gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 29 de maio de 2008

LPA – Gráfico de Arbitragens por Clube

A CA da LPA, publicou no seu site, um gráfico deveras interessante , para os estudiosos da modalidade, o caso curioso é este documento. tal como outros foram publicados, sem nenhum comentário ou chamada de atenção para a sua existência, o que não pudemos deixar de lamentar. O Gráfico que reproduzimos na integra , contem informação sobre a actuação das arbitragens por clube e ou SAD, referindo a média nacional e a média por clube , com a indicação do número de jogos efectuado por cada Clube e ou SAD.

Verifica-se que em dois clubes , as arbitragens estiveram francamente abaixo da média Nacional ( 79,61 ), A. Santas ( 77,37 ) e S. Horta ( 77,97 ).

Constata-se igualmente que as arbitragens no ABC ( 80,69 ) , no ISAVE ( 80,60 ) e no Sporting ( 80,89 ) , estiveram bem acima da média Nacional , e que no global as restantes equipas estiveram com valores muito aproximados . Poderemos em forme de conclusão que no global , o negativismo com que alguns encontros foram referenciados, não tem no seu conjunto grande influência , mas que poderão tê-lo quando considerados individualmente.

Deixamos para os nossos leitores, a subjectividade de efectuarem de igual modo as suas próprias analises.

O Analista

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso ser um pouco complicado interpretar os dados constantes neste gráfico. O que significa ter tido arbitragens com valores acima da média? Significa que os jogos com estes clubes foram melhores arbitrados? Se sim, então o ABC, o ISAVE e o Sporting podem ter razões de queixa. Passo a explicar: se há clubes em que as arbitragens foram abaixo da média (A. Santas ou Sp. Horta), é porque elas não forma de qualidade tendo, possivelmente, prejudicado alguém em função de outro. Como estes clubes tiveram, em geral, arbitragens fracas, podem ter sido mais beneficiados (ou prejudicados) que aqueles que tiveram arbitragens de melhor qualidade, onde não terão havido benefícios para ninguém. Pois, mas isto é só uma interpretação como tantas outras. Penso é que o gráfico em si não diz nada de especial, até porque os jogos de cada equipa não são iguais de uns para os outros. Um exemplo: o Benfica joga com o Espinho e é claramente prejudicado pela arbitragem. No entanto, como é superior, ganha o jogo facilmente. Noutro jogo o Benfica joga com o Porto e é beneficiado e ganha por decisões de arbitragem. Aqui o factor arbitragem é decisivo. O que quero dizer com isto é que os valores do gráfico podem ser interpretados de vária formas e só com a informação que é disponibilizada não se podem tirar grandes conclusões.
Fica a minha opinião.
Saudações.

Anónimo disse...

Ó ANALISTA
Trouxeste o MICRÓMETRO para fazer a ANÁLISE, vê lá:
" em dois clubes, as arbitragens estiveram FRANCAMENTE ( o sublinhado è meu), abaixo da média nacional....
Conclusão num a diferença é de 2,24 e noutro 1,64.
Não achas que estás a exagerar?
O DUQUE DE PAUS