e níveis qualitativos, por isso, até ao 9º era mau, mas aceitável, daí para baixo é fraco, muito fraco mesmo, dado o valor da seleção.
Parabéns às miúdas que deram tudo o que podiam e a toda a comitiva (onde se inclui a selecionadora), que se mais não fez não deve ter sido por falta de vontade. Cartão amarelo à FAP que não esteve à altura do acontecimento, desde o chefe da comitiva até aos horários dos voos. Aprendam e corrijam!

Anónimo disse...

Não querendo ser aborrecido mas o 11º lugar foi fraco para a qualidade destas atletas.

Anónimo disse...

Parabéns à Treinadora!!!! Meu Deus, mas será que viram o mesmo Mundial que eu???? Bem podem agradecer à "humilde" treinadora não terem ficado, pelo menos em 4º. Não sei se repararam mas este ano faltou-lhe alguem ao lado dela que soubesse o que estava a fazer, porque o que se viu foi uma treinadora completamente desorientada, bloqueada... A única solução era pôr e tirar as miudas constantemente assim que cometiam um erro, colocando tanta pressão que os erros, claro, aconteciam. Com esta treinadora, não vão longe, desde birras a castigos, tudo acontece com esta senhora. Mas vocês MIUDAS, foram GRANDES, pena é terem a treinadora que têm...

Anónimo disse...

Esta treinadora é a primeira a não "cultivar" humildade nas atletas! Uma coisa é ter os pés assentes na terra e reconhecer talento, outra coisa é achar que já são as maiores e melhores, quando não passam de pichotes com muita coisa pela frente...isto é feito na FPA desde à muito tempo....depois perdem-se atletas porque não são tão boas como pintam e a pintura sai borrada...