Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2014/2015
Dando continuidade a anteriores
artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas
Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos
Comunicado Oficial n.º 21 e 22 da Época 2014/2015, onde é divulgada a estrutura
das 1.ªs Fases e Associações responsáveis por zona, bem como a estrutura das
2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Registando-se na
maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior,
onde
a grande exceção esta no formato da competição da PO07 – Campeonato Nacional
Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão.
PO03 – Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – 3.ª
Divisão
Na prática esta prova não contem quaisquer
novidades, mantendo-se na prática as mesmas da época anterior , ou seja de poder existir equipas “B” oriundas da PO02
(que
nos recordemos não existiu nenhuma), continuando na sua 1.ª Fase a ser
da esfera Associativa a sua organização, onde serão disputados verdadeiros
Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Voltamos a
afirmar que desta forma se obriga as Associações a desempenharem o seu
verdadeiro papel. A Associação responsável pela organização da
zona, será igualmente a responsável pelas nomeações dos árbitros e pela parte
disciplinar, da prova nesta Fase Inicial. Estamos ansiosos por verificar como tudo isto
irá decorrer.
No entanto apesar da divulgação
do número de clubes que poderão ser apurados para a 2.ª Fase da prova, o que
poderemos constatar, é que em nenhuma Associação responsável,
pela organização da 1.ª Fase existe a prova criada, conforme é obrigatório nos
termos dos CO referidos. Sendo desta forma impossível quantificar se existe
aumento ou diminuição de clubes participantes. Recordando que 2012 /2013 foram
45 equipas, na época 2013 / 2014 foram 35 (-10) e esta época é uma incógnita, (Apesar
apesar das diligências por nós efetuadas e ultrapassados que estão quase todos
os prazos concedidos pela Federação, ainda não é possível quantificar a
participação das equipas (pelo menos da nossa parte, o que lamentamos)
O modelo competitivo divulgado,
quer através do Regulamento Especifico da prova, quer através do CO N.º 22 da
presente época, verifica-se que é um modelo igual ao aplicado na época passada.
Onde os clubes apurados na 1.ª
Fase, disputarão uma 2.ª Fase onde serão distribuídos por (2) duas
zonas de 8 equipas cada no sistema de TXT, não haverá fase
final, sendo o título campeão decidido pelos 1.º de cada
zona em 2 jogos no sistema casa/fora, com o desempate a ser
efectuado pela aplicação do Regulamento das Competições Europeias.
Ascendem
à 2.ª Divisão Nacional os dois (2) primeiros classificados de cada zona na 2.ª
fase.
Continua a ser um modelo
competitivo que em termos financeiros terá custos certamente muito inferiores,
no entanto, para as equipas que disputem a 2.ª Fase, e sejam oriundas de zonas
como por exemplo a Zona 5 (Beja, Algarve e Évora), não certamente uma prova com
custos inferiores. Estranha-se que a Associação de Setúbal, não esteja representada nesta
prova.
Distribuição das Associações por Zona
Zona 1 – Porto, Braga e V. Real – Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 2 – Aveiro e Viseu - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 3 – Leiria, Castelo Branco e Viseu - Apura previsivelmente 3
equipas
Zona 4 – Lisboa e Santarém - Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 5 – Beja, Algarve, e Évora - Apura previsivelmente 2
O número
de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns
ajustamentos até 28-11-14, face ao cumprimento ao não dos requisitos para
participar.
O Analista
3 comentários:
Cada vez mais triste a Ass de Setúbal...Ai, ai
Viseu está em duas zonas?
Lamento a organização desta prova, zonas com 9 e 10 equipas apuram 4, media de 40%, zonas com 5 e 6 equipas apuram 3, media 50% ??????? Sabe se la porque???
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