gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Qualidades do Árbitro - 6

As provas Nacionais começam a aproximar-se das fases agudas, e prepara-se o inicio das Fases Finais e de Apuramento, os árbitros vão ser certamente os mais criticados e servirão de desculpa em muitas situações de derrota. Assim e na continuação de artigos anteriores , voltamos ás qualidades dos árbitros, vamos hoje focar outra das principais qualidades.

Cooperação

Sendo o andebol uma modalidade que exige mais do que um árbitro é absolutamente necessário ter a habilidade de ligar com o seu colega, de maneira a que o jogo seja bem conduzido. Devem calibrar as suas decisões de modo a que sejam tão uniformes quanto possível, se divergem muito dará como resultado que o jogo seja conduzido duma forma pouco correcta.

Cada um deve ter confiança no outro. Qualquer tendência de um deles para tentar dominar sozinho o jogo pode causar má direcção do mesmo. Da mesma forma o árbitro não pode ser tão sensível ao ponto de se melindrar se o seu colega tomar decisões que ele entende serem da sua responsabilidade. Isto pode destruir as relações harmoniosas entre eles. Em vez de tomar um atitude de melindre, deverá recebe bem o apoio do outro. Deve compenetrar-se que não se encontra sempre em situação vantajosa para poder julgar todas as situações mesmo que se encontre perto do local onde a jogada se desenrola. Cada um deve esta preparado a seguir a jogada do colega dado que qualquer deles se pode encontrar momentaneamente em posição desfavorável.

O Formador

Sem comentários: