gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Planeamento Desportivo – Época 2014/2015 – VII

Participantes nas Provas Nacionais Não Fixas - Época 2014/2015
 
Dando continuidade a anteriores artigos sobre o Planeamento de Provas, hoje começaremos a analisar as provas Nacionais Não Fixas, e que foram divulgadas pela FAP, em especial através dos Comunicado Oficial n.º 21 e 22 da Época 2014/2015, onde é divulgada a estrutura das 1.ªs Fases e Associações responsáveis por zona, bem como a estrutura das 2.ªs Fases e respetivo modelo competitivo. Registando-se na maior parte dos casos um regime de continuidade do verificado na época anterior, onde a grande exceção esta no formato da competição da PO07 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos – 2.ª Divisão.  
PO03 – Campeonato Nacional de Seniores Masculinos – 3.ª Divisão
 
Na prática esta prova não contem quaisquer novidades, mantendo-se na prática as mesmas da época anterior , ou seja  de poder existir equipas “B” oriundas da PO02 (que nos recordemos não existiu nenhuma), continuando na sua 1.ª Fase a ser da esfera Associativa a sua organização, onde serão disputados verdadeiros Campeonatos Regionais e Inter-Regionais. Voltamos a afirmar que desta forma se obriga as Associações a desempenharem o seu verdadeiro papel. A Associação responsável pela organização da zona, será igualmente a responsável pelas nomeações dos árbitros e pela parte disciplinar, da prova nesta Fase Inicial. Estamos ansiosos por verificar como tudo isto irá decorrer.
 
No entanto apesar da divulgação do número de clubes que poderão ser apurados para a 2.ª Fase da prova, o que poderemos constatar, é que em nenhuma Associação responsável, pela organização da 1.ª Fase existe a prova criada, conforme é obrigatório nos termos dos CO referidos. Sendo desta forma impossível quantificar se existe aumento ou diminuição de clubes participantes. Recordando que 2012 /2013 foram 45 equipas, na época 2013 / 2014 foram 35 (-10) e esta época é uma incógnita, (Apesar apesar das diligências por nós efetuadas e ultrapassados que estão quase todos os prazos concedidos pela Federação, ainda não é possível quantificar a participação das equipas (pelo menos da nossa parte, o que lamentamos)
 
O modelo competitivo divulgado, quer através do Regulamento Especifico da prova, quer através do CO N.º 22 da presente época, verifica-se que é um modelo igual ao aplicado na época passada.
 
Onde os clubes apurados na 1.ª Fase, disputarão uma 2.ª Fase onde serão distribuídos por (2) duas zonas de 8 equipas cada no sistema de TXT, não haverá fase final, sendo o título campeão decidido pelos 1.º de cada zona em 2 jogos no sistema casa/fora, com o desempate a ser efectuado pela aplicação do Regulamento das Competições Europeias.
 
Ascendem à 2.ª Divisão Nacional os dois (2) primeiros classificados de cada zona na 2.ª fase.
 
Continua a ser um modelo competitivo que em termos financeiros terá custos certamente muito inferiores, no entanto, para as equipas que disputem a 2.ª Fase, e sejam oriundas de zonas como por exemplo a Zona 5 (Beja, Algarve e Évora), não certamente uma prova com custos inferiores. Estranha-se que a Associação de Setúbal, não esteja representada nesta prova.
 
Distribuição das Associações por Zona
Zona 1 – Porto, Braga e V. Real – Apura previsivelmente 4 equipas   
Zona 2 – Aveiro e Viseu - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 3 – Leiria, Castelo Branco e Viseu - Apura previsivelmente 3 equipas
Zona 4 – Lisboa e Santarém - Apura previsivelmente 4 equipas
Zona 5 – Beja, Algarve, e Évora - Apura previsivelmente 2
 
O número de apurados em cada zona, segundo informa a FAP, poderá ainda sofrer alguns ajustamentos até 28-11-14, face ao cumprimento ao não dos requisitos para participar.
 
O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Cada vez mais triste a Ass de Setúbal...Ai, ai

Anónimo disse...

Viseu está em duas zonas?

Anónimo disse...

Lamento a organização desta prova, zonas com 9 e 10 equipas apuram 4, media de 40%, zonas com 5 e 6 equipas apuram 3, media 50% ??????? Sabe se la porque???