gal vence

- ANDEBOL NA TV
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Arbitragem – Formação - 2025/2026 - V

 
FORMAÇÃO

ÉPOCA 2025/2026

2.ª E 3.ª AÇÃO DA ÉPOCA

O CA através da seu CO n.º 5 de 22-08-25, convoca os quadros de arbitragem de Nível 1, 2 e 3, bem como os que não compareceram na 1.ª ação, que inclui Observadores e Delegados aos jogos (Não são quadros de arbitragem, mas são geridos pelo CA), para a 2.ª e 3.ª ação de Formação da época, nos dias 6 e 7 de Setembro de 2025, em Leiria (Auditório da Junta de Freguesia de Pousos), com os testes físicos a serem realizados, no Pavilhão Carlos Neto (Marrazes).

A divulgação dos locais destas ações apenas foi divulgada em 02-09-25, através do CO N.º 6 do Conselho de Arbitragem.

Mantêm uma das questões que já referimos anteriormente, “os formandos presentes, têm de ter obrigatoriamente, tablet ou computador portátil, segundo a convocatória para esta ação de formação, que norma é esta, para quem não recebe á vários meses.”

Ação do Dia 06-09-25, destina-se a todos os quadros de Aveiro e Porto, incluindo Delegados e Observadores.

Ação do Dia 07-09-25, destina-se a todos os restantes quadros de todas as outras associações, igualmente para Delegados e Observadores.

Curiosamente apenas na Ação do Dia 07-09-25, os testes escritos, são realizados depois das Orientações e Novas Regras, pois na Ação do Dia 06-09-25, são realizados, sem haver uma divulgação das novas regras, que apenas serão divulgadas na parte da tarde, com a inaudita vergonha de ainda não existir livro de regras em português, pois a Federação, teve a distinta lata de colocar no seu Portal o livro de Regras em Inglês conforme, a imagem abaixo.

DELEGADOS E OBSERVADORES

As novidades, são que comparadas com o divulgado, pelo CO N.º 1, Os Delegados que realizaram a ação de formação em Junho de 2025, e que ainda não tinham sido convocados para a 1.ª Ação, surgindo até nos delegados um nome que não constava em qualquer Lista (Francisco Silva), o que se estranha, assim como os que não compareceram na 1.ª Ação.

Estranhamente, nenhum dos elementos que fazem parte dos quadros de EHF, como Delegados, realiza qualquer ação de Formação, o que no nosso entender é de extrema gravidade, significando que não vão realizar essa função a nível Nacional, é uma pena estas situações serem geridas por interesses pessoais.

E assim vai a Arbitragem...

O Reticências

10 comentários:

Anónimo disse...

Os delegados internacionais não precisam fazer nada são de nomeação política. E sim, em Portugal baldam-se, pois aqui a função não tem interesse. Fazem eles bem, burros são os que aturam isto.

Anónimo disse...

Na minha opinião temos 3/4 delegados nacionais bem aceitáveis, pelo que vejo nos jogos ehf. Mas pergunto eu que objectivos têm eles se a internacionais nunca chegarão, pois isso fica sempre para os DDTs dos sucessivos Conselhos de arbitragem. Se os internacionais são os melhores, pk não fazem testes cá e porque não fazem jogos? Hilariante!

Anónimo disse...

Porque é que os delegados Internacionais têm de fazer testes cá se fazem lá Fora e se estão aptos que parvoíce é esta.
Uma vergonha é o CA não os nomear para os jogos grandes e andar a dar prémios aos do Macau e companhia

Anónimo disse...

Porque em todas as modalidades assim o fazem como em todas as modalidades ser internacional um ano não significa ser no ano seguinte. Todas não, no andebol isso não acontece, têem de ser pagar favores

Anónimo disse...

Sim, deveriam fazer os testes cá, até porque cá os testes são até mais difíceis por incrível que pareça. Depois são competições diferentes, com orientações tbm um pouco diferentes, logo fazia sentido fazerem os testes nacionais e fazer jogos cá obviamente. Mas o facto de não quererem fazer mostra bem o interesse deles e o desleixo de quem nomeia.

Anónimo disse...

Verdade. Aqui ser internacional é para toda a eternidade....lol...e daí haver pouco interesse pelas funções, pois não existe mobilidade, ou seja perpetuam se os mesmos em funções e não há evolução para os outros.

Anónimo disse...

Os árbitros internacionais tbm fazem testes lá fora e fazem testes cá, por isso....

Anónimo disse...

"competições diferentes, com orientações tbm um pouco diferentes" ?????
Anda tudo maluco - então as regras do andebol não são iguais em todo o lado?
Contudo, concordo que as orientações (dos DDT) em Portugal são diferentes - a FPA permite que quem mande no andebol são os DDT e não a FPA
Pode ser que por estas coisas, que o andebol um dia acabe

Anónimo disse...

Por exemplo aqui não há VR, senhor. Só há no final e de forma pobre. Logo aí uma grande diferença. Comparar o nosso campeonato com as competições europeias é impossível.

Anónimo disse...

Por acaso se ler o livro verá que há lá matérias que as federações nacionais podem decidir diferente das continentais. Ler um bocadinho ajuda...lol