gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 31 de março de 2009

O Escândalo na Arbitragem Europeia

O Comité Executivo da EHF , reunido este fim de semana, especialmente para tomar novas medidas contra a corrupção, face ás imensas denuncias, que tem sido divulgados através de diversos órgãos de Comunicação Social.

Poderemos Salientar 3 linhas principais:

- Medidas limitativas
- Plano de Prevenção
- Linhas Gerais de Investigação

Entre as principais medidas, está a criação de um grupo de árbitros, especial cognominado de “árbitros Superiores “ , para a época 2009 / 2010. A Comissão Técnica da EHF ,irá resolver a forma de selecção, preparação e direcção destes quadros de Arbitragem.

Para evitar que voltem a verificar-se ,casos similares, nas futuras organizações as viagens das equipas de Arbitragem, foram reformuladas de forma a que os contactos entre eles e os clubes seja limitado. Este sistema, terá aplicação imediata, a partir dos 1/4 Final das Ligas dos Campeões tanto Masculina como Feminina. Decidiu ainda aumentar os seus proventos.

Nas suas linhas investigação a EHF, anunciou ainda, que será feita uma analise técnica dos jogos sobre suspeita, com base nas informações preparadas pelos seus delegados, e nas respostas aos questionários que foram enviados aos Árbitros, Clubes e Federações Nacionais . Ao mesmo tempo que informou, que irá manter uma “estreita colaboração” com as autoridades judiciais Alemãs , que investigam as denuncias de corrupção.

Irá ainda obrigar ao integral cumprimento do código de conduta da EHF , de forma a erradicar , a existência de duplas funções entre os árbitros.

Todas estas medidas , serão acompanhadas da obrigatoriedade da existência dum telefone directo para árbitros, clubes, federações e todas as partes implicadas nas competições.

Por a EHF , iniciará, igualmente, a revisão de Regulamento ( Regras de Jogo ) no sentido reduzir o espaço individual de interpretação das regras por parte dos árbitros.

Numa analise ligeira a estas medidas e às outras já anunciadas, estamos de acordo com a maioria delas, no entanto a mais importante será o castigo exemplar aos infractores de forma anão deixar margem para duvidas da seriedade da modalidade. Por outro lado existem medidas limitativas que em nada abonam a modalidade pois restringem a própria actividade dos árbitros, e perguntamos nós os Delegados , não servem para nada!!! Quando uma revisão dos seus quadros !!! . Mas atenção à algo que nos preocupa é a revisão das Regras , estamos de acordo que a subjectividade da sua interpretação seja diminuída, mas sem desvirtuar as características próprias da Modalidade. Mas atenção, daquilo que conhecemos esta revisão ainda vai levar muito tempo.

Ficaremos a aguardar novos desenvolvimentos, que iremos sempre informando e não desinformando.

O Jurídico

2 comentários:

Anónimo disse...

Apenas desejo que não haja árbitros portugueses, nestas caldeiradas, seria muito triste

Anónimo disse...

Porque não se investiga, quem é que foi da ideia de, os arbitros e os delegados, para se deslocarem dos seus paises para os jogos, ficarem à espera que o clube da casa lhes enviasse os bilhetes de avião?
Por vezes eram autênicas excursões para ir de Portugal à Sérvia ou à Polónia.
Perguntem à FAP o que é que as Federações e os Clubes ganhavam com esse tipo de actuações e, não se admirem das conclusões.
Envolve muitas agências e muito dinheiro para ser distrribuido.
E nem sempre foi assim.
Um abraço