FEDERAÇÃO
MIGUEL MARTINS
A face á divulgação pela ITA em representação da IHF, que considera que o caso de doping, atribuído ao atleta português Miguel Martins, que levou á sua suspensão nas vésperas de início do Mundial de 2025, e até das atividades no seu clube, com nítido prejuízo não só do bom nome do atleta em questão, como causando fortes prejuízos á Seleção Nacional, veio agora considerar que a contra analise B, foi negativa, pelo que revoga com efeitos imediatos a suspensão que se encontrava em vigor, mais instaurou um processo de averiguações para determinar como foi possível esta situação ocorrer.
A este propósito e bem a Federação de Andebol, emitiu um CO a que chamou Nota de Imprensa, relacionada com esta situação, e que apreciamos, apesar de consideramos que poderia ter sido mais “dura”, com as entidades referidas. Transcrevemos a referida nota.
“NOTA DE IMPRENSA: MIGUEL SOARES MARTINS (SELEÇÃO NACIONAL A MASCULINA)
Relativamente ao atleta identificado em epígrafe, cumpre-nos transmitir e esclarecer o seguinte:
1. A
International Testing Agency (ITA), em representação da Federação Internacional
de Andebol (IHF), notificou ontem o atleta (através do seu mandatário) e a
Federação de Andebol de Portugal (FAP) dos novos desenvolvimentos verificados
no âmbito do processo que está em curso, na sequência de controlo realizado no
âmbito dos trabalhos da Seleção Nacional A Masculina;
2. Para o que importa e entre outras, a ITA:
I)
Comunica que o resultado da análise da amostra B, requerida oportunamente pelo
Atleta, não confirma a presença de substâncias proibidas;
II)
Determina que, em consequência, a suspensão preventiva anteriormente decretada
é levantada com efeitos imediatos;
3. O processo seguirá os seus normais termos junto da ITA e a FAP reserva-se no direito de adotar as medidas adequadas à proteção dos interesses do Andebol e da Federação;
4. A FAP continuará, de igual modo, a promover e desenvolver programas de Integridade no Desporto integrados no âmbito do Comité Olímpico Internacional (COI), com realce para a Luta contra o Doping, assim como reforçará a participação de todos os atletas das seleções nacionais de Andebol em ações de informação sobre esta temática.
Lisboa, 15.02.20”
O Administrador
3 comentários:
Agora há que apurar responsabilidades ja que o caso é todo muito estranho desde o início, desde a recolha da análise, demora na decisão e ainda o timing da suspensão.
"...de adotar as medidas adequadas à proteção dos interesses do Andebol e da Federação;" os interesses a defender primeiro têm de ser os do Miguel
A única medida que podem adotar é a defesa do posto de trabalho do Augusto nada mais interessa.
Enviar um comentário